Elias articula projetos para Jaboatão em reunião com a bancada do PT em Brasília
Pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura do Jaboatão, Elias Gomes esteve reunido na manhã desta terça-feira (17), em Brasília, com a bancada federal da sigla no Congresso Nacional. Ao lado dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, e do deputado federal Carlos Veras, Elias reivindicou recursos para demandas sensíveis à população do município, a exemplo, dentre outros, a dragagem e urbanização do entorno da Lagoa Olho D’Água e o projeto de fortalecimento do polo logístico do Eixo da Integração da Muribeca, dentre outros. A visita de Elias a Brasília tem como prioridade garantir investimentos da União para o Jaboatão e debater estratégias para as eleições de 2024. Desde que aceitou o convite do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para voltar a disputar o Palácio da Batalha, o ex-prefeito tem reforçado a importância para o município em ter uma gestão alinhada com o Governo Federal. “Unidade e defesa da democracia e do desenvolvimento. Essas são as expressões que têm norteado as nossas conversas. Estamos todos unindo as mãos para que Jaboatão volte a ter prosperidade e progresso. Estamos ao lado do presidente Lula para que, com muito trabalho e seriedade, possamos devolver ao povo do Jaboatão uma cidade desenvolvida”, afirmou Elias. “Estivemos hoje mais uma vez lado a lado com o futuro prefeito do Jaboatão dos Guararapes, o nosso companheiro Elias Gomes, que tem trabalhado pela formação de uma grande frente para que o município volte aos eixos e possa ser, novamente, uma referência para o estado de Pernambuco”, destacou Humberto. “Estamos articulando forças e vamos ajudar o nosso futuro prefeito que vai, sem dúvida alguma, vencer essa que é uma das importantes eleições em Pernambuco”, acrescentou. A senadora Teresa Leitão, por sua vez, ressaltou a importância da cidade do Jaboatão dos Guararapes para o desenvolvimento socioeconômico do estado, e observou a trajetória de Elias “sempre em defesa da democracia”. “Essa é uma disputa prioritária para o PT. Elias sabe disso, o diretório municipal do partido sabe disso. E que bom que essa aliança que está se formando em torno do nosso companheiro é ampla e vai ganhar a eleição.” “Elias tem competência, tem experiência de gestão. E o presidente Lula precisa de Elias prefeito do Jaboatão para que, juntos, possamos reconstruir não somente o Jaboatão, mas todo o Brasil. Estamos juntos nessa caminhada para construir uma cidade melhor e um país mais digno”, pontuou o deputado federal Carlos Veras.
Humberto pede à Alemanha traslado dos restos mortais de Maurício de Nassau para Pernambuco
Organizador do livro O Brasil Holandês, lançado no último sábado na XIV Bienal Internacional, o senador Humberto Costa (PT) esteve, nesta terça-feira (17), na Embaixada da Alemanha, em Brasília, para tratar de um projeto de caráter histórico, turístico e cultural em favor de Pernambuco. O parlamentar pediu à representação germânica o traslado dos restos mortais do príncipe João Maurício de Nassau para o estado, com a finalidade de integrá-los ao conjunto arquitetônico da rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife. Contratado pela Companhia das Índias Ocidentais, Nassau foi governador-geral do Brasil Holandês entre 1637 e 1643. Alemão, ele era um conde integrante da Casa de Orange e veio para Pernambuco com a maior missão artística e científica a cruzar a Linha do Equador até então. Trouxe pintores, como Frans Post e Albert Eckhout, arquitetos, astrônomos, naturalistas, que mudaram a paisagem do Recife e legaram empreendimentos, como o primeiro observatório astronômico das Américas. A liberdade religiosa assegurada por Nassau, nesse período, trouxe um grande número de judeus da Europa para Pernambuco, onde fundaram, na rua do Bom Jesus, antiga rua dos Judeus, a primeira sinagoga das Américas, que hoje busca reconhecimento como patrimônio histórico e artístico nacional e como patrimônio mundial junto à Unesco. “Estamos trabalhando nesse processo da Kahal Zur Israel e, tendo em conta a imensa contribuição de Nassau ao desenvolvimento das artes, da ciência, da economia, da arquitetura do nosso estado, pensamos que trazer os seus restos mortais ao Recife, na ideia da construção de eventual mausoléu, integrado a um conjunto cultural com a sinagoga, que sirva como referência à reflexão histórica sobre esse período”, disse o senador. Recebido pelo chefe da Chanceleria alemã, Wolfgang Bindseil, e pela conselheira Claudia Seidler, o senador vai dar sequência aos entendimentos com o cônsul-geral da Alemanha no Recife, com a Embaixada dos Países Baixos e com o próprio Ministério das Relações Exteriores, para que a Embaixada do Brasil em Berlim faça os contatos necessários com as autoridades alemãs à viabilização. Nassau não teve herdeiros. Morreu em 1679, em Cleves, na Alemanha, e, após um período, a família pediu o traslado dos seus restos mortais para a cidade de Siegen, também na Alemanha, de onde parte dos seus ancestrais era originária. Em 2024, ocorrem os 400 anos da primeira incursão holandesa sobre o território da colônia, havida na Bahia, e terminada em 1625. Cinco anos depois, em 1630, os neerlandeses tomaram Pernambuco e promoveram uma ocupação que durou 24 anos. Também no ano que vem, a Alemanha comemora os 200 anos do início da imigração germânica no Brasil.
