Padre Airton Freire, da Fundação Terra, é preso em Arcoverde
Investigado por participação no estupro de uma fiel, no ano passado, o padre Airton Freire foi preso, na manhã de hoje, em Arcoverde. De acordo com informações obtidas com exclusividade pelo Blog do Magno, um mandado de prisão preventiva para a prisão do religioso foi emitido, ontem, pelo Ministério Público de Buíque, no Sertão de Pernambuco. Após tomar conhecimento de que a Polícia Civil estava à sua procura, o padre Airton Freire se apresentou de imediato na delegacia de Arcoverde, onde segue detido até o momento. As acusações contra o padre Airton ganharam repercussão no fim de maio, quando Sílvia Tavares foi até o Palácio do Campo das Princesas, no Recife, cobrar ao governo a conclusão do caso, que está sendo investigado pela Polícia Civil. Na denúncia, ela afirma que foi estuprada pelo motorista Jailson Leonardo da Silva a mando do religioso, que, segundo ela, se masturbava durante o abuso. No fim de maio, devido à denúncia, o religioso foi suspenso da Ordem, estando desde esse tempo proibido de dar ou presidir qualquer sacramento publicamente. Em junho, o padre informou a decisão de se afastar da presidência da Fundação Terra, instituição que fundou e presidiu por 37 anos. Com informações do Blog do Magno
Iterpe se reúne com a Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco
O Presidente do Iterpe, Henrique Queiroz, juntamente com o Coordenador Jurídico, Bartolomeu Vieira, esteve na Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco, onde foram recebidos pela Secretária Ana Maraíza e pelo Secretário Executivo de Administração e Patrimônio, Anselmo de Oliveira Carvalho. A reunião foi para tratar da implantação de colônias agrícolas para assentamento de famílias agricultoras nos municípios de Goiana, Timbaúba, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.
Planalto quer que reforma do Imposto de Renda vá ao Congresso só após votação da tributária
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que vai encaminhar a reforma do Imposto de Renda junto com o Orçamento da União de 2024, porque um dependeria do outro para ambos serem aprovados. Só que a ala política no Palácio do Planalto e no Congresso avalia que esse não é o melhor momento para se discutir a reforma do IR. Motivo: é um tema polêmico, que vai aumentar o Imposto de Renda de alguns setores da classe média e também do empresariado. Na avaliação de assessores de Lula e líderes no Congresso, a reforma do Imposto de Renda tem potencial para gerar muita controvérsia e atrapalhar a votação da reforma tributária, classificada como a prioridade das prioridades no segundo semestre. A equipe econômica alega que a reforma do IR começaria a ser votada na Câmara, não atrapalhando o Senado na tramitação da reforma tributária. A ala política alega, porém, que a reforma do IR na Câmara vai acabar tirando o protagonismo do Senado neste segundo semestre, e isso poderia colocar em risco a aprovação ainda neste ano da simplificação do complexo sistema tributário brasileiro. A palavra final vai ser do presidente Lula. A reforma do Imposto de Renda é a segunda etapa da tributária, e vai propor o aumento da faixa de isenção do IR da pessoa física e criar a tributação sobre a distribuição de lucros e dividendos. Além disso, a meta da reforma é também reduzir o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica.
