Governadora Raquel Lyra e presidente Lula debatem investimentos para PE

Fechando a agenda em Brasília nesta segunda-feira (25), a governadora Raquel Lyra foi recebida no Palácio do Planalto pelo presidente Lula e pelo ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa. Em pauta no encontro, investimentos do Novo Pac em Pernambuco e os projetos estruturadores do Governo do Estado já em execução. “Debatemos os investimentos necessários para a melhoria da qualidade de vida em nosso estado, o que já temos feito nestes primeiros nove meses e as parcerias com o governo federal”, destacou a governadora.
Keko inaugura cozinha comunitária
no Quilombola Onze Negras

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, inaugurou nesta segunda-feira (25), a cozinha comunitária no Quilombola Onze Negras. O equipamento é o primeiro em área quilombola do Estado e no segundo no Brasil. A cozinha comunitária foi criada em parceria com o Governo do Estado, co-financiador do projeto. O evento de inauguração contou com a presença da secretária estadual de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Combate às drogas, Ana Carolina Cabral, representando a governadora Raquel Lira. “Estamos felizes por entregar esse importante equipamento. Com a cozinha comunitária o Cabo dá um passo à frente no combate à fome, contemplando os que mais precisam”, disse o prefeito. Ele também anunciou o projeto de pavimentação da estrada que dá acesso à comunidade Onze Negras. “Na última viagem à Brasília, obtivemos, por meio de emenda parlamentar, R$ 1 milhão que iremos destinar a pavimentação do acesso à comunidade Onze Negras. A Prefeitura também fará um aporte financeiro para viabilizar esta obra”, disse Keko. O evento de abertura contou com apresentação de ciranda, com as crianças do Ciclo de Convivência das praias, e do Maracatu Okum Jambá. Em sua fala, Ana Carolina disse que a instalação da cozinha comunitária na comunidade quilombola Onze Negras tem grande representatividade. “A parceria do Governo do Estado com os municípios tem contribuído no combate à fome”, enfatizou. A cozinha comunitária do Quilombola Onze Negras ganhou o nome de Antonieta Maria da Silva, mãe da líder comunitária quilombola, Maria José de Fátima da Silva. “Mais do que oferecer comida a quem precisa, essa cozinha tem um significado especial para mim, pois leva o nome de minha mãe. Uma mulher forte e uma das fundadoras desta comunidade”, disse Fátima. A cozinha vai funcionar de segunda a sexta-feira, oferecendo almoço gratuito para 200 moradores cadastrados pela Secretaria Municipal de Programas Sociais, observando os critérios de vulnerabilidade social. A Prefeitura, através do programa de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Programas Sociais, será responsável pela execução, manutenção e funcionamento da cozinha comunitária. “Este é, sem dúvida, um dia de festa para a comunidade e para a gestão municipal, além de um processo histórico para o Cabo”, disse Andrea Galindo, secretária de Programas Sociais do Cabo. Vamos promover o acesso a uma refeição saudável e adequada, mudando os índices de insegurança alimentar e nutricional existentes em nossa realidade”. Participaram do evento, vereadores, secretários municipais e estaduais, deputado Lula da Fonte, representantes de movimento sociais, além da comunidade local.
Câmara do Cabo aprova contas da Gestão Lula Cabral de 2020

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira, 25 de setembro, a Câmara do Cabo de Santo Agostinho, aprovou às contas de governo do ex-prefeito, Lula Cabral (SD), referentes ao ano de 2020. O Legislativo acompanhou o parecer do Tribunal de Contas do Estado que orientava pela aprovação com ressalvas. As contas foram aprovadas por 13 votos e contou com a relatório do vereador, Cianinho (PSB).
Raquel participa de Assembleia Geral do Consórcio Nordeste e defende ação integrada em favor das energias renováveis no País

