Em audiência, Clarissa Tércio cobra providências da gestão de Jaboatão, pela deficiência dos serviços para pessoas com deficiência e autistas
Na audiência pública, realizada, na sede do Ministério Público de Jaboatão dos Guararapes, a deputada federal Clarissa Tércio( PP), cobrou providências da gestão municipal, no que se refere à deficiência dos serviços e tratamentos especializados às pessoas com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro foi proposto, pela Aliança de Mães e Famílias Raras (Amar), representada, através da Presidente Pollyana Dias e de Ana Keite, que também integra a instituição. Na ocasião, elas relataram as inúmeras dificuldades, enfrentadas há anos, pelas mães de pessoas com deficiência e de autistas, que moram em Jaboatão. “ Não estamos tratando de números, mas de pessoas, de nossos filhos, que necessitam de uma atenção especial do poder público, dos serviços e tratamentos especializados. E essa é a nossa maior dor! Mas, não vamos nos calar, nem desistir dos nossos filhos”, destacou Ana Keite, que representa mais de 180 mães de Jaboatão. Para a deputada Clarissa Tércio, essa situação é absurda, inadmissível e insustentável. “ As pessoas com deficiência e autistas de Jaboatão dos Guararapes, deveriam ser tratadas com respeito, pela gestão municipal. Como mãe, cidadã e parlamentar, faço questão de me unir à essas mães, que sofrem diariamente, em busca de um atendimento e de tratamento especializado para seus filhos. Vocês não estão sozinhas. Contem comigo nesta luta, com a minha voz. Farei o que estiver ao meu alcance para mudar essa situação. De imediato, como deputada federal, reafirmo meu compromisso com a causa e faço questão de destinar R$ 1 milhão em emenda parlamentar para a Amar construir a Clínica Escola, para que possa atender às necessidades das pessoas, que apresentam essa condição, no município de Jaboatão”, destacou Clarissa Tércio. A deputada federal é autora de alguns projetos de lei, voltados para área. Entre eles, o PL 4733/2023, que assegura a gratuidade do transporte aéreo nacional e interestadual para pessoas com Transtorno do Espectro Autista ( TEA); do PL 1502/2023, que trata da criação de um sistema público de atenção à saúde para atender pessoas com doenças raras, em todo território nacional e do PL 729/2023, que concede prioridade para pais de filhos com doenças mentais, possam trabalhar no sistema Home Office. A audiência pública contou com a participação de representantes das secretarias estaduais de Saúde e de Educação, assim como do município de Jaboatão dos Guararapes. Além da presença representantes de órgãos, de conselhos tutelares e de muitas mães de pessoas com deficiência e de autistas do município.
José Patriota recebe prêmio por sua atuação como parlamentar
O deputado estadual José Patriota recebeu neste final de semana, em São José do Egito, prêmio do portal Cariri em Ação, como parlamentar mais atuante do Sertão do Pajeú pernambucano. Eleito em 2022 com mais de 43 mil votos, sendo 33 só da região, Patriota foi indicado para a premiação pelos municípios de Itapetim e Tabira. Na ocasião, o deputado que já foi prefeito por duas vezes de Afogados da Ingazeira e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por 10 anos, agradeceu a honraria e ressaltou sua motivação para continuar o mandato trabalhando em prol da região. “Esse reconhecimento é sinal de que estamos trabalhando no caminho certo, ao lado do povo. Sigo atuando para fazer bem ao Pajeú e a todo Pernambuco”, declarou.
