Prefeitura do Recife lança edital para cadastrar ONGs e protetores independentes de animais

  A partir do dia 29 de agosto, estarão abertas as inscrições para o credenciamento no programa “Meu Amigo Protetor”, uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA), para cadastrar organizações não-governamentais e protetores de animais que atuam na cidade, a fim de beneficiá-los através de políticas de apoio que venham a ser instituídas pela SEDA. O edital convocando os interessados foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (17), e está disponível no site da SEDA (seda.recife.pe.gov.br) Somente poderão participar do credenciamento os protetores e ONGs protetoras de animais atuantes no Recife, residentes ou com sede no município, que preencham as condições estabelecidas no certame. Pessoas físicas e jurídicas interessadas terão de 29 deste mês até o dia 5 de setembro para apresentar a documentação exigida no item 5 do edital. O resultado será publicado uma semana depois, no dia 12. “A atuação dos protetores acontece nas mais diversas áreas, seja auxiliando na realização de cirurgias, realizando resgates, busca de lar temporário, enfim. Essas pessoas necessitam e merecem um atendimento diferenciado advindo do poder público, auxiliando-os em tudo que for possível. O ‘Meu Amigo Protetor’ é uma possibilidade na melhoria de duas situações comuns nas cidades: o aumento do número de animais abandonados e a desvalorização de quem atua para melhorar a qualidade de vida deles”, ressaltou Andreza Albuquerque, secretária executiva dos Direitos dos Animais. A lista definitiva de protetores e ONGs habilitados para o programa será divulgada no dia 05 de outubro, e a vigência do credenciamento será de 12 (doze) meses, a partir do primeiro dia após divulgação da lista, que ficará disponível também no site oficial da pasta.

Mudanças na prefeitura de Vitória fortalecem o PSDB no município

Com a anunciada mudança da presidência da Agência Municipal de Meio Ambiente da Vitória de Santo Antão (Amavisa), feita essa semana pelo prefeito Paulo Roberto (MDB), o gestor demonstra seu respeito e confiança no principal partido de aliança com a sua gestão , que é o PSDB, atualmente presidido pelo vice-prefeito professor Edmo Neves, que também integra a executiva estadual da legenda. O Vereador Gold do Pneu, que foi eleito pelo grupo político do professor Edmo, vai se licenciar do cargo para assumir a presidência da Amavisa. Ele encara a mudança para a atuar na Amavisa como um desafio natural, diante das bandeiras que têm levantado na casa de Diogo de Braga. “A gente trabalha na questão de biodiversidade, que inclui arborização, inclui a causa animal, e aí a gente tem a oportunidade hoje de ampliar essas ações”, disse Gold. Com isso o primeiro suplente, Roberto Bezerra Junior, que também faz parte do mesmo grupo do professor Esmo, assumi uma cadeira na Câmara Municipal. “É inegável o respeito e a confiança que o prefeito Paulo Roberto deposita no grupo político que montei ao longo dos meus 30 anos de vida pública e que com nossa aliança para as eleições passada se fundiu em um único grupo. MDB e PSDB governam junto Vitória, e isso só vem a somar para o nosso município”, comentou o Vice-Prefeito. Agora além da vaga na casa Diogo de Braga, o partido do professor Edmo segue com pessoas em pontos estratégicos da gestão municipal. O vereador Gold do Pneu vai frente da presidência da Amavisa; na secretaria-executiva da mulher, com a advogada Thaís Xavier; da secretaria-executiva de imprensa, com Luís Boaventura; e da direção escolas municipais. “Todas são indicações técnicas e altamente qualificadas para as atividades que exercem em suas funções. Tenho certeza que Roberto Bezerra Júnior também será um grande representante do povo na casa Diogo de Braga” disse professor Edmo.

