Raquel Lyra debate cooperação técnica e financiamento em Segurança Pública com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento
Em reunião com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento, nesta sexta-feira (3), no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra discutiu a criação de parcerias na área de segurança pública. Durante o encontro, foram debatidas oportunidades de cooperação técnica e financiamento a serem aplicados na segurança pública. O BID já atua em oito estados brasileiros e possui experiências exitosas nas áreas de inclusão social, equidade, produtividade, inovação e integração econômica.”Desde o primeiro dia de governo, nós estamos trabalhando para implantar o Programa Juntos Pela Segurança, que vai encontrar novas soluções para a segurança pública de Pernambuco. A taxa de feminicídio do Estado é 40% maior do que a média nacional, e na contramão do Brasil, a violência aumentou no ano passado, enquanto a de todo o país reduziu. Conseguimos um avanço nos primeiros 30 dias de governo com a redução na quantidade de homicídios, mas iremos avançar muito mais. É preciso repensar o modelo de segurança pública no Estado, que não vem dando resultados e não está garantindo a segurança das pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra. Durante a reunião, a governadora ainda ratificou a orientação prioritária para seu time de secretários de lançar o Juntos pela Segurança. “O programa será um novo modelo de gestão da segurança pública com fortalecimento das ações de prevenção e requalificação da inteligência policial na repressão ao crime, especialmente ao crime organizado”, explica Raquel. De acordo com o especialista em segurança pública cidadã e justiça designado para a sede do BID em Washington, Rodrigo Serrano, o banco poderá oferecer apoio técnico ao Estado na formulação de soluções na área de segurança. “O BID compartilhou a experiência no tema da segurança pública e justiça pelo Brasil, na América Latina e no Caribe. Podemos apoiar tecnicamente a formulação do programa Juntos pela Segurança, oferecendo assistência técnica, trazendo as melhores experiências nos eixos que a governadora indique como prioritário para Pernambuco”. A secretária de Defesa Social, Carla Patrícia, afirma que a parceria com o BID poderá fortalecer o trabalho estratégico do Juntos pela Segurança. “Para a Segurança Pública, é extremamente importante que venha essa visão moderna que pense numa polícia cidadã e que procure integrar tanto o cidadão à segurança pública quanto os municípios. Nosso maior objetivo é que o cidadão pernambucano volte a se sentir seguro”, comentou a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia.O Banco Interamericano de Desenvolvimento já executa projetos e modelos de inovação de políticas públicas para segurança, incluindo a integração de bases de dados, o georreferenciamento, modernização das polícias com avanço do policiamento proativo, transformação digital na justiça, incluindo algoritmo de prevenção da violência contra a mulher e prevenção de reincidência, melhorando o modelo de gestão do sistema prisional.
Em fórum no Recife, presidente da Câmara do Cabo cobra extensão do metrô até o município
O presidente da Câmara do Cabo de Santo Agostinho, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho) participou nesta sexta-feira (03) da primeira reunião do Fórum Permanente pela Mobilidade e Defesa do Metrô. A reunião foi realizada na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA), no Recife. A preocupação com o sucateamento do metrô foi o principal ponto da pauta na reunião do Fórum. Nas intervenções feitas pelos presentes, muitos problemas foram levantados em relação ao serviço prestado pelo metrô. O presidente da Câmara, vereador Ricardinho, defendeu a necessidade de melhoria na estrutura dos Veiculos Leves sobre Trilhos (VLT’s) que transportam passageiros do Terminal Integrado de Cajueiro Seco até o Cabo de Santo Agostinho. Segundo o presidente da Câmara, o grande sonho dos cabenses é ter o metrô chegando até o município, mas enquanto isso não acontece, é preciso melhorar o atual serviço prestado pelos VLT’s. “São equipamentos que precisam ser substituídos. O trem é um importante reforço na mobilidade para quem precisa se deslocar da capital até o nosso município, mas atualmente traz muitos transtornos para quem utiliza. Há problemas de estrutura também nas estações”, lembrou Ricardinho. Participaram do encontro, representantes de cidades da Região Metropolitana do Recife, entidades, centrais sindicais, políticos e representantes da sociedade civil. O Fórum foi criado em maio do ano passado através de uma iniciativa do CREA e do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE). Sindicalistas e funcionários do metrô se posicionaram contra a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) pelo Governo Federal. Presente ao evento, o senador Humberto Costa, do PT, garantiu que levará as demandas do metrô do Recife para o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Além do presidente da Câmara, Ricardinho, representaram o município do Cabo na reunião, os secretários da gestão municipal Alex Gomes (Planejamento) e Fernando Martins (Infraestrutura).