Simão Durando entrega seis ambulâncias sociais e renova 50% da frota em Petrolina
Mais um reforço para a saúde de Petrolina. Nesta quinta-feira (13), o prefeito Simão Durando entregou à população seis novas ambulâncias sociais para o transporte de pacientes do município. Além disso, foram adquiridos também três carros para fortalecer os serviços de saúde que fazem parte da Atenção Especializada na cidade, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS’s) e a Policlínica. O ato simbólico de entrega contou com a presença do deputado federal Fernando Filho. Fruto de emenda parlamentar de Fernando Filho, do ex-senador Fernando Bezerra Coelho e do deputado Pastor Eurico, foi investido R$ 1,3 milhão para a renovação de 50% da frota do transporte social na cidade. Em 2017, o município tinha cinco carros sucateados. Atualmente, são 13 novas ambulâncias e 1 van. A partir de agora, serão realizados os trâmites para emplacamento e seguro, para num prazo de 20 dias, os veículos iniciarem os atendimentos. “A saúde é, sem dúvida, a prioridade principal do nosso governo. Essa entrega vem para somar os mutirões de exames e cirurgias com o investimento de R$ 6 milhões que anunciamos recentemente, as reformas das unidades básicas de saúde, a construção do Centro de Referência em Saúde da Criança e do Adolescente, entre tantos investimentos voltados para essa área. Estamos felizes em avançar no cuidado com as pessoas garantindo à população uma saúde pública de qualidade” destacou o prefeito Simão Durando. Serviço: A Secretaria de Saúde atende, por mês, uma média de 2.200 pessoas através do serviço de ambulância social, o veículo busca o paciente em casa e o transporta até a unidade hospitalar ou clínica para atendimento ou tratamento contínuo. O trabalho desenvolvido no município tem como objetivo garantir a assistência ao qual a pessoa necessita, assegurando as condições para o cumprimento do atendimento. Entre os serviços atendidos pela ambulância social estão: pacientes que realizam hemodiálise, fisioterapia, quimioterapia, alta hospitalar de pacientes acamados, troca de sonda, curativo, viagens para fora do domicílio através do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), entre outros atendimentos. Os agendamentos para que a ambulância possa buscar o paciente no domicílio ou no hospital, são feitos através do telefone (87) 3863-4650.
Anibal Netto assume presidência do PP de Paudalho e consolida pré-candidatura à prefeito do município
O deputado federal e presidente estadual do Progressistas em Pernambuco, Eduardo da Fonte, o vice-presidente do PP, o deputado federal Lula da Fonte e o presidente do Iterpe, Henrique Queiroz, firmaram importante aliança com o empresário Anibal Netto, de Paudalho, que assume a presidência do PP no município e consolida pré-candidatura à prefeito da cidade. De acordo com Anibal Netto, a articulação política e apoio de Eduardo e Lula da Fonte serão fundamentais para a sua pré-candidatura e desenvolvimento da Mata Norte. “É um grupo forte. Terei o respaldo político de pessoas que tem a sensibilidade do desenvolvimento e que conhece, de fato, Pernambuco. O PP, através da liderança dos deputados Eduardo e Lula da Fonte, tem condições de proporcionar a cada paudalhense e a Mata Norte o crescimento que a região está precisando”. O PP, que vem se consolidando como um grande partido no estado de Pernambuco, pretende lançar mais de 80 candidatos a prefeito nas eleições de 2024.
Prefeito Mano Medeiros anuncia que manterá modelo de escolas cívico-militares no Jaboatão
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, anunciou que o município manterá em funcionamento as duas escolas cívico-militares existentes e vai estudar a ampliação do modelo. A extinção do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) foi confirmada pelo Governo Federal de forma gradual. No Jaboatão, as escolas Natividade Saldanha e Vereador Antônio Januário, contudo, mantêm o modelo cívico-militar, mas hoje integram o Programa de Escolas Integrais do município. “O regime pedagógico dessas escolas é o mesmo das outras instituições, mas o apoio de 12 militares tem contribuído para a questão de disciplina, resultando em menor evasão, menos faltas e maior rendimento do aprendizado. São ganhos importantes que levam muitas famílias a pedirem a ampliação do modelo. Aliás, o envolvimento das famílias tem sido fator fundamental nos bons resultados obtidos, tanto de aprendizagem quanto de comportamento”, declara o prefeito Mano. Atualmente, a Escola Natividade Saldanha, em Cajueiro Seco, tem 415 alunos e a Escola Vereador Antônio Januário, em Prazeres, 375. Toda a equipe gestora e professores são do quadro efetivo e o ensino segue o referencial da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Até dezembro, nada muda para esses estudantes. E em breve vamos definir o formato que viabilizará a manutenção do modelo cívico-militar no município”, salienta o prefeito Mano Medeiros. “Estudei no Colégio da PMPE e trago ótimas lembranças e muita aprendizagem”, acrescentou.