Keko do Armazém, recebe prêmio referente ao IDEPE. Educação do Cabo alcançou a 1ª colocação
A educação do Cabo de Santo Agostinho tem motivos de sobra para comemorar. É que dessa vez a rede municipal alcançou um dos seus melhores resultados na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). O Cabo alcançou a primeira colocação no Ensino Fundamental Anos Iniciais (que são os cinco primeiros anos do ensino fundamental), entre os municípios de grande porte, com um crescimento de 7,11%. O prêmio foi entregue ao prefeito Keko do Armazém (PP) pelas mãos da governadora do Estado, Raquel Lyra (PSDB). “Isso é resultado dos investimentos que estamos fazendo em planejamento, formações e acompanhamentos pedagógicos, o que reflete muito no aprendizado dos nossos alunos”, destacou o prefeito Keko do Armazém. O Secretário Municipal de Educação, Hebert Gomes, comemorou a conquista . “Esse é um trabalho feito a muitas mãos, juntamente com os professores, equipe técnica e gestores escolares”, pontuou. O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências da Administração da UPE e contou com a presença de outras autoridades políticas. IDEPE – Através de um conjunto de fatores que são analisados dentro das escolas, o IDEPE traça um panorama geral sobre a qualidade de ensino das redes públicas, focando principalmente na rede pública municipal e na rede pública estadual. Os resultados são divulgados por unidades de ensino, sendo possível avaliar o desenvolvimento da aprendizagem de cada uma delas. Dessa forma, é realizado um trabalho diferenciado, especialmente nas escolas que tiveram baixo rendimento, através de projetos educacionais, visando à melhoria dos índices, além de incentivos aos profissionais da educação.
Mano Medeiros presta homenagem aos agricultores de Jaboatão
O Dia do Agricultor foi comemorado nesta sexta-feira (28), no Complexo Administrativo do Jaboatão dos Guararapes, com a participação dos agricultores do município. Na ocasião, os produtores rurais agradeceram o apoio e incentivo que a gestão municipal vem dando para fomentar a agricultura familiar no Jaboatão. O prefeito Mano Medeiros recepcionou o grupo e garantiu que eles terão mais incentivo para fortalecer o setor. O município possui uma extensa área rural e cerca de 15 mil famílias residem nesta região. Também participaram o diretor-presidente do Prorural, Michel Ferraz, e o deputado federal Coronel Meira. O depoimento do agricultor Milton José de Oliveira foi marcado pelo sentimento de gratidão pelo apoio que os trabalhadores rurais vêm recebendo da gestão municipal. “Estávamos esquecidos e escondidos, mas agora deixamos de ser invisíveis. Agradeço por tudo que o prefeito Mano Medeiros tem feito por nós”, enalteceu o agricultor. A agricultora Kátia Siqueira disse que se sentiu feliz com a homenagem e tinha orgulho de contribuir com a agricultura familiar do município. “Quero agradecer de coração todo o apoio e incentivo que a prefeitura têm dado aos agricultores”, comentou Kátia. O prefeito Mano Medeiros agradeceu as palavras de gratidão dos agricultores e ressaltou o compromisso da gestão municipal com quem movimenta a agricultura familiar.“É motivo de muita alegria e satisfação saber que estamos realizando ações para melhorar a vida dos agricultores. Vamos em busca de mais investimentos para garantir melhores condições de trabalho e fortalecer cada vez mais a economia local”, falou o prefeito. O gestor elencou algumas ações que vêm sendo implementadas pela gestão municipal na zona rural, tais como recuperação de estradas, reconstrução da ponte do Engenho Santana, distribuição de sementes e alevinos, aquisição de ônibus escolar, capacitação para agricultores, entre outros ganhos.Recentemente foi firmado um convênio com o Ministério da Agricultura para aquisição de tratores, motoniveladora, grades aradoras, roçadeiras, sulcador e carreta agrícola para aumentar a produção no município.
