Raquel quer priorizar combate à pobreza

A governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou que vai trabalhar pela conexão com o novo Governo Federal eleito para garantir investimentos para Pernambuco. “Temos feito diálogo com alguns membros que estão abrindo as portas do novo governo, e espaço para que a gente possa fazer pontes. É disso que o povo precisa”, ressaltou Raquel, durante entrevista à Rádio CBN de São Paulo, nesta quinta (15). “Já tive contato com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, que está coordenando a transição, e tem aberto diálogo com os governadores. Também estive conversando com o futuro ministro da Defesa, José Múcio, que já se colocou à disposição do nosso estado”, complementou. A governadora eleita disse que a principal tarefa do início do seu governo será combater a fome. “Vamos criar um programa de auxílio, de transferência de renda direta para colocar comida na mesa, ao mesmo tempo em que nós vamos estruturar o estado para a construção das 60 mil vagas de creches”, ressaltou. “Voltar a gerar emprego e renda e combater a violência são temas que serão alvos já no primeiro dia de governo, da nossa preocupação, e, sobretudo, da nossa ocupação”, reiterou. Raquel também destacou que vai buscar apoio do Governo Federal para superar os problemas de Pernambuco. “No estado, que hoje é vice-líder de desemprego e campeão de miséria no Brasil, que possamos ter os investimentos necessários do Governo Federal em Pernambuco, destravando áreas prioritárias para que o estado volte a crescer sem deixar ninguém para trás”, finalizou.

Roberta Arraes comemora cedência de imóvel do Hospital de Câncer em Araripina

Na manhã de hoje (15), a deputada Roberta Arraes foi na sede da futura instalação do Hospital de Câncer do Sertão, em Araripina, para oficialmente dar ciência a Irmã Fátima, diretora do Instituto Medianeiras da Paz – ISMEP, da lei de n° 17.989, que concede a cedência de um prédio por 30 anos para a construção do Hospital de Câncer do Sertão.O prédio em questão é de propriedade do Governo do Estado, onde funcionava a antiga Pousada do Araripe. A parlamentar fez a solicitação desta cedência dois anos atrás, quando idealizou o projeto do hospital do câncer para a região e hoje, comemora a sanção da lei que oficializou a transferência para as Irmãs Medianeiras da Paz. Quando a deputada levou o pleito ao governador do estado, ela falou da importância deste hospital para a população sertaneja. “Hoje na nossa região o número de pacientes com câncer que se deslocam todos os meses para a cidade do Recife, que se encontra a 700 km de distância, já passam de mil. Diante deste cenário, a implantação do hospital será um alento para quem precisa, amenizando assim o sofrimento dessas pessoas que já lutam contra a doença para não precisarem viajar tantas horas para a capital”, afirmou Roberta Arraes. Além de mostrar essa importância ao governador, para que pudesse autorizar a cedência do imóvel, destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para o início da construção do mesmo. A deputada disse que essa ação representa a realização deste sonho. “Hoje sem dúvida é mais uma data importante para o nosso povo. A chegada do hospital trará mais esperança de vida para as pessoas que sofrem com a doença. E esse é o meu sentimento: trabalhar para levar mais amor e esperança para todos!”, disse a deputada.

Petrolina assina acordo histórico de cooperação com a China

Um momento histórico para as relações comerciais, institucionais e políticas de Petrolina. Na manhã desta quinta-feira (15), o município sertanejo celebrou um acordo de cooperação e intercâmbio com a cidade chinesa de Neijiang. O documento foi assinado pelo prefeito Simão Durando e o representante do governo de Neijiang, Chen Jianjun. A cerimônia simbólica aconteceu de forma on-line e contou com autoridades da embaixada brasileira, Governo de Pernambuco e do consulado chinês. Petrolina é a segunda cidade pernambucana a celebrar um acordo dessa natureza com o governo chinês. Neijiang é uma cidade no sudeste da província de Sichuan, República Popular da China, com mais de 3 milhões de habitantes. Agora, em um acordo inédito, Petrolina se torna cidade irmã de Neijiang. A ação também integra a celebração dos 30 anos de relação de irmandade entre Sichuan e Pernambuco. O prefeito Simão Durando comemorou a união que possibilitará diversas parcerias nas áreas da agricultura; ciência e tecnologia; economia; comércio; educação; esportes e logística, visando a continuidade do desenvolvimento das duas cidades. Em seu discurso o gestor também ressaltou as potencialidades de Petrolina, principalmente na exportação de frutas. “A China é a segunda maior potência econômica do mundo e para nós, é muito importante essa conexão internacional. Petrolina é a maior exportadora de uva e manga do Brasil e a criação do intercâmbio para troca de experiências e novas exportações com a cidade de Neijiang, sem dúvidas nos trará bons resultados. É um momento histórico para a nossa cidade que é destaque nacional e internacional. Estou muito animado com essa nova relação, não apenas comercial, mas também da troca de conhecimento. Estamos apresentando nossa cidade para o mundo, as nossas belezas, os nossos potenciais”, disse Simão.

