Câmara Federal deve convocar Lewandowski para prestar esclarecimentos sobre fuga de presos

O deputado Coronel Meira (PL-PE) apresentou, nessa quinta-feira,15, um pedido de convocação do Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para prestar, pessoalmente, no Parlamento, esclarecimentos sobre a fuga da Penitenciária Federal de Mossoró – CE, dos presos Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, ligados ao Comando Vermelho (CV). Na última quarta-feira,14, foi constatada pelos agentes federais, a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró – CE, uma das cinco prisões de segurança máxima do país, sendo a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal. Os fugitivos cumpriam a pena em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), submetidos a regras mais rígidas que as do regime fechado. Apura-se que, às 3h17 da madrugada, os fugitivos escalaram uma das luminárias, tiveram acesso ao teto, cortaram a cerca e pularam, e a principal suspeita é de que teriam usado materiais de uma obra do pátio da penitenciária como instrumentos na ação. Até o momento, o Governo Federal não esclareceu publicamente as circunstâncias da fuga, bem como se os fugitivos tiveram auxílio interno para facilitar a saída, uma vez que não há respostas sobre como foi possível terem atravessado despercebidos a cela, o corredor, o pátio e o circuito fechado de câmeras de TV. “É imprescindível a presença do Ministro, a fim de esclarecer questões envolvendo a referida fuga, aos parlamentares da Câmara, principalmente quanto à postura do Ministério sob a nova gestão, em relação ao combate ao crime organizado e ao fortalecimento das Forças de Segurança Pública no País.” Afirma Meira.

No dia internacional da luta contra o câncer infantil, deputado Eduardo da Fonte ressalta projeto que inclui oncologia pediátrica nos cursos de medicina e enfermagem

Tramita na Câmara o projeto de lei 6003/2023 de autoria do deputado federal Eduardo da Fonte que inclui, nos currículos dos cursos de medicina e enfermagem, conteúdos específicos referentes ao câncer infantojuvenil. A proposta é dar mais eficácia à luta pela redução da mortalidade e melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com neoplasia, pela qualificação dos médicos e enfermeiros, de forma a aumentar as chances de um diagnóstico precoce. Apesar do progresso da medicina, o câncer infantojuvenil ainda é a doença que mais leva a óbito crianças e adolescentes de 0 a 19 anos no país, sendo superado somente em situações de acidentes e violência. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a taxa média de sobrevida é de 64%. Todavia, observa-se, conforme o INCA, há uma diferença entre os percentuais de sobrevida nas regiões do país: no Sul/Sudeste, 80% das crianças e jovens acometidos pela doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente, e tratados em centros especializados. Esse número é comparado ao de países desenvolvidos. Já no Norte/Nordeste o percentual de cura é menor, fazendo cair a média nacional. Ainda segundo um levantamento feito pelo INCA o tempo entre a percepção de sintomas e a confirmação diagnóstica do câncer infantojuvenil é longo, fazendo com que muitos pacientes cheguem ao tratamento em fase avançada da doença, diminuindo as possibilidades de cura. O diagnóstico precoce e a definição do tratamento adequado, de forma a dar às crianças oportunidades de uma vida plena, passa necessariamente pela qualificação dos nossos médicos e enfermeiros. Para o deputado “a melhoria desses índices passa pelo aperfeiçoamento da qualificação dos futuros médicos e enfermeiros, pois a grande maioria não aprende sobre o câncer infantojuvenil durante a formação universitária. O contato dos futuros profissionais de saúde com o tema vai agregar muito e evitar que as crianças passem por várias consultas e que sejam ministrados tratamentos paliativos até chegar ao diagnóstico”. Para conhecer os benefícios de um diagnóstico assertivo, precoce e de tratamento adequado, o deputado federal foi visitar o setor de oncologia pediátrica do IMIP, em companhia dos deputados estaduais Dannilo Godoy e Adalto Santos, recepcionados pela Superintendente de atenção à saúde do IMIP, dra. Adriana Scavuzzi e pela coordenadora dos Serviços da radioterapia do Instituto de medicina Fernando Figueira, Ana Luiza Fassizoli.

Bolsonaro pede o afastamento de Alexandre de Moraes em investigações sobre suposta tentativa de golpe

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro(PL) abriu nesta quarta-feira (14) um pedido de afastamento do ministroAlexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), das investigações sobre o suposto plano de golpe de Estado. O caso ocorre após uma semana marcada por ações da Polícia Federal e a divulgação de materiais comprometedores em relação a Bolsonaro e seus aliados. Os advogados de Jair Bolsonaro apresentaram ao STF uma arguição de impedimento contra o ministro Alexandre de Moraes. O pedido enviado para o ministro Luís Roberto Barroso pede que Moraes seja retirado do caso por ter “nítido interesse na causa”. O argumento utilizado pela defesa de Bolsonaro é de que, como Alexandre de Moraes era uma das supostas vítimas da possível tentativa de golpe, não deveria ser permitido que este julgue a ação.  

Políticos marcam presença na Casa de Seu Antônio em Olinda 

  Nomes como dos deputados federais Túlio Gadelha e Augusto Coutinho, do presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, William Parreira, prefeito de Ibirité, Minas Gerais, além da presença de vereadores de municípios pernambucanos, entre outros prestigiaram a Casa de Seu Antônio em Olinda. O primeiro ano da Casa foi marcado, pelo padrão de excelência Seu Antônio. Open bar, open food, serviços de maquiagem, cabelo, massagens, atrações culturais e muito mais, reunidos num imenso casarão, com vários ambientes, localizado próximo à Prefeitura de Olinda. A organização do evento levou a assinatura da Conexão K, comandada por Karlus Demetrius e da Diferentte Eventos, comandada por Catharina Honório.