Bosco se filia ao PSD e entra com força na disputa em Camaragibe
Ex-vice-prefeito e pré-candidato à Prefeitura de Camaragibe, Bosco Silva se filiou ao Partido Social Democrático e entra com força na disputa pelo Executivo Municipal. O ato foi realizado na sede do diretório estadual da legenda, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Bosco teve a ficha abonada pelo presidente do PSD em Pernambuco, o ministro de Pesca e Aquicultura, André de Paula. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o ministro teceu elogios ao agora correligionário e enalteceu a trajetória política e administrativa de Bosco, que atuou, ainda, como secretário municipal. “Estamos recebendo com muita alegria em nossos quadros o querido amigo Bosco, um dos políticos mais decentes que conheço, uma pessoa comprometida com a cidade de Camaragibe e que chega ao nosso partido para unir forças”, destacou André. “Bosco é meu amigo pessoal há mais de 30 anos, uma pessoa que admiro. O PSD em Camaragibe vai estar muito bem representado com a sua pré-candidatura. Agora iremos às ruas para ganhar as eleições e servir ao povo”, acrescentou. A entrada de Bosco no PSD tem sido enxergada como um ato que reforça a sua pré-candidatura, tanto pela representatividade do partido em âmbito estadual e nacional, quanto pelo fato de a sigla compor a base aliada da governadora Raquel Lyra (PSDB). Outro fator determinante é que, a partir de agora, Bosco passa a ser visto como uma forte alternativa. “Nós vamos ganhar as eleições. Camaragibe não pode continuar como está, nem muito menos voltar ao passado. A nossa trajetória política foi construída para chegarmos a este momento único. Estamos com toda energia e disposição para subir e descer ladeiras. Iremos ouvir as pessoas que querem mudança, mas mudar com segurança e confiança. Vamos colocar Camaragibe no lugar que merece, no rumo do trabalho e do desenvolvimento”, pontuou Bosco ao agradecer ao ministro André de Paula pelo apoio e a confiança.
Detran-PE lança campanha do Carnaval valorizando a alegria da festa e os cuidados na direção de veículos
Estandarte e instrumentos musicais integraram o mutirão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) durante lançamento da campanha do Carnaval 2024. Com o tema: “Carnaval é pra curtir e viver. Não dirija depois de beber”, a ação aconteceu nesta terça-feira (6), em bares e restaurantes localizados no Recife Antigo. A Turma do Fom-Fom, artistas educadores de trânsito, levou alegria, descontração, além de informações e material de divulgação proprietários dos estabelecimentos e seus auxiliares, com a finalidade de conscientizar e criar multiplicadores das regras para um trânsito seguro. Em cada ponto foram adesivados cartazes, entregues panfletos e leques que trazem orientações para o folião brincar com segurança, respeitando as leis de trânsito. “Queremos que a alegria do Carnaval alcance ruas e avenidas, mas garantindo a segurança de condutores e pedestres”, aponta o diretor geral do Detran-PE, André Trajano. As lições do material de divulgação trazem conselhos para: não mandar zap enquanto dirige; evitar retocar a maquiagem se estiver dirigindo; ser paciente e guiar sem pressa; além de alertar que bebida e direção estragam a festa de todo mundo. Para alertar os foliões cada infração citada nos materiais traz o respectivo artigo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), valor da multa, classificação por gravidade e pontuação na Carteira de Habilitação. A operação contou com a participação de agentes de trânsito, que ficaram responsáveis pelo disciplinamento do tráfego de veículos na área. Enquanto isso, técnicos da Educação de Trânsito do Detran-PE abordavam os frequentadores com a medalha “Amigo da Vez”, ofertada a quem não estava consumindo bebida alcoólica. A programação do Detran-PE para o Carnaval 2024 vai reunir cerca de 250 agentes de trânsito que estarão em revezamento durante os dias de operações, além das equipes de educação. O órgão estará presente nos principais polos da festa com atuações com ações educativas ou de fiscalização no Recife, Olinda, cidades da Região Metropolitana, Arcoverde, Bezerros, Bom Jardim, João Alfredo, Nazaré da Mata, Buíque, Triunfo, Pesqueira e Surubim, com lançamentos diários de 60 viaturas e 18 motocicletas. As ações contam também com a parceria da Operação Lei Seca (OLS) e do Departamento de Estradas de Rodagens (DER).
