Partido Avante declara apoio à reeleição do prefeito Keko do Armazém no Cabo de Santo Agostinho
Na manhã desta quarta-feira (20), a sede estadual do partido Avante foi palco de um importante anúncio político: o apoio à reeleição do atual prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém (PP). A decisão foi formalizada em um evento que contou com a presença do presidente estadual da legenda, Sebastião Oliveira, do deputado estadual Jeferson Timóteo (PP) e do presidente municipal do Avante, Sérgio de Nalva. Durante o evento, Sebastião Oliveira destacou os motivos que levaram o partido Avante a endossar a candidatura de Keko do Armazém para um novo mandato. “Vamos seguir com Keko no Cabo, por saber que a cidade está sendo transformada”, enfatizou Sebastião, ressaltando os avanços e as melhorias implementadas pela gestão do prefeito atual. ALIANÇA – O apoio do Avante representa um importante respaldo político para Keko do Armazém, que busca a continuidade de seu trabalho à frente da prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.
Nadjane Peixoto se filia ao PP e oficializa pré-candidatura a prefeita de Cumaru pelo Progressistas
A ex-vice-prefeita de Cumaru, Nadjane Peixoto, se filiou ao Progressistas, dos deputados Eduardo e Lula da Fonte, e oficializou sua pré-candidatura a prefeita do município pelo PP. Além do apoios dos deputados federais, Nadjane conta com o respaldo do deputado estadual, Chaparral. A pré-candidata, que também ocupou a Câmara Municipal por três mandatos, destacou a importância da participação feminina na política e se comprometeu a abrir espaços para eleger mais mulheres tanto no legislativo quanto no executivo, visando promover uma gestão mais inclusiva e representativa. “Nossa pré-candidatura traz o sentimento de abrir espaços para as mulheres e promover o desenvolvimento de Cumaru em todas as áreas, incluindo educação, saúde, infraestrutura e desenvolvimento social e econômico”, destacou Nadjane. Ao destacar as potencialidades do município, Nadjane ressaltou a importância de atrair investimentos e promover o desenvolvimento econômico, especialmente na agricultura familiar e na indústria têxtil, aproveitando o potencial frutífero da região e os recursos hídricos, como a barragem de Jucazinho. Com o apoio do PP e a parceria com lideranças locais, Nadjane Peixoto busca consolidar um projeto político que atenda às demandas e aspirações da população de Cumaru, visando construir um futuro próspero e sustentável para o município.
José Patriota propõe desconto em livros para profissionais da educação de Pernambuco
O deputado estadual José Patriota apresentou o Projeto de Lei Ordinária nº 1736/2024 na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) que visa aprimorar a Política Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Estado. Com o objetivo de garantir melhores condições aos profissionais da educação, o projeto propõe a inclusão de dispositivos que assegurem descontos de pelo menos 15% em obras literárias e materiais didáticos relacionados à área de ensino e atuação profissional dos mesmos. Ao comentar sobre a iniciativa, Patriota ressaltou: “É fundamental promover o acesso à cultura e à educação, especialmente entre os profissionais que são responsáveis por transmitir conhecimento às gerações futuras. Este projeto é mais um passo na busca por uma educação de qualidade e pelo desenvolvimento integral de nossos estudantes.” Alinhada com os princípios constitucionais de garantia de acesso à cultura e educação, a proposta visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação em Pernambuco, incentivando a formação e o aperfeiçoamento dos profissionais do magistério. O Projeto de Lei seguirá os trâmites da Casa, passando pelas comissões para análise, e posteriormente será submetido à aprovação em plenário.
Coronel Meira, eleito vice-presidente da Comissão de Segurança
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCC) elegeu, nesta terça, 19, o deputado Coronel Meira (PL/PE), primeiro vice-presidente da Comissão por unanimidade. Na ocasião também foram empossados os deputados Delegado Fábio Costa (PP/AL) e Coronel Ulysses (União/AC) como segundo e terceiro vice-presidente, respectivamente. Nesse ano, o colegiado será presidido pelo deputado Alberto Fraga (PL/DF). “É com grande honra que assumo essa missão, esse novo desafio. Cada vez mais, o povo cobra ações na melhoria da segurança pública no país. Defendo a criação do Ministério da Segurança Pública, é fundamental na luta contra o crime. Nossa luta contra o crime organizado continuará, em Pernambuco, crianças estão sendo captadas por essas organizações para o mundo das drogas. Vamos trabalhar para entregarmos dias melhores para os brasileiros,” afirmou Coronel Meira. A comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados trata dos seguintes assuntos temas: – Prevenção, fiscalização e combate ao uso e tráfico de drogas; – Combate ao contrabando, Crime Organizado, sequestro, lavagem de dinheiro, violência Rural e urbana; – Controle e comercialização de armas, proteção a testemunhas e vítimas de crime; – Segurança pública e seus órgãos institucionais; – Sistema penitenciário, legislação penal e processual penal; – Recebimento, avaliação e investigação de denúncias que afetem a segurança pública.
