Lula da Fonte protocola PL que inclui entidades de Defesa Animal em Organização da Sociedade Civil de Interesse Público
O deputado federal Lula da Fonte (PP-PE) protocolou o Projeto de Lei 232/2023 que tem como objetivo garantir que as entidades como abrigos, ONGs e espaços que garantem a defesa dos animais, possam virar Organizações Sociais e/ou Organizações de Interesse Público da Sociedade Civil. O fato garante imunidade tributária, isenção e o recebimento de emendas parlamentares por parte dessas instituições. O parlamentar destaca que a proposta será mais um grande avanço para a causa animal e que é dever do Estado proteger e assegurar os diretos dos animais. “O sistema de formação de vínculos entre a Administração Pública e as entidades do Terceiro Setor é um importante instrumento de realização e concretização dos direitos dos animais. Acredito que só assim é possível alcançarmos o respeito, o bem estar, proteção, defesa e saúde dos animais. Vamos trabalhar para que esse projeto seja aprovado o mais rápido possível”, disse o deputado federal, Lula da Fonte. Lula, que também é vice-presidente do Partido Progressistas de Pernambuco, é um grande defensor dos animais e atua em favor da causa antes mesmo de assumir uma cadeira no Congresso Nacional. O PL1031/21, apresentado pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), que proíbe, em todo o território nacional, testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal e de limpeza em animais, foi levado ao parlamentar a pedido de Lula, assim como o Ofício 415/22, destinado ao prefeito do Recife e a todos os prefeitos pernambucanos, solicitando a liberação da entrada de animais domésticos em supermercados, restaurantes e padarias. A iniciativa se deu a partir da liberação do acesso dos animais no Rio de Janeiro, cidade pioneira a aderir à medida.
Em encontro com a senadora Teresa Leitão,Marcello Maranhão reivindica retomada do Minha Casa, Minha Vida
O Prefeito Marcello Maranhão (Ribeirão); acompanhado da Vice Prefeita Carol Jordão, do Presidente da Câmara de Vereadores Itamar Barcelos e do Secretário Municipal de Agricultura Luiz Carlos da Silva, estiveram reunidos nesta sexta-feira (10), com a Senadora Teresa Leitão e apresentaram algumas demandas do Município. Entre elas, a retomada do Minha Casa Minha Vida (MCMV) na cidade. Foi apresentado o diagnóstico do MCMV em Ribeirão, bem como, toda documentação que a Gestão Municipal já encaminhou ao Governo Federal e a Caixa Econômica Federal. Também foi solicitada a Senadora, uma retroescavadeira para atender os pequenos agricultores do município. Marcello Maranhão ressaltou a importância da parceria com a Senadora Teresa Leitão: “Nossa Senadora nos recebeu da melhor forma possível, e garantiu encontrar conosco junto ao Governo Federal e CEF, a melhor solução para os 200 habitacionais do MCMV em Ribeirão. Assegurou também, entregar aos ribeirãoenses, a retroescavadeira solicitada, através de Emendas Parlamentares ou através de convênio junto ao Governo Federal.”, afirmou, Maranhão.
Prefeita do Ipojuca, Célia Sales, visita nova unidade operacional da Rnest
Nesta sexta (10), a prefeita do Ipojuca Célia Sales, fez uma visita institucional e técnica à Refinaria Abreu e Lima (Rnest) para conhecer a nova unidade operacional chamada Snox, que foi projetada para tratamento dos gases da refinaria e abatimento de emissões, reduzindo significativamente o envio de gases para queima na tocha. Na ocasião, o gerente geral da Rnest, Márcio Maia, apresentou dados da Refinaria, levou a comitiva para conhecer as obras da nova unidade e falou sobre geração de emprego no empreendimento. “Trata-se da Unidade com a tecnologia mais moderna que existe no Refino da Petrobras”, afirmou o gerente geral da Refinaria. O corpo técnico da Rnest também explicou que foi implementado sistema com inteligência artificial que atua no controle da tocha (Smart Tocha), para otimizar a dispersão de gases, aumentando a eficiência da queima e reduzindo emissões. As queixas da população sobre os odores sentidos por quem mora nos bairros do entorno da Rnest também fez parte da pauta trazida pela prefeita e pelo secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano, Erivelto Lacerda. A gerência da Refinaria informou à prefeita que os mesmos dados apresentados a ela foram já apresentados à CPRH e ao MPPE. Informou também que a Refinaria foi favorável em relação à perícia solicitada pelo MPPE, pois opera dentro dos parâmetros legais e os dados das estações de monitoramento demonstram que a qualidade do ar está boa. “Importante estarmos monitorando junto com vocês todos esses processos para que a gente possa dar segurança à população” disse a prefeita. Ela também reforçou o pedido de que quer ver os ipojucanos sendo empregados nas obras. O secretário de Desenvolvimento Econômica, Puran Medeiros, explicou que a Prefeitura tem feito um trabalho de capacitação com os ipojucanos sob a demanda das empresas e colocou à disposição da Refinaria o banco de currículos do Programa Agora (www.agoraipojuca.com.br).
Em reunião com empresários da indústria, Simão Durando destaca investimento de mais de R$ 450 milhões em Petrolina
O prefeito de Petrolina, Simão Durando, participou, nesta sexta-feira (10), de um encontro de planejamento estratégico com o Conselho Empresarial da Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias de Pernambuco (URSF/ FIEPE). A reunião contou com a presença do presidente da Fiepe, Ricardo Essinger, e do diretor regional, Albânio Venâncio. Este foi o primeiro encontro institucional do chefe do executivo municipal com os representantes do setor industrial. Durante a conversa, o prefeito ressaltou o novo momento de crescimento e pujança em Petrolina, destacando o trabalho que vem sendo realizado pela gestão municipal e fazendo uma projeção para 2023. Simão reforçou que somente no ano passado foram investidos mais de R$ 450 milhões na cidade. Após citar grandes obras, entre elas a construção do “Hospital da Criança”, a reforma e ampliação do Centro de Convenções, a entrega de mais de 1.200 ruas pavimentadas e a duplicação da BR-407, que já deve iniciar no próximo mês, o gestor destacou que os investimentos na estruturação da cidade têm atraído novas empresas, alavancado o setor na região e influenciando da geração de empregos. “Petrolina vive um momento ímpar e diferenciado. Estamos preparando a cidade para os próximos 20 anos e na esteira desses avanços, a economia vai junto. Estou aqui para ouvir e colocar toda a gestão municipal à disposição para participar das discussões e planejamento com o setor industrial e que possamos pensar juntos no desenvolvimento de Petrolina”, concluiu.