Raquel discute com diretor-presidente da Aena a expansão do Aeroporto do Recife

A governadora Raquel Lyra se reuniu, nesta sexta-feira (28), no Palácio do Campo das Princesas, com o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, para tratar sobre as obras de expansão estrutural que estão sendo feitas no Aeroporto Internacional do Recife – Gilberto Freyre. Com a iniciativa, o terminal aéreo vai crescer em mais de 60% da capacidade atual. Haverá um novo píer internacional, e um incremento de área bastante grande, com mais de 20 mil metros quadrados, capaz de atender a aeronaves de grande porte. “Essas obras no aeroporto são muito importantes para consolidação do turismo do Estado e para nossa economia. Teremos novos portões internacionais e um novo modelo de mix comercial atendendo melhor o consumidor, dando mais segurança e conforto aos passageiros que chegam a Pernambuco”, destacou Raquel Lyra. Segundo a Aena, empresa que administra o aeroporto, a obra tem previsão de finalização até o final de 2023. “Essa foi uma reunião super motivadora. Avaliamos o ritmo da obra e conversamos também sobre a conectividade do aeroporto, tanto doméstica quanto internacional. É uma colaboração conjunta entre instituições públicas e iniciativas privadas para trazer a melhor conectividade aqui para o Recife”, enfatizou Santiago Yus. “Há uma programação de inaugurações que amplia a capacidade de fluxo do Aeroporto do Recife de 8 milhões de passageiros ao ano para 15 milhões”, ressaltou o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Daniel Coelho. Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti; o presidente da Empetur, Eduardo Loyo; o diretor-geral de Aeroportos do Nordeste do Brasil da Aena Brasil, Joaquín Rodríguez; e o Diretor de ESG e de Relações Institucionais e Comunicação da Aena Brasil, Marcelo Bento

Cabo realiza mais de mil atendimentos com a ação do “CRAS Itinerante”, no primeiro trimestre de 2023

Durante os três primeiros meses de 2023, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por intermédio da Secretaria Municipal de Programas Sociais, realizou onze edições do CRAS Itinerante, totalizando 1.260 atendimentos. A partir disso, a maior edição realizada no trimestre ocorreu no final do mês de março, no Engenho Serraria, com 57 famílias atendidas, totalizando 228 pessoas. Outras ações também tiveram grande alcance da população, a exemplo da executada na comunidade do Engenho Novo, com 268 pessoas alcançadas pelo programa. Também foram realizadas atividades no Engenho São Salvador, Utinga de Cima, Algodoais, Novo Mundo, Cotovelo, Sítio Capim, além da comunidade Nova Esperança, localizada no bairro de Ponte dos Carvalhos. O objetivo é levar os benefícios essenciais aos usuários que não conseguem chegar aos equipamentos de sua abrangência. Dessa forma, a população tem a oportunidade de conhecer os benefícios oferecidos pela secretaria, além de facilitar o acesso aos serviços e programas que são desenvolvidos no âmbito do município. Durante as edições, são oferecidos diversos serviços à população, como cadastro, recadastro e atualização do CadÚnico — principal porta de entrada para programas sociais, como Auxílio Brasil e demais benefícios ofertados pelo Governo Federal e serviços da Política de Assistência Social. Paralelo a isso, são realizados serviços de encaminhamento para Rede Socioassistencial, agendamento para emissão da 2° via do RG e direcionamento à certidão de nascimento. “Trabalhamos para estar cada vez mais próximo da população. Desde o início da gestão, estamos chegando em todas as comunidades que moram em locais de difícil acesso e distantes das unidades fixas dos CRAS. Durante as ações, levamos serviços importantes. Ao longo do ano, teremos outras edições em diferentes bairros da cidade”, comentou a Secretária de Programas Sociais, Andrea Galdino.

Iquine vai expandir setor de logística em Jaboatão

O Grupo Iquine anunciou, nesta sexta-feira (28), a expansão do setor de logística do Condomínio DAS Empreendimentos Imobiliários, no município do Jaboatão dos Guararapes. O empreendimento será construído às margens da BR-101, onde funcionava a antiga fábrica de pólvora Elefante. O condomínio de galpões ocupará uma área de 80 mil metros quadrados e a previsão é que entre em atividades ainda neste ano. O anúncio foi feito durante encontro do presidente do Grupo Iquine, Delino de Souza, sua diretoria e o prefeito Mano Medeiros. A DAS atua na gestão e aluguel de galpões em dois condomínios instalados no Jaboatão. A obra vai gerar emprego para 500 trabalhadores e, quando o empreendimento começar a funcionar, serão contratados mil profissionais. Na ocasião, foi discutida a parceria entre o Grupo Iquine e a Prefeitura do Jaboatão para contratação de mão de obra no município. Atualmente, o grupo emprega 900 colaboradores, dos quais 487 nas unidades do Jaboatão. Destes, 80% são do município. Desde 2021, há uma parceria na formação de pintores através do Projeto Cores Para Todos e 400 já saíram do curso prontos para trabalhar. Neste mês de maio, mais duas turmas serão capacitadas. O prefeito Mano Medeiros destacou a importância dessa expansão, pois mostra o potencial do Jaboatão para o setor de logística. “Nosso município tem um dos principais polos logísticos do Estado, pela posição estratégica que ocupa na Região Metropolitana. Além disso, trata-se de um grupo fundado no Jaboatão há quase 50 anos e que continua crescendo. Já temos parcerias importantes e agora também nos colocamos à disposição para agilizar o processo de licenciamento e na capacitação de mão de obra especializada, através da nossa Agência do Trabalhador”, disse o gestor. O Grupo Iquine está sediada no Jaboatão e também tem linha de produção no Ceará. Nos quase 50 anos de existência, a Iquine tornou-se a terceira maior marca de tintas do Brasil, além de liderar a comercialização de produtos nas regiões Nordeste e Norte.

