Segurança nas escolas: Irmão Ricardo propõe criação de Comissão Especial

Preocupado com a onda de violência, nas escolas, o vereador do Ipojuca, Irmão Ricardo sugeriu a criação de uma Comissão Especial, na Câmara Municipal do Ipojuca para tratar sobre a segurança, nas unidades educacionais. De acordo com o parlamentar, o momento pede muito cuidado e ações concretas. Para ele, o que aconteceu em Blumenau chocou todo o país e é preciso que o poder público adote medidas urgentes, tanto preventivas, quanto protetivas. Irmão Ricardo também defende o reforço policial, nas escolas, com o intuito de proteger crianças e todos que circulam no ambiente escolar de futuros ataques. “Não podemos ficar de braços cruzados, esperando que novas tragédias aconteçam! Depois do que ocorreu ficou evidente a vulnerabilidade dos nossos filhos, assim como de todos os que atuam nas unidades educacionais. Gostaria inclusive de acionar a Secretaria de Educação, comandada pelo meu amigo e Secretário de Educação Francisco Amorim, os conselheiros tutelares do meu município, a fim de que juntos possamos fomentar ideias para reforçar a segurança das nossas crianças Ipojucanas”, destacou Irmão Ricardo. O vereador disse também que Ipojuca hoje tem uma creche Grande Porte, em cada distrito e vários anexos espalhados, fora as escolas da da cidade e dos destritos e zona rural do Ipojuca, e, portanto, a necessidade do reforço da segurança, nessas unidades. “Diante da necessidade de unir forças, sugiro que formemos uma comissão especial nesta Casa para propormos medidas, assim como fiscalizarmos a adoção de mecanismos de segurança, nas escolas da rede municipal. Não podemos ficar reféns de situações como a que aconteceu, em Blumenau. Os pais precisam trabalhar e deixar seus filhos em total segurança.Portanto, quero assim me somar à Gestão, contribuindo com o nosso trabalho, no sentido de propor políticas e medidas que venham reforçar a segurança das escolas e creches de Ipojuca, destacou o vereador.

Pedro Campos quer estreitar as relações do Nordeste com a China

Acompanhando a comitiva presidencial à China, o deputado federal Pedro Campos integra a missão, que tem como objetivo consolidar a relação do Brasil com seu maior parceiro comercial. Celeiro de grandes oportunidades para agenda econômica, a viagem oficial tem a expectativa de fomentar novos acordos de cooperação técnica e econômica entre os países. “Vamos trabalhar para estreitar as relações do Nordeste com a China. Enquanto deputado federal por Pernambuco e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste, estarei lutando para que esse diálogo se alargue e possa ser fortalecido com vistas ao desenvolvimento da nossa região”, pontua o parlamentar. A comitiva conta a participação de quatro governadores do Nordeste: Jerônimo Rodrigues, da Bahia; Elmano de Freitas, do Ceará; Carlos Brandão, do Maranhão; e Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte. A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e o coordenador da bancada do Nordeste na Câmara Federal, deputado Júlio César, também integram a missão. “Essa é mais uma prova do olhar cuidadoso que o presidente Lula tem para a nossa região. Vamos convergir forças e levar investimentos para impulsionar o desenvolvimento do povo nordestino”, afirmou. Em Xangai, a comitiva do presidente Lula acompanhou a cerimônia de posse de Dilma Rousseff como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics. A instituição visa impulsionar ações no Brasil, Rússia, Índia, China, África de Sul e outros países que estão se integrando ao banco. “O NBD é uma ferramenta importante para o desenvolvimento do nosso estado e país. Inclusive já está chegando a Pernambuco, através de uma operação de crédito da Compesa, na ordem de U$ 200 milhões de dólares, a qual tive oportunidade de contribuir em sua formatação enquanto servidor da empresa. Até o final deste ano os desembolsos já devem ser iniciados. É dessa forma, com seriedade, compromisso e ação, que iremos convergir investimentos para avançar em Pernambuco e no Brasil”, pontuou. A missão oficial, que seguirá nos próximos dias a Pequim para o encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, será concluída no próximo dia 16.