Joel da Harpa comemora aprovação da Lei Orgânica dos militares estaduais

Um momento histórico para os policiais e bombeiros militares de todo o Brasil! Após 53 anos de espera, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria a lei orgânica nacional dos militares estaduais. Para o deputado Joel da Harpa um importante passo na reestruturação e modernização do trabalho das corporações. Agora, a proposta será enviada ao Senado. Joel explica que com a lei orgânica as corporações seguirão regras comuns e os profissionais terão direitos comuns. Porém, as corporações continuarão subordinadas aos governadores e com uniformes característicos de cada estado. O texto é um substitutivo do relator, deputado Capitão Augusto (PL-SP), para o Projeto de Lei 4363/01, do Poder Executivo. No geral, o texto estabelece normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação e mobilização das polícias militares e corpos de bombeiros militares. Fixa 37 direitos dos PM/BM tais como: identidade em validade em todo país; direito de livre porte de arma, para ativos e veteranos; direito de ficar em prisão na unidade militar e não no presídio comum; seguro de vida e de acidentes; assistência médica para o militar e sua família; remuneração com escalonamento vertical; direito de desconto em folha da contribuição associativa; e outros. Também estabelece o material de segurança pública com as mesmas prerrogativas de material bélico das Forças Armadas, adquiridas no mercado nacional ou internacional, com equipamentos modernos e eficientes, assegurando o direito de porte de arma para oficiais e praças. Podemos também destacar a instituição de sistema de ensino da PM/BM, inclusive com colégios militares de ensino fundamental e médio, cursos de graduação e pós-graduação. Para Joel, um dos pontos polêmicos é quanto o direito à manifestação de opinião. O policial ou bombeiro não poderá manifestar sua opinião sobre matéria de natureza político-partidária, publicamente ou pelas redes sociais, usando a farda, patente, graduação ou símbolo da instituição. Também fica vetado o uso de imagens que mostrem fardamentos, armamentos, viaturas, insígnias ou qualquer outro recurso que identifique vínculo profissional com a instituição militar.

Marília Arraes quer educação midiática e combate às fake news nos currículos da educação básica

A deputada federal Marília Arraes protocolou, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei que pretende incluir na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a educação midiática como tema transversal nos currículos da educação básica. O exercício da cidadania é um dos pilares para o fortalecimento da educação brasileira. Porém, um dos desafios do nosso sistema escolar é difundir conhecimentos sobre a dinâmica das redes sociais e, principalmente, preparar a sociedade para a questão da confiabilidade da informação. “A proliferação das Fake News tem levado a um estado de desinformação que influencia grande parte da população”, ressalta Marília, demonstrando preocupação com a radicalização de opiniões por conta da disseminação sistemática de notícias falsas. “A educação midiática tem se mostrado uma das mais promissoras ferramentas de proteção contra esse cenário. Há um estudo do Instituto Open Society que analisa a população da Finlândia e mostra que lá as pessoas são mais resilientes à desinformação entre os 35 países estudados”, continua Marília. O sistema escolar finlandês ensina os estudantes a identificarem as informações falsas e, consequentemente, desperta o pensamento crítico e a alfabetização midiática. “Abordagens semelhantes poderiam ter impactos muito positivos no Brasil, afinal, enfrentamos o desafio da desinformação e da manipulação da opinião pública com informações falsas. Esse é um tema muito sério. Conheço muito bem essa realidade. Ao longo dos últimos anos fui algo de dezenas de fake news e sei a devastação que elas são capazes de promover na vida das pessoas e de toda a sociedade”, finaliza a deputada.

Lula da Fonte se reúne com deputados federais eleitos mais jovens do PP em Brasília

O deputado federal eleito Lula da Fonte (PE), 22 anos, compõe a bancada dos deputados federais mais jovens do Partido Progressistas (PP) no Congresso Nacional. Ao lado dos deputados federais eleitos, Amanda Gentil, 23 anos, eleita pelo Maranhão e Neto Carletto, 26, representando o povo da Bahia na Câmara Federal, tem o propósito de oxigenar a política e se unir aos jovens para a aprovação de projetos de benefício ao povo brasileiro, principalmente pelo povo nordestino. Lula da Fonte tem cumprido intensa agenda política em Brasília no período que antecede a diplomação, marcada para a próxima segunda-feira. O jovem toma posse no dia 1º de fevereiro de 2023 e promete retribuir os mais de 94 mil votos, confiados no último dia 2 de Outubro.

