Aniversário do prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros, reúne família, amigos e lideranças políticas
Uma festa surpresa marcou o aniversário do prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, nesta quarta-feira. Familiares, amigos e lideranças políticas se reuniram num restaurante do bairro de Candeias para parabenizar o gestor. Noalmoço estavam os deputados federais André Ferreira e Coronel Meira, os estaduais Renato Antunes e Joel da Harpa, o presidente estadual do PL e ex-prefeito do Jaboatão, Anderson Ferreira, o ex-prefeito Fernando Rodovalho, o secretário de Infraestrutura do Estado, Evandro Avelar, a secretária estadual de Educação, Ivaneide Dantas, e seu secretário executivo Igor Cadena e o ex-deputado Manoel Ferreira, Também prestigiaram o aniversário de Mano Medeiros, o presidente da Câmara Municipal do Jaboatão, Adeildo da Igreja, e outros 23 vereadores jaboatonenses, além do ex-vereador Manoel Pereira Neco e o vereador recifense Fred Ferreira. Ainda estiveram presentes o presidente do União Brasil em Pernambuco, Marcos Amaral, o secretário-geral do PDT estadual e secretário executivo de Articulação Social do Recife, Wellington Batista, e o presidente do PDT do Jaboatão, Marcelo Adriano. Além das lideranças políticas, secretários, assessores do prefeito estiveram na festa de aniversário. Familiares, empresários, comerciantes e amigos também fizeram questão de comparecer, entre os quais o diretor da Maranata FM, André Carvalho, e a diretora da Hits FM, June Melo. Emocionado com a surpresa, o Mano Medeiros agradeceu a presença de todos. “Desde cedo estou percorrendo o município, fazendo vistorias, fui ao Mercado de Cavaleiro, acompanhei a Caravana Mais Jaboatão, em Santo Aleixo, e estive na obra do Sesc de Piedade. Até então, o dia era só de trabalho e realmente fui pego de surpresa quando cheguei ao restaurante. Agradeço a todos vocês, meus amigos. Esse é o nosso time, que construimos juntos. Muito obrigado a todos por esse momento”, disse o prefeito. À tarde, ainda teve novo parabéns para Mano Medeiros, desta vez no Complexo Administrativo, com a participação de servidores municipais, pessoas com deficiência que recebem apoio da Prefeitura do Jaboatão e representantes do Programa de Coleta Seletiva.
Raquel Lyra e embaixadora do Reino Unido assinam acordo de cooperação
A governadora Raquel Lyra e a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, assinaram um memorando de entendimento, nesta quarta-feira (28), no Palácio do Campo das Princesas. O acordo consolida a intenção de expandir parcerias em áreas de interesse mútuo, relacionadas a estratégias de descarbonização e mudanças climáticas, transição energética, agricultura sustentável, educação, comércio e investimento, e inovação e tecnologia. A vice-governadora Priscila Krause também participou do evento. “Iniciamos um ciclo virtuoso de parcerias em que queremos que seja feita de maneira estruturada, sustentável e que permita Pernambuco conseguir enxergar novos horizontes e se posicionar no âmbito nacional, mas, sobretudo, internacional como palco de oportunidade e investimento. Com esse acordo podemos ter experiências de tudo que já foi vivenciado e experimentado no Reino Unido, podendo trazer para cá e conseguindo trabalhar o planejamento, a questão de adaptação e resiliência da mudança climática e a questão da transição energética, algo que tem sido tratado no mundo inteiro”, destacou Raquel Lyra. Durante a solenidade, a embaixadora afirmou que uma das prioridades do acordo é buscar a adoção de programas de cooperação com finalidades, metas e resultados claros. “É uma honra poder assinar esse acordo de entendimento. Pernambuco é um Estado que tem muito potencial. Vamos começar a implementar projetos, trocas de experiências e conhecimentos em todas as áreas de interesse comum”, disse Stephanie Al-Qaq. De acordo com o secretário da Assessoria Especial, Fernando Holanda, o restabelecimento das relações internacionais entre Pernambuco e diversos países tem sido uma prioridade do Governo de Pernambuco. “Nesses seis primeiros meses de mandato, a governadora já se reuniu com sete das maiores economias do mundo. A assinatura deste memorando de entendimento formaliza uma cooperação que já vem rendendo frutos durante este ano, como por exemplo, a participação do presidente do Porto de Suape na missão internacional no Reino Unido para o hidrogênio verde, além de workshops que estão sendo promovidos dentro de suas equipes técnicas”, afirmou. Também estiveram presentes na solenidade os secretários estaduais Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Regina Célia (Mulher), coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Mauricelia Vidal (Ciência, Tecnologia e Inovação), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas), José Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento) e Mariana Melo (executiva de Relações Internacionais); o presidente de Suape, Márcio Guiot; a cônsul do Reino Unido no Recife, Larissa Bruscky; e a head de Operações do UK Brasil Tech Hub, Gabriela Figueiredo.
