Jaboatão será a primeira cidade pesquisada pelo Blog

O Blog do Jorge Lemos inicia em agosto uma série de pesquisas eleitorais de olho no pleito de 2024 na Região Metropolitana do Recife. A primeira cidade a ser pesquisada será Jaboatão dos Guararapes. A divulgação do resultado vai acontecer no dia 03 de agosto. A pesquisa será realizada em parceria com a XB3 Pesquisas de São Paulo. Nós vamos saber como anda a gestão do Prefeito Mano Medeiros (PL) e a movimentação dos pré candidatos à Prefeitura da segunda maior cidade de Pernambuco. Além de Mano Medeiros que vai disputar à reeleição, estão buscando consolidar o nome, o ex-prefeito, Elias Gomes (MDB), o ex-vereador, Daniel Alves (PV), a deputada federal, Clarissa Tércio (PP) e a ex- deputada federal, Marília Arraes (SD). A segunda cidade a ser pesquisada será o Cabo de Santo Agostinho, administrada por Keko do Armazém (PP). A divulgação será no dia 16 de agosto.

Olinda recebe o curso “Empreendedores da Cidade: Transformando Negócios e Impulsionando Cidades”

A sala do Empreendedor de Olinda, projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Inovação e Tecnologia, recebe a atividade do “Empreendedores da Cidade: Transformando Negócios e Impulsionando Cidades!”. O curso é organizado pelo SEBRAE Pernambuco e o palestrante Roberto Montanha. A atividade acontece no dia 19.07, a partir das 19h, na UniNASSAU Olinda, Rua Carmelita Muniz de Araújo, 225 – Casa Caiada. O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições são feitas através do link: https://pe.lojavirtualsebrae.com.br/loja/evento/102877803-empreendedores-da-cidade-transformando-negocios-e-impulsionando-cidades-olinda-. O objetivo dessa iniciativa é valorizar as atitudes empreendedoras e impulsionar o crescimento pessoal e empresarial. Serão abordados diversos temas, tais como: a importância da mentalidade empreendedora, identificação de oportunidades, técnicas de vendas, atendimento ao cliente e motivação.

Centro Especializado de Atendimento Multidisciplinar Infantojuvenil é inaugurado em Vitória de Santo Antão 

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão inaugurou, ontem, o Centro Especializado de Atendimento Multidisciplinar Infantojuvenil (CEAMI), um espaço dedicado ao atendimento de crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento. Com uma equipe multidisciplinar de mais de 30 profissionais, o espaço visa oferecer suporte integral e especializado a esse público na faixa etária de até 18 anos. O centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Doutor Aloísio de Melo Xavier, no antigo prédio do Samu, na Praça da Vitória (Duque de Caxias). A diretora da Atenção Especializada da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, Rosana Ferreira, destacou que o serviço realizará cerca de dois mil e sessenta atendimentos mensais. “Teremos vários profissionais, entre eles, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, psicomotricistas, psiquiatras, psicopedagogos, odontólogos, acolhedores, musicoterapeutas, pediatras, entre outros, para atender pacientes com deficiências intelectuais, transtornos de comunicação, Transtorno do Espectro Autista, o TEA, transtorno específico de aprendizagem, transtornos motores e demais”, assegurou. Com o início das operações já hoje, o atendimento não é por demanda espontânea e segue a disponibilidade de vagas. “O encaminhamento para o serviço é feito através dos postos de saúde, seguindo a ordem de regulação estabelecida. Após o encaminhamento, as crianças e adolescentes passam por uma triagem global, na qual são avaliadas suas necessidades e demandas. Com base nessa avaliação, é feito um estudo do caso e, posteriormente, é definida a terapêutica mais adequada para cada paciente”, salientou Ana Patrícia, coordenadora do serviço. Paulo Roberto, prefeito do município, comemorou mais uma inauguração. “Aqui a gente está colhendo um resultado que há muito tempo já se esperava, porque ele é fruto do trabalho de muitos profissionais capacitados envolvidos. A saúde inclusiva, o cuidado com o próximo também faz parte de uma boa educação e do desenvolvimento de uma cidade. Nós pensamos sempre nas futuras gerações e por isso estamos fazendo cada vez mais por essas crianças e jovens, para que eles cresçam sabendo a importância do cuidado, do amor com o próximo e principalmente  do cuidado à saúde”, finalizou. Também participaram do evento a deputada federal Iza Arruda, o deputado estadual Joaquim Lira, vereadores, secretários e membros da sociedade civil.

Armandinho estreita diálogo com forças políticas de Caruaru 

Anunciado como novo presidente do Solidariedade em Caruaru, Armandinho deu início às conversas partidárias com vistas às eleições de 2024. Ontem, o novo dirigente se reuniu com o ex-deputado Erick Lessa e o ex-candidato a prefeito Raffiê Delon, no Recife. O trio trocou opiniões sobre o cenário político do município do Agreste. Armandinho também conversou com o deputado federal Fernando Rodolfo, e deve agendar novos encontros nas próximas semanas com outros atores, entre eles o ex-prefeito Zé Queiroz. “Quem nos acompanha sabe que já vínhamos conversando com as forças políticas de Caruaru que estão no campo da oposição municipal. Temos muitos pontos de convergências, e a principal é quanto ao futuro da nossa cidade, que precisa trilhar um caminho que resgate o desenvolvimento e o protagonismo. É muito importante formarmos uma frente pluripartidária, para traçarmos uma estratégia de candidaturas múltiplas, garantindo o segundo turno e que a cidade possa discutir o que realmente importa, os problemas que não foram resolvidos na gestão pública”, destacou Armandinho.

