Prefeito de Goiana visita escolas que vão passar por revitalização
Nessa segunda-feira (16), o prefeito Eduardo Honório realizou uma visita às escolas da rede municipal de ensino que passarão por revitalização para melhorar a estrutura física e acolhimento aos estudantes. “Pretendo contribuir com melhores condições de estudo para os estudantes do nosso município, garantindo conforto e acessibilidade para os alunos e funcionários das escolas”, disse o prefeito Eduardo Honório. As escolas selecionadas foram Prefeito Ângelo Jordão (Ponta de Pedras), Adélia Carneiro Pedrosa (Povoação de São Lourenço), Presidente Costa e Silva (Tejucupapo), João Carneiro de Melo (Carrapicho), e Francisco Nicolau da Silva (Atapuz). Na Escola Adélia Carneiro Pedrosa será feita uma reconstrução. A nova unidade terá 12 salas de aulas, sala de recurso, biblioteca, sala multiuso, refeitório, quadra coberta e ambientes administrativo e de apoio na proximidade da quadra pertencente a mesma. As revitalizações serão feitas com recursos da prefeitura.
Secretária de Meio Ambiente de PE faz visita técnica a Fernando de Noronha A secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, esteve, ontem e hoje (16 e 17 ), no Arquipélago de Fernando de Noronha, para uma visita técnica. Na ocasião, ela participou também da posse dos membros do Conselho Distrital. Ana Luiza visitou as obras da pista do Aeroporto Governador Carlos Wilson, a Estação da Compesa de Dessalinização de Água, a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos, o Laboratório de Economia Regenerativa, que está sendo construído na Ilha, além do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e as unidades educacionais e de saúde. De acordo com a secretária, a visita teve como objetivo obter um novo olhar sobre o Arquipélago. “Conhecia Noronha, mas estou aqui hoje com um olhar diferente, de cuidado, para conhecer e entender como funciona cada equipamento, saber a realidade deles e o que deve ser feito nessa nova gestão”, afirmou. A secretária também conversou com as pessoas que trabalham nesses órgãos, bem como com os ilhéus, para saber de suas necessidades. “Junto com a nova administradora, Thallyta Figuerôa, vamos fazer uma gestão humanizada. Iremos cuidar do turismo, da infraestrutura, do meio ambiente, mas, principalmente, das pessoas. Um lugar bom para passear tem que ser bom também para se morar”, frisou. Posse dos conselheiros Ana Luiza ainda participou, ontem (16), da posse dos sete conselheiros distritais de Fernando de Noronha, eleitos em 2022. A cerimônia aconteceu na sede da instituição. Para essa gestão, o conselho conta com três novos integrantes: Carine Silene da Silva, Daniel Alexandre Almeida e Cassiana Barros de Oliveira. Quatro foram reconduzidos para mais quatro anos de trabalho: Ailton Júnior, Milton Luna, Otávio Minervino e Mirilde Costa. No mesmo dia também houve a eleição da nova Mesa Diretora do órgão, que elegeu Ailton Júnior presidente.
Ipojuca define homenageado do Carnaval 2023
A Prefeitura do Ipojuca definiu o homenageado do Carnaval 2023 do município. O escolhido será o multi-artista e ex-diretor da Secretaria Especial de Cultura, Edécio Lima, que faleceu em dezembro de 2021. Carnavalesco, ator, diretor de teatro, artista plástico, escritor e bonequeiro, Edécio era um apaixonado pelo carnaval, sendo responsável pela criação de um dos blocos mais tradicionais do Ipojuca, o homem da meia noite do município, o Zé Pojuca. O artista também deu vida a outros bonecos que animam os festejos do Carnaval ipojucano. Outro destaque do homenageado foi a realização da Paixão de Cristo do Ipojuca, figurando como um grande amante das artes. Como escritor, Edécio Lima lançou o livro “No meu tempo de criança”, uma biografia que detalhou sua infância no município. “Ele sempre valorizou as artes sendo uma pessoa que contribuiu imensamente para a preservação das manifestações artísticas da nossa cidade e, em especial, o Carnaval. Por isso, nada mais justo do que nessa volta da festa pós pandemia ser ele o grande homenageado de 2023”, destacou a prefeita do Ipojuca, Célia Sales. Segundo o secretário de Cultura do Ipojuca, Jorge Henrique, este ano, a Prefeitura vai manter a tradição de focar na cultura popular na vila de Porto de Galinhas, com grupos de frevo, maracatu e caboclinhos, e dos blocos tradicionais com trios e orquestras nas demais localidades do município. Como é tradição, Ipojuca possui a semana pré-carnavalesca, o Baile Municipal, Carnaval e as festividades pós o período oficial de Momo.