Censo confirma Petrolina como terceira maior cidade de Pernambuco e líder do interior
Após um ciclo de desenvolvimento vivenciado nos últimos anos, Petrolina passou a ser a terceira cidade mais populosa de Pernambuco e a mais habitada do interior. O dado foi confirmado pelo Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta quarta-feira (28). Uma prévia do estudo já havia apontado o crescimento da cidade sertaneja, que foi agora oficializado com a divulgação do levantamento final. De acordo com a pesquisa, Petrolina tem 386.786 habitantes. No último censo, divulgado em 2010, a população era de 293.962 pessoas, ocupando a sexta posição em Pernambuco. Em 12 anos, a população da cidade sertaneja teve um crescimento de 31%. O município ultrapassou Paulista, Olinda e Caruaru. Os dados do Censo foram destacados pelo prefeito Simão Durando como um reflexo do desenvolvimento econômico de Petrolina, especialmente, nos últimos sete anos, quando a população foi aumentada em 50 mil habitantes. O crescimento vertiginoso coincidiu com a expansão na malha viária, com duplicação de avenidas, construção de viadutos, além de investimentos em obras de saúde e educação, que colocam a cidade como a que tem a melhor qualidade de vida no Nordeste (Macroplan). _”Petrolina vive um grande momento e virou referência, atingindo a marca da melhor cidade para se viver no Nordeste, além de ser destaque em índices de Saúde e Educação. Nos últimos anos, a cidade recebeu diversas obras estruturantes, principalmente em infraestrutura e mobilidade urbana. O trabalho irá continuar ainda mais forte com a duplicação de novas avenidas, a continuidade do programa de pavimentação em diversos bairros da cidade, além da chegada do Hospital da Criança e a conclusão da reforma do Centro de Convenções. Estamos preparando a cidade para o futuro, com planejamento urbano e qualidade vida”_, pontuou o prefeito. No ranking do Nordeste, o município ocupa agora a 13ª posição. Petrolina só tem população inferior às das nove capitais, além de Feira de Santana e Campina Grande.
Liana Cirne homenageia Dom Fernando Saburido em solenidade na Câmara do Recife
O arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, hoje administrador apostólico, foi homenageado na noite de ontem, 27 de junho, em sessão solene na Câmara Municipal do Recife, proposta pela vereadora do Recife Liana Cirne (PT). Nomeado oficialmente Arcebispo de Olinda e Recife em 1º de julho de 2009, ele foi empossado em 16 de agosto de 2009 e ficou no cargo até 14 de junho deste ano, quando anunciou a renúncia, atendendo às exigências do Código de Direito Canônico. Dom Fernando foi recebido ao som da música Sou Bom Pastor, executada pelo coro terapêutico do Instituto de Pesquisa e Estudos para a Terceira Idade sob a regência da maestrina Ziuna Cirne, mãe de Liana. A vereadora presenteou dom Fernando Saburido com uma escultura da Pietá, confeccionada pelo artesão Mestre Zuza, de Tracunhaém, e em seguida discursou na tribuna da Câmara do Recife. “Eu pedi para entregar o presente antes do discurso porque a peça é de um mestre popular que conheci na Fenearte. Fiquei comovida, pois ele esculpiu uma Nossa Senhora diferente. Essa Pietá carrega o Cristo Crucificado, em vez de uma criança. Isso toca-nos como mãe, pois carregamos nossos filhos, mesmo adultos, em nossos braços. Essa peça também lembra o trabalho da Igreja”. Liana contou um pouco de sua história da infância, quando começou a frequentar a Igreja Católica, “lugar onde me senti acolhida”. Em seguida, ressaltou que Dom Fernando ficou 14 anos à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife e teria materializado, segundo ela, o abraço, “como um líder acessível e pacificador, colocando em prática a missão dada pelo papa Francisco”. A mesa solene foi composta pela vereadora autora do requerimento, pelo arcebispo dom Fernando Saburido; o padre Pedro Rubens, reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap); o secretário de Governo e Participação Social, Ademar Santos (Dema), representando o prefeito João Campos; a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz e o prefeito de Olinda, Lupércio Carlos Gomes. Em seguida, foi executado o Hino Nacional.A solenidade foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (PSC). Também