Sinpol-PE mostra preocupação com o número de roubos e furtos de veículos

O Sinpol-PE externou mais uma vez a indignação e preocupação com o aumento no número de roubos e furtos de carros no Estado de Pernambuco. A Polícia Civil contabiliza em 2022 aproximadamente 14 mil ocorrências nos últimos nove meses. Entre janeiro e setembro foram registrados 8.436 roubos, quando existe violência, e 5.376 furtos de veículos, quando esses veículos estão estacionados. O crescimento comparado com o mesmo período do ano passado é de mais de 15%. O clima de insegurança tem pairado sobre o Estado e a cada dia que passa somos surpreendidos por crimes que escancaram a falta de investimento na Segurança Pública. No último levantamento feito pelo HelloSafe Brasil, com dados fornecidos por meio da Lei de Acesso à Informação e pelas Secretarias Estaduais de Segurança entre os anos de 2019 e 2021, Pernambuco foi o 6º Estado com mais roubos e furtos de veículos com 48.385 crimes cometidos, sendo o 1º na região Nordeste. De acordo com o sindicato, esses dados crescentes da violência de roubos e furtos de veículos mostram mais uma vez a incapacidade do Estado em combater esses crimes, por falta de investimento e priorização da segurança das pessoas. A facilidade para praticar os atos e a certeza da impunidade faz com que os criminosos fiquem à vontade para cometer os delitos. “Eles (os criminosos) estão se sentindo mais à vontade para praticar os crimes e mais a vontade ainda pela certeza da impunidade. A Polícia Civil não tem condições de investigar cada caso desses por mais que tenham, muitas vezes, elementos e provas que facilitem a investigação, como por exemplo, imagens dos criminosos”, explica o Presidente do Sinpol-PE, Rafael Cavalcanti.

Marília promete recuperar o estado em debate da TV Jornal

Ao apresentar suas propostas aos pernambucanos no debate da TV Jornal, nesta terça-feira (25), Marília assegurou que Pernambuco viverá dias melhores a partir de 2023 quando ela se tornar governadora. “O tempo bom em Pernambuco vai voltar. O tempo de Lula e de Eduardo Campos. Nós vamos recuperar o nosso Estado”, afirmou. Marília detalhou algumas de suas ações para o estado em áreas importantes como educação, segurança, saúde, habitação, turismo, infraestrutura, entre outros setores. A atenção à mulher ganhará um novo capítulo em Pernambuco quando Marília for eleita no próximo domingo. “No meu plano de governo, a mulher será prioridade”, ressaltou. Na área da saúde, Marília garantiu a construção do Hospital da Mulher em Caruaru, o Hospital do Câncer no Araripe e de 13 Casas da Mulher Pernambucana. Além da apresentação de propostas, Marília apontou falhas de Raquel como gestora de Caruaru.

Raquel no debate: cheguei aos invisíveis

A candidata Raquel Lyra (PSDB) apresentou, mais uma vez, as propostas durante debate desta terça-feira (25) da TV Jornal. “A gente andou muito e debateu sobre a garantia de melhor qualidade de vida para a nossa gente, porque eu cheguei aos invisíveis. Aqueles que o governo normalmente não enxerga”, apontou Raquel, ao falar que é hora de comparar trajetórias e biografias. “Andamos nas ruas do nosso estado, ouvindo as pessoas, entendendo as suas dores e buscando com ela, juntos, construir um estado melhor para a gente viver”, continuou a candidata do PSDB. Raquel falou sobre as políticas de ressocialização para jovens. “Conheço a estrutura necessária para garantir o sistema socioeducativo funcionando de maneira adequada. Os adolescentes que não puderem estar cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto, vamos estabelecer um recurso fundo a fundo, garantir dinheiro para as prefeituras, para a equipe multidisciplinar poder fazer o acompanhamento do jovem que estiver em cumprimento de medida socioeducativa. Isso não se faz com discurso, nem se faz com pegadinha.”, disse Raquel. A ex-prefeita de Caruaru também falou sobre o combate à violência contra a mulher. “Como prefeita de Caruaru, a gente combateu a violência contra a mulher. Centro de Referência Maria Bonita, com equipe multidisciplinar. Vamos levar isso para os demais municípios de Pernambuco. A gente vai dobrar o número de delegacias da mulher funcionando, 24 horas por dia, 7 dias por semana”, afirmou Raquel. Outras propostas na área de turismo, transporte público, infraestrutura e combate à desigualdade social também foram apresentadas. Elas podem ser conferidas também no Plano de Governo, disponibilizado no site: https://www.raquellyra.com.br/ . “Eu vou cuidar de verdade, acolher, proteger. É assim que fiz a minha vida inteira. É assim que eu vou continuar a fazer”, finalizou Raquel.