CPI dos Atos Golpistas aprova quebras de sigilo, pedidos de informação e relatórios financeiros 

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Golpistas aprovou, hoje, uma série de requerimentos de quebras de sigilo, pedidos de informação e relatórios financeiros sobre supostos envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro. Os requerimentos foram aprovados em bloco, sem contagem de votos – a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foi a única a manifestar posição contrária ao microfone. A lista de requerimentos inclui as quebras de sigilos de: George Washington de Oliveira Sousa (bancário, fiscal e telefônico) Jorge Eduardo Naime (bancário e fiscal) Jean Lawand Júnior (telefônico e telemático) Mauro Cesar Barbosa Cid (telemático) Daniel Lopes de Luccas (telemático) Luis Marcos dos Reis (telemático) Adriano Alves Teperino (telemático) Jonathas Diniz Vieira Coelho (telemático) Danilo Isaac Calhares (telemático) Osmar Crivelatti (telemático e e-mail funcional) Cleiton Henrique Holzschuk (telemático e e-mail funcional) Marcelo de Costa Câmara (telemático) Inicialmente, o comando da CPI propôs uma lista de 197 requerimentos – incluindo 102 convocações (comparecimento obrigatório) e três convites (ida opcional). Base e oposição, no entanto, disseram não haver acordo sobre a lista de pessoas a serem convocadas para falar à CPI. O presidente da comissão, Arthur Maia (União-BA), então, decidiu desmembrar a relação de requerimentos. A expectativa é de que as convocações sejam analisadas ainda nesta terça, após o depoimento do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro Mauro Barbosa Cid – que começou há pouco.

Em reunião com prefeitos em Catende, governadora Raquel Lyra ativa Escritório de Emergência na Mata Sul

Em mais uma agenda nesta segunda-feira (10) para reforçar o compromisso de apoio à população que sofreu com as fortes chuvas na Zona da Mata Sul de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause se reuniram com os prefeitos dos municípios mais impactados. No encontro, na sede da prefeitura de Catende, a chefe do Executivo instalou no município um Escritório de Emergência com o objetivo de garantir apoio aos municípios quanto ao levantamento e caracterização dos danos e prejuízos causados em virtude das chuvas. A gestora também informou que os dois decretos que estabeleceram situação de emergência em 15 municípios vai ser estendido para uma validade de 180 dias. Na ocasião, a governadora apresentou uma breve análise sobre o evento climatológico e os relatórios da Defesa Civil do Estado, bem como as providências já tomadas pelo Governo do Estado. “Estamos fazendo diversos atendimentos para os municípios desde o fim de semana e agora viemos prestar o auxílio emergencial diretamente aos municípios instalados aqui no centro de Catende para atender toda a região mais fortemente atingida, a Mata Sul. Nossas equipes vão continuar atuantes, seja de reuniões aqui ou em visitas in loco para poder ajudar no levantamento das necessidades e darmos respostas mais rápidas”, destacou a Raquel Lyra. AMPLIAÇÃO – Os dois decretos (nº 54.993 e 54.994), que estabeleceram situação de emergência nos municípios, serão ampliados de 60 dias para validade de 180 dias, após um pedido do governo federal nas reuniões realizadas ao longo do dia desta segunda-feira. A ampliação será para que os municípios possam ter tempo para execução dos recursos transferidos, bem como licitações realizadas e obras emergenciais concluídas. Por isso, há uma previsão legal de que os decretos precisam estar vigentes. Durante a reunião, cada um dos prefeitos teve a oportunidade de detalhar como a ocorrência das chuvas aconteceu em seu município de gestão. As áreas rurais foram as mais afetadas, então eles demonstraram a necessidade de recuperação de estradas vicinais e passagens molhadas, por exemplo. As equipes da secretarias de Planejamento e da Assessoria Especial estiveram na reunião sistematizando todas as colocações dos prefeitos, que serão transformadas em planos de trabalho pelas equipes responsáveis como Compesa, DER, e outros órgãos correlatos do Governo do Estado. “O Escritório de Emergência em Catende, com a presença da Defesa Civil do Estado, já começou a dar apoio aos prefeitos da região atingida pelas chuvas. Todos eles já foram atendidos e esse centro vai funcionar enquanto tiver demanda”, registou a prefeita de Catende, Dona Graça. Estiveram presentes na reunião os prefeitos Noé Magalhães (Água Preta); Dona Graça (Catende); Fátima Borba (Cortês); Rosete Pelegrino (Jaqueira); Marlos Henrique (Maraial); Júnior de Beto (Palmares); Dayse Juliana (Primavera); Alvinho Porto (Quipapá); Isabel Hacker (Rio Formoso); Júnior Amorim (São Benedito do Sul); Pel Lages (São José da Coroa Grande); Tiago de Miel (Xexéu), além de Rolph Júnior, representante do prefeito de Belém de Maria. Também compareceram o presidente da Alepe, Álvaro Porto, os deputados estaduais Joãozinho Tenório e France Hacker, secretários estaduais, o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho, vereadores e lideranças locais.