No Cabo, secretário do PT repudia uso da imagem do partido como apologia política
Amigas e amigos do Cabo de Santo Agostinho. Quem me conhece sabe do respeito e da seriedade a qual tenho e carrego com as decisões coletivas do Partido dos Trabalhadores-PT, tem sido assim a quase 24 anos de compromisso por meio da minha acertada filiação partidária. Muitas vezes, mesmo sendo vencido nas deliberações internas, eu sempre segui as decisões tomadas pelo conjunto da direção, pois democraticamente foi assim que o PT e à luta coletiva da classe trabalhadora me ensinaram. A bem da verdade e por ter compromisso com as bandeiras de lutas históricas do PT, do Movimento Sindical e dos Trabalhadores e Trabalhadoras, venho a público repudiar qualquer tentativa de uso da imagem do nosso partido como forma de fazer apologia política, disfaçada de apoio e solidariedade em defesa dos interesses das categorias organizadas do município do Cabo de Santo Agostinho. Não se defende luta coletiva espalhando narrativas descontextualizadas. À luta e as pautas de reivindicações das categorias são legítimas e fazem parte do processo político de negociação entre o Sindicato e a gestão Municipal. É absurda qualquer tentativa de partidarização deste natural ambiente democrático. Não existe qualquer posição de perseguição contra o movimento sindical ou a qualquer de seus dirigentes na gestão municipal, muito pelo contrário, um governo que senta à mesa e abre os números do orçamento público, inclusive com as diretorias de todos os Sindicatos envolvidos, onde foram entregues suas pautas de reivindicações e agendado futuras negociações, sem falar no PCCV que está sendo construído coletivamente, jamais poderá ser acusado de governo perseguidor e antidemocrático. Posições pessoais não deverão ser de responsabilidade institucional, sim, individual com base nas normas legais e constitucionais. Dizer aos líderes das instituições Sindicais envolvidos na negociação, que a gestão municipal não tem como atender, no atual momento, algumas das reivindicações apresentadas, justificando a dificuldade que os municípios estão enfrentando, nem aqui nem em lugar nenhum do mundo deverá ser interpretado como negativa definitiva tampouco como perseguição política aos Servidores Públicos do Cabo. É um grande equívoco tentar usar o PT e o movimento Sindical como instrumento de barganha política para tentar jogar as categorias organizadas contra a gestão municipal. Toda e qualquer tentativa neste sentido, serei contra e estarei me posicionando, pois não me furtarei de fazer este debate. Por fim, me coloco a disposição dos Sindicatos, das lideranças das categorias organizadas e da luta da classe trabalhadora para ajudar no que estiver ao meu alcance, visando ampliar e fortalecer, ainda mais, o diálogo neste processo de negociação, buscando sempre avançar na luta por direito, respeito e conquistas para todos e todas. Edmilson Jovem, Secretário Municipal de Organização do PT do Cabo de Santo Agostinho.
Shows, motoclubes e exposição de carros foram destaques no primeiro dia do Jaboatão Motor Fest
A abertura do 1° Jaboatão Motor Fest, no Parque da Cidade, em Prazeres, reuniu motoclubes de Pernambuco e também de outros estados, agitando o feriado da Independência, nesta quinta-feira (7). O público que circulou pelo espaço de eventos pode apreciar motos de várias marcas e modelos. A orquestra Sol Maior e as bandas gospel Angel’s Fire e Extremus subiram ao palco da Arena Show, animando o público com muita música. Nesta sexta (8), o evento segue com mais apresentações musicais a partir das 17h. As atrações serão o grupo Radiola 80, seguido das bandas jaboatonenses Caprica e Pé de Jambo e a noite encerra com Spirit Of Rush. Além dos shows no palco Arena Show, os visitantes curtiram a exposição de carros antigos, praça de alimentação, estandes de motoclubes, serviços do Detran-PE e a Feira Espaço da Mulher Empreendedora. O evento foi aberto oficialmente pelo prefeito Mano Medeiros, que falou a respeito da importância de realizar um encontro de motoclubes no município. “Estou muito orgulhoso e feliz com a realização desse grande evento aqui no município. A estrutura do festival, no Parque da Cidade, ficou ótima e as famílias podem se divertir com segurança e conforto até este sábado. Tenho certeza que o evento já é um sucesso e entrará para o calendário cultural de Jaboatão. Por isso, convido os jaboatonenses a prestigiarem este festival”, falou o prefeito. As mulheres marcaram presença do 1°Jaboatão Motor Fest com o estande do Motoclube Mulheres na Estrada, comandado pela vice-presidente do grupo, Diva Ruanna. “Queremos promover a inclusão do público feminino no ambiente do motociclismo. Agradeço o espaço que a prefeitura nos proporcionou e aproveito para convidar as mulheres para conhecer nosso estande”, disse Diva.