Padilha enaltece capacidade de gestão e garante empenho pessoal na campanha de Elias no Jaboatão
O ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha (PT), se colocou à disposição para auxiliar na construção da pré-candidatura de Elias Gomes (PT) à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes para as eleições de 2024. De acordo com o representante do governo federal, a cidade da Região Metropolitana é tida como prioritária para o Partido dos Trabalhadores e irá contar com o empenho pessoal de toda a bancada da sigla na Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado Federal. “Elias fez um trabalho fantástico enquanto prefeito do Jaboatão, reconhecido local, nacional e internacionalmente, o que lhe credibiliza e lhe dá total condição de voltar a exercer o cargo. Estamos agora na fase de pré-candidatura e vamos discutir com partidos aliados a construção em andamento de uma ampla frente democrática no município. E desde já me coloco à disposição para cair em campo nessa articulação”, afirmou Padilha. A declaração foi dada no último sábado (18) durante um encontro em um restaurante na Zona Sul do Recife com membros dos diretórios municipal e estadual do Partido dos Trabalhadores. Ainda de acordo com o ministro, coube ao próprio agora pré-candidato da legenda ao Executivo Municipal e à presidente do PT no Jaboatão dos Guararapes, Maria Auxiliadora, popularmente conhecida como Dora, encampar o diálogo com as correntes do partido em busca de um consenso. “O PT acolheu o companheiro Elias de forma muito calorosa e não poderia ter sido diferente. A presidente [nacional do partido] Gleisi Hoffman fez questão de conduzir pessoalmente a filiação de Elias em um grande ato realizado na cidade do Jaboatão dos Guararapes. E o mais importante é que o partido como um todo, de forma pacificada, defendeu a filiação e abraçou essa importante liderança do estado de Pernambuco”, disse Padilha. Padilha cumpriu uma série de agendas no estado ao longo do fim de semana, quando anunciou mais de R$ 120 milhões de recursos do governo federal para a construção do Hospital da Criança no Recife e para o novo setor de oncologia do Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (Imip). Estiveram presente ao encontro, além de outras autoridades e lideranças político-partidárias, a prefeita de Serra Talhada e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Márcia Conrado; os deputados estaduais Doriel Barros e João Paulo; os vereadores do Recife, Osmar Ricardo e Liana Cirne; o secretário de Meio Ambiente do Recife, Oscar Barreto; o presidente do PT no Recife, Cirilo Mota; e o assessor especial do Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Mozart Sales.
Joel da Harpa é destaque no Seminário sobre Segurança Pública do PL no Cabo
Integrante da Comissão de Segurança Pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o Deputado Joel da Harpa é um dos destaques do I Seminário sobre Segurança Pública do Cabo de Santo Agostinho, promovido pelo Partido Liberal (PL). O evento acontece no próximo dia 22, às 19h, na Câmara de Vereadores daquela cidade e tem como objetivo ouvir as demandas da população e a busca de soluções. “Cabo de Santo Agostinho é reconhecida, nacionalmente, como uma das cidades mais violentas do Brasil e a mais violenta de Pernambuco. É nosso papel enquanto parlamentar estar junto ao povo e entender como salvar uma cidade rica em belezas naturais, importante no cenário econômico do estado, a qual faz elo com Região Metropolitana e com as praias mais famosas para o turismo internacional como Porto de Galinhas, Carneiros e Serrambi”, afirma Joel. Como profissional de segurança, Joel garante estar preocupado com o futuro incerto de Cabo de Santo Agostinho. “Independente de questões políticas, nós, pernambucanos, precisamos que algo seja feito com urgência. A administração pública não pode fechar os olhos para o cenário de violência, sob pena de perdermos o controle e o risco de disseminar por outras regiões”, conclui.
Cabo de Santo Agostinho sedia Congresso da UVP
O município do Cabo de Santo Agostinho vai sediar o último Congresso da União de Vereadores de Pernambuco (UVP) do ano de 2023. O evento começa nesta terça-feira (21), no auditório do Empresarial Governador Eduardo Henrique Accioly Campos, que fica localizado em Suape. Até a próxima sexta-feira (24), o evento vai reunir vereadores, vereadoras, servidores e servidoras das câmaras municipais pernambucanas. Especialistas renomados vão participar do Congresso, que tem como objetivo debater e refletir a importância do trabalho exercido pelos parlamentares e servidores do Legislativo Municipal, bem como abordar as responsabilidades, obrigações e direitos dos principais atores do atual cenário político pernambucano. Cota de gênero, federações partidárias, condutas vedadas aos agentes públicos, entre outros assuntos estarão no centro dos debates durante o encontro. Representantes do Ministério Público (MPPE), Defensoria Pública, Tribunal de Contas do Estado (TCE), professores de universidades e advogados estão entre os palestrantes do Congresso. O evento marca também o lançamento do livro “Direito Eleitoral para Vereadores”, de autoria da advogada e professora universitária Rosa Maria Freitas. Para o presidente da Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, Ricardo Carneiro (Ricardinho), a realização do Congresso é de grande importância para o município, não só pelo conteúdo das palestras e debates, como também como forma de aquecer a economia local. “Será um momento de muito aprendizado para vereadores e servidores. Além disso, teremos os hotéis, pousadas, restaurantes, supermercados, postos de combustíveis com grande movimento nesse período”, lembrou Ricardinho. A abertura do Congresso acontece nesta terça-feira (21), às 9 horas da manhã.