Dia dos Motoristas de Aplicativos é instituído no Recife
Recife agora tem o Dia dos Motoristas de Aplicativos no seu calendário oficial. A lei, de autoria da vereadora e secretária dos Direitos dos Animais do Recife, Andreza Romero, foi aprovada na Câmara Municipal e já está em vigor. A data será comemorada, anualmente, em 25 de julho. Segundo a norma, neste dia a Administração Pública Municipal deve promover a conscientização para a boa utilização do meio de transporte de passageiros por intermédio de aplicativos do ambiente digital, assim como um fórum de discussão dos problemas do setor. Também fica instituído como obrigação da gestão municipal promover palestras, seminários, campanhas, mobilizações e outras atividades que sensibilizem a população acerca da importância das medidas de segurança de passageiros e motoristas de aplicativos e ainda contribuir para a melhoria dos indicadores de violência associada ao mau uso de redes sociais e do meio ambiente digital. Segundo Andreza Romero, “o Recife já estava há muito tempo devendo esse reconhecimento aos motoristas, que contribuem diariamente com a mobilidade da cidade, e merecem condições mais dignas para exercutar seus trabalhos.” A lei determina também a promoção do monitoramento em tempo real da frota de veículos que transporta pessoas por intermédio de aplicativos e o intercâmbio de ações direcionadas à proteção de motoristas e passageiros com ações preventivas contra assaltos e roubos, direitos dos consumidores, qualidade da mobilidade para mulheres, grávidas, idosos, crianças e adolescentes, e ainda pessoas portadoras de deficiência.
Roberta Arraes conquista homologação do balizamento noturno e pleiteia expansão do Aeroporto de Araripina em encontro com ministro Silvio Costa Filho
Na oportunidade, Roberta solicitou a homologação do balizamento noturno, o que foi imediatamente autorizado pelo ministro, e também a ampliação da pista e a edificação do terminal de embarque e desembarque, obras que irão ingressar no planejamento do ministério. Enquanto deputada, Roberta conquistou a reforma do antigo aeródromo, tornando-o o Aeroporto Regional do Araripe, que hoje tem voos comerciais três vezes por semana para a capital Pernambucana pela companhia Azul Linhas Aéreas. Com esse importante investimento, que recebeu emenda parlamentar de sua autoria, a distância entre o sertão e a capital pernambucana diminuiu, e consequentemente abriu as portas do Sertão do Araripe para o mundo e para o desenvolvimento. Ainda fora solicitado por Roberta o retorno do voo Juazeiro do Norte x Brasília, que é de tamanha importância para os pernambucanos e para a população dos estados circunvizinhos, momento em que foi informada pelo ministro que a determinação do presidente Lula é que o desenvolvimento e investimentos cheguem em todas as regiões do Brasil. Na ocasião, Roberta destacou: “É muito importante para o desenvolvimento do estado ter mais um ministro pernambucano, competente, visionário e de uma capaciade de diálogo incrível, além de entender a importância da interiorização do desenvolvimento para o Brasil” finalizou.