Após encontro com Lula, Humberto anuncia retomada das obras da BR-104 e duplicação da BR-423
Vice-presidente nacional do PT, o senador Humberto Costa se reuniu com o presidente Lula, no Palácio da Alvorada, na tarde desta sexta-feira (28). Ele foi convidado por Lula para acompanhar o encontro com o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña. Além disso, Humberto também aproveitou o momento para conversar reservadamente com Lula sobre conjuntura política e assuntos do interesse de Pernambuco. Saiu de lá com a garantia de novos investimentos para o estado, como a retomada das obras da BR-104 e da duplicação da BR-423. “O presidente Lula segue trabalhando por Pernambuco. Ele já autorizou o anúncio da retomada das obras da BR-104, que liga Caruaru a Campina Grande, passando pelo Polo de Confecções do Agreste. A obra, que estava parada, agora vai ser concluída e será um importante vetor de desenvolvimento da atividade econômica da região. O presidente também me informou que já autorizou a ordem de serviço para a duplicação da BR-423, que vai ligar São Caetano a Garanhuns, integrando uma área que tem uma forte influência da atividade turística. São duas conquistas importantíssimas para Pernambuco e que atestam o trabalho sério que vem sendo realizado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. O presidente também me confidenciou que quer vir a Pernambuco para anunciar as duas ações”, afirmou Humberto. Membro do Parlamento do Mercosul (Parlasul) e da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o senador também destacou o importante encontro entre Lula e o presidente eleito do Paraguai. Lula e Peña debateram pautas de interesse dos dois países. “Foi uma reunião extremamente relevante para o Brasil, o Paraguai e o Mercosul. Falamos sobre o processo de constituição da hidrovia Paraná-Paraguai e os novos termos da relação do Brasil e do Paraguai, inclusive, no que diz respeito a Itaipu Binacional. Com Lula, o Brasil voltou a dialogar com o mundo e o encontro de hoje mostra isso. O presidente Lula segue apostando no fortalecimento do Mercosul e no desenvolvimento de toda região”, disse Humberto.
No Cabo, Empresários e Comerciantes querem a volta de Moshe Caminha para Desenvolvimento Econômico
O Blog do Jorge Lemos conversou com alguns empresários e comerciantes logo após a entrega do cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico por Eduardo Cajueiro. A categoria defende a volta do empresário Moshe Caminha, que foi secretário da pasta no governo temporário de Keko e de Lula Cabral. “Keko precisa ser reconectar com nós comerciantes, porque ele está muito distante. Faltou diálogo da gestão dele conosco neste período. Precisamos de um nome que entenda nossa linguagem e lute pelo fortalecimento da classe empresarial e do desenvolvimento da cidade, por isso, que defendo o nome de Moshe Caminha”, disse um comerciante da cidade. Já outro empresário ouvido pelo blog disse que Keko precisa levar a classe empresarial para mais perto do governo. “Sempre trabalhamos juntos, mas existe um entrave. Esse entrave precisa ser destravado com um nome experiente, que saiba os nossos anseios e que seja um representante Leal do prefeito”, defendeu outro empresário cabense.
Eduardo Cajueiro entrega cargo de Secretário no Cabo
O presidente do PSDB do Cabo de Santo Agostinho, o empresário Eduardo Cajueiro entregou carta de exoneração do cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da gestão do prefeito Keko do Armazém. Eduardo exercia a função desde o início do governo em janeiro de 2021. “Foram muitos aprendizados e conquistas. Mesmo sabendo da coerência e do trabalho realizado com muita dedicação da nossa equipe. Sei que muito do que sonhamos junto aos cabenses não se materializou, contudo, aos que andam pelo Cabo é possível sentir um novo momento ao Desenvolvimento da nossa cidade”, disse o ex-secretário, Eduardo Cajueiro em publicação feita na Internet.
