Labanca quita dívidas deixadas pela antiga gestão de São Lourenço da Mata
Apenas um ano e nove meses à frente da prefeitura de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca quitou todas as dívidas deixadas pelo antigo administrador, Bruno Pereira, derrotado na última eleição municipal. Com o pagamento de todos os débitos que constavam referentes a tributos federais e à dívida ativa da União, São Lourenço da Mata recebeu a Certidão Negativa de Débitos (CND), que equivale a um nada consta junto ao Ministério da Fazenda. Com as contas limpas, São Lourenço agora poderá receber mais recursos federais e estaduais para que o município possa ter mais investimentos e consequentemente desenvolvimento gerando assim mais emprego e renda para a população e promovendo qualidade de vida para o povo da cidade. “Encontramos a prefeitura muito suja, com inúmeras dívidas, e nem por isso, em momento algum, me queixei ou usei dos débitos que ficaram como desculpa para não trabalhar pelo povo. Pelo contrário, fomos pra luta, arregaçamos as mangas, realizamos centenas de obras e cumprimos várias promessas. Enfrentamos as maiores crises que um prefeito já viu”, comemorou Labanca. Segundo o gestor de São Lourenço, mesmo com os problemas causados pela pandemia o município conseguiu ajustar as contas. “Passamos pelo auge da pandemia, enfrentamos epidemia de arboviroses, depois veio a tragédia das chuvas e continuamos lutando e passando por cada um dos obstáculos. Hoje, receber a Certidão Negativa de Débitos mostra que a prefeitura enfim está limpa e apta a fazer convênios com os governos federal e estadual. A partir de agora vamos dar passos largos para o desenvolvimento”, concluiu Labanca.
Ipojuca é o único da RMR a atingir 100% da vacinação contra Pólio
Pelos últimos dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde, com data de quinta (20), o município de Ipojuca é o único da Região Metropolitana do Recife (RMR) que alcançou 100% da cobertura de vacinação contra a Poliomielite na campanha 2022. Além de Ipojuca, outros 48 municípios já atingiram a cobertura de mais de 100% da dose extra da imunização contra a doença, enfermidade contagiosa aguda causada por vírus, e que em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. Pelo dado mais recente, Ipojuca está com 104,73%. Segundo a secretária de Saúde do Ipojuca, Manúcia Medeiros, “esse número positivo da quantidade de crianças vacinadas em relação às estimativas da população do município, se dá pelas estratégias assertivas adotadas pela Prefeitura. Nós não ficamos esperando apenas o comparecimento dos pais e responsáveis com seus filhos nos postos. Nós realizamos ações em quadras, escolas e creches e nas praias reforçando a importância da imunização com as doses extras entre o público infantil”, destaca a gestora. Apesar do número superior a 100% da meta para o município, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PMI) em Ipojuca, Kate Gomes, reforça a necessidade dos pais e responsáveis que, por ventura, não tenham vacinados seus filhos, a levarem os pequenos ao posto de saúde mais próximo e atualizar a caderneta de vacinação, tanto para a Poliomielite como para as demais vacinas. “Vacinar é um ato de amor que reforça as defesas das nossas crianças e garante que elas estejam protegidas contra a Pólio e outras doenças”, lembra a profissional de saúde. Cobertura % vacinação Poliomielite RMR. Fonte: SES /PE (atualizado 20/10) Paulista – 25,96São Lourenço da Mata – 46,72Recife – 53,27Igarassu – 54,15Moreno – 59,38Cabo de Santo Agostinho – 63,71Araçoiaba – 66,82Ilha de Itamaracá – 78,27Jaboatão dos Guararapes – 79,19Olinda – 91,80Camaragibe – 92,44Itapissuma – 95,40Abreu e Lima – 98,17Ipojuca – 104,73
