José Patriota quer realização de Censo da Pessoa com Deficiência e/ou Doença Rara

O deputado estadual José Patriota (PSB) apresentou na última terça-feira (16) projeto na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o Projeto de Lei Ordinária (PLO) N° 693/2023 para a realização do Censo da Pessoa com Deficiência e/ou Doenças Raras. “Considero essa matéria oportuna, visto a sua importância na quantificação e investigação das características sociais dessa população para a elaboração de ações públicas verdadeiramente eficientes em prol desses segmentos”, afirma Patriota. O levantamento censitário terá por objetivo organizar informações sobre as características demográficas, a quantidade de pessoas com deficiência e/ou doença rara, incluindo aquelas que utilizar espaços oferecidos pelo Poder Público, dentre outras informações pertinentes, com o propósito de apoiar o processo de tomada de decisões e a consequente implantação de medidas destinadas a esse público. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em informações coletadas em 2021, 8,4% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência e/ou doença rara. A proposta foi levada às comissões da Alepe e posteriormente será encaminhada para votação em plenário.

Ipojuca intensifica Operação Inverno e investe cerca de R$6,5 milhões nas ações

A Prefeitura do Ipojuca, por meio das Secretarias de Infraestrutura e de Defesa Social, está reforçando, neste mês de maio, a Operação Inverno. O objetivo é evitar alagamentos, intensificando ações rotineiras como a limpeza de canais, canaletas e galerias, além de capinação nas encostas e colocação de lonas nas áreas de risco. O município já tem reservado cerca de R$ 6,5 milhões para executar esses serviços. A Operação Inverno no município começou em janeiro, mas, apesar da recente previsão de um inverno menos rigoroso, por parte da Defesa Civil do Estado, as ações seguem sendo intensificadas, principalmente, nos locais de riscos, a exemplo do monitoramento das áreas ribeirinhas. Do começo do ano para cá, já foram feitas, até o momento, limpezas em aproximadamente 12 mil metros de extensão, nos canais do Centro de Ipojuca, Camela e Nossa Senhora do Ó. Nos pontos críticos como a Bacia do Canal da Hilda da Costa Monteiro, área ribeirinha, rua Navegantes, Socó, Salinas e Pantanal mais de 2 mil metros de canaletas também foram limpas. A previsão da Secretaria Municipal de Infraestrutura é recolher em torno de 200 mil toneladas de entulhos nos sistemas de drenagem do município. Esse material formado, principalmente, por plásticos, é um dos principais causadores de entupimentos no sistema de drenagem, o que provoca inundações nas vias públicas. “Ao todo, são mais de 132 profissionais nas ruas e 17 equipamentos, entre caminhão hidrojato, retroescavadeiras, motoniveladoras, hidráulicas e caminhões basculantes realizando o trabalho diário”, afirmou a secretária de Infraestrutura do Ipojuca, Giuliana Cavalcanti. A ação também conta com um monitoramento e alerta nas áreas de deslizamentos e inundações, realizada pela Coordenadoria de Defesa Civil do município. Para contar com a ajuda da população, a operação está fazendo campanhas de conscientização para que as pessoas depositem o lixo domiciliar adequadamente próximo aos horários de coleta. Além disso, em um trabalho de longo prazo executado pelo município nos últimos anos, cerca de 479 famílias, ou seja, 2.395 habitantes seguem sendo beneficiados com a construção de 1.971 metros de muros de arrimo para proteção das encostas.

No Cabo, vereador Ricardinho passa por cirurgia

O presidente da Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, vereador Ricardinho (MDB) deve passar por uma cirurgia ainda hoje. Uma hérnia de disco tem atingido o nervo ciático da perna direita do parlamentar há 5 meses. Ricardinho ficará 30 dias em recuperação e afastado das ruas. ” Mesmo com esse problema de saúde, foram 5 meses de muito esforço. Vou deixar de fazer pelos próximos dias o que mais gosto que é de estar nas ruas. Peço suas orações “, pediu o vereador. A assessoria não divulgou o local da cirurgia. O vereador Naelson Valério (PSC), irá assumir à condução das sessões plenárias pelos próximos 30 dias.

Mercado de turismo do Paraguai concluí rodada de divulgação de Porto de Galinhas em evento da Gol

Fechando com grande sucesso a maratona de promoção do destino turístico de Porto de Galinhas para o mercado de países sul-americanos, na noite dessa terça-feira (16), a comitiva da Prefeitura do Ipojuca esteve na cidade de Assunção, no Paraguai. A passagem pela capital do país vizinho foi a última parada no evento “Gol te Lleva a Brasil”, realizado pela companhia aérea Gol. Ao final das agendas, a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, que acompanhou de perto todas as rodadas de apresentação do destino nas capitais da Argentina, Uruguai e Paraguai, avaliou a presença de Ipojuca na ação. “Enquanto administração municipal, faz parte da nossa missão fomentar o turismo de Ipojuca e estimular a vinda dos turistas nacionais e estrangeiros para o município, gerando renda e emprego para milhares de ipojucanos que vivem da cadeia do turismo. Setor que não fica restrito apenas aos hotéis e pousadas, mas também passa pelos barraqueios, jangadeiros, bugueiros, artesãos, bares e restaurantes da cidade”, explicou a gestora. “Foram dias intensos para que pudéssemos apresentar todas as nossas potencialidades turísticas e fazer com que Porto de Galinhas esteja no radar dos operadores de turismo e agentes de viagem no momento de ofertar os pacotes de viagem aos seus clientes. Tenho certeza que esse convite comercial da Gol se refletirá em números muito positivos para o setor nas próprias férias de meio de ano e de final de ano”, destacou o secretário de Turismo do Ipojuca, Mário Pilar. Ainda na tarde de ontem, a comitiva ipojucana foi recebida na Embaixada do Paraguai, sendo recebida pelo ministro da Embaixada, Marcelo Ramos Araújo, e o conselheiro da representação diplomática do país, Pedro Mendonça.

plugins premium WordPress