Coronel Meira: A Escola de Sargentos do Exército é fundamental para Pernambuco

Representante do Congresso Nacional, o deputado federal Coronel Meira (PL-PE) esteve nesta segunda-feira (06), na Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, onde participou da primeira audiência pública presencial, que discutiu a implantação da Escola de Sargentos do Exército – ESE, em Pernambuco, seus impactos sociais, econômicos, ambientais e os benefícios para o Estado. A sessão foi aberta pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB) e coordenada pelo deputado estadual, Renato Antunes (PL) quem propôs a audiência. Na ocasião foram ouvidos os representantes do Exército Brasileiro, o General Juarez (Gerente de Programa da Escola de Sargentos do Exército), o General Jorge Luiz O’ de Almeida (Diretor de Patrimônio Imobiliário do Exército), a Secretária Estadual de Meio Ambiente, Ana Luiza, os Movimentos Sociais e José de Anchieta, Diretor da Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH. “O Estado de Pernambuco assumiu alguns compromissos para viabilidade do projeto, desta forma, acredito que o Exército tomou uma decisão estratégica, ao trazer a Escola para o Nordeste: Escola de excelência e referência, sendo ela uma das maiores do mundo. A ideia principal é a centralização da instituição para a formação desses sargentos, (os praças compõem 62% do Exército e 38% são oficiais). Neste intuito buscamos um local com 50km² para a instalação do Campo de Instrução e próximo a uma cidade de grande porte, como Recife. Vale salientar que o Exército protege áreas de preservação e sempre segue a legislação ambiental quando se constrói unidades. Seguimos todos os parâmetros da Lei.”, afirmou o General Juarez. “Ao todo, teremos cerca de 6.200 pessoas que vão viver no complexo da ESE com investimento previsto de 1,7 Bilhões de Reais. Observando essas informações as cidades de Santa Maria (RS), Ponta Grossa (PR) e aqui em Pernambuco são locais que atendem nossas premissas”, completou o General. “A instalação desta Escola dos Sargentos do Exército é fundamental para Pernambuco, uma vez que ela vai ajudar a desenvolver as regiões de seu entorno, passando especialmente pelos municípios de Paudalho, Camaragibe, Araçoiaba e Abreu e Lima. De igual maneira, que é fundamental para a ESE (e ao mesmo tempo para atender as demais cidades da Mata Norte), tirar do papel a construção do arco metropolitano (eixo norte), que, além de levar desenvolvimento àquela região, será um grande escoador de produtos até o Porto de Suape”, informou Meira. Estou aqui como um facilitador e desde sempre, à disposição para encontrarmos os caminhos que ajudem a construção desta Escola. Neste intuito, tenho conversado com o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, com a Governadora Raquel Lyra (PSDB) e com os líderes da bancada pernambucana na Câmara Federal, Augusto Coutinho (REP) e Carlos Veras (PT) para que possamos juntos, entregar ao povo Pernambucano, este grande empreendimento”, concluiu o Coronel Meira.

GTP+ realiza Caravana da Prevenção às ISTs e ao HIV no Sertão de Pernambuco

O Grupo de Trabalho em Prevenção Posithivo (GTP+), realiza de 06 a 10 de novembro a Caravana da Prevenção no Sertão de Pernambucano. A ação percorre os municípios de Arcoverde, Ouricuri, Salgueiro e Serra Talhada. Os personagens Lampião e Maria Bonita irão conversar com o público presente sobre a prevenção combinada, que são os métodos eficazes para barrar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTS) e o HIV/Aids. Na ocasião, estarão sendo disponibilizados testes rápidos de fluido oral para detecção do HIV. Além disso, a equipe pedagógica do GTP+ estará entregando preservativos femininos, masculinos, lubrificante íntimo e autoteste para o HIV. Para o coordenador de Projetos do GTP+, Abreu Dylan, a Caravana tem por objetivo levar informações sobre Prevenção Combinada ao HIV/Aids e outras IST’s a municípios do interior do Estado. “Esperamos ampliar as estratégias de cuidado, assistência e informação entre as populações mais vulneráveis, que tem vivenciado um maior distanciamento dos serviços de saúde de forma geral, e particularmente nos campos das IST’s e HIV/Aids”, afirmou. A iniciativa é realizada pelo GTP+, em cooperação com a Unesco e em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde dos municípios e as respectivas prefeituras. Além do Programa Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde do Estado e o Governo do Estado de Pernambuco. Programação da Caravana da Prevenção: Arcoverde 6/11 (Segunda-feira) Local: Residêncial Maria de Fátima Horário: 14h 7/11 (Terça-feira) Local: Praça Winston Siqueira Horário: 8h Ouricuri 8/11 (Quarta-feira) Local: Pátio de Eventos de Ouricuri Horário: 8h Salgueiro 9/11 (Quinta-feira) Local: Rua Otávio Leitinho, Santo Amaro, em frente ao ACS. Horário: 8h Local: Shopping Salgueiro Horário: 14h Serra Talhada 10/11 (Sexta-feira) Local: Pátio da Feira Horário: 8h  

Joaquim Lira representa Pernambuco em evento pela paz no Vaticano

O deputado pernambucano Joaquim Lira está em Roma onde representou nosso Estado no evento “Concerto pela Paz”, acontecimento mundial que busca chamar a atenção e sensibilizar autoridades e povos pela paz do mundo, e o sessar das guerras. O parlamentar acompanhou de perto a apresentação da Orquestra Criança Cidadã, do Recife, que ao lado de músicos da Itália, Rússia e Ucrânia realizaram um concerto para uma seleta plateia, que contou com a presença do sumo pontífice da Igreja Católica, Papa Francisco, na sessão deste sábado (04), além de cardeais, bispos, representantes do Vaticano, jovens, autoridades, políticos e empresários do Brasil e do exterior. Foram duas apresentações no altar-mor da Basílica de São Pedro e na Sala Paulo VI, respectivamente, na sexta 03, e ontem, sábado 04. Joaquim Lira falou da gratidão em estar num evento de tamanha importância para o mundo: “Extremamente feliz. Não somente por estar representando nosso Pernambuco em um evento tão grandioso como este, mas, também, por ver esses jovens pernambucanos trazendo com tanta maestria a música, para sensibilizar toda essa gente e diferentes povos ao redor do mundo. É a superação em prol da superação. Sem dúvida, todos sairemos daqui com o coração renovado de esperanças de que logo superaremos esses momentos difíceis que a Europa, África e Oriente Médio estão passando com os atuais conflitos”, finalizou o parlamentar. A Orquestra Criança Cidadã (OCC) é um projeto de inclusão social sediado na comunidade do Coque, em Recife, e levou à Roma 25 jovens músicos pernambucanos, com idades entre 14 e 21 anos, escolhidos através de audições.