A governadora Raquel Lyra participa, nesta segunda-feira (25), em Brasília, da Assembleia Geral do Consórcio Nordeste. Na ocasião, os governadores da região assinaram Memorando de Entendimento entre o Consórcio e o Banco Mundial que torna o Nordeste um hub internacional de fontes de energia renováveis. “O Banco Mundial tem feito um diálogo bilateral com os estados, tem trabalhado conosco com agroecologia e o financiamento ao Porto de Suape. É muito importante atuarmos de maneira integrada, percebendo de que forma podemos fazer a transição energética nas nossas cadeias produtivas. Com o que está sendo firmado agora, estamos tendo a possibilidade de redimensionar os nossos arranjos produtivos, tornando-os mais sustentáveis”, afirmou Raquel Lyra. O presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevêdo, comentou sobre o potencial que a região tem para estabelecer a transição energética. “Esse memorando estabelece uma parceria importante porque sabemos do potencial que o Nordeste tem para a geração de energias limpas e renováveis. Neste momento de transição, nossa região poderá ser a grande protagonista na produção de hidrogênio verde”, declarou. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também participou do encontro. O objetivo do memorando é transformar o Nordeste em um polo da economia verde, como destacou o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt. “Este momento é muito importante para o Banco Mundial e também para a transição energética. Nós temos grandes oportunidades de o Brasil se tornar um líder global de transição energética, e a região Nordeste pode ser um líder dentro do País”, disse. Participam da assembleia os governadores Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Paulo Dantas (Alagoas), Elmano de Freitas (Ceará), Rafael Fonteles (Piauí), Jerônimo Rodrigues (Bahia), Carlos Brandão (Maranhão) e Fábio Mitidieri (Sergipe); o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gaba; e os secretários estaduais Fernando Holanda (Assessoria Especial) e Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura). CHAPADA DO ARARIPE – Durante o encontro, os governadores nordestinos também afirmaram que vão apresentar ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) um ofício pedindo a candidatura da Chapada do Araripe a Patrimônio da Humanidade. O local é um importante sítio paleontológico brasileiro, situado na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. Caso receba o título, o espaço passará a ser alvo de um compromisso internacional de conservação e preservação.
PP fortalece a base no município de Tamandaré

A empresária e primeira-dama de Tamandaré, Maria Luiza, assume a presidência do PP, no município. A filiação foi assinada pelo presidente estadual, deputado federal Eduardo da Fonte, na manhã desta segunda-feira (25), e contou com a presença dos deputados estaduais Romero Sales e Adalto Santos. O PP está ampliando as bases em todo o Estado e se fortalecendo, ainda mais, na Mata Sul. “O partido tem uma grande expressão no litoral sul e Maria Luiza chega para agregar ainda mais esse projeto”, afirmou o deputado federal Eduardo da Fonte, que há 15 dias recebeu outro reforço à legenda na Região Metropolitana com a filiação da prefeita do Ipojuca, Célia Sales. Majoritário no município de Tamandaré, o deputado estadual Romero Filho vem acompanhando os avanços na cidade nas mais diversas áreas, como assistência social, educação, saúde, infraestrutura, turismo, geração de empregos e renda. “Sabemos das melhorias que estão ocorrendo em Tamandaré. Para garantir que esses avanços continuem acontecendo, estamos empenhados em fortalecer a nossa base na cidade e trabalhar pela reeleição do prefeito Carrapicho”, declarou Romero Filho.
Deputado Eduardo da Fonte, prefeito Roberto Asfora e deputado Kaio Maniçoba participam do 1º Festival do Morango em Brejo da Madre de Deus

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) esteve presente no 1º Festival do Morango do município de Brejo da Madre Deus ao lado do prefeito da cidade, Roberto Asfora, do deputado estadual, Kaio Maniçoba e do vereador, Roberto Asfora Filho. O evento, que celebra a posição do município como o maior produtor de morango do estado de Pernambuco, entrou para o calendário estadual e cultural da cidade. Durante sua participação, Eduardo da Fonte destacou o compromisso do prefeito Roberto Asfora com a agricultura e os produtores locais e enfatizou a importância de oferecer um mercado para produtos agrícolas de alta qualidade, ressaltando o papel fundamental do evento na valorização da produção de morangos em Pernambuco. “O 1º Festival do Morango demonstra a preocupação do prefeito Roberto Asfora para que os agricultores tenham um mercado para seus produtos de alta qualidade. Valorizar o morango é, essencialmente, valorizar nossa história, nossa terra e nosso povo. Contem com o meu apoio e compromisso por Brejo na Câmara dos Deputados. Vamos juntos desenvolver o município”, disse o deputado e Eduardo da Fonte. O festival é um exemplo de como a agricultura pode desempenhar um papel vital no crescimento econômico e no desenvolvimento sustentável de um município. Brejo da Madre de Deus não reforça apenas sua posição como o maior produtor de morangos em Pernambuco mas estabelece um caminho promissor para o futuro agrícola da região.
LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O EXERCÍCIO 2024 É SANCIONADA PELA PREFEITA LUCIELLE LAURENTINO