participaram do evento Romero Sales, secretário de governo de Ipojuca; Mirella Almeida, secretário da fazenda e planejamento. Ainda na Tribuna, Liana afirnou que a igreja não é lugar de discriminação, mas de conversão, e que esse papel teria sido cumprido pelo arcebispo na sua função episcopal. Entre as obras do arcebispo, Liana Cirne citou que dom Fernando inaugurou a Casa do Pão. A vereadora lembrou da chegada do agora arcebispo emérito no cargo, em 2009, quando foi recebido por cerca de 10 mil pessoas no Marco Zero do Recife. “Foi uma festa popular, de uma igreja popular, que se encontra com seu povo e com sua vocação”. Desde então, segundo a vereadora, o arcebispo “caminhou para ampliar o trabalho da igreja, criando comissões, aumentando a participação popular dentro da igreja e fortalecendo a vocação de servir aos pobres”. Ela disse que foi “um trabalho de inclusão e de embelezamento da vida pela fé”. Após o discurso, Liana Cirne fez a entrega de uma placa a dom Fernando Saburido. O coro terapêutico do Instituto de Pesquisa e Estudos para a Terceira Idade, voltou a se apresentar, executando a música Consagração a Nossa Senhora. O arcebispo dom Fernando Saburido fez o discurso de agradecimento, em seguida. “Quero começar citando um texto da Carta de São Paulo a Timóteo. Ele disse: É chegada a hora da minha partida, combati o bom combate, terminei minha corrida, conservei a fé. Eu coloco em meus lábios as palavras do apóstolo Paulo, não posso dizer, porém, que terminei minha corrida. Ele tinha consciência de sua partida, mas espero viver um pouco mais”, disse, bem humorado. Dom Fernando Saburido disse que tinha ainda um longo caminho a percorrer uma vez que o Concílio Vaticano II “ensina que todo bispo é um pastor da Igreja Universal e não apenas da sua igreja local. Nossa visão de igreja não é de localidade, mas sim de igreja em todo o universo como comunhão eclesial”. O bispo emérito, segundo ele, continua exercendo a função de “doutor da fé e de profeta do Evangelho, isso em amplitude maior, sobretudo pela disponibilidade”. Ele relatou um resumo do histórico da arquidiocese de Olinda e Recife, onde foi o oitavo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife e o trigésimo segundo bispo a ocupar o sólio olindense. Depois do discurso do arcebispo emérito, foi feita uma apresentação do Coral Magnificat, da cidade de Moreno. O vereador Felipe Alecrim, que presidiu a solenidade, fez suas explanações finais, rezou, pediu a bênção do religioso, e convidou todos os presentes para ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife.
Edilene Lobo é nomeada ministra substituta do TSE e Corte passa a ter 1ª mulher negra
A advogada Edilene Lobo foi escolhida para ser a nova ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tornando-se a primeira mulher negra a integrar a corte. A nomeação de Edilene para o cargo foi publicada hoje, no Diário Oficial da União. O nome de Edilene Lobo foi escolhido pelo presidente Lula (PT), após o Supremo Tribunal Federal (STF) referendar uma lista tríplice com indicações para o cargo. A nova ministra irá ocupar o lugar do ministro André Ramos Tavares, que passou a ser titular do TSE em 30 de maio.
Planalto dá como certa queda da taxa de juros em agosto
Depois da divulgação da última ata do Comitê de Política Monetária (Copom), o Palácio do Planalto avalia que está garantida uma pequena redução dos juros em agosto, ainda que com um placar sem unanimidade. A ata publicada ontem, indicou que a maioria dos integrantes atuais do órgão – oito diretores e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto – entendem que, se a inflação seguir caindo, há espaço para uma queda gradual da taxa Selic na próxima reunião. Segundo assessores presidenciais, a avaliação é que o BC indicou uma redução de 0,25 ponto percentual na taxa Selic em agosto. Hoje, a alíquota é de 13,75% ao ano. O Planalto espera uma votação sem unanimidade, com seis diretores votando a favor da redução e, talvez, três contra. Mas esse cenário pode mudar se os indicadores seguirem positivos até lá. Para o governo, apenas uma grande turbulência na economia, que fizesse o dólar disparar e a inflação subir, faria o Banco Central mudar a rota traçada na ata publicada nesta terça.
