Rodrigo Farias articula atendimentos médicos do programa Alepe Cuida para Surubim

Em uma articulação do deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) junto à Assembleia Legislativa de Pernambuco e à Prefeitura de Surubim, os moradores do município vão receber serviços gratuitos de saúde e cidadania do programa Alepe Cuida. Os atendimentos médicos acontecem nos próximos dias 8 e 9 de maio. A iniciativa é uma parceria da Alepe com a Prefeitura de Surubim. “O Alepe Cuida é um programa muito importante da Assembleia Legislativa e que agora chega a Surubim, uma cidade polo do Agreste Setentrional. Conseguimos articular junto à Alepe e à prefeita Ana Célia para que os moradores de Surubim tenham acesso a esses serviços”, explicou Rodrigo Farias. As especialidades médicas disponibilizadas ao povo de Surubim serão divulgadas nos próximos dias. O Alepe Cuida é um programa itinerante de saúde e bem-estar social e tem levado serviços gratuitos de saúde e cidadania para diversas cidades do Estado. Na ação, a população tem acesso a consultas médicas especializadas e odontológicas, exames complementares, emissão de carteira de identidade, palestras, atividades educativas, além de ações de autocuidado e promoção da cidadania. Coordenada pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa, a iniciativa é fruto da campanha Juntos Nós Cuidamos, que marcou o Outubro Rosa e o Novembro Azul, em 2023, com a oferta de três mil atendimentos gratuitos na sede da Alepe, no Recife.

Fortalecimento da Representação das Mulheres do PSB em Jaboatão dos Guararapes: Avanços e Compromissos

O engajamento político das mulheres em Jaboatão dos Guararapes está em ascensão, impulsionado pelo apoio do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do prefeito do Recife, João Campos, ao pré-candidato Elias Gomes, que se prepara para uma possível eleição à prefeitura em 2025. Este apoio promete fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres jaboatonenses, conforme destacado por Dione Costa, professora e pedagoga filiada ao PSB Jaboatão. Costa, que ocupou o cargo de Vice-Secretária da Mulher até março deste ano, participou recentemente de um importante evento do Diretório do PSB na Câmara Municipal de Jaboatão, representando a ex-Secretária da Mulher do partido, Vera Moura. A luta por mais conquistas para as mulheres, por maior representatividade feminina na política e por políticas públicas mais abrangentes para as mulheres de Jaboatão é uma batalha coletiva. Costa destaca a presença de uma chapa feminina composta por nove mulheres líderes, com diversas competências técnicas e representatividade socialista, em busca de uma presença marcante na Câmara Municipal de Jaboatão. A união é fundamental nesse processo, e Costa convoca todas as mulheres jaboatonenses – mães, estudantes, donas de casa, empreendedoras, gestoras públicas e outras – a se unirem nessa causa. Ela acredita firmemente que, com a liderança de Elias Gomes, Jaboatão dos Guararapes terá um futuro promissor, baseado em experiências passadas, como a implementação do Botão do Pânico e do Maristela Just, e compromissos renovados com a dignidade, liberdade, trabalho e qualidade de vida. Costa finaliza seu apelo convidando mais mulheres a se filiarem ao PSB, destacando o crescimento do partido no Brasil, sua representação feminina e o compromisso com a mudança. Juntas, as mulheres podem ser uma força transformadora em Jaboatão dos Guararapes.

Em Ipojuca, prefeita Célia Sales acompanha instalação das primeiras salas pré-moldadas para educação

Buscando soluções práticas e tecnológicas para garantir o ensino e aprendizado de crianças e jovens ipojucanos, nessa quinta-feira (18), a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação, iniciou mais uma etapa de montagem das novas salas de aula pré-moldadas. E para acompanhar de perto o início deste projeto que pretende atender a demanda de mais de mil estudantes do ensino infantil e fundamental dos anos iniciais e finais, a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, esteve na Escola Municipal Eduardo Campos, em Nossa Senhora do Ó. No total serão 35 salas de aulas erguidas em 120 dias, que atenderão a dez escolas da rede municipal, num investimento R$ 7.654.959,68. As salas pré-moldadas possuem um formato diferente, utilizando a tecnologia de concreto com fibras de vidro, trazendo um reforço muito superior à alvenaria convencional. Com isso, apresentam um ganho muito superior na resistência à estrutura. “Erguer uma edificação de alvenaria tradicional demanda muito mais tempo, e onde é possível fazer, e com os recursos de programas junto ao entes federativos, nós estamos atuando, mas a necessidade dos pais em ver seus filhos matriculados e tendo uma educação de excelência também é grande. Por isso buscamos essas soluções. E o meu principal pedido foi: total qualidade para nossos estudantes” disse a prefeita Célia Sales durante a vistoria da chegada dos módulos. Segundo o secretário de Educação do Ipojuca, Francisco Amorim, o município sai na frente ao adotar esse tipo de estrutura das salas pré-moldadas. “Em Pernambuco estamos sendo a primeira cidade que está trabalhando neste formato. Este é um caminho sem volta para as políticas públicas e garantindo total conforto para os estudantes”, reforçou. Segundo a empresa responsável pelos espaços, os módulos possuem tecnologia interna também, com isolamento térmico e antichamas, todos revestidos com uma manta de lã de rocha, que não propaga calor. Possuem ainda isolamento acústico, diminuindo ruídos ou barulhos atrapalhando salas vizinhas.

