Ipojuca já trocou mais da metade da iluminação por LED

Lançado no último mês de agosto pela prefeita do Ipojuca, Célia Sales, o Ilumina TOP, maior programa de iluminação pública do município, já atingiu a marca de 55% dos pontos de lâmpadas de LED instalados. Dos quase 6 mil novos pontos de iluminação previstos pela ação, a Secretaria de Infraestrutura do Ipojuca já garantiu a troca de 3.200 lâmpadas em diversas regiões da cidade. Já foram contempladas com o serviço as localidades de Camela, Nossa Senhora do Ó, Porto de Galinhas, Maracaípe, Serrambi e Ipojuca Centro. Com o Ilumina TOP, que integra o pacote de ações “Acelera Ipojuca”, o município e sua população ganham muito mais em sensação de segurança, repercutindo em maior qualidade de vida. “Esse é só um exemplo do ‘Acelera Ipojuca’ e do quanto estamos trabalhando para os ipojucanos, reforçando o nosso compromisso comtodos para melhorar a vida dos nossos cidadãos. Uma rua bem iluminada garante maior tranquilidade, valoriza a vizinhança e permite uma melhor convivência entre as pessoas. E é isso que estamos garantindo com esse programa histórico de iluminação”, reforçou a prefeita Célia Sales. No total, o Ilumina TOP beneficiará mais de 170 km de ruas e avenidas do Ipojuca, num investimento de quase R$6 milhões. “Além disso, é um investimento que reflete diretamente na questão econômica, pois, as lâmpadas apresentam maior vida útil e representam menor consumo de energia”, destaca a secretária municipal de Infraestrutura, Giuliana Cavalcanti. Para o secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais, “esse projeto interfere também diretamente na questão da segurança’. Uma rua melhor iluminada representa uma maior sensação de segurança para o morador que pode transitar mais tranquilamente, com menos receio, além de também facilitar o nosso trabalho de monitoramento por meio das câmeras de segurança”, defende.

TCE revoga mais um cautelar contra Educação do Cabo

Na manhã dessa quinta-feira (20/10), a 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, por unanimidade, revogou mais uma medida cautelar que havia sido expedida em face de contrato regular celebrado pelo Município do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Educação, para execução de projeto Aprova Cabo fase 1, que prevê o uso de instrumentos inovadores para disciplinas de Português e Matemática. “A cautelar foi revogada porque ficou comprovado que o processo licitatório que precedeu à referida contratação é absolutamente regular, bem como a sua execução vem se dando de acordo com o definido no Edital da Licitação” explicou o secretário de Educação, Betinho Gomes. Os membros do TCE entenderam que todos as supostas irregularidades apontadas na representação foram devidamente esclarecidas e afastadas. “A contração em questão foi precedida de ampla disputa pela via do sistema de Pregão Eletrônico, a empresa comprovou ser idônea e ter perfeitas condições de funcionamento e entrega dos produdos contratados, bem como possuir sede própria e nunca ter se envolvido com qualquer tipo de investigação policial, conforme infundadamente denunciado”, salientou Betinho. O secretário ainda salintou que a cautelar é a segunda que é revogada pelo TCE em razão de “denúncias irresponsáveis e sem fundamento que são apresentadas pelos adversários da gestão. A revogação, por unanimidade, demonstra a lisura e a absoluta legalidade dos procedimentos adotados pela Secretaria de Educação, que tem por objetivo principal garantir a eficiência e a qualidade do ensino para os nossos alunos”, completou Betinho Gomes. “Denúncias infundadas como esta, que hoje foi rechassada pelo TCE, serão sempre rebatidas com a verdade e com transparência”, finalizou Betinho.

No debate, Raquel promete unir Pernambuco

A candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), participou do debate da Rádio Jornal Recife, nesta quinta-feira (20). A postulante apresentou suas propostas e deixou uma mensagem para os pernambucanos e pernambucanas, ao final, destacando que o estado precisa de uma governadora que possa unir toda a população. “Pernambuco precisa de alguém que seja capaz de unir o nosso estado. Nosso maior desafio é superar essa desigualdade em que a gente vive, superar a pobreza. E sem enxergar a diferença de cor partidária, mas nos unir em torno de um propósito, que é mudar Pernambuco para melhor, sem deixar ninguém para trás”, falou Raquel. A ex-prefeita de Caruaru destacou que é preciso chegar às diversas regiões do nosso estado, gerando oportunidades e cuidando de gente. “Foi isso que eu fiz ao longo da minha vida, cuidar de gente, e é isso que quero fazer em Pernambuco também. A gente não faz isso com o discurso, a gente faz com prática”, afirmou Raquel. “Foi assim que eu construí em Caruaru o maior programa de educação infantil da nossa história. Construímos mais de 5 mil vagas de creche e educação infantil. E lá a gente serve 5 refeições por dia, a criança já sai limpinha, tomada banho, para chegar em casa e só receber o carinho da mãe. A gente compra comida da agricultura familiar, dos pequenos produtores rurais que a gente ajudou também com semente, aração de terras, silagem e, com isso, a gente consegue garantir no prato da criança na creche aquilo que ela talvez não tenha em casa. É assim que a gente quer fazer em Pernambuco também”, frisou. Durante o debate, Raquel apresentou propostas nas áreas de saúde, infraestrutura, educação, combate às desigualdades sociais e geração de empregos. Abordando o “TrilhaTec”, programa de qualificação profissional presente em seu plano de governo, a candidata explicou mais ações. “Nós vamos tratar com respeito o cidadão e a cidadã que querem saber como é que vão enxergar o dia de amanhã. A gente vai criar o maior programa de qualificação profissional que Pernambuco já viu. Vamos fazer o ‘Bora Empreender!’, com acesso a crédito desburocratizado para quem quer abrir o seu próprio negócio. Vamos qualificar, fora da escola, o cidadão e a cidadã, inclusive aqueles de 40 a 50 anos que perderam o emprego e não sabem como voltar”, detalhou Raquel.

Segurança, abastecimento de água e investimento no Polo de Confecções na pauta de Marília no debate na Rádio Jornal

A candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, durante o debate na Rádio Jornal, destacou suas propostas voltadas para a segurança, combate a falta de água em Pernambuco e investimentos para o polo de confecções do Agreste. “Um dos principais problemas do polo de confecções é em relação ao fisco. Os empresários e empreendedores que querem investir são tratados como bandidos. Nós vamos tratá-los como parceiros e rever as questões tributárias”, afirma. Marília também propôs a criação de um núcleo especializado em tecnologia e moda da UPE no Agreste do Estado. “Vamos levar ciência para a região e um núcleo da UPE especificamente para curso de moda e designer. Vamos formar as pessoas que querem se especializar e integrar o estudo e os valores locais para alavancar a economia da região”, continua. Sobre a questão do abastecimento de água, Marília foi enfática e direta: “Nós vamos concluir as quatro barragens da Mata Sul, que já deveriam ter sido entregues há muitos anos, assim como as obras da Adutora do Agreste.” A candidata de Lula em Pernambuco também explanou algumas de suas propostas para investir na segurança pública de Pernambuco. “Hoje temos o recurso do SUSP, que gira em torno de R$ 80 milhões, mas que é gasto em burocracia na SDS. Nós vamos destinar, pelo menos, 40% do SUSP para melhorar a estrutura das guardas municipais. Também vamos criar 13 centrais de polícia em todo o Estado e vamos criar o programa Vizinhança Segura. Nós também vamos combater o crime organizado com firmeza.”

plugins premium WordPress