Prefeito de Caruaru entrega o primeiro convite oficial do São João 2023 à Raquel Lyra

Em mais uma visita ao Palácio do Campo das Princesas, o prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro (PSDB) esteve nesta quinta-feira (27) em visita à Governadora Raquel Lyra para levar demandas da capital do Agreste e aproveitou para entregar, em mãos, o primeiro convite oficial para o São João de Caruaru 2023. Estiveram na comitiva acompanhando o prefeito Rodrigo Pinheiro, o secretário de Governo, Lino Portela; o Secretário Executivo de Comunicação, Thiago Azevedo e o Assessor Especial Swami Lima. “Mais uma vez estivemos no Palácio do Campo das Princesas revendo pessoas que estão mudando Pernambuco, especialmente a nossa Governadora Raquel Lyra, a quem tive a honra de entregar em primeiríssima mão, o convite oficial do São João de Caruaru deste ano. Aproveitamos também para tratar de pautas importantes de nossa cidade, em diversas áreas, que, em breve, serão de conhecimento de toda a população de Caruaru”, destacou o prefeito.

Anderson Correia assume a presidência do PP em Caruaru

O vereador Anderson Correia é o novo presidente do Partido Progressistas em Caruaru. A nomeação do parlamentar caruaruense se deu nesta quinta-feira (27), durante a XXII Marcha dos Legislativos Municipais, que está acontecendo em Brasília, por meio de ato realizado pelo deputado federal Eduardo da Fonte, presidente da sigla em Pernambuco, que fez o convite a Anderson, dando-lhe carta branca para conduzir os rumos políticos na Capital do Agreste. A escolha por Anderson Correia se deu após ele se destacar como o vereador mais bem votado do PP, em Caruaru, nas eleições municipais de 2020, além do destaque nas últimas eleições, em 2022, quando ficou como 2º suplente de deputado federal do Partido Progressistas, após conseguir 16.128 votos, sendo considerada uma das grandes surpresas dessa eleição, pela votação expressiva. Que superou concorrentes de peso, como o deputado federal Fernando Rodolfo. “Assumo este novo desafio com a certeza de que irei corresponder as expectativas do partido, buscando fortalecer e aumentar a nossa representatividade na Câmara de Vereadores e no Executivo Municipal”, destacou Anderson Correia.

Prefeito Mano reduz burocracia para abertura de empresas de baixo risco em 100%, no Jaboatão

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes ampliou para 490 o número de negócios com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) considerados de baixo risco e reduziu em 100% a burocracia para a liberação de funcionamento na modalidade de alvará automático emitido em tempo real. Isso passa a ser possível porque o município aderiu ao sistema da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalidade de Empresas e Negócios (Redesim). O anúncio foi feito pelo prefeito Mano Medeiros, nesta sexta-feira (28), tendo como objetivo atrair novos empreendimentos para o município. A partir de agora, o empreendedor que pretende abrir seu próprio negócio de baixo risco, basta dar entrada diretamente na Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) para dar início às atividades. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Turismo, Cultura e Lazer informa que atualmente Jaboatão é a cidade de Pernambuco que recebe o maior número de solicitações para abertura de empresas, sendo que 55% são de baixo risco, principalmente, do setores de comércio, cabeleireiro, pedicure e manicure. Com a atualização, a expectativa é que a procura aumente para75%. Mas também será dada atenção especial aos negócios de médio e alto risco, com tratamento diferenciado para agilizar as solicitações de viabilidade. A meta é focar na expansão da economia, agilização dos processos burocráticos e fomentar os negócios no Jaboatão. Atualmente, o município possui 70.734 CNPJs registrados. “Nossa gestão tem tomado iniciativas para facilitar a abertura de empresas e agora estamos avançando com a redução de 100% da burocracia para o alvará de funcionamento automático. Negócios de baixo risco são a grande maioria das empresas instaladas e queremos ampliar a participação desses setores na nossa economia. Isso significa geração de emprego, renda e arrecadação. Jaboatão é um município muito atrativo para todo tipo de negócio, não só por ter a segunda maior população do Estado, mas também pela posição estratégica que ocupa na Região Metropolitana “, ressaltou o prefeito Mano Medeiros. A atualização do número de CNAEs está respaldada no Decreto Estadual n° 52.005 de 14 de dezembro de 2021, através do sistema da Redesim, à Lei Federal n°13874/2019 simultaneamente com a Lei Federal n° 14195/2021 e à Lei Municipal n° 1426/2019.

plugins premium WordPress