Simão Durando vistoria duplicação da Avenida do Jatobá

Uma obra estratégica que irá melhorar a mobilidade da Zona Leste de Petrolina iniciou nesta semana. A Avenida Jatobá Carneiro, importante via que liga o Centro a diversos bairros como Vila Vitória, Henrique Leite e Fernando Idalino Bezerra será duplicada. A obra foi vistoriada nesta quinta-feira (18) pelo prefeito Simão Durando. O objetivo é aumentar a fluidez nesse trecho e evitar acidentes no local. A obra será dividida em duas etapas. Neste primeiro momento, serão duplicados aproximadamente 250 metros da via. Outra mudança importante é a ciclofaixa que será relocada do lado esquerdo para o lado direito. O projeto também contempla a colocação de intertravado nas calçadas no trecho da duplicação para melhorar a mobilidade dos pedestres. A segunda etapa, que acontecerá posteriormente, será na Avenida das Pedrinhas e também contemplará 250 metros de duplicação. Somente na Avenida Jatobá Carneiro serão investidos aproximadamente R$ 800 mil na execução desta etapa que deve finalizar em até 60 dias. “Essa é uma importante obra de mobilidade urbana, muito esperada pelos moradores dos bairros próximos que utilizam a avenida para se locomover. Nosso município tem avançado muito em todas as áreas, mas, principalmente, em mobilidade e infraestrutura. Estamos preparando a cidade para um futuro de crescimento e desenvolvimento”, destacou o prefeito, Simão Durando.

Hospital Regional Dom Moura recebe visita conjunta do Simepe e Cremepe

Com o objetivo de verificar as condições de trabalho dos médicos e demais profissionais de saúde, bem como as condições da oferta de assistência de saúde à população de Garanhuns, no Agreste Pernambucano, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e o Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe), realizaram visitas em alguns equipamentos de saúde do município. A equipe formada por membros das duas entidades médicas esteve no Hospital Regional Dom Moura (HRDM) 4 meses após outra fiscalização realizada na mesma unidade de saúde. O HRDM atende a população local, estimada em cerca de 180 mil habitantes, como também acolhe as demandas de 21 municípios da região. Formavam a equipe de fiscalização a vice-presidente do Simepe, Ana Carolina Tabosa, o conselheiro do Cremepe, Heraldo Cordeiro, a delegada do Conselho, Patrícia Machado, e os agentes fiscais do Cremepe, Igor Freitas e Luiz Felipe. Segundo a vice-presidente do Simepe, Ana Carolina Tabosa, diversas irregularidades foram constatadas na unidade de saúde, durante a fiscalização. “Problemas como escala médica deficitária, estrutura física precária e equipamentos de monitoramento funcionando de forma inadequada estão entre algumas das diversas irregularidades encontradas no Dom Moura. A emergência pediátrica está lotada e ainda temos um déficit de desfibrilador na sala vermelha de pediatria. É muito difícil esta situação, principalmente agora diante da sazonalidade das doenças respiratórias. Seguiremos cobrando a gestão local e a gestão estadual para que promova um atendimento digno à população do Agreste”, destacou Ana Carolina. SAMU – Na tarde de quinta-feira (18), a equipe de fiscalização conjunta esteve na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Garanhuns. A estrutura física da base e as condições de conservação e a oferta de suporte nas unidades móveis foram os pontos de destaque da visita. Além disso, as escalas para os plantões e a oferta de medicamentos e insumos também foram vistoriados pelo grupo formado por membros do Simepe e do Cremepe. O Simepe, seguindo sua pauta de defesa contínua da categoria, dará encaminhamento às cobranças por melhores condições de trabalho e de atendimento à população, enviando denúncias do que foi constatado nas visitas, às esferas competentes em busca de soluções imediatas.