Recife volta a sediar maior congresso de Enfermagem da América Latina
O maior evento de saúde da América Latina está de volta à capital pernambucana após duas décadas. O Recife vai sediar, em setembro deste ano, a 26ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Trata-se do maior evento científico latino-americano anual da área de Enfermagem. O secretário de Turismo e Lazer, Antonio Coelho, celebra a conquista, destacando os ganhos para a economia e para o turismo da cidade ao receber um evento dessa magnitude. “É uma grande notícia. Estamos muito felizes em saber que o congresso nacional de enfermagem em 2024 será realizado na nossa cidade. Um evento grandioso em nossa cidade, que deve reunir cerca de 10 mil pessoas, entre profissionais e estudantes de todo o Brasil e, certamente, vai estimular bastante a nossa economia”, destaca o secretário. O gestor também direcionou seus agradecimentos ao presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), o deputado estadual Gilmar Júnior, cuja dedicação garantiu essa conquista para o Recife. O evento, no geral, oferece aos participantes perspectivas e debates sobre oportunidades e desafios, bem como desenvolvimento profissional e perspectivas sobre a profissão. Temas como inovação, empreendedorismo e programação científica também devem constar da pauta e das atividades junto aos congressistas. Temas que levem ao desenvolvimento de um maior protagonismo à Enfermagem, a elaboração de políticas públicas e estratégias de crescimento da categoria também devem permear o Congresso, que, certamente, contará com intensa programação, a exemplo de mesas redondas, palestras e apresentação de trabalhos.
Guardas municipais do Jaboatão recebem certificados de capacitação
O prefeito Mano Medeiros participou nesta quarta-feira (07), da solenidade de encerramento da capacitação para Guardas Civis Municipais do Jaboatão dos Guararapes sobre o funcionamento do Cadastro de Atendimento e Despacho (CAD) do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). Na ocasião foram entregues 39 certificados aos participantes do treinamento. O evento foi realizado no auditório do Centro Universitário dos Guararapes – UNIFG, em Piedade. Também participaram do treinamento e receberam certificados guardas municipais dos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Paudalho, São Lourenço da Mata, Escada e Camaragibe. O treinamento é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em Jaboatão dos Guararapes. A capacitação foi coordenada pelos instrutores Abidenego de Souza e Fábio Nascimento. Na ocasião, Mano Medeiros falou sobre a importância do trabalho da Guarda Municipal na segurança, trânsito e no ordenamento urbano do Jaboatão. “Temos uma certeza absoluta do papel que a Guarda exerce na nossa cidade. Essa capacitação proporciona mais segurança e agilidade no trabalho dos guardas”, comentou. Durante a capacitação, guardas municipais dos municípios beneficiados foram treinados sobre os mecanismos de utilização do cadastro e o compartilhamento integrado de ocorrências e denúncias junto ao Sinesp/CAD. Isso vai proporcionar a qualificação de inspetores, subinspetores e guardas municipais, tornando o trabalho mais ágil e eficiente. O Sinesp é uma plataforma eletrônica contendo informações integradas, que possibilita consultas operacionais e investigativas relativas à segurança pública. Participaram da solenidade os secretários de Desenvolvimento Urbano, Edson Queiroz; e o secretário executivo de Ordem Pública, coronel Carlos Sá.
