Situação do metrô do Recife é estarrecedora, diz Humberto
A precarização do metrô do Recife foi tema de uma diligência externa do Congresso Nacional realizada, nesta segunda-feira (21), no Recife. Proposta pelo presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, Humberto Costa (PT), e realizada em parceria com a Comissão de Trabalho da Câmara, representada pelo deputado Túlio Gadelha (Rede), a diligência reuniu representantes do governo federal, do governo estadual, dos trabalhadores e dos usuários. Após visitar as instalações e andar no metrô, Humberto disse que a situação é ainda mais preocupante do que se imaginava. “É algo estarrecedor. Há um grave processo de sucateamento que se ampliou nos últimos quatro anos. Faltam recursos para custeio e para investimento. Mas, ao mesmo tempo, sabemos que o metrô tem um potencial muito grande, seja pela expertise dos seus funcionários, seja pela sua dimensão. Por isso, a primeira coisa que temos que fazer neste momento é garantir que esse processo de sucateamento pare. Para isso, o governo federal precisa fazer um investimento significativo para recuperação de máquinas e de todo o sistema para garantir que a população possa transitar com segurança”, disse Humberto. Segundo o senador, após a visita, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e a Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados vão elaborar relatórios para entregar ao ministro das Cidades, Jader Filho, e alertar sobre a gravidade da situação. “Há um sério risco da paralisação técnica do serviço, tamanha a precarização do metrô. A gente vai seguir acompanhando esse tema e cobrando investimentos. Não vamos sossegar até que possamos encontrar uma solução definitiva”, afirmou. Além de Túlio e Humberto, acompanharam a agenda o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB), os deputados estaduais João Paulo (PT), Rosa Amorim (PT) e Dani Portela (PSol) e a vereadora do Recife, Liana Cirne (PT). Também estiveram presentes, o superintendente da CBTU, Dorival Martins, o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, Luiz Soares, o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar, o chefe do Departamento de Estruturação de Projetos do BNDES, Arian Bechara, o coordenador de Regulação à Mobilidade Urbana, Antônio Espósito Neto, e a presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco, Eloisa Bastos Amorim.
Prefeituras estendem faixas em protesto por queda de receitas
Prefeituras pernambucanas amanheceram nesta segunda-feira (21) com faixas pretas em protesto pela queda nas receitas municipais, em especial no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e na alíquota do ICMS. “Chega de queda de receitas e aumento das despesas” e “Recomposição de perdas do ICMS é urgente”, são algumas das frases que estampam os materiais. A campanha é realizada pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Outra reivindicação expressa nas faixas é a “Aprovação do 1,5% do FPM já”, um dos principais pleitos dos prefeitos e prefeitas de Pernambuco para auxiliar no custeio do piso da enfermagem. Ainda neste mês de agosto, a Associação vai promover uma campanha de rádio e TV para conscientizar a população sobre os riscos que os serviços públicos enfrentam com o atual cenário financeiro das cidades. Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), 51% dos municípios estão no vermelho neste semestre, devido à diminuição de receitas e aumento das despesas. Além da queda de 23,54% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), neste mês de agosto, os municípios também amargam represamento das emendas parlamentares e atraso no repasse dos royalties de minerais e petróleo.
Alepe homenageia Nabuco com solene e exposição
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove, hoje, uma sessão solene e inaugura a exposição ‘Nabuco Em Casa’ para marcar o aniversário de Joaquim Nabuco, que completaria 174 anos em 19 de agosto. O evento será realizado às 18 horas no auditório Sérgio Guerra e contará com apresentação dos músicos Beto Ortiz e Cláudio Almeida e do Coral Vozes de Pernambuco, formado por funcionários da Alepe. O bisneto de Joaquim Nabuco, Pedro Alberto Nabuco, representará a família na solenidade, que contará ainda com a presença da presidente da Fundaj, Márcia Aguiar. “Meu bisavô representa a coragem e a missão de elevar o espírito público acima dos partidos, a união da Constituição ao trabalho livre e às reformas sociais. A homenagem que a Alepe lhe faz representa esse reconhecimento: o do dever de superar o dissenso e unir esforços acima de ideologias para servir ao Estado, ao povo e ao país. Seus textos, livros, cartas, discursos e pronunciamentos são um oráculo sobre a atualidade, onde as respostas nunca estão ausentes”, destaca Pedro Alberto. A exposição ‘Nabuco em Casa’ será aberta ao público de 21 de agosto a 1º de setembro no hall superior do edifício Miguel Arraes. O acervo, cedido pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), reúne 16 painéis que contam a trajetória de vida de Nabuco, uma seleção de frases que ilustram o pioneirismo do abolicionista e político pernambucano, e réplicas de objetos pessoais. A Alepe organizará, neste período, visitas guiadas à exposição e às instalações do Legislativo para alunos de algumas escolas públicas estaduais como a Joaquim Nabuco, Sizenando Silveira, a Escola Referência em Ensino Médio Luiz Delgado, todas do Recife, e a Escola Marechal Floriano Peixoto, de Olinda. Joaquim Nabuco é o patrono da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O belo edifício de linhas neoclássicas às margens do Capibaribe, que recebeu, em 1948, a denominação de Palácio Joaquim Nabuco, é chamado de casa do povo pernambucano e também de Joaquim Nabuco. Serviço Sessão solene em homenagem a Joaquim Nabuco – 21/08, às 18h, no Edifício Sérgio Guerra Exposição ‘Nabuco em Casa’ – De 21/08 a 01/09 no Edifício Miguel Arraes
Keko do Armazém TEM 53% DE REPROVAÇÃO E 47% DE APROVAÇÃO
O Blog do Jorge Lemos também realizou pesquisa sobre a popularidade do atual prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém(PP). O Instituto XB3, responsável pela pesquisa, ouviu 400 eleitores, nos dias 18 e 19 de agosto. A margem de erro é de 4,9%. Segundo o levantamento, 53% dos eleitores reprovam a forma que o prefeito governa a cidade. Já 47% aprovam a maneira como Keko gerencia o município. Quanto à classificação entre Ótima, Boa, Regular, Ruim e Péssima, a gestão de Keko tem os seguintes percentuais. 8% classifica como ótima, 15% diz que é boa, 32% aponta como regular, 23% ruim. Já para 21% da população a gestão é péssima.
