Bolsonaro: A direita surgiu de verdade em nosso País
Quase 48 horas depois da divulgação do resultado final das eleições, o presidente Jair Bolsonaro reuniu a imprensa em Brasília para falar, pela primeira vez, sobre o pleito em que saiu derrotado na disputa contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Acompanhado de ministros e de outros auxiliares, Bolsonaro falou pouco mais de dois minutos. O presidente começou agradecendo os mais de 58 milhões votos que recebeu na eleição do último domingo. Ele lembrou que as manifestações que acontecem no país depois do resultado das urnas são pacíficas e serão bem-vindas. “Os atuais movimentos populares são fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral. Os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasão de propriedades e cerceamento do direito de ir e vir”, disse o presidente. Jair Bolsonaro se mostrou satisfeito com a representação de deputados e senadores eleitos em 2 de outubro. “A direita surgiu de verdade em nosso país. Nossa robusta representação no Congresso mostra a força dos nossos valores: Deus, Pátria, Família e Liberdade. Formamos diversas lideranças pelo Brasil. Nossos sonhos seguem mais vivos do que nunca”, afirmou Bolsonaro. Acusado em muitos momentos de não respeitar a Constituição, Bolsonaro disse que nunca pensou em censurar a imprensa e as redes sociais. “Sempre fui rotulado como antidemocrático. Ao contrário dos meus acusadores, sempre joguei dentro das quatro linhas. Enquanto presidente da República e cidadão continuarei cumprindo todos os mandamentos da constituição”, finalizou o presidente. Sem esperar perguntas dos repórteres que estavam presentes no Palácio da Alvorada, o presidente deixou o local logo apenas o final do pronunciamento. O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, confirmou os primeiros contatos com a equipe do presidente eleito, Lula. Segundo ele, ainda essa semana serão formalizadas as equipes que vão cuidar da transição, sob a coordenação do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.
Ministério do Trabalho homenageia Programa Jaboatão Aprendiz
Na tarde desta terça-feira (1º), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes recebeu a Certificação Empresa PRO, do Ministério do Trabalho, por proteger, promover e profissionalizar jovens egressos do trabalho infantil, por meio do programa Jaboatão Aprendiz. Entregue pela Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco, a certificação é uma forma de homenagear o município, único entre 28 estabelecimentos que receberam o certificado neste ano. Este é o quarto ano seguido que Jaboatão recebe tal reconhecimento. “É muito gratificante saber que estamos ajudando a transformar a realidade de inúmeros jovens, oferecendo não apenas uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho, mas uma oportunidade de descobrirem seus potenciais e exercerem sua cidadania. E ter o reconhecimento do Ministério do Trabalho é um incentivo para seguirmos por esse caminho. Nossas equipes estão de parabéns”, afirma o prefeito Mano Medeiros.O jovem Ronick Ramos, de 18 anos, contratado por cota alternativa, confirmou que o projeto mudou sua vida completamente. “Fui abandonado pela minha família, e foi graças ao Programa Jaboatão Aprendiz que hoje consigo ter minha casa, trabalhar e estudar”, relatou o rapaz, que quer ser policial, durante a solenidade de entrega da certificação no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Gerente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Roberta da Fonte representou o prefeito no evento e afirmou estar muito feliz de colher os frutos de uma semente plantada com tanto carinho.O Programa Jaboatão Aprendiz começou em 2018 e tem como objetivo promover a experiência do primeiro emprego a adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, na condição de aprendiz. O programa prioriza os mais vulneráveis: aqueles que estão cumprindo medida socioeducativa (em conflito com a lei), os que vivem em casas de acolhimento institucional (afastados da família), os que foram resgatados em situação de trabalho infantil degradante e portadores de deficiência.Desde que o programa foi criado, o município já beneficiou 236 jovens, sendo 125 por contratação direta e 111 como cota alternativa (acolhimento dos que são contratados por empresas que desenvolvem atividades de risco e não podem mantê-los em suas instalações, mas precisam cumprir a Lei Federal da Aprendizagem). Atualmente, Jaboatão conta com 60 aprendizes contratados diretamente e 15 por cota alternativa.
Geraldo Alckmin é anunciado como coordenador da equipe de transição
O vice-presidente eleito na chapa de Lula, Geraldo Alckmin (PSB) foi escolhido como coordenador da equipe de transição para o novo governo que tomará posse em 01 de janeiro. A decisão foi tomada depois de reunião na manhã desta terça-feira (01) com a presença do presidente do PT, Gleisi Hoffmann; do responsável pela elaboração do plano de governo de Lula, Aloizio Mercadante e outros integrantes do Partido dos Trabalhadores. Ao todo, 50 integrantes fazem parte da equipe de transição, que será comandada por Alckmin. O presidente Jair Bolsonaro também indicará os nomes de sua equipe de transição. Segundo Gleisi Hoffmann, já na próxima quinta-feira a composição da equipe de transição começa a ser feita.”Nossa proposta é ir para Brasília, já ter uma reunião presencial com quem for a parte do governo que vai fazer essa transição para que a gente já possa colocar em operação a equipe de transição.”, disse Hoffmann. A equipe despachará no mesmo prédio onde ocorreu a transição do governo Temer para o atual presidente Jair Bolsonaro. Os trabalhos vão acontecer no prédio do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília. Geraldo Alckmin é um dos nomes ventilados para compor a equipe de ministros do presidente Lula.
Célia Sales comemora vitória de Raquel e consolida sua liderança em Ipojuca
O município do Ipojuca, Região Metropolitana do Recife, seguiu as orientações da prefeita do município, Célia Sales, e garantiu a vitória de Raquel Lyra (PSDB) em cima da candidata do Solidariedade, Marília Arraes. Com 52,69%, o equivalente a 32.208 votos, Raquel foi a preferida dos ipojucanos contra 47,31% (28.914 votos) da adversária Marília. A virada de Raquel, em Ipojuca, se deu pelo empenho da prefeita Célia Sales e do seu grupo político que inclui o deputado estadual, reeleito e o deputado mais votado da história no município, Romero Sales Filho. No primeiro turno em Ipojuca, Raquel teve apenas 7.821 votos (14%) número esse que passou para mais de 32 mil no segundo turno. O deputado estadual Romero Sales Filho também colaborou bastante para o resultado de Raquel no município.