Célia Sales e deputado Romero Sales Filho têm agenda com Raquel Lyra

Nesta quinta-feira (17), a prefeita do Ipojuca, Célia Sales e o deputado estadual Romero Sales Filho tiveram uma audiência com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. Na agenda, realizada no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, e acompanhada pelo secretário municipal de Governo, Romero Sales, a gestora apresentou algumas pautas e demandas importantes para a população ipojucana, como na área de segurança pública, infraestrutura e mobilidade, além de saneamento básico e empreendedorismo. Entre os pontos levantados na reunião, a questão da conclusão do esgotamento sanitário de Porto de Galinhas, que é uma demanda crucial do município, e já é solicitada pela prefeita junto ao Governo de Pernambuco desde a gestão anterior do estado. Também estiveram em pauta, a segurança e a recuperação, manutenção e conservação das principais rodovias estaduais que cortam o município, como a PE-09 (Porto de Galinhas), a PE-51 (até Serrambi) e a PE-38. “Apresentamos essas pautas à governadora entendendo que são pautas prioritárias para os ipojucanos, reforçando a nossa preocupação, enquanto poder municipal, com essas agendas em áreas cruciais”, disse a prefeita Célia Sales ao final do encontro. Para o deputado Romero Sales Filho, que possui em Ipojuca uma de suas bases, “a governadora entende a importância de Ipojuca para o Estado nas mais diferentes áreas, a exemplo do turismo, do complexo industrial portuário, da agricultura familiar e sucroalcooleira, entre outras atividades socioeconômicas”. “Todas essas pautas devem ser contempladas com investimentos e infraestrutura, pois são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social da região”, pontuou.

Marinha do Brasil promove show na Praça do Marco Zero

O ponto histórico da Praça do Marco Zero, bairro do Recife, será palco do grandioso espetáculo do Projeto “Concertos Navais”com a apresentação das Bandas do Corpo de Fuzileiros Navais que, desde o início de agosto, já levou os músicos em turnê para as cidades de Belém/PA, Fortaleza/CE e Natal/RN. O evento que acontece neste sábado (19), a partir das 17h, é gratuito ao público em geral e tem como atrações o Pelotão de Ordem Unida Silencioso, a Banda Marcial e FuziShow Big Band, de maneira a proporcionar à sociedade pernambucana momentos para exaltar as tradições navais. O Pelotão de Ordem Unida Silenciosa do Corpo de Fuzileiros Navais realiza, sem comando, movimentos precisos e sincronizados com o fuzil, demonstrando grande capacidade de trabalho em equipe, precisão e atenção aos detalhes. Já a Banda Marcial caracteriza-se por formar figuras e fazer evoluções enquanto executa dobrados militares e canções populares adaptadas e tem como diferencial a presença das gaitas de fole, que contribuem para a sonoridade única das apresentações. A Banda promete formar a figura de uma âncora, símbolo tradicional da Força Naval, e a palavra “RECIFE”, em homenagem à cidade. Encerrando a programação, a FuziShow Big Band da Marinha do Brasil tem um repertório amplo, composto por músicas populares, nacionais e internacionais. Possui como característica marcante a utilização de instrumentos de metais em suas apresentações, além da interação com o público e a descontração nos eventos. No repertório, estão clássicos de cantores pernambucanos renomados, como Alceu Valença. De Recife, as Bandas seguem para Vitória/ES, onde se apresentam no dia 22/08.

Instituto Quem Ama Castra os Animais chega em Ponte dos Carvalhos

Depois de Jaboatão dos Guararapes e Centro do Cabo de Santo Agostinho, o Instituto Quem Ama Castra os Animais chega no Distrito de Ponte dos Carvalhos, no Cabo. A nova unidade será inaugurada no dia 09 de setembro, na Rua Luiz Pereira da Paz, próximo ao Mestre Dié.O Instituto é especializado em castração de animais. A nova unidade  terá cirurgias, clínico geral e exames. A unidade também vai contar com farmácia. Na segunda etapa, será entregue um hotel para os pets. “Com a inauguração das unidades de Recife e Ponte dos Carvalhos em setembro, alcançaremos nossa meta de expansão das nossas unidades, fruto de um trabalho sério e comprometido com os animais”, comemorou Claucione Lemos, coordenadora do Instituto. Ainda no mês de setembro, o Instituto vai inaugurar a primeira filial do Recife, no bairro dos Aflitos.