Acordo entre Mendonça e o MEC, sobre o PL do Novo Ensino Médio, garante carga horária para a formação técnica
Após meses de negociação com o MEC, o relator do PL do Novo Ensino Médio, deputado Mendonça Filho (UB/PE), chegou ao acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, sobre o texto final do substitutivo ao projeto enviado pelo Governo em reunião com a presença do presidente da Câmara, Arthur Lira, e os deputados Moses Rodrigues, ex-presidente da Comissão de Educação, e Rafael Brito, presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação. O acordo atende à demanda do MEC de 2,4 mil horas para os cursos de ensino médio regulares mantendo os principais eixos da reforma que culminou na Lei atual do Novo Ensino Médio, como a flexibilidade curricular, a ênfase na formação técnica e profissional e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para os cursos regulares, ficou garantida a flexibilidade de 600h para os itinerários formativos, nos quais os estudantes poderão escolher aprofundamentos nas áreas de conhecimento (linguagens; matemática; ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas). Os estudantes que optarem pelo itinerário da formação técnica e profissional terão preservada a carga horária de até 1.200h, para os cursos que exigem maior carga horária para a formação profissional, a exemplo de cursos técnicos da área de saúde e de tecnologia da informação. Nesses casos, a formação geral básica será de 1,8 mil horas. “Um dos eixos principais do Novo Ensino Médio é a formação técnica integrada à uma sólida formação básica, que atende à demanda dos jovens, gera oportunidades, garantindo maior e melhor empregabilidade”, afirmou Mendonça. O texto do substitutivo acordado inclui, ainda, o notório saber exclusivamente para a formação técnica e profissional, a mediação tecnológica do ensino para áreas remotas, especialmente na região amazônica, em comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, e a política de escolas em tempos integral para o ensino médio. “Manter os pilares da reforma do ensino médio é reafirmar o compromisso com quase 7,8 milhões de jovens brasileiros. O país não pode continuar negando aos jovens educação de qualidade, inserção no mundo do trabalho e permitindo a exclusão silenciosa gerada pelo abandono e pela evasão escolar”, afirmou, ressaltando que o projeto deve ser votado em plenário nesta quarta-feira (20/03).
Agir 36 é mais um partido a declarar apoio à reeleição de Labanca
O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca (PSB), segue recebendo adesões à sua reeleição. Na tarde desta terça-feira (19), o gestor recebeu o presidente estadual do Agir 36, Fábio Bernardino, que confirmou que o seu partido estará no palanque de Labanca. O anúncio foi acompanhado por Lucca, pré candidato a vice na chapa de Vinícius Labanca. O gesto foi celebrado pelo prefeito que agradeceu a confiança e o apoio. “Agradeço ao presidente Fábio Bernardino, nosso conterrâneo são-lourencense, por reafirmar que o Agir 36 estará em nosso palanque. Juntos vamos continuar trabalhando muito para São Lourenço seguir no caminho certo”, pontuou Labanca. Já Bernardino ressaltou as qualidades de homem público de Vinícius. “Assim como foi seu pai, o saudoso Ettore Labanca, com quem convivi por mais de 30 anos, Vinícius vem sendo um gestor exemplar. Não poderíamos ter feito escolha melhor. Ele vai continuar transformando São Lourenço da Mata e vai contar com o apoio de todo nosso partido!”, disse Fábio. Além de reafirmar o apoio ao prefeito, o Agir 36 também lançará nomes para disputar a Câmara de Vereadores da cidade, apresentando nomes competitivos.
Governo de Pernambuco vai contratar consultoria do Hospital Albert Einstein para reforçar gestão de grandes hospitais do Estado
Resultado de uma análise e avaliação sobre a necessidade de melhorias na rede de saúde estadual para permitir atendimentos mais qualificados, o Governo de Pernambuco vai contratar a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein para a prestação de serviço de consultoria na área de gestão. Nesta quarta-feira (20), foi publicado no Diário Oficial do Estado o termo que valida a contratação, que será assinada em breve. A consultoria vai atender a seis hospitais de alta complexidade sob administração direta da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. A reestruturação da rede é um dos compromissos da gestão estadual, que já foi iniciada com obras em algumas unidades, como é o caso do Hospital da Restauração. “Estamos trabalhando para garantir um melhor atendimento à população a partir de mudanças na gestão dos grandes hospitais do Estado. A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein é um serviço de referência em gestão hospitalar no Brasil, já atuante em alguns estados e municípios brasileiros em parceria com a administração pública. Por isso, podemos garantir o avanço na governança dos equipamentos estaduais”, destacou a governadora Raquel Lyra. As unidades que serão atendidas através da consultoria com o Einstein são: Hospital Agamenon Magalhães, Hospital Barão de Lucena, Hospital da Restauração, Hospital Getúlio Vargas e Hospital Otávio de Freitas, localizados no Recife, e Hospital Regional do Agreste, situado em Caruaru. O objetivo da consultoria será prestar assessoria na implantação de ações de melhoria de processos assistenciais e de gestão, com a proposição e assessoramento na implantação de modelo de gestão logística e de suprimentos. Esse trabalho é destinado a promover qualidade e segurança dos serviços de saúde ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde no Estado. “É muito importante trabalhar a governança dos hospitais de alta complexidade, que são um verdadeiro alicerce para a saúde do Estado. A consultoria terá como foco problemas históricos, que são a superlotação e o desabastecimento. Então, que a gente consiga, a partir da experiência e da capacidade reconhecida do Einstein nessa área de gestão hospitalar, realmente melhorar a governança dos hospitais, que se traduz em melhoria da assistência à população. Essa é mais uma ação de sustentabilidade na saúde do governo Raquel Lyra”, explicou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti. A contratação da Sociedade Einstein será realizada através de inexigibilidade de licitação, após uma avaliação iniciada ainda em 2023 que apontou a necessidade da consultoria. Uma série de análises foi feita por órgãos e secretarias competentes do Estado, com a participação da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Administração e da Procuradoria Geral do Estado. A prestação de serviço será feita por um período de 24 meses e o valor da contratação é de R$ 23.207.720. A partir da qualificação de serviços prestados, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein será contratada pelo Governo do Estado. A escolha da empresa foi feita pelo alto nível de complexidade das intervenções necessárias com vista à qualificação da gestão e operacionalização da assistência nas seis unidades de alta complexidade. A sociedade é detentora de conhecimento em gestão e operacionalização das ações e serviços de saúde com corpo técnico formado por profissionais qualificados e experientes.