Câmara do Cabo assina acordo de cooperação com o Senado para instalação da Escola do Legislativo
A criação da Escola do Legislativo na Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho ganhou o novo reforço na tarde desta quinta-feira (11), em Brasília. Liderado pelo presidente da Câmara do Cabo, vereador Ricardo Carneiro ( Ricardinho), um grupo de parlamentares do município esteve no Senado Federal durante a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Câmara do Cabo e o Interlegis, programa de fortalecimento do Legislativo, criado pelo Senado há mais de 25 anos. A assinatura do acordo é mais um passo para a criação da Escola do Legislativo, que será contemplada dentro do projeto de reestruturação física, em andamento na sede da Câmara do Cabo. Durante reunião realizada ontem em Brasília, o presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo garantiu o fornecimento de livros e auxiliar na formação do acervo que será colocado Legislativo cabense. O presidente da Câmara, Ricardinho, destacou a importância da Escola do Legislativo no Cabo. “Quando pensamos na reforma e ampliação da Câmara, inserimos também ações de modernização do Legislativo cabense. A Escola do Legislativo terá um papel fundamental para formação de nossos servidores, o que vai proporcionar maior agilidade nos processos internos de trabalho”, disse Ricardinho. Além do presidente da Câmara do Cabo, participaram da reunião no Senado, os vereadores Binho de Roque, Jamerson Batera e Aziel Almeida. Sobre o Interlegis O Interlegis é um programa do Senado Federal que tem como objetivo fortalecer o Legislativo estimulando a modernização e a integração das Casa Legislativas. Além de transferir tecnologias, trabalha com ações de capacitação. O Interlegis tem em sua estrutura a Escola de Governo, que ministra treinamentos presenciais e à distância para as Casas Legislativas.
Mendonça Filho quer ouvir ministro Rui Costa sobre declarações de supostas irregularidades na privatização da Eletrobras
O deputado federal, Mendonça Filho, protocolou nesta quinta-feira (11/05), requerimento de convocação do Ministro da Casa Civil, Rui Costa, para que explique na Câmara dos Deputados declaração de que o Governo Lula ingressou com uma ADI no STF contra a desestatização da Eletrobras para ajustar um “cheiro ruim de falta de moralidade”. “O ministro tem que ter responsabilidade com o que diz. Que “cheiro ruim” e “falta de moralidade” ele está falando? Onde está a ilegalidade mencionada e quem cometeu”, afirmou Mendonça, ressaltando que as declarações do ministro são graves, ofensivas e têm de ser esclarecidas. No requerimento, Mendonça Filho considera que as declarações do ministro ofendem a todos que participaram do processo de privatização da Eletrobras como o Congresso Nacional, o BNDES e o próprio TCU. O deputado afirma que o processo de desestatização da Eletrobrás seguiu fielmente todo o trâmite legalmente previsto, conduzido pelo BNDES e deliberado pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos – CPPI, objeto de amplo debate e aprovação no Congresso Nacional. Além disso, foi examinado e validado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Ontem o ministro Rui Costa afirmou que o Governo Lula ingressou com uma ação contra a desestatização da Eletrobras com o objetivo de buscar ajustar um “cheiro ruim de falta de moralidade”. Ainda, declarou que a forma como a privatização foi conduzida “é ilegal. E tudo aquilo que é ilegal precisa ser questionado”. “Um ministro não pode dar declarações com esse nível de gravidade, sem apresentar dados, provas, e esclarecer para a sociedade se tem fatos reais ou se está produzindo fakenews”, afirmou.