João Campos entrega nova sede da Escola Jardim Uchôa

Uma escola novinha em folha. Foi assim que o prefeito do Recife, João Campos, entregou a nova sede da Escola Municipal Jardim Uchôa, localizada no bairro de Areias, na Zona Oeste da cidade. A construção do novo prédio, que foi totalmente planejado e erguido do zero, faz parte do Programa Escola no Grau, que tem como objetivo melhorar a infraestrutura da Rede Municipal de Ensino do Recife como um todo, realizando requalificações e construções de novas sedes e novas unidades em todas as regiões da capital pernambucana. “Hoje a gente volta aqui para ver o que era um sonho há 12 anos se transformar em realidade. E não é fruto somente do nosso trabalho, mas também de muita gente, como as mães e lideranças dessa região. A gente entrou, visitou a escola e garante que vocês podem entrar em qualquer escola privada da nossa cidade, que a Escola Municipal Jardim Uchôa não fica atrás de nenhuma delas. O equipamento de tecnologia que tem aqui, como chromebooks de última geração e kit de robótica da Lego são utilizados no mundo inteiro. A gente tem que fazer isso pela educação do Recife, por uma rede melhor”, destacou o prefeito João Campos. “Não vamos conseguir resolver os problemas do mundo de um dia para o outro, mas quando a gente tem foco e trabalha, dá para fazer, porque a gente está fazendo isso pela nossa educação”, acrescentou o prefeito. Com um investimento em torno de R$1,5 milhão, a nova sede da E.M. Jardim Uchôa conta com sete salas de aula, biblioteca, sala de recursos multifuncionais, sala dos professores, coordenação, direção, secretaria, pátio, refeitório, cozinha com despensa, banheiros acessíveis e depósito. O prédio ainda conta com a climatização em todas as salas e rede lógica. A nova sede vai atender 400 estudantes, um aumento de 60% quando comparado com a estrutura anterior. Atualmente, a unidade de ensino atende cerca de 240 estudantes, que estão divididos entre o Grupo V (Educação Infantil) e turmas 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), totalizando 14 turmas. Com a mudança para o novo equipamento, estudantes e profissionais podem desfrutar de um ambiente muito mais acolhedor, confortável e propício para um melhor desenvolvimento do trabalho e da aprendizagem das crianças. Com um misto de emoção e alegria, o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, destacou a presença, a luta e a parceria da comunidade de Jardim Uchôa para a consolidação do compromisso da nova escola. “É com uma alegria imensa que realizamos a entrega da nova sede da Escola Municipal Jardim Uchôa. Esse era um pedido muito antigo da comunidade e hoje podemos retribuir para os moradores essa construção tão aguardada. Agora, os estudantes estarão dentro de um prédio com o padrão que queremos para todas as unidades da Rede Municipal do Recife, oferecendo total conforto para todos os que irão usufruir das instalações no dia a dia”, celebrou. Consciente que a educação transforma vidas, Adriana Menezes, 48 anos, acompanhou ansiosamente a construção da nova sede da unidade e não vê a hora da filha Gabriela, 8 anos, começar o 3º ano na escola nova. “Estou para lá de emocionada, porque a gente amou o que foi feito. Ninguém foi capaz de fazer o que esse prefeito fez. Ele prometeu e cumpriu aqui dentro da nossa comunidade. Com um bom estudo, nossos filhos criam asas para o mundo. Agora quero que Gabriela tire 10 em tudo”, frisou. Quem compartilha do mesmo sentimento de realização é a empregada doméstica Alzenira Coutinho, 61 anos, avó de Anthony, 7 anos, e os gêmeos Alex e Alef, 10 anos. Os três vão estudar na nova escola. “Achei ótimo. Aqui é perto demais. Só cinco minutos de casa. E eu entrei para ver e achei linda. Tem computador, ar-condicionado, tudo que tem direito. Eu fico em cima dos meus netos para estudar, para serem alguém na vida”, compartilhou. ESCOLA NO GRAU – Essa obra faz parte do Programa Escola no Grau, da Prefeitura do Recife, que tem como principais objetivos requalificar 200 unidades educacionais e construir novos prédios e novas escolas e creches em todas as regiões da cidade. Atualmente, 60 unidades já estão em fase de requalificação e outras 80 unidades estão com projetos em elaboração ou licitação, com início das obras para 2023. Além disso, mais 60 unidades estão previstas para 2024, chegando a 200 unidades escolares requalificadas. O investimento total do Programa Escola no Grau é de R$ 200 milhões até 2024.