Pré-candidato a prefeito de Belém de Maria, Alexandre Neto rompe com Rolph Casale
“Hoje a gente propõe a Belém de Maria, Batateira, uma liberdade, uma nova política, um novo grupo”, foi assim que Alexandre Neto, presidente da Câmara de Vereadores de Belém de Maria, na Mata Sul, anunciou o rompimento com o político Rolph Casale, líder do grupo que administra o município por muitos anos. Quem também anuncia a mudança, são os vereadores Edson de Arisia e Irmão Manaate, que acompanharam o parlamentar durante entrevista na tarde desta terça-feira (6), na Rádio Agreste FM. Insatisfeito com a falta de diálogo e forma de tratamento, Alexandre acrescenta que há um bom tempo vem percebendo desconfiança do grupo. A desconstrução do perfil e o jeito que a política está sendo levada em Belém de Maria, também foram motivos da decisão do vereador. Em um trecho da entrevista, Alexandre revela que o grupo que administra a cidade tem perfil perseguidor. “Belém de Maria está cansada. Não se pode ter essa política do medo”, revelou. E elencou diversas situações lamentáveis na administração municipal. “Hoje estou sendo honesto com o povo de Belém de Maria, Batateira e zona rural. Eu vou lutar por aquilo que acredito. Eu não vou compactuar em ficar em silêncio por algo que eu não mais acredito”, conta ao revelar que vai continuar ouvindo o povo, que vai construir um grupo novo e propositivo, uma política diferente, que tenha um olhar para os interesses da cidade e do povo. “Não é tempo de olhar para o passado, mas olhar para o futuro. Me coloco à disposição como pré-candidato a prefeito de Belém de Maria”, reafirma, ao convidar as pessoas a abraçar o projeto de mudança, Alexandre destacou que as pessoas precisam pensar grande e pensar no futuro. Vereador por dois mandatos, o político lembrou que foi o vereador mais jovem da cidade. A base política dele começou com a avó, que foi vereadora da cidade por muitos anos. “Construir minha carreira política trabalhando, mas procurando ter minha identidade e isso começou a incomodar. Não sou escravo para ser obrigado a defender o que não acredito”, conta, ao propor liberdade para Belém de Maria liberdade e que para isso precisa de coragem para mudar.
Governo dobra número de vagas para concurso da PM
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD) e da Secretaria de Defesa Social (SDS), publicou um aditivo referente ao edital de abertura do concurso público para a Polícia Militar de Pernambuco. Com isso, o número de oportunidades do certame aumentou 2.550 vagas, passando de 2.700 para 5.250. Serão abertas 2.400 vagas a mais para soldados, ou seja, o dobro da previsão inicial, e 150 para 2º tenente. “A decisão de abrir novas vagas para o concurso da Polícia Militar dá seguimento à reestruturação das forças de segurança do Estado, iniciada no ano passado, e vai fortalecer o trabalho de policiamento nas ruas de todo Estado, somando a uma série de iniciativas que vêm sendo tomadas desde o início do nosso Governo”, afirmou a governadora Raquel Lyra. A convocação de mais candidatos poderá abranger até três chamadas extraordinárias com 800 candidatos cada, para o cargo de soldado, e até uma chamada extraordinária de 150 candidatos para o cargo de 2° tenente, todas condicionadas à existência de vagas e à expressa autorização da Câmara de Política de Pessoal. Segundo a secretária de Administração, Ana Maraíza, “a meta é contratar todos os selecionados, sem, no entanto, ultrapassar o limite de despesa com pessoal previsto em lei”, informou a titular da pasta. Desde janeiro de 2023, foram abertas 6.569 vagas em concursos públicos, sendo 5.250 para a Polícia Militar, 660 para o Corpo de Bombeiros, 445 para a Polícia Civil e 214 para a Polícia Científica. O anúncio das 214 vagas para a Polícia Científica foi feito no dia 6 de novembro do ano passado. Serão 77 vagas para o cargo de agente de medicina legal, 60 para médico legista e 77 para perito criminal. Ainda em novembro, no dia 11, o Governo publicou o edital do concurso público para a Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado. Já o concurso da Polícia Civil terá 445 vagas, sendo 250 para o cargo de agente de polícia, 150 para escrivão e 45 para delegados. As provas deverão ser realizadas este mês. Ainda no aspecto da segurança pública, para além da abertura de novos concursos, o Governo de Raquel Lyra nomeou, no ano passado, 416 policiais penais, número que representa mais que o dobro do previsto no concurso, realizado em 2021, com vistas à convocação de 200 profissionais.