Em encontro com novo arcebispo de Olinda e Recife, Michele Collins e Cleiton Collins firmam parceria em prol da política sobre drogas do Estado

A vereadora do Recife, Missionária Michele Collins (PP) e o deputado estadual, Pastor Cleiton Collins (PP), colocaram-se à disposição para debater e fortalecer a política sobre drogas de Pernambuco com o novo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. O encontro aconteceu na comemoração aos 201 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco, realizada na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). O casal também aproveitou o momento para desejar as boas-vindas ao novo arcebispo e desejar uma missão exitosa. Michele, que trabalha e é referência em Pernambuco na área de prevenção e acolhimento a pessoas que fazem uso abusivo de drogas, destacou a importância da Igreja Católica nesse contexto. “ Dom Paulo tem o conhecimento desta pauta e irá dar continuidade ao incentivo ao trabalho feito pela comunidade terapêutica Fazenda Esperança e outras instituições ligadas à igreja, que realizam um excelente trabalho. Assim como o arcebispo anterior, Dom Jackson é um homem que entende a importância desses equipamentos na prevenção e no acolhimento dessas pessoas “, destaca. Já para o deputado, o diálogo é necessário entre as igrejas e o poder público. “Essa é uma causa de todos. As drogas destroem famílias e vidas. A igreja tem um papel importante no processo de acolhimento e cuidado dessas pessoas com as Comunidades Terapêuticas. Sejam elas evangélicas ou católicas, independente de doutrina, trabalham juntas no voluntariado ajudando aos que mais precisam. Essas instituições chegam onde o estado não consegue”, explicou. A Comunidade Terapêutica Fazenda da Esperança é ligada à Igreja Católica. Há 40 anos atua em todo o Brasil e no mundo, no processo de recuperação de pessoas que fazem uso abusivo de drogas. Em Pernambuco, as unidades são localizadas em Jaboatão dos Guararapes, Garanhuns, Primavera e São Joaquim do Monte, e acolhe homens e mulheres que optam por superar o uso abusivo de álcool e outras drogas.

Metroviários de Pernambuco fazem primeira greve do governo Lula com protesto na frente do Palácio do Governo

Os metroviários realizam na manhã desta quinta-feira, 17 de agosto, a partir das 10h, um ato grande contra a privatização, em protesto ao Governo Lula pela retirada da CBTU do Programa Nacional de Desestatização (PND). A manifestação conta com a participação de metroferroviários de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (Transurb). Com a primeira greve do governo Lula em execução, uma caravana com mais de 100 trabalhadores e trabalhadoras do Metrô saiu de Recife na noite da última segunda (14), rumo a Brasília, na luta por direitos. Com a chegada na noite desta quarta (16), os metroviários seguem para manifestar todo descontamento com o Governo Lula, que prometeu retirar o nome da CBTU do PND, mas, até o momento não sinalizou a retirada. “Estamos nos mobilizando, continuaremos lutando. Durante a época de campanha, o presidente Lula se comprometeu com essa categoria, para a retirada da CBTU do Plano de Desestatização e por mais investimentos no Metrô do Recife. Mas, infelizmente, Lula segue a ideia do governo Bolsonaro e avança com essa ideia de entregar a CBTU nas mãos dos empresários. Não iremos deixar”, informou o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares. Luiz ainda salientou que o Governo Lula foi eleito pelos trabalhadores e não pela classe empresarial que apoio Bolsonaro. “Queremos um Metrô público, estatal federal e de qualidade para as pessoas. Precisamos de investimentos no Metrô e só Governo Federal tem o aporte necessário para entregar as melhorias necessárias no sistema”, avaliou. Outra reivindicação da categoria é pela aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025, após a proposta indecente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de reajuste de apenas 3,45%, sem aplicação no Piso, enquanto a categoria solicita 7% de reajuste.  