Ação de improbidade administrativa contra Bolsonaro avança na Justiça Federal
A Justiça Federal no Distrito Federal definiu, ontem, a lista de atos de improbidade administrativa pelos quais vai responder o ex-presidente Jair Bolsonaro no caso “Wal do Açaí”. A ação que tramita no DF aponta suposta irregularidade na contratação de Walderice Santos da Conceição como assessora parlamentar de Bolsonaro, quando o político era deputado federal. Pela decisão da juíza Ivani Silva da Luz, da 6ª Vara Federal Cível da Justiça Federal, o ex-presidente e a ex-secretária deverão responder aos atos de improbidade que levam ao enriquecimento ilícito e que causam lesão ao erário. Entre as condutas identificadas pela magistrada estão: usar, em obras ou serviços particulares, o trabalho de servidores; facilitar ou permitir a incorporação indevida de bens e verbas públicas ao patrimônio particular; liberar verba pública sem a estrita observância das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicação irregular; permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente; permitir que se utilize, em obra ou serviço particular, bens e servidores públicos. Este tipo decisão do juiz faz parte do rito da ação de improbidade administrativa. Pela lei, cabe ao magistrado, ao analisar as declarações das partes, definir como as condutas supostamente irregulares se encaixam na lei, sem modificar o enquadramento inicial apresentado pelo autor da ação – neste caso, o Ministério Público. A juíza pontuou que a verificação se os atos realmente configuram improbidade administrativa só ocorrerá posteriormente, no decorrer do processo e após a análise das provas. “Não se está a afirmar que os Requeridos praticaram os atos ímprobos descritos na petição inicial – até porque esse exame, de cognição profunda, será feito na sentença, após a regular instrução probatória –, mas apenas que, diante dos elementos existentes nos autos, não se pode concluir pela inexistência manifesta do ato de improbidade a eles imputado”. Na decisão, a magistrada permitiu a produção das provas solicitadas pelas partes e determinou prioridade na ação.
Prefeitura de Petrolina investe R$ 1,8 milhão em pavimentação no bairro Vila Eulália
Ontem, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, acompanhou o início de mais uma importante obra de pavimentação que vai impactar a mobilidade e qualidade de vida dos moradores do bairro Vila Eulália. A comunidade, localizada na Zona Leste da cidade, foi beneficiada com a pavimentação de 6 ruas, abrangendo 1,6 km de extensão. Ao todo, será investido cerca de R$ 1,8 milhão. As obras fazem parte de um contrato no valor de mais de R$ 40 milhões, para a pavimentação de 178 ruas em cerca de 30 bairros. Foram beneficiadas as seguintes ruas: 11, 13, 14, projetada 10 (rua 39), 27 e projetada 06 (rua 35). Com a chegada das novas pavimentações, serão 17 ruas pavimentadas somente no bairro Vila Eulália. Um investimento de mais de R$ 5 milhões na comunidade, através do maior programa de pavimentação da história de Petrolina. O prefeito visitou a a comunidade, conversou com moradores e fiscalizou o início das obras. “Fiz questão de vir aqui na Vila Eulália verificar o início dessa grande transformação. Isso é mais qualidade de vida para o nosso povo, mostrando o cuidado da gestão com a população. Essas novas pavimentações vêm para se somar aos inúmeros investimentos que chegaram de 2017 para cá, como a nova quadra poliesportiva, a reforma da escola, a expansão da rede de iluminação, as rotatórias e a construção da creche aqui no bairro. Essas obras também garantem mais infraestrutura, geram empregos, além de continuar resgatando a autoestima da nossa população”, concluiu Simão.