CREF12/PE notifica Governo de Pernambuco para retificar edital
O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) enviou ofício ao Governo de Pernambuco para retificação do edital da Seleção Pública Simplificada para a contratação temporária de profissionais de saúde. O CREF12/PE cobra a correção do nome “educador físico” para Profissional de Educação Física e também a equiparação da remuneração do Profissional de Educação Física à remuneração do profissional Médico. O Edital prevê remunerações baixíssimas de apenas R$ 1.624,67 para as profissões da área da saúde (Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional). O CREF12/PE lembra que conforme Resolução 287/1998 do Conselho Nacional de Saúde não há hierarquia entre os 14 profissionais de saúde. Deve, portanto, haver paridade salarial entre as 14 profissões de saúde. O CREF12/PE monitora todos os concursos e seleções para que sejam tomadas as medidas legais, nos casos de possíveis irregularidades. Órgãos de controle como Tribunal de Contas e Ministério Público são sempre oficiados quanto às condições de trabalho e salários baixos. Em relação à obrigatoriedade do registro no CREF para pessoas físicas e jurídicas, o CREF12/PE ganhou 100% das ações judiciais. É pacífico o entendimento no Poder Judiciário de que para trabalhar com Educação Física em quaisquer locais (escolas, faculdades, clubes, praias, academias, condomínios, projetos sociais, etc) é preciso estar regular junto ao CREF. “Quem souber de alguma irregularidade relacionada a editais que não cobram o Registro no Conselho para candidatos nas vagas destinadas a Profissionais de Educação Física, pode denunciar ao CREF12/PE, que também fiscaliza os editais de seleções e concursos públicos, no tocante a garantia do piso salarial para Professores, equiparação salarial com outras profissões de saúde, entre outras obrigatoriedades” alerta o Prof. Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), presidente do CREF12/PE e do FCPS (Fórum dos Conselhos Profissionais da Saúde).
Deputado pede que Pernambuco execute com urgência Programa de Vermifugação de Caprinos e Ovinos
Os produtores rurais vêm sofrendo com a seca intensa que está tomando conta dos municípios do interior de Pernambuco e resultando, também, na morte de seus rebanhos de caprinos e ovinos. Buscando colaborar com os pequenos agricultores o deputado estadual Jarbas Filho (MDB) solicitou ao Governo do Estado que execute com urgência o Programa de Vermifugação de Caprinos e Ovinos já existente na Secretaria Estadual de Agricultura. Segundo o parlamentar, cerca de sete mil cabeças foram perdidas entre os anos de 2023 e 2024 por causa da seca que constantemente atinge o sertão pernambucano. Jarbas Filho pede que o Poder Público do Estado tenha mais cuidado, principalmente, com as regiões em que os produtores vivem da pecuária, a exemplo dos municípios localizados no Sertão do São Francisco, Araripe, Central e Vale do Ipanema. “A caprino-ovinocultura tem expressiva importância na formação econômica dos pequenos municípios do nosso estado. Esses produtores precisam de socorro para que não sejam ainda mais prejudicados com a seca. O atendimento aos rebanhos tem como principal objetivo reduzir a mortalidade e ampliar a produtividade, beneficiando quase 30% do rebanho estadual, que representa cerca de 2 milhões de animais”, afirmou.
Históricos do PSB de Jaboatão declaram apoio à Elias Gomes e pedem posicionamento do diretório estadual
Militantes Históricos do PSB de Jaboatão dos Guararapes, realizaram um encontro na noite desta terça-feira (06) e formalizaram apoio a pré candidatura de Elias Gomes (PT), a prefeito de Jaboatão dos Guararapes. Os históricos querem uma definição imediata por parte do diretório estadual do partido e o anúncio oficial de apoio ao ex-prefeito. “Elias é um bom gestor e representa a melhor alternativa para Jaboatão. Estamos unindo as forças democráticas em prol de um projeto de desenvolvimento com foco no cuidar das pessoas”, disse a nota emitida pelo grupo.