Em Brasília, Marcello Maranhão tem garantia de retomada de programa

O Prefeito de Ribeirão, Marcello Maranhão se reuniu em Brasília com o deputado federal Fernando Monteiro e o ministro das Cidades, Jader Filho. Na oportunidade, o prefeito tratou da retomada do Programa Minha Casa Minha Vida, em Ribeirão. Segundo o prefeito, o objetivo da visita ao ministro é resolver de vez a situação das casas que já estão em construção e ainda construir mais 400 outras residências no Bairro Vila Rica. “O ministro está sensível às nossas. solicitações. Ele para o município pediu enviar, o mais rápido possível, o Projeto para a construção das 400 casas. O Ministro ainda disse que muitas outras novidades boas estarão chegando para nosso município em breve”, disse Marcello Maranhão.

Álvaro Porto destaca fortalecimento de laços da Alepe com TJPE e MPPE

Durante encontro com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo, nesta quarta-feira (12.04), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB), afirmou que a Alepe está empenhada em colaborar com o Judiciário e reiterou a valorização do entendimento entre os dois Poderes.“A gente trabalha para fortalecer a harmonia. É importante sempre manter estes contatos e intensificar a convivência para que as conversas sempre aconteçam. O que vier do TJPE e a gente puder agilizar, será feito. As coisas vão caminhar rapidamente”, disse Porto. O desembargador presidente do TJPE esteve na Alepe acompanhado de outros 14 desembargadores, entre os quais o desembargador-oorregedor, Ricardo Paes Barreto, e o desembargador-ouvidor, Eduardo Sertório. A agenda aconteceu em retribuição à visita institucional feita ao TJPE por Porto e o 1º Secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), em fevereiro. Também nesta quarta-feira, o presidente da Alepe reuniu-se, em seu gabinete, com o Procurador Geral de Justiça, Marcos Antonio de Carvalho. Do mesmo modo, a agenda com o representante do Ministério Público de Pernambuco teve caráter de encontro institucional em retribuição à visita feita por Porto e Gouveia àquele órgão, há cerca de dois meses. O PGJ também entregou ao presidente da Alepe, Projetos de Lei de autoria do MPPE.

Em reunião com ministro do TCU, Raquel discute a implementação de uma política de governança para Pernambuco

A governadora Raquel Lyra se reuniu, nesta terça-feira (11), com o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes. O encontro, realizado no Palácio do Campo das Princesas, teve como objetivo discutir a implementação de uma Política de Governança para a administração estadual, a fim de obter uma gestão mais eficiente, eficaz e focada em entregar resultados positivos para a população. O secretário da Casa Civil, Tulio Vilaça, também esteve presente.  “Um encontro bastante proveitoso em que o ministro destacou a importância de garantir governança na nossa gestão, para que possamos atingir os resultados que nos propusemos desde o início da gestão. Ele tem trabalhado isso no Brasil inteiro e se colocou à disposição, com grupos de especialistas do próprio Tribunal de Contas, para nos ajudar na definição dos indicadores de meta, resultado, governança e transparência para permitir que a gente enfrente os desafios que Pernambuco vive, fazendo mais com menos, de maneira mais eficiente”, enfatizou Raquel Lyra. O ministro é escritor do livro ‘Da Governança à Esperança’, e vem liderando um movimento sobre a temática em todo o Brasil. “Eu sinto que o Estado tem toda oportunidade de implantar esse projeto que começamos em nível nacional. Acho que Pernambuco pode sair dessa situação de dificuldade com os indicadores. Por isso, trouxe os melhores conhecimentos para que a governadora possa analisar e implantar mais essa iniciativa no Governo de Pernambuco”, afirmou Augusto Nardes. 