Isabella de Roldão protagoniza inserção do PDT na TV
Primeira presidenta municipal eleita pelo PDT no Recife e primeira mulher a ocupar o cargo de vice-prefeita da capital pernambucana, Isabella de Roldão, respaldada pelo PDT nacional, protagonizou uma inserção partidária na televisão na noite de ontem, quarta-feira (10). “Representar o PDT nessa honrosa missão é gratificante demais. Agradeço a confiança do PDT e da AMT Nacional, em especial a nossa presidenta Miguelina Vecchio, no trabalho que estamos construindo ao longo dos anos”, afirma Isabella. Durante a inserção, a vice-prefeita defendeu a construção de uma cidade diferente para os recifenses a partir de pautas mais inclusivas e necessárias para a sociedade. “Estou chamando vocês para o PDT para construirmos a pauta da Sustentabilidade, da Igualdade de Gênero e da Primeira Infância para construirmos uma cidade diferente e mais justa”, ressalta.
No Recife, Edna Gomes vira secretária de Políticas Sobre Drogas do Governo João Campos
A ex- vice prefeita e ex vereadora do Cabo de Santo Agostinho, Edna Gomes será a nova secretária executiva de Políticas Sobre Drogas da Prefeitura do Recife, na gestão do prefeito João Campos. A nomeação ainda será publicada no Diário Oficial do Município. Edna assume o cargo por indicação do deputado federal, Clodoaldo Magalhães, que também preside o PV em Pernambuco. Edna exerceu a mesma função no governo estadual, na gestão de Paulo Câmara. Ela também já foi secretária de Programas Sociais na gestão de Lula Cabral. No mês passado, Edna emitiu uma carta aberta anunciando sua saída do grupo de Cabral e se aproximando do prefeito Keko do Armazém.
Comissão de Assuntos Municipais da Alepe discute transporte público na Região Metropolitana
Presidida pelo deputado estadual José Patriota (PSB), a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou nesta quarta-feira (10), reunião ordinária em que apresentou a relatoria de projetos de lei e distribuiu novas proposições para relatoria dos deputados. Entre os assuntos discutidos, a comissão deliberou sobre a realização de audiências públicas para tratar sobre a questão do serviço de transporte público na Região Metropolitana. “É importante reunir os atores responsáveis pelo transporte público e principalmente também os usuários para que possamos analisar essa questão tão importante no dia a dia dos trabalhadores e trabalhadoras da Região Metropolitana do Recife”, falou Patriota. O ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco por 10 anos afirmou que conta com a participação dos municípios no funcionamento da Comissão. “Encaminharemos as novas propostas apresentadas para a Amupe para que as prefeituras sejam ouvidas no processo”, afirmou. Além de Patriota, a reunião contou com a presença dos deputados estaduais Fabrizio Ferraz (Solidariedade), Joãozinho Tenório (Patriota), João Paulo (PT), Dannilo Godoy (PSB) e Abimael Santos (PL), que também fazem parte da comissão.
Andreza Romero assume a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife
Advogada e vereadora, Andreza Romero, assume a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda). A parlamentar já tinha experiência de atuação nesta pasta e a defesa da causa dos animais é uma das suas principais linhas de atuação no mandato. A confirmação foi feita pelo prefeito do Recife, João Campos, nesta quinta-feira (11/05). “Andreza é uma mulher jovem e militante da causa que já atua há anos em defesa dos animais. Ela está preparada para assumir a secretaria e cumprir a missão de ampliar as nossas ações na área”, afirmou o prefeito. Andreza Romero chega para coordenar trabalhos dos mais diversos, a exemplo das castrações de animais, vacinação, cirurgias e atendimentos. “Como representante da causa animal, eleita para pleitear e garantir os direitos aos animais, é uma honra ter a oportunidade de fazer parte da gestão para comandar as ações desta secretaria. Vamos trabalhar com afinco para atender as demandas e ampliar o trabalho que vem sendo realizado pelas equipes”, destacou Andreza. Formada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a advogada Andreza Romero foi a segunda vereadora mais votada do Recife em 2020. Ela é responsável pela idealização e realização de projetos como a Central Animal, uma plataforma que reúne diversos serviços de assistência veterinária gratuita, a fim de facilitar o acesso de tutores de baixa-renda a recursos que visam o bem-estar dos animais. Com informações do Blog Ponto de Vista