Raquel Lyra realiza caminhada em Vitória de Santo Antão
A candidata Raquel Lyra concluiu sua agenda desta quinta-feira (20) em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Norte. Acompanharam a agenda de Raquel, o prefeito da cidade, Paulo Roberto (MDB); a deputada federal eleita, Iza Arruda (MDB), vereadores e outras lideranças de vários municípios da Zona da Mata. A candidata a vice-governadora, Priscila Krause mostrou empolgação com o evento em Vitória. “Essa cidade faz história, ela fez a história de Pernambuco, ela fez a história do Brasil e continuará fazendo, pois está dando sinais de que Pernambuco vai eleger Raquel Lyra governadora”, disse Priscila Krause. Para Iza Arruda, o município viveu um grande ato de democracia. “Foi lindo ver Vitória parar para receber Raquel. A nossa cidade vai mostrar a sua força lá nas urnas, dando a Raquel uma vitória expressiva”, afirmou. “Se depender da energia desse povo, não tenho dúvidas que Raquel será eleita no dia 30 de outubro, e Vitória vai fazer história ajudando a eleger a primeira mulher de Pernambuco”, completou o vice-prefeito Edmo Neves. O prefeito de Vitória, Paulo Roberto, lembrou que eleger Raquel e Priscila não é um projeto pessoal delas. “Eleger essas duas mulheres é um compromisso com Pernambuco, trazendo de volta o seu protagonismo para oferecer um local melhor para todos”, afirmou o prefeito. Raquel Lyra agradeceu o apoio recebido durante a caminhada. “Minha palavra é de gratidão. Se eu cheguei até aqui, é porque eu estou com vocês. Eu sei que não estou sozinha. É por minha família, por vocês que eu vou seguir em frente. A energia que está aqui hoje, que ela possa ficar nos nossos corações, pra fazer a gente ficar de pé e seguir a missão que Deus me deu. Muito obrigada a todos e a todas”, disse Raquel.
Justiça reconhece prática de violência de gênero contra Marília Arraes
A Justiça Eleitoral de Pernambuco acolheu ação apresentada pelo jurídico da candidata ao governo do Estado Marília Arraes no que se configura primeiro caso reconhecido pelo TRE-PE como violência política contra a mulher. A Desembargadora Virgínia Gondim Dantas intimou o ex-assessor do Deputado Federal Daniel Coelho (coordenador de campanha da candidata Raquel Lyra), Mateus Souza, sobre um vídeo postado em perfis no Instagram ligados à Bolsonaro onde Marília foi comparada a um “picolé de menstruação”. Além do aliado de Daniel Coelho, o Policial Militar Maxwell Souza também foi citado pela Justiça Eleitoral pelas ofensas à candidata Marília Arraes. De acordo com a Decisão da Justiça Eleitoral, foram usados termos pejorativos e depreciativo contra Marília, caracterizando o estimulo a discriminação em função do sexo feminino, como mostra a transcrição: “Você tem um picolé de menstruação que é a Marília Arraes. Eu não chupo picolé de menstruação e você?!”. Para a Desembargadora, o comentário se caracteriza como uma “forma depreciativa de referência à candidata Marília Arraes a sua condição de mulher/candidata, não podendo sequer ser enquadrado como direito de crítica, na medida em que não traduz apreciação e avaliação de sua atuação ou de comportamento, não tendo sido emitido juízo racional de valor, mas tão somente a colocando como um picolé de menstruação”. Agora, os representados têm até dois dias para apresentar a defesa. Após o prazo, o Ministério Público será citado e, em até dois dias, deverá se manifestar.