Keko do Armazém realiza a maior obra de contenção da história do Cabo de Santo Agostinho
Mais de 100 famílias que vivem no Alto Santa Rosa, Coquerinho e 21 de abril, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, agora podem dormir tranquilas, sem medo dos tempos de chuva. Isso tudo, graças aos mais de 8.600 metros quadrados de áreas contempladas com geomantas. O sonho e o sossego dessas famílias chegaram, porque aconteceu a maior obra de contenção do município: o Morro de Cara Nova. O prefeito Keko do Armazém esteve no local para anunciar a conclusão e se emocionou ao lembrar da importância dessa entrega. “É muito emocionante voltarmos aqui para entregar mais um sonho dos cabenses. Lembro da minha infância, que também sofri com medo, nos tempos de chuvas. Hoje, é uma satisfação realizar essa entrega. Seguimos com muito trabalho, para assim transformar a vida das pessoas”, disse Keko do Armazém, entusiasmado.
UPAE Escada começa a ofertar exames de audiometria e densitometria e ultrapassa marca de 15 mil exames só em 2023
Os pacientes atendidos pela Unidade Pernambucana de Atenção Especializada de Escada (UPAE Escada), localizada na Zona da Mata Sul do Estado, já contam com a oferta de novos exames na unidade. Desde o início desta semana, a UPAE Escada está disponibilizando os serviços de audiometria e densitometria para os usuários da região. Com esses novos exames, o Serviço de Apoio e Diagnóstico da UPAE Escada já disponibiliza um total de 13 tipos de exames, sem contar os exames laboratoriais: Teste Ergométrico, Ecocardiograma, Mapa, Holter, ECG, Ultrassom Geral, Ultrassom Vascular, Raio-x, Densitometria, Mamografia, Audiometria, Campimetria, Paquimetria. Só nos cinco primeiros meses de 2023, a unidade realizou mais de 15,6 mil exames. “Mensalmente, temos conseguido ampliar o leque de exames ofertados, bem como a quantidade. E esse é um trabalho que deve continuar, já que pretendemos disponibilizar novos exames já no mês que vem, como a colposcopia e exames oftalmológicos, como gonioscopia e curva tensional”, explica o coordenador geral da UPAE, Francisco Galvão. A oferta dos novos exames de audiometria e densitometria complementa a linha de cuidado dos pacientes assistidos pelo otorrinolaringologista e pelo reumatologista da UPAE Escada. Os exames serão de extrema importância para auxiliar na prevenção e tratamento de problemas auditivos, bem como no diagnóstico de pacientes com doenças como osteoporose. “Para realizar os exames, o paciente deverá ser encaminhado pela sua Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município para uma consulta com profissionais médicos ou por fisioterapeutas e fonoaudiólogos da UPAE Escada, que, após avaliação, identificará a necessidade de realização dos procedimentos. Tanto a Audiometria quanto a densitometria são agendados em nossa central de marcação”, destaca a coordenadora Interdisciplinar da unidade, Luanna Gressa. A distribuição das vagas para realização dos exames é feita pela própria UPAE Escada, que as disponibiliza de acordo com a demanda interna da unidade. Referência na região, a UPAE beneficia uma população de mais de 300 mil habitantes de oito municípios da Mata Sul e da Região Metropolitana: Amaraji, Cabo de Santo Agostinho, Cortês, Escada, Ipojuca, Primavera, Rio Formoso e Sirinhaém.