Dueire propõe homenagem a Dom Hélder Câmara no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
No mês em que é lembrada a data de falecimento de Dom Hélder Câmara, o senador Fernando Dueire (MDB) apresentou um projeto de lei que inscreve o nome do religioso no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A proposição destaca o legado significativo e o compromisso de Dom Hélder com os mais necessitados, reconhecendo sua importância histórica para o Brasil. O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, localizado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília, é um símbolo nacional que honra aqueles que atuaram para a construção e desenvolvimento do País. Dom Hélder Pessoa Câmara, conhecido como “O Dom da Paz”, foi um notável arcebispo católico brasileiro, defensor dos direitos humanos e incansável lutador pela justiça social. Nascido em Fortaleza, Ceará, em 7 de fevereiro de 1909, ele se destacou por sua dedicação em prol dos mais desfavorecidos, buscando sempre promover a dignidade humana e combater as desigualdades. Ordenado presbítero da capital cearense aos 22 anos, exerceu o cargo de diretor do Departamento de Educação do Estado do Ceará. Em 1936, se tornou bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Sempre atento às necessidades de seu tempo, fundou a Cruzada de São Sebastião, com a missão de viabilizar condições decentes de moradia, e fundou o Banco da Providência, para atendimento creditício às pessoas em condições de miserabilidade – inicialmente no Rio e, mais tarde, em Pernambuco. Em 1952, Dom Hélder ajudou a criar a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Sua fase de vida mais marcante ocorreu em 1964, quando, pouco antes do golpe militar, foi nomeado pelo Vaticano Arcebispo de Olinda e Recife, cargo que exerceria até sua aposentadoria, em 1985. Nesse período, se tornou uma voz firme na luta do povo brasileiro pelo retorno do Estado Democrático de Direito. Tornou-se um dos mais premiados brasileiros, tendo sido quatro vezes indicado ao prêmio Nobel da Paz. “Durante sua vida, Dom Hélder Câmara desempenhou um papel fundamental na defesa dos direitos civis e sociais dos menos favorecidos. Permaneceu como uma voz incansável dos marginalizados. Sua atuação como líder religioso transcendeu fronteiras e convicções, impactando positivamente a sociedade brasileira e inspirando muitos a se envolverem em causas humanitárias”, afirma o senador pernambucano. Ao apresentar este o projeto, Dueire pretende reconhecer a importância de eternizar o legado de Dom Hélder Câmara como um verdadeiro herói da pátria. “A proposta visa não apenas celebrar suas ações históricas, mas também transmitir sua mensagem de compaixão e solidariedade às futuras gerações”, completa o senador. A matéria já tramita no Senado Federal. A senadora Teresa Leitão (PT-PE) será designada relatora na Comissão de Educação e Cultura, colegiado que deverá aprovar o projeto antes de remetê-lo ao plenário da Casa.
Disputa no Cabo está polarizada entre Lula Cabral e Keko do Armazém
A 14 meses para as eleições de 2024, uma pesquisa feita pelo Instituto XB3, contratada com exclusividade pelo Blog do Jorge Lemos mostra um cenário de polarização no Cabo de Santo Agostinho entre o deputado estadual e ex-prefeito, Lula Cabral (SD) e o atual prefeito, Keko do Armazém (PP). A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de agosto e ouviu 400 eleitores. A margem de erro é de 4,9 %. Na estimulada, quando o pesquisador apresenta os nomes ao eleitor, Lula Cabral (SD), lidera com 39% . Em segundo, o atual prefeito Keko do Armazém (PP), com 32%. Correndo por fora em terceiro lugar, o delegado Antônio Resende (UB), com 15%. Em seguida, o presidente da Câmara, Ricardinho (MDB), a ex vereadora, Edna Gomes (PV) e o ex- secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cajueiro (PSDB), com 1% cada. Major Toca, João Turbina e Dr. Celso não pontuaram. Não sabe ou não opinou, 11%. Na espontânea, Lula Cabral mantém a liderança com 30%. Em segundo vem Keko do Armazém com 20%, Delegado Antônio Resende tem 5%, Edna Gomes, Ricardinho e Eduardo Cajueiro pontuaram 1% cada. Não sabe, não opinou 42%. REJEIÇÃO – Quando perguntado ao eleitor em quem não votaria de jeito nenhum, Lula Cabral lidera o índice de rejeição com 38%. Em seguida, Keko do Armazém aparece com 24%, Delegado Antônio Resende tem 14%, Edna Gomes tem 5%, João Turbina 4%, Ricardinho 2%, Major Toca 1%, Eduardo Cajueiro 1%, não sabe e não opinou, 11%. Logo mais às 12h, os números de avaliação do Governo Municipal e do prefeito Keko do Armazém.