Anderson Ferreira comemora crescimento de Bolsonaro em Pernambuco
Uma pesquisa do Instituto Potencial divulgada nesta sexta-feira (21) apontou um crescimento nas intenções de voto do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), entre o eleitorado pernambucano. O fato foi comemorado pelo presidente do Partido Liberal (PL) em Pernambuco, o ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira. De acordo com o levantamento, Bolsonaro registra, agora, 33,4% no estado, reduzindo a diferença para o ex-presidente Lula (PT) em meio a uma disputa acirrada e em um colégio eleitoral com tendência para o petista. “Esses números podem fazer a diferença na contagem final e diminuir a vantagem de Lula em Pernambuco. Se essa for uma tendência no Nordeste, tenho a certeza de que vamos reeleger o presidente Bolsonaro”, disse Anderson Ferreira. Vale a pena ressaltar que o desempenho de Bolsonaro no estado surpreendeu no primeiro turno das eleições. Enquanto as pesquisas o colocavam com cerca de 20% das intenções de voto, o resultado final nas urnas foi de 29,92%. O levantamento foi realizado junto a 1.000 eleitores no período de 17 a 20 de outubro de 2022. A margem de erro é de 3,1% e o nível de confiança é de 95 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-03587/2022.
Raquel recebe apoio de movimento em defesa da moradia, terra e trabalho
Representantes do Movimento de Luta por Teto, Terra e Trabalho (MLTT) estiveram, nesta quinta-feira (20), na sede do PSDB, em Recife, para declarar apoio à candidatura de Raquel Lyra (PSDB), que tem Priscila Krause na vice. De acordo com o presidente do MLTT, Davi Lira, o movimento tem forte atuação no Estado de Pernambuco e representa três mil famílias associadas, que buscam oportunidades de trabalho, moradia e terra para a produção de alimentos. Ao falar sobre a decisão de seguir com Raquel no segundo turno, Davi destacou que conhece a candidata desde os tempos de estudante em Caruaru. Ele foi presidente da União do Estudante Secundarista de Caruaru e da União dos Estudantes Secundarista de Pernambuco. Nesta última, disse ter contado com a participação efetiva de Raquel, enquanto deputada estadual. “Hoje, o nosso apoio, enquanto movimento, é mais para dizer que esse é o caminho certo. A pessoa que tem mais capacidade, que conseguiu gerir a Prefeitura de Caruaru, pode ter certeza que saberá cuidar do nosso Estado, um Estado de luta e de mobilização. Pernambuco estará em boas mãos com a vitória da nossa governadora Raquel Lyra”, destacou Davi. Para Vitor Henrique, secretário geral do movimento, dentro do atual contexto político Raquel Lyra é a melhor opção entre as duas candidatas. “Enxergamos em Raquel o olhar mais humano de realizar, de fato, as políticas públicas e de inclusão social. A sua gestão em Caruaru é um exemplo disso. Foi quem mais sentou com os movimentos estudantis, quem mais desenvolveu projetos de inclusão social na área da criança e do adolescente”, frisou. Na Região Metropolitana, o MLTT atua em Jaboatão dos Guararapes (com maior força), Recife, Olinda, Paulista e Camaragibe. No interior do estado, nas regiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata.
Vereador Aderaldo Pinto realiza ato em favor de Marília
A candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, encerrou a noite da última quinta-feira (20), com uma plenária promovida pelo vereador Aderaldo Pinto, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. O encontro, que também teve a presença do deputado federal André de Paula. Marília iniciou seu discurso de forma enfática, falando sobre a importância de ter lado em momentos tão difíceis como esse que o Brasil passa. “A gente que é político não tem direito de dizer tanto faz. Político tem que ter lado, tem que ter posição, tem que ser honesto de partida. É por isso que nós sempre tivemos lado e esse é o lado do presidente Lula. Já a nossa adversária, esconde que vota em Bolsonaro”, afirma. A candidata também falou sobre suas propostas para geração de emprego, renda, abastecimento de água e saúde. “Nossas ideias são para entregar o Pernambuco que a gente pensa para as nossas crianças, para daqui a 20 anos, 30 anos, termos uma sociedade mais justa.” Para Aderaldo Pinto, que atuou com Marília na Câmara Municipal do Recife durante os mandatos da candidata como vereadora, a neta de Miguel Arraes representa o nome mais preparado para governar Pernambuco. “Marília tem a nossa confiança depositada neste segundo turno por conta de tudo o que ela já fez por nosso Estado”, disse o vereador.