Hospital Dom Helder Câmara é destaque no Programa Proadi-SUS com participação em documentário

Nesta quarta-feira (16/08), os profissionais do Hospital Dom Helder Câmara foram escolhidos para integrar um documentário que destaca a participação da unidade no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), uma colaboração conjunta com o Ministério da Saúde, sob a coordenação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. As filmagens, conduzidas pelas irmãs Ana e Helena Petta, renomadas criadoras do documentário “Quando Falta o Ar” e da série “Unidade Básica” da plataforma Globoplay, capturaram momentos importantes das equipes atuando na UTI, enfermarias e bloco cirúrgico, além de registrar a dinâmica das reuniões de Huddle. Esta é a quinta vez que o HDH é selecionado para integrar o Proadi, demonstrando seu comprometimento contínuo com projetos incorporados ao programa como Saúde em Nossas Mãos, Lean nas Emergências, Reestruturação dos Hospitais Públicos (RHP) e a Reabilitação na Síndrome do Pós-Cuidados Intensivos – Reab. De acordo com a diretora geral, Roberta Monteiro, o Programa englobou diversos setores do Hospital Dom Helder, visando estimular equipes a aprimorar suas atividades visando otimizar os resultados. “A nossa participação no documentário é um testemunho do incansável empenho de nossa equipe, destacando a qualidade dos serviços que prestamos à população”, afirmou ela.

Projeto de lei de Jeferson Timóteo incentiva a doação de sangue em Pernambuco

O curso de formação de agentes multiplicadores voltado para estimular a doação de sangue em Pernambuco chegou ao fim nesta quarta-feira (16). A principal meta dessa iniciativa é capacitar os funcionários da Assembleia Legislativa de Pernambuco para se tornarem promotores da campanha de doação de sangue, agendada para o próximo dia 29 de agosto, a partir das 8h, no hall da Biblioteca da Alepe. Essa ação faz parte da campanha “Doar para Salvar Vidas” e é realizada em colaboração com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). O deputado Jeferson Timóteo, que tem se destacado pelo engajamento na promoção da doação de sangue, esteve presente na conclusão do curso e elogiou a condução da campanha. “Tanto a Alepe quanto o Hemope estão de parabéns por essa iniciativa. Sou um grande defensor da doação de sangue. Fui o proponente da Lei 18.252/2023, que visa incentivar a doação de sangue em nosso Estado. A legislação determina que os órgãos estaduais realizem mais ações e eventos educativos, como este que ocorrerá no final de agosto.” Na proposta apresentada pelo parlamentar, o objetivo é estabelecer critérios para a realização da Semana Estadual de Incentivo à Doação de Sangue.

Eduardo e Lula da Fonte defendem o fortalecimento da conexão entre governo e população

Os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte (PP-PE), se reuniram em audiência com o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, para discutirem implementações nas comunicações do país e de Pernambuco bem como a divulgação das ações do presidente Lula. O ministro, deputado federal licenciado do Rio Grande do Sul, ocupa uma das pastas mais importantes do governo Lula e é um dos parlamentares mais próximos do presidente. “É preciso que todos tenham acesso às ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo do presidente Lula, para que as informações cheguem à população com clareza e seja noticiado pelos veículos de comunicação o que está sendo feito, de fato, na área da saúde, educação, infraestrutura, agricultura familiar, direito das mulheres, entre tantos outros temas. Garantir o acesso universal à comunicação é essencial para construir uma sociedade mais conectada e inclusiva e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do nosso país”, disse o deputado federal Eduardo da Fonte. Para Pernambuco, o deputado federal Lula da Fonte destacou a importância desse olhar para o estado. “A implementação de melhorias nas comunicações dos municípios pernambucanos não só impulsiona o desenvolvimento local, mas também contribui para a integração regional. Isso envolve garantir a cobertura em áreas remotas para que informações essenciais cheguem à população”, disse. Foi colocado ainda pelos parlamentares que a comunicação eficiente é crucial para garantir a transparência, a disseminação de informações corretas e a conexão entre o governo e a população. Além de auxiliar na promoção de políticas, programas e projetos para o país.

plugins premium WordPress