Segurança pública de Pernambuco ganha reforço com novos oficiais
A governadora Raquel Lyra presidiu, na manhã desta segunda-feira (23), a solenidade escolar do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Dos concluintes que irão reforçar a segurança pública pernambucana, 64 integrarão a PMPE e outros 24 irão para o CBMPE. O evento foi realizado no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife, e contou com a presença de autoridades. “Ingressar em uma corporação é assumir uma missão de vida. Agradeço a coragem de todos vocês em abraçar uma tarefa tão árdua, mas tão gratificante e reconhecida pela população, e por também colocarem a vida de vocês à disposição, sempre tendo como prioridade salvar a vida do nosso povo”, declarou Raquel Lyra. A secretária de Defesa Social, Carla Patrícia, destacou que o reforço na segurança visa atender uma demanda urgente da população. “A missão é difícil e não estão nela por acaso, mas por escolha e mérito. E saibam que contarão com todo meu apoio e o da governadora Raquel Lyra nessa jornada que apenas se inicia”, disse a secretária. O primeiro colocado do Curso de Formação do CBMPE foi Anderson Torres, de 32 anos, natural de Caruaru, no Agreste. “Com toda bagagem que tivemos durante o curso, estamos prontos para acrescentar à corporação e atender a população pernambucana”, afirmou. Thaysa Huane, de 31 anos, natural de Pombos, na Mata Norte do Estado, foi a segunda colocada no Curso de Formação da PMPE e enfatizou estar vivendo um grande sonho. “Entrar na carreira militar era algo que eu planejava há muito tempo. Foi uma trajetória longa e árdua mas, no final das contas, a gente vê o quanto valeu a pena”, enfatizou Thaysa, reforçando que seu principal objetivo é proporcionar maior segurança para a população. Os novos aspirantes a oficial – assim são chamados ao concluir o Curso de Formação – das duas corporações militares seguem agora para o estágio prático, sendo distribuídos nas diversas unidades operacionais do Estado. Nesta nova etapa, eles são empregados buscando atender às necessidades imediatas da PMPE e CBMPE, além de reforçar a prestação dos serviços ofertados à população pernambucana. Também participaram da solenidade o chefe da Casa Militar, coronel Mamede; os comandantes da PMPE, coronel Tibério César dos Santos, e do CBMPE, coronel Luciano Alves Bezerra; a chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Simone Aguiar, e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros.
Fernando Bezerra Coelho é homenageado pelo IMIP com comenda Professor Fernando Figueira
O senador Fernando Bezerra Coelho foi homenageado pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) na manhã desta segunda-feira (23). O parlamentar recebeu das mãos da presidente da instituição, Silvia Rissin, a comenda Professor Fernando Figueira em reconhecimento ao trabalho prestado à entidade ao longo da sua vida pública. Durante a solenidade, FBC aproveitou para fazer o anúncio da destinação de mais R$ 3 milhões ao IMIP em emendas parlamentares. Em seu discurso, sob os olhares atentos de profissionais da instituição, autoridades e familiares, o senador sublinhou a magnitude do IMIP como uma das mais importantes instituições da área da saúde pública de Pernambuco e do Nordeste. Em seguida, ressaltou a dificuldade de seguir ampliando o serviço de atendimento aos pacientes do SUS e de manter uma estrutura grandiosa como o IMIP tem, com mais de mil leitos. “Receber essa homenagem, hoje, para mim, é muito valiosa e marcante. É uma honra receber esse generoso reconhecimento. O que fiz em prol do IMIP é mais que uma obrigação, é um dever; o parlamentar de Pernambuco tem que abrir espaço na sua ação político-parlamentar para ajudar o IMIP porque as necessidades nunca cessam”, destacou Fernando Bezerra, que foi 20ª personalidade a receber a honraria ofertada pelo instituto. Ainda durante a homenagem, o senador mencionou como uma das suas principais contribuições ao Instituto a conquista de recursos para ajudar a viabilizar a recuperação do Hospital Pedro II. As emendas parlamentares destinadas pelo senador também contribuíram com o funcionamento do IMIP. E, antes de encerrar o mandato como senador, FBC anunciou mais uma contribuição ao Instituto: a liberação de R$ 3 milhões em emenda parlamentar individual. “Recursos que chegam para que a instituição possa, cada vez mais forte, prosseguir atuando e defendendo o interesse dos mais necessitados”, finalizou o parlamentar.
Mano Medeiros começa a preencher o vazio político de Jaboatão Centro
Por Jorge Lemos O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL) tem feito algumas movimentações políticas acertadas. Na sua gestão, tem dado uma atenção e um olhar especial a Jaboatão Centro. Jaboatão Antigo era a sede da cidade, mas foi transferida para Prazeres, perdendo o poder político e o protagonismo. De lá para cá, as gestões que passam em Jaboatão enfrentam rejeição naquela localidade. Existe uma dificuldade imensa das pessoas que ali residem em reconhecer o que está sendo feito em outras localidades. O governo para ser bem avaliado tem que trabalhar duro no centro da cidade, não só em obras, mas também com a valorização de suas tradições e a presença permanente da gestão municipal. Mano Medeiros tem feito isso muito bem. Tem buscado o diálogo com as lideranças políticas da localidade e tem aproximado o governo do povo. Já autorizou a recuperação do antigo prédio da prefeitura, onde hoje funciona a regional 01 e dará expediente no principal distrito da cidade. O que se fala também é que o prefeito terá uma moradia em Jaboatão Centro para puder conviver diariamente com o povo. O prefeito participou diariamente da tradicional festa de Santo Amaro, padroeiro da cidade. A festa reúne as famílias tradicionais de Jaboatão e o gestor se aproximou ainda mais daquela gente. O que se fala também nos bastidores é que o atual prefeito vai resgatar o Carnaval do centro que é uma tradição. Pelo jeito, Mano Medeiros tomou gosto pela política e vai com tudo buscar a reeleição.