Recife encerra primeiro semestre de 2023 com saldo de 6.363 novos empregos com carteira assinada
O Recife completou o sexto mês consecutivo de alta na criação de postos de trabalho formal e encerrou o primeiro semestre deste ano acumulando 6.363 novos empregos com carteira assinada. Em junho, a capital pernambucana teve 16.621 admissões e 15.286 desligamentos, registrando um acréscimo de 1.335 novas contratações, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (27). Já são 535.639 postos de trabalhos ativos na cidade e, desde o início da gestão João Campos, em janeiro de 2021, já foram criados 62.636 empregos com carteira assinada criados e em plena atividade na capital pernambucana. “Já são seis meses consecutivos criando empregos formais para o recifense, fortalecendo as estruturas das empresas, entregando um ambiente de negócios que simplifique a vida de quem gera riquezas e abre empregos, principalmente os de carteira assinada. Além disso, é um saldo expressivo (1.335), o segundo maior do ano, e que a gente segue crescendo a partir de uma base comparativa alta. Somente uma economia sólida e segura para o empreendedor provoca esse resultado”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Portela Florêncio. O resultado de junho foi o segundo maior do ano, ficando atrás apenas do mês de fevereiro – foram 2.024 empregos criados. Todas as atividades econômicas do Recife apresentaram crescimento na criação de empregos em junho. O setor de Serviços continuou sendo o maior responsável pelo saldo positivo, com 1.064 vínculos celetistas a mais, resultado de 10.451 contratações e 9.387 demissões. A Construção Civil vem em segundo, com saldo de 262 (1.862 contratações e 1.600 demissões). O Comércio totalizou o mês passado com um saldo de 124 (3.255 contratações e 3.131 demissões), enquanto que Agropecuária encerrou com mais 16 empregos formais (136 contratações e 120 demissões). Já a Indústria teve saldo de -131 (917 contratações e 1.048 demissões. Pelos recorte de gênero, dos 1.335 empregos criados no mês de junho, 955 foram de homens e 380 foram de mulheres. Por grau de instrução, o maior contingente contratado foi o que tinha ensino médio completo (1.520). Por faixa etária, o maior saldo foi entre 18 e 24 anos (1.321), seguido pelo grupo entre 25 a 29 anos (373).
Feira do Empreendedor Bom Negócio será realizado em Paulista
No próximo domingo (30.07), será realizada a Feira do Empreendedor Bom Negócio, a partir das 14h, no Ecoparque das Paineiras, localizado na PE-15, em frente ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira. O evento será uma opção de lazer para todas as idades e reúne pequenos empreendedores de vários segmentos de gastronomia, bem-estar, recreação, cosméticos, plantas, brinquedos, roupas, artesanatos e muito mais. Dentre as marcas confirmadas nesta edição, estão: Star Recreações, Grace Confeitaria, Drika Lingerie, Ateliê Edna Artes, Leny Cakes, Super Promo, Jardim das Delícias, Come Come, Doce Sensação, Suellen Artesanatos, dentre outras. A feira tem o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude.
Prefeitura investe R$ 1,8 milhão em pavimentação no bairro Vila Eulália
Nesta quinta-feira (27), o prefeito Simão Durando acompanhou o início de mais uma importante obra de pavimentação que vai impactar a mobilidade e qualidade de vida dos moradores do bairro Vila Eulália. A comunidade, localizada na Zona Leste da cidade, foi beneficiada com a pavimentação de 6 ruas, abrangendo 1,6 km de extensão. Ao todo, será investido cerca de R$ 1,8 milhão. As obras fazem parte de um contrato no valor de mais de R$ 40 milhões, para a pavimentação de 178 ruas em cerca de 30 bairros. Foram beneficiadas as seguintes ruas: 11, 13, 14, projetada 10 (rua 39), 27 e projetada 06 (rua 35). Com a chegada das novas pavimentações, serão 17 ruas pavimentadas somente no bairro Vila Eulália. Um investimento de mais de R$ 5 milhões na comunidade, através do maior programa de pavimentação da história de Petrolina. O prefeito Simão Durando visitou a a comunidade, conversou com moradores e fiscalizou o início das obras. “Fiz questão de vir aqui na Vila Eulália verificar o início dessa grande transformação. Isso é mais qualidade de vida para o nosso povo, mostrando o cuidado da gestão com a população. Essas novas pavimentações vêm para se somar aos inúmeros investimentos que chegaram de 2017 para cá, como a nova quadra poliesportiva, a reforma da escola, a expansão da rede de iluminação, as rotatórias e a construção da creche aqui no bairro. Essas obras também garantem mais infraestrutura, geram empregos, além de continuar resgatando a autoestima da nossa população”, concluiu o prefeito Simão Durando.