Alepe aprova políticas públicas de saúde

Reunidos na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCJ), os deputados estaduais aprovaram, nesta segunda-feira (24), a criação de duas políticas públicas voltadas para a saúde da população. O Projeto de Lei 3554/2022 prevê atenção especial com a adoção de cuidados paliativos no tratamento de pacientes em fase terminal. Já o projeto 3263/22 dota medidas para prevenir, identificar e controlar a trombofilia gestacional. As iniciativas são dos deputados Gustavo Gouveia (Solidariedade) e Alessandra Vieira (União Brasil), respectivamente. Na Política Estadual de Cuidados Paliativos o foco são os pacientes afetados por doenças agudas ou crônicas que ameacem a vida. A iniciativa de Gustavo Gouveia prevê um tratamento multidisciplinar e humanizado, baseado em evidências, focado na atenção básica, domiciliar e em integração com serviços especializados. O projeto teve como base uma resolução de 2018 do Ministério da Saúde que estabelece diretrizes para esse tipo de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o projeto, após diagnóstico da condição terminal do paciente, o Estado deve adotar ações que respeitem a dignidade e garantam a autonomia e a liberdade na expressão do desejo do paciente. A atuação buscará promover o alívio da dor, ajuda à família, a integração dos aspectos psicológicos e sociais ao cuidado e a melhoria da qualidade de vida. Oferece, ainda, garantias específicas para crianças e adolescentes, como a presença dos responsáveis o máximo de tempo possível durante a internação hospitalar. Já a Política de Prevenção, Detecção e Controle da Trombofilia Gestacional garante às mulheres, em idade fértil, a realização de exames para identificar a doença, caracterizada por aumento na formação de coágulos sanguíneos. A trombofilia pode impedir o desenvolvimento saudável do bebê, além de envolver riscos como alterações na pele e desprendimento placentário. Também pode provocar parto prematuro e aborto espontâneo se não for tratada corretamente. A deputada Alessandra Vieira, autora da matéria, alerta que a trombofilia é uma das principais causas de morte na gravidez. A parlamentar avalia que o projeto visa garantir o direito a uma gestação sem problema, já que é possível prevenir a doença. “A realização de um exame prévio pode evitar vários problemas e evidenciar o histórico do paciente com a patologia, minimizando os fatores de risco para uma nova ocorrência”, informou a parlamentar. A versão aprovada foi um substitutivo da Comissão de Justiça e incluiu uma subemenda da Comissão de Administração Pública.

Anderson parabeniza Grupo EQM por prêmio nacional de preservação ambiental

O presidente do Partido Liberal (PL) em Pernambuco e ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, parabenizou, nesta terça-feira (25), o presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, pela premiação recebida durante a 23ª FMC Agricultural Solutions, em São Paulo. O grupo foi contemplado na vertente Performance da categoria Preservação Ambiental. “O Brasil é a maior potência ambiental do mundo, e queiram ou não queiram os juízes, essa é a realidade. Esse é um prêmio que me deixa muito honrado e reflete o esforço de toda uma equipe que trabalha para que tenhamos um desenvolvimento sustentável. E resultado desse empenho pode ser visto pela reintrodução em biomas de espécies tidas como extintas”, disse Eduardo Monteiro ao direcionar o discurso e saudar os produtores. “Fui prefeito da segunda maior cidade do estado, localizada na Região Metropolitana e que conta com mais de 70% do seu território distribuído em áreas rurais, então sei da importância da valorização do produtor e da implementação de políticas voltadas à valorização do meio ambiente. Por isso, quero registrar nosso reconhecimento ao Grupo EQM, em nome do presidente Eduardo Monteiro, pela conquista do prêmio”, pontuou Anderson Ferreira.

Ipojuca inaugura Centro Especializado em Saúde Infantil

Crianças de até 14 anos do município do Ipojuca têm à disposição, a partir desta segunda-feira (24), um novo equipamento de atendimento à Saúde: o Centro Especializado em Saúde Infantil (CESI). O equipamento público contará com os serviços multidisciplinares de triagem neonatal (teste do pezinho, da orelhinha, do olhinho), atendimento básico de saúde através da puericultura, vacinação, farmácia e educação em saúde. O Centro Infantil contará ainda com serviços de neuropediatria, psiquiatria infantil, psicólogo, nutricionista, terapia ocupacional e fonoaudiólogo. A entrega oficial do novo espaço significou o cumprimento de uma promessa de campanha feita pela prefeita do Ipojuca, Célia Sales, e garante aos ipojucanos o fortalecimento da rede de cuidado que torna Ipojuca uma referência no atendimento à Saúde. O Centro Especializado em Saúde Infantil já nasce integrado com o Centro de Saúde da Mulher, que foi requalificado e ganhou nova sede. Lá as ipojucanas têm atendimento especializado para exames preventivos, como citologia, além de ofertar consultas pré-natal de alto risco e habitual, ginecologia e colocação de DIU. O novo espaço também foi inaugurado nesta segunda-feira. “Inaugurar um Centro Materno-Infantil em Ipojuca era algo que já estava no meu coração há muito tempo, era um sonho que sabia que, com a ajuda de Deus, iríamos realizar. E aqui estamos hoje, entregando um equipamento público que as mulheres, as mães de Ipojuca e seus filhos nunca tiveram”, disse a prefeita reforçando que ninguém precisa sair de Ipojuca para ter atendimento de saúde de qualidade. Para a secretária de Saúde do Ipojuca, Manúcia Medeiros, “o espaço está muito lindo, mas, o mais importante é o modelo de saúde que vai ser continuado aqui. Uma saúde que cuida, que acolhe, que não vai deixar nenhuma crianças que chegar aqui sem direcionamento. E isso é resultado de um sonho da prefeita e que se tornou possível com a união de toda a equipe da Saúde”, afirmou a secretária. O deputado estadual reeleito Romero Sales Filho elogiou a iniciativa: “Isso é gerir pensando no futuro, assim como também na economia e nos custos com a saúde dos ipojucanos, com uma saúde eficiente”, destacou o parlamentar. Na oportunidade, o deputado anunciou mais R$600 mil em emendas parlamentares para a saúde de Ipojuca. Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita Patrícia Alves, diversos secretários, vereadores e a benção da inauguração foi dada pelo frei Arthur.

plugins premium WordPress