A RMR vai ganhar a primeira Escola de Agriculturas Urbanas e Periurbanas

O Centro Sabiá lança a Escola MARIAS – Mulheres e Agriculturas Urbanas na Região Metropolitana do Recife (RMR). O projeto, com duração de 24 meses, busca fortalecer as iniciativas de agricultura urbana e periurbana de perfil agroecológico no Grande Recife, a partir da formação e partilha de conhecimentos de 100 agricultoras/es, em especial de mulheres periféricas, na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional, da saúde, da geração de renda e da melhoria da qualidade de vida dessas populações. A iniciativa do Centro Sabiá conta com a parceria com o Núcleo de Agroecologia e Campesinato da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Movimento dos Trabalhadores/as Sem-Teto (MTST), e com o apoio do Programa Nacional de Agricultura Urbana, do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS/Governo Federal. A ação é fruto da emenda parlamentar do deputado federal, Túlio Gadelha. O curso será dividido em dois módulos, de produção e transformação dos alimentos. Serão quatro turmas ao longo dos dois anos do projeto. Complementando a formação, todos/as alunos e alunas do curso participarão de um módulo adicional de temas transversais, em seis palestras sobre temas relacionados à garantia de direitos e promoção de justiça social a partir do olhar da Agricultura Urbana e Periurbana Agroecológica. Cada turma realizará, ainda, um intercâmbio de imersão para contato com outras experiências urbanas de agriculturas. O projeto fará o acompanhamento de cinco hortas, nas comunidades das agricultoras/es, são elas: a horta da Comunidade Quilombola Onze Negras, no Cabo de Santo Agostinho; e no Recife, a Horta Popular Agroecológica Dandara em Peixinhos, a Horta Cozinha Solidária na Vila Santa Luzia, na Torre, a Horta Popular Agroecológica Sonho de Viver, em Boa Viagem, a Horta Margaridas, em Jiquiá. O Centro Sabiá, a UFRPE e o MTST lançam oficialmente a Escola MARIAS, dentro das ações na Jornada do Dia da Terra- 2024. O lançamento está marcado para segunda-feira, dia 22/4 (Dia Mundial da Terra) às 11h, na Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ, sala Calouste Gulbenkian, em Casa Forte, no Recife. Na ocasião, estarão presentes agricultoras/es urbanos, representantes do ONG, da UFRPE e do Movimento. (81) 99511 .1987

EDUARDO DA FONTE PEDE INTERFERÊNCIA DO MINISTRO DA JUSTIÇA RICARDO LEWANDOSWKI NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DO FUTEBOL

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) solicitou diretamente o auxílio do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, no enfrentamento à violência nos estádios de futebol no Brasil e em Pernambuco, através do ofício 050/2024. “É fundamental a interferência do ministro da Justiça em um tema tão importante na vida de todos os brasileiros. Quando a violência nos estádios mexe no direito de ir e vir do cidadão, é imprescindível a interferência, o acompanhamento e as providências do Ministério da Justiça”, argumentou. A seu ver, abordar a violência entre torcedores de futebol requer ações coordenadas de diferentes partes interessadas, diante da sua complexidade. “Não existe uma solução única e definitiva para esse caos no futebol. Um bom caminho é copiar o que deu certo em outros países, a exemplo do modelo inglês da liga dos campeões”, destacou. O deputado ressaltou que as entidades responsáveis pela organização das competições, os clubes, as autoridades governamentais e os torcedores têm de atuar de forma coordenada, dentro de sua respectiva área de atuação. Com este objetivo, reuniu-se com os mais renomados jornalistas e cronistas da imprensa esportiva de Pernambuco na segunda (15). Antes, no dia 4 deste mês, defendeu de maneira afirmativa a renúncia do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, no posto há quase 15 anos. Conforme amplamente divulgado na imprensa, a atual gestão da FPF acumula escândalos e denúncias de corrupção. “A renúncia dele é a sobrevivência do futebol pernambucano”, reiterou. De acordo com o deputado, o atual presidente da FPF transformou a federação em um cabide de emprego. “O escritório da sua esposa, Rosineide Castro Barros de Carvalho, advoga para a CBF e fica no mesmo prédio da federação, na Boa Vista. O filho é advogado da FPF. Essa gestão temerária é que provocou a falência do futebol pernambucano é o que cria a intolerância do torcedor”, frisou. “Vamos seguir avançando nessa luta, enquanto aguardamos o posicionamento firme do ministro da Justiça”, salientou.