Suape movimenta 4 milhões de toneladas no primeiro bimestre, aumento de 10%

O atracadouro pernambucano se destacou nacionalmente pela movimentação de granéis líquidos, transporte de cargas conteinerizadas e cargas gerais soltasO Porto de Suape teve crescimento de 10% na movimentação de cargas no primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 4 milhões de toneladas. Os bons ventos que sopram em direção ao quinto atracadouro público mais movimentado do Brasil (24,7 milhões de toneladas em 2022) se devem à diversificação das operações. Como resultado dessa boa performance, ocorreram no período 253 atracações, 10% a mais do que foi registrado em janeiro e fevereiro de 2022. A movimentação de granéis líquidos (derivados de petróleo), por exemplo, subiu 13,36%, e o transporte de cargas conteinerizadas, 6,82%. O saldo positivo de Suape contrasta com os dados nacionais divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários antes do feriadão: queda de 3,07% em relação a 2022 e movimentação de 174,46 milhões de toneladas de janeiro a fevereiro de 2023. O decréscimo foi impulsionado pela diminuição da movimentação de minério de ferro (-4,2%), soja (-19,165) e adubos (-24,97%), itens que não embarcam ou desembarcam no porto pernambucano.O diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, pontua que a administração prevê crescimento de 8% em relação a 2022. “Os derivados de petróleo continuam sendo o nosso ponto alto, porém, estamos trabalhando, incansavelmente, para ampliar o leque de cargas, atraindo novos players para Suape, um porto-indústria com localização privilegiada e dotado de modernas instalações, podendo movimentar os mais diversos tipos de mercadorias”, afirma. O atracadouro é o líder nacional na movimentação de granéis líquidos, responsáveis por 72,1% do volume de cargas transportadas em 2022. O diretor de Gestão Portuária, Nilson Monteiro, acrescenta que o contínuo embarque e desembarque de automóveis é outra operação que vem trazendo grande movimento ao atracadouro. O Hub de Veículos, impulsionado a partir de novembro de 2021, registrou aumento de 10% no número de automóveis comparado a 2022. “Movimentamos 9.172 unidades nesse período, incluindo veículos fabricados na Argentina e no Uruguai e distribuídos para outros países da América Latina e Estados Unidos desde Suape”, explica. AÇÚCAR O embarque de açúcar ensacado para outros Estados e países é outra operação que vem se intensificando em Suape. Para se ter uma ideia do incremento no transporte desse tipo de carga, a estatal movimentou 57% a mais no primeiro bimestre deste ano, um total de 71 mil toneladas do produto. “Suape está situado a poucos quilômetros das principais usinas produtoras de açúcar da Zona da Mata Sul de Pernambuco, fato que facilita o escoamento da produção. Além disso, a estrutura dos nosso cais otimizam o transporte da carga, trazendo mais competitividade à indústria açucareira do Estado”, enfatiza Monteiro. O PORTO Os produtos derivados de petróleo são movimentados no porto externo, nos quatro Píeres de Granéis Líquidos (PGL). Na área, também fica o Cais de Múltiplos Usos, que está sendo reformado para receber as operações de regaseificação de GNL. As mercadorias conteinerizadas e os demais tipos de carga são operadas nos cinco cais do porto interno, sendo dois deles terminais alfandegados arrendados ao Tecon Suape.

Coronel Meira é relator da PEC que proíbe impostos sobre gratificações e adicionais de risco de vida do trabalho policial

O Deputado Coronel Meira (PL/PE) foi designado Relator da Proposta de Emenda à Constituição – PEC 141/2015 que altera o art. 150 da Constituição Federal, para vedar a incidência de imposto sobre as gratificações e adicionais de risco de vida e regime especial de trabalho policial. Os policiais estão constantemente sujeitos ao risco de morrer e à atividade insalubre, esses profissionais sofrem os efeitos de sua atividade, não somente durante o trabalho, mas principalmente ao longo do tempo, pois sua saúde física e mental, sofrem prejuízos comprovados e geram efeitos ao longo da vida desses profissionais, principalmente quando alcançam a melhor idade. “É com muito orgulho que assumimos essa relatoria, pois é muito importante que essa PEC seja aprovada, é uma questão de justiça para com os policiais, que arriscam suas vidas todos os dias em defesa da nossa segurança. É necessário a suspenção dos impostos nesses pagamentos, assim, poderemos iniciar o resgate da dignidade e o poder aquisitivo dos policiais, ” afirma o Coronel Meira

plugins premium WordPress