Simão Durando entrega nova iluminação em LED da Avenida da Redenção no Dom Avelar
A Prefeitura de Petrolina segue com ações para a expansão do sistema de iluminação em LED da cidade. Nesta terça-feira (27), o prefeito Simão Durando entregou a ampliação da rede de pontos de luz da Avenida da Redenção, no bairro Dom Avelar. A gestão municipal investiu mais de R$ 346 mil na intervenção do programa Mais Luz que vai possibilitar mais segurança aos condutores e pedestres que circulam na via. Para a conclusão do sistema na importante avenida de interligação da comunidade, foram implantados 30 novos postes e 33 luminárias. O trabalho faz parte da segunda fase do programa “Mais Luz”, que instalou LED em 100% dos pontos cadastrados do município para a modernização da rede de iluminação pública. A nova etapa do trabalho está permitindo a expansão dos pontos de iluminação em comunidades periféricas que tem déficit de luminosidade, proporcionando mais segurança à população. “Uma ação importantíssima para os petrolinenses. Os benefícios da iluminação mais eficiente, moderna e econômica já foram comprovados em nosso município. Fomos a primeira cidade de Pernambuco a fazer esse modelo de PPP, reduzindo, inclusive, o tempo de atendimento para a manutenção. Vamos continuar muito forte, cada vez mais, levando essa modernização para os quatro cantos da cidade”, concluiu o prefeito Simão Durando. Programa Mais Luz: A segunda etapa do Mai Luz tem o objetivo de instalar braços e luminárias em cerca de 2 mil pontos que não estavam cadastrados na primeira fase, beneficiando, inicialmente, 40 localidades nas áreas urbana e rural.
Governo aprova Projeto de Lei que destrói carreira da educação. Sintepe marcou assembleia para discutir greve
Nesta terça (27) 30 deputados e deputadas de Pernambuco aprovaram o Projeto de Lei Complementar 712/2023, de autoria do Poder Executivo, que atualiza o Piso Salarial do Magistério para apenas 6 mil professores e professoras efetivos e deixa de fora de qualquer reajuste mais de 52 mil servidores da Secretaria de Educação, inclusive aposentados. O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) protestou contra a aprovação do PL e realizará uma Assembleia Geral da categoria no próximo dia 5 de julho onde discutirá o tema “decretação de greve”. Antes da votação, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB), convocou uma reunião entre os líderes partidários e a Comissão de Negociação do Sintepe. Mas o governo foi irredutível diante da proposta do Sindicato de adiar a votação do PL 712 e enviar um texto melhor para a Alepe, contemplando todo o conjunto dos mais de 73 mil servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco. Sob intenso protesto de mais de 500 trabalhadores em educação presentes nas galerias e outros 1 mil que ficaram do lado de fora, a votação do PL 712 foi concluída em primeira e segunda discussões na mesma tarde, com a realização de uma reunião ordinária e outra extraordinária em sequência. Tudo com muita pressa por demanda do Palácio do Campo das Princesas. Durante os discursos proferidos na tribuna, os deputados João Paulo (PT), Dani Portela (Psol), Rosa Amorim (PT), Doriel Barros (PT), Gleide ngelo (PSB), Waldemar Borges (PSB), Sileno Guedes (PSB), João Paulo Costa (PCdoB) e Gilmar Júnior (PV) declararam voto contrário e lamentaram a falta de negociação por parte do Governo para estabelecer uma proposta de reajuste que abarcasse integralmente toda a categoria. Somando-se a eles, votaram em favor da Educação e contra o PL 712, também, os deputados Coronel Alberto Feitosa (PL), Rodrigo Farias (PSB), Aglailson Victor (PSB), José Patriota (PSB), Antônio Coelho (União) e Diogo Moraes (PSB). Já os deputados que votaram contra a educação e em favor do Governo foram Adalto Santos (PP), Antonio Moraes (PP), Abimael Santos (PL), Claudiano Martins Filho (PP), Cléber Chaparral (União), Danilo Godoy (PSB), Débora Almeida (PSDB), France Hacker (PSB), Gustavo Gouveia (Solidariedade), Henrique Queiroz Filho (PP), Izaías Régis (PSDB), Jarbas Filho (PSB), Jeferson Timóteo (PL), João de Nadegi (PV), Joaquim Lira (PV), Joãozinho Tenório (Patriota), Joel da Harpa (PL), Mário Ricardo (Republicanos), Nino de Enoque (PL), Pastor Cleiton Collins (PP), Pastor Júnior Tércio (PP), Renato Antunes (PL), Romero Sales Filho (União), Simone Santana (PSB), William Brigido (Republicanos), Eriberto Filho (PSB), Fabrizio Ferraz (Solidariedade), Francismar Pontes (PSB), Kaio Maniçoba (PP) e Socorro Pimentel (União). O presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), por costume não vota, a não ser que seja para desempate. O deputado Romero Albuquerque (PP) estava presente, mas não votou e os deputados Luciano Duque (Solidariedade) e Lula Cabral (Solidariedade) estavam ausentes.