CCLJ da Alepe aprova alterações na cobrança do FEEF propostas pelo deputado Antonio Coelho
A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira, por 5 votos favoráveis e 4 contrários, o parecer do relator, deputado estadual Antonio Coelho (União), ao Projeto de Lei Ordinária nº 3842/2023, que trata da renovação do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF). O texto apresentado pelo parlamentar prezou pelo equilíbrio entre as contas públicas e o impacto da medida para os empreendedores pernambucanos. No relatório apreciado e aprovado pela CCLJ, os membros da comissão acataram as duas mudanças propostas pelo relator ao projeto de lei, cujo autor é o Poder Executivo. A primeira delas reduz de dois anos para um ano o período de validade da cobrança, estabelecendo, portanto, “que os depósitos previstos no art. 2º, I, da Lei Estadual nº 15.865, de 30 de junho de 2016, que constituem receita do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal, continuam sendo devidos por mais 12 meses desde a entrada em vigor desta Lei”. A segunda mudança aprovada altera a vigência da nova legislação, determinando, em seu Art 2º, que “Não haverá cobrança do depósito de que trata o artigo 1º desta Lei no período compreendido entre o dia 31 de dezembro de 2022 e a data de entrada em vigor desta Lei”. A alteração, portanto, suprime qualquer cobrança do imposto retroativa a 1º de janeiro de 2023 conforme estava previsto no projeto original enviado à Assembleia. O deputado Antonio Coelho destacou que o relatório aprovado por seus pares atende aos anseios dos lados envolvidos, isto é, acolhe a demanda do novo governo de Pernambuco, ao garantir segurança fiscal para a realização das mudanças que o estado impõe, bem como contempla as ponderações do setor produtivo pernambucano.
Jornalistas Roberta Jungmann e Francisco José são os homenageados da 15ª edição do Baile Imprensa Que Entra
A maior e mais tradicional prévia da imprensa brasileira e do carnaval pernambucano, o Baile Imprensa que Entra 2023 em sua 15ª edição vai prestar homenagem aos jornalistas Roberta Jungmann e Francisco José, ambos referência do jornalismo, pelos serviços prestados à sociedade e ao jornalismo brasileiro, em especial ao pernambucano. A prévia acontece no sábado, dia 04 de fevereiro. Sobre os homenageados: Francisco José: Francisco José começou na Rede Globo como jornalista esportivo, foi autor de várias reportagens memoráveis, inclusive sendo indicado ao International Emmy Awards de 2013 (considerado o Oscar do Jornalismo). Já cobriu seis Copas do Mundo e duas Olimpíadas, além de ter sido enviado para fazer a cobertura da Guerra das Malvinas. Roberta Jungmann: A jornalista Roberta Jungmann foi repórter da TV Manchete e TV Jornal. Em 1997, ingressou no Jornal do Commercio para atuar como assistente da coluna Dia a Dia. Hoje, trabalha como titular da coluna social Persona, no jornal Folha de Pernambuco Em tempo:Já estão confirmados para o Imprensa Que Entra 2023: Almir Rouche, Almério, Kelvis Duran, Patusco e a Troça Ceroulas de Olinda e Orquestra . Nos próximos dias, a coordenação do baile vai divulgar a programação completa, que promete ser uma edição histórica do evento, garante a coordenação da prévia, a cargo dos jornalistas Fernando Fagundez, Carlos Morais e Almani Galdino.
Irmão Ricardo defende Projeto Arte nas Ruas em Porto de Galinhas
Como defensor do fortalecimento do turismo e do comércio local, o vereador do Ipojuca, Irmão Ricardo foi procurado por representantes e comerciantes da praia de Porto de Galinhas para articular junto à Prefeita do município, Célia Sales, a implementação do Projeto Arte nas Ruas. O projeto tem como objetivo, transformar a Rua Navegantes em uma via temática, com a finalidade de melhorar a segurança dos pedestres, que correm risco constante de acidentes, decorrentes do grande fluxo de veículos, além de oferecer uma melhor infraestrutura, com programação e atrações para os turistas e pedestres. ” Estive com a Prefeita Célia Sales e ressaltei a importância do Projeto Arte nas Ruas para o nosso município. Sempre preocupada em alavancar o nosso turismo, assim como fortalecer a cultura e a economia da região, ela encaminhou para as Secretarias de Turismo, a de Cultura; a de Meio Ambiente e Controle Urbano, e a Autarquia de Trânsito, Mmtttrans do Ipojuca para que possa ser concretizado, o quanto antes”, destacou Irmão Ricardo. O vereador disse ainda que já participou de algumas reuniões com as secretarias envolvidas e acredita que, nos próximos dias, o Projeto deverá ser implantado em Porto de Galinhas. “Será mais um ganho para o nosso balneário, para os turistas, os comerciantes e para a nossa população”, concluiu o vereador do Ipojuca.