A prefeita de Bezerros, no Agreste pernambucano, Lucielle Laurentino, sancionou, na última quinta-feira (21), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2024. A Lei Nº 1.499, de 20 de setembro de 2023, foi aprovada no Plenário da Câmara Municipal e, posteriormente, seguiu para sanção do Poder Executivo. O documento estabelece as metas e prioridades da administração pública para o ano seguinte. Na lei, também são definidas alterações na legislação tributária, receitas, execução de despesas, transferências de recursos para entidades públicas e privadas, celebração de operações de crédito, contingenciamento de despesas, controle de custos, entre outras orientações preliminares, gerais e transitórias para o pleno funcionamento da gestão municipal. Conforme estabelecido no documento, deverão ser assegurados os princípios da justiça, transparência, publicidade, participação popular, controle social, sustentabilidade e gestão fiscal na elaboração e execução do orçamento municipal para o exercício de 2024. A prioridade de investimentos é direcionada aos projetos em andamento e às atividades destinadas ao funcionamento dos órgãos e entidades da administração pública.
Coluna de Olho na Política: A nova batalha dos Guararapes

Edição de segunda-feira, 25 de setembro de 2023 Por Jorge Lemos Editor do Blog As atenções estarão voltadas para o município de Jaboatão dos Guararapes. A eleição de 2024 será o clássico dos clássicos, uma nova Batalha dos Guararapes. Na segunda maior cidade de Pernambuco, o clima eleitoral já começou a esquentar com a filiação do ex-prefeito e pré candidato à prefeitura, Elias Gomes, ao PT. Elias Gomes, que é um fênix na política, mostrou força no seu ato de filiação que reuniu lideranças nacionais do partido a exemplo da presidente Nacional do PT, deputada Gleise Hoffmann e do vice presidente nacional do PT, senador Humberto Costa. A filiação de Elias ao Partido dos Trabalhadores passou pelo crivo do presidente Lula na última vez que ele esteve em Pernambuco. O PV, que faz parte da federação com o PT e PCdoB, tem a pré candidatura do ex-vereador, Daniel Aves, que ficou em segundo lugar nas eleições de 2020. Uma operação foi montada para convencer Daniel a disputar uma vaga na Câmara, já que a federação não permite dois candidatos majoritários. A disputa será nacionalizada, já que do outro lado tem dois pré candidatos da base política do ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL). A deputada federal, Clarissa Tércio (PP) é uma fiel escudeira do ex-presidente e carrega a bandeira do Bolsonarismo. Já o atual prefeito, Mano Medeiros, que é candidato à reeleição, pertence ao partido de Bolsonaro e tem o apoio do ex-prefeito, Anderson Ferreira, que foi candidato a governador de Pernambuco em 2022 e preside o Partido Liberal no Estado. Esfriou– Depois de um grande ato de posse na presidência do PP de Jaboatão e anúncio da pré candidatura à prefeitura do município, a pré-campanha da deputada federal, Clarissa Tércio deu uma esfriada geral. O que se fala nos bastidores é que a parlamentar colocou uma coordenação que não conhece o jogo de Jaboatão e não está conseguindo decolar. Vai com Elias- Falando no PP, o deputado estadual, Jeferson Timóteo , que faz parte do partido de Clarissa, já disse que não apoia a candidata do seu partido em Jaboatão e que o seu compromisso é com a candidatura de Elias Gomes (PT), como forma de retribuir o apoio que teve em 2022. Faz o L- O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, atualmente no MDB tem feito uma articulação para voltar às fileiras do Partido dos Trabalhadores, mas alguns integrantes do PT têm resistido a entrada de Ribeiro que vai concorrer à reeleição no próximo ano. Ampliando– O deputado estadual, France Hacker (PSB), em 8 meses de mandato, tem intensificado sua base política na Mata Sul. Depois de empossado, já fechou com os prefeitos de Barreiros, Joaquim Nabuco, Belém de Maria e Palmares. Na última semana, fechou com o grupo de Clóvis Paiva, em Ribeirão. Dor de cabeça- Muitos vereadores de mandato estão dormindo à base de rivotril. É grande a dificuldade na montagem das chapas. Muitos suplentes não querem formar chapa com a presença de vereadores de mandato e ameaçam não fazer calda. É bronca !!