Simão Durando entrega escrituras a moradores do Cosme e Damião e afirma que mais de 15 mil moradias serão regularizadas até 2024
A noite desta quarta-feira (6) foi de muita festa e emoção para os moradores do bairro Cosme e Damião, em Petrolina. É que o prefeito Simão Durando, através do programa Petrolina Legal, realizou a entrega de mais de 150 escrituras públicas de imóveis e 80 títulos de posse para os moradores desta localidade. O evento contou com a presença de vereadores, lideranças e o ex-senador Fernando Bezerra Coelho. Esta é a segunda vez, em menos de um ano, que a prefeitura entrega escrituras e títulos de posse através do programa Petrolina Legal aos moradores do Cosme e Damião. Mais que um documento, a regularização garante dignidade e segurança jurídica para os moradores que viviam na incerteza. O programa deverá avançar ainda mais nos próximos anos, assegurando novas escrituras e títulos de posse aos petrolinenses. A meta, segundo o prefeito é atingir a marca de 15 mil famílias beneficiadas pelo programa de regularização fundiária. “Sei que foram anos de espera por esse momento. E que emoção ter a oportunidade de compartilhar esse momento com a nossa gente. É uma iniciativa que traz dignidade para essas pessoas. Receber o papel que prova que a moradia é sua representa um sonho concretizado. Por isso, sempre é muito especial participar dessa noite e ver o sorriso no rosto de tantas famílias. Dessa forma, fazemos questão de fortalecer ainda mais o trabalho de regularização fundiária e toda a nossa equipe está empenhada para atender a nossa população. De 2017 até agora, já foram cerca de 9 mil documentos entregues, entre escrituras e títulos de posse. Somente no último ano, garantimos a segurança da casa própria a mais de 2 mil família. Até o final do nosso mandato a nossa meta é chegar aos 15 mil”, concluiu o prefeito Simão. *Programa Petrolina Legal* É o maior programa de regularização fundiária da história da cidade. Além do Cosme e Damião, já foram beneficiados o Pedra Linda, João de Deus; São Gonçalo; Pedro Raimundo; Fernando Idalino; Terras do Sul; Henrique Leite; Dom Malan, Alto do Cocar e Vila Vitória. Para a solicitação, os documentos podem ser entregues na sede da SEDURBHS, localizada na Avenida da Integração, nº 948, bairro Dom Malan. O atendimento acontece de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 12h.
Liana Cirne participa do 29º Grito dos Excluídos e das Excluídas do Recife
A vereadora do Recife Liana Cirne (PT) participou neste 7 de Setembro da 29ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas, que saiu pelas ruas da área central da capital pernambucana neste feriado da Independência. Durante a caminhada a parlamentar defendeu a democracia e a importância do movimento na busca de direitos sociais. “A gente tem fome de democracia, a gente tem fome de justiça, mas não é qualquer democracia, é a democracia real. A democracia que mata a fome de verdade, nossa fome de educação, de inclusão, de participação de quem era excluído sendo incluído nos espaços de poder”, disse Liana Cirne. A vereadora lembrou ainda o discurso feito pelo presidente Lula (PT) na última edição da Marcha das Margaridas, em Brasília. “A gente tem que estar na rua. Quem deu as mãos para enfrentar o bolsonarismo. Quem deu as mãos para dizer não ao golpe contra a presidenta Dilma, tem que estar nas ruas como a gente está hoje. Estamos hoje aqui do jeito que o presidente Lula nos disse na Marcha das Margaridas: Continuam reivindicando. Nós estamos aqui porque os excluídos e as excluídas serão incluídos e incluídas. Será por nós e pelas nossas reivindicações. Uma conquista pela nossa presença nas ruas”, pontuou Liana Cirne.
Governadora Raquel Lyra participa do desfile cívico-militar em homenagem à Independência do Brasil
A governadora Raquel Lyra participou, nesta quinta-feira (7), das celebrações dos 201 anos da Independência do Brasil. O desfile cívico-militar aconteceu na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Na ocasião, após realizar a revista da tropa e receber as honras militares, a gestora acompanhou toda a celebração ao lado da vice-governadora Priscila Krause, do secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede, e do major-brigadeiro do ar João Campos Ferreira Filho, comandante do II Comando Aéreo Regional (Comar). “É uma honra poder estar aqui em um dia simbólico como este, da Independência do Brasil, resgatando a nossa história, a nossa tradição de Pernambuco sempre estar à frente das lutas libertárias do Brasil. Com muita alegria posso viver esse momento sendo a primeira mulher governadora do Estado”, disse Raquel Lyra. A chefe do Executivo ainda destacou que, apesar da festividade que a data suscita, é preciso muito trabalho para garantir mais direitos à população. “Fazendo uma reflexão, a nossa independência ainda está pela metade. Enquanto houver pessoas passando fome, sem acesso à água, mulheres sem escolas para os seus filhos, nós ainda temos um trabalho imenso pela frente. Para garantir a verdadeira democracia, a verdadeira independência do nosso País”, declarou. Na cerimônia, um palanque para autoridades foi instalado em frente à Universidade Salgado de Oliveira (Universo). A revista à tropa teve início às 8h e o desfile começou às 8h30. O evento foi aberto pelo Destacamento Escolar, que reuniu cerca de 1.300 estudantes da rede pública de ensino, do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife, além de centros técnicos e organizações. As tropas que participaram do desfile foram constituídas por militares da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Ao todo, 3.368 militares compareceram à celebração. Já o desfile motorizado encerrou o evento, contando com veículos especializados e automóveis civis; além de conjuntos a cavalo, do Regimento de Polícia Montada Dias Cardoso. Mais de 200 veículos participaram da apresentação. A maçonaria, os escoteiros e outras entidades da sociedade civil também parti