Doriel articula, em Brasília, ações de desenvolvimento para o estado
O presidente do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco e deputado estadual reeleito, Doriel Barros, desembarcou, ontem à noite, em Brasília. Na agenda de dois dias no DF, estão marcadas visitas estratégicas para o fortalecimento do estado, bem como articulações para que o PT-PE possa contribuir mais com a gestão do Governo Federal em Pernambuco. Entre as pautas, a solicitação ao presidente Luís Inácio Lula da Silva da implementação, com a maior brevidade possível, da duplicação da BR 423, num trecho de 80km, entre os municípios de São Caetano e Garanhuns, no Agreste pernambucano. Uma iniciativa de extrema importância para desenvolvimento da região. O ofício foi entregue ao secretário executivo do Ministério das Relações Institucionais, Olavo Noleto, e ao chefe de gabinete do presidente, Marco Aurélio. Na ocasião, o parlamentar também levou a solidariedade do povo pernambucano ao presidente Lula, reforçando a posição do PT estadual no apoio à garantia do Estado Democrático, especialmente após os ataques executados por golpistas bolsonaristas, no último dia 8 de janeiro, atingindo os três principais pilares do regime democrático.Ainda hoje, ele deve se reunir com a presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, com parlamentares federais e representantes de outros ministérios. A agenda de compromissos em Brasília segue até amanhã, quando o deputado retorna à capital pernambucana. Mesmo à distância, Doriel tem acompanhado e se posicionado sobre as pautas em discussão na Assembleia Legislativa.
Univasf: Julianeli Tolentino é o novo reitor
O Diário Oficial da União de ontem (16) trouxe a nomeação do professor Julianeli Tolentino de Lima como Reitor Pro Tempore da Universidade do Vale do São Francisco – Univasf. Na mesma publicação há a dispensa do interventor Paulo César Fagundes Neves, nomeado em 2020 pelo ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, que não considerou a lista tríplice. “Parabenizo a comunidade acadêmica pela vitória da luta e da resistência”, comemorou a senadora Teresa Leitão. O governo Bolsonaro realizou diversas nomeações em universidades públicas e institutos técnicos federais sem respeitar a lista tríplice. “O governo passado sempre atacou a Educação, os profissionais e as instituições da Educação. A escolha de interventores nas universidades e IFs é um claro ataque à autonomia das instituições. Agora a democracia e o respeito às instituições estão de volta, com o governo Lula”, esclareceu Teresa Leitão. Julianeli Tolentino de Lima foi reitor da Univasf por dois mandatos consecutivos, no período de 2012-2020. Ele foi nomeado pela então presidenta Dilma Rousseff obedecendo à escolha da comunidade acadêmica, em novembro de 2011, quando obteve 60,02% dos votos. O seu nome foi o primeiro indicado na Lista Tríplice que foi encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). A recondução aconteceu também com o aval acadêmico. Em 2020, por ocasião da escolha do novo reitor, o professor Telio Leite foi o escolhido pela comunidade acadêmica e pelo Conselho Universitário. Porém, uma das chapas contestou judicialmente o resultado, e o então ministro Abraham Weintraub nomeou o interventor que administrou a Univasf até ontem, 16 de janeiro. No governo Bolsonaro, cerca de 20 instituições federais de ensino tiveram interventores que não estavam em primeiro na lista tríplice, ou sequer participaram do processo de escolha nas instituições.
Romero quer acrescentar Direitos dos Animais na secretaria de Meio Ambiente de PE
O deputado Romero Albuquerque apresentou uma emenda modificando a redação do Projeto de Reforma Administrativa do Governo do Estado (3841/2023). Ele propõe alterar o nome da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha. O texto inclui a promoção de políticas públicas de defesa e proteção animal na nova estrutura e funcionamento do Poder Executivo. Pela proposta, o nome do órgão deve passar a ser “Secretaria de Meio Ambiente, dos Animais, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha”. A alteração não é apenas na nomenclatura: a emenda propõe que o Governo do Estado promova a cultura de proteção, defesa e direitos dos animais, a educação e a prevenção para proteção e defesa de animais domésticos e domesticados, e estimule a captação de recursos humanos para as ações de proteção, bem-estar e direitos dos animais, além de apoiar órgãos públicos competentes na elaboração e implementação de políticas, programas ou projetos para promover o controle populacional de cães e gatos, entre outras alterações. Albuquerque, que recentemente cobrou compromisso da gestão com a causa animal, diz que “a mudança é de suma importância para o crescimento e desenvolvimento de futuras políticas públicas em face dos animais”. O parlamentar mencionou a criação da Secretaria e do Departamento de Direitos Animais, vinculados ao Ministério do Meio Ambiente, e diz que trabalhará para a criação de uma Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais no estado. “A demanda sempre foi grande, necessária e urgente. Criar um novo órgão é atribuição do Governo, que precisa avançar no trabalho em prol dos animais, e nós vamos lutar para sensibilizar a governadora a dar esse importante passo”, disse.