Liana Cirne não aceita derrota, e alega que a esquerda votou pela “lacração” e não na “mais preparada”
As redes sociais foram ocupadas nessa terça-feira (04.10) por uma polêmica pós eleição. A autora do fato é a vereadora do Recife Liana Cirne (PT), que foi candidata a deputada federal, mas não conseguiu se eleger, ficando na primeira suplência da Federação Brasil da Esperança – Fé BRASIL (PT/PC do B/PV). A petista não aceitou o resultado e escreveu diversos comentários culpando os eleitores por seu fracasso eleitoral. Liana não se elegeu por uma diferença de 2.403 votos, do último colocado, o veterano Renildo Calheiros (PC do B). O que chamou mais a atenção nos comentários desferidos pela advogada foram as críticas à estratégia da esquerda que, para ela, precisa ser revista, tendo em vista que os eleitores votaram pela “lacração”, se referindo indiretamente à candidata a deputada federal Robeyonce (Psol), que obteve 89.732 votos, ficando como suplente de Túlio Gadelha, e não na “mais preparada”, que seria ela. Os comentários não pegaram bem, gerando postagens de outras candidatas a deputada federal, como Carol Vergolino (Psol), se solidarizando com Robeyonce, pelos comentários e destacando que a campanha da correligionária não copiou a de Liana, foi feita com criatividade e obteve votos de reconhecimento por um trabalho realizado. Vale dizer que Robeyonce é co-deputada estadual pelas Juntas. TRANSFOBIA – No entender de alguns internautas, o comentário da petista além de invalidar a militância de Robeyonce, teve cunho transfóbico e racista. Em alguns comentários é possível ver as pessoas dizerem “difícil quando a pessoa acha que conteúdo só quem tem é quem é dra branca, classe média, cis-hétero…”, relata um comentário.
vereadores do Recife declaram apoio a Raquel
Dois dias após o fim do primeiro turno, a candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), continua a receber apoios que confirmam a formação de uma verdadeira Frente Ampla que vai unir Pernambuco. Nesta terça-feira (4), a candidata a vice-governadora, Priscila Krause, cumpriu uma intensa agenda de reuniões, e, dentre os apoios que recebeu, estão os dos vereadores do Recife, Ronaldo Lopes (PSC) e Junior Bocão (Cidadania), além do deputado estadual eleito, Jeferson Timóteo (PP). Ao anunciar o apoio, o vereador do PSC declarou que Pernambuco pode virar a chave, além de ter um novo momento para sair da estagnação e voltar a ser um estado líder no Nordeste. “Hoje, eu venho fortalecer também esse projeto visando trazer um novo momento, não só para o Recife, mas para o estado. Acredito que Pernambuco vai dar essa chance a Raquel e a Priscila porque eu confio no trabalho que elas já desenvolveram, como gestora e como parlamentar. Então, acredito que tem tudo pra gente virar essa chave e viver um novo momento”, afirmou Lopes. Já o vereador Júnior Bocão lembrou que, no primeiro turno, Raquel foi a candidata mais votada na capital pernambucana e que, neste segundo turno, a tucana sairá vitoriosa. “Não há dúvida que o Recife vai eleger pela primeira vez na história duas mulheres para governar o estado e eu vou trabalhar para que essa vitória seja concretizada no próximo dia 30”, destacou o parlamentar. Eleito no último domingo como deputado estadual, Jefferson Timóteo também destacou que Raquel e Priscila têm todas as condições para governar Pernambuco. “Acredito que Raquel e Priscila reúnem as melhores condições para colocar Pernambuco de volta ao desenvolvimento econômico, pelo currículo de Raquel e pela administração que fez em Caruaru”, disse.
Marília Arraes recebe apoio de lideranças no segundo turno
A candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, iniciou o segundo turno recebendo apoios de várias lideranças pernambucanas, de todas as regiões do Estado. Já nesta terça-feira anunciaram a chegada ao palanque comandado por Marília seis prefeitos e um vice-prefeito: Douglas Duarte (PSD), de Angelim; Gilson Bento, de Brejinho (Republicanos); Patrick Moraes, de Itaquitinga; Gustavo Caribé (MDB), de Belém de São Francisco; Matheus Martins (PSD), de Terezinha e Zé Martins (PSB), de João Alfredo – este último acompanhado por seu vice, Adeildo Batista, conhecido como Cabôco de Véi de Dada (Avante). Também de João Alfredo se somam à Coligação PERNAMBUCO NA VEIA, o presidente da Câmara Municipal, Walque Dutra e mais oito vereadores: Davi Santos, Keinho, Raimunda Enfermeira, Joana do Sindicato, Jozivan Guedes, Jairo de Socorro, Joanna Amélia e Júnior de Dezim. O vereador de Capoeiras, Edson Carneiro (PSB) e a direção do Partido da Mulher Brasileira (PMB), também declararam a adesão ao projeto encabeçado por Marília. Candidata mais votada no primeiro turno das eleições em Pernambuco, desde o início da semana, Marília vem realizando uma intensa agenda de reuniões políticas junto a aliados. “Começamos o segundo turno com todo gás e muita disposição para mudar Pernambuco. Os apoios que estamos recebendo refletem a confiança no nosso projeto para mudar o Estado e vem muito mais por aí. Tenho certeza de que alinhada com o presidente Lula, vamos mudar a história do nosso povo”, afirmou Marília.
Bolsonaro vai definir destino de Anderson no segundo turno
Após o resultado das urnas, o presidente estadual do PL e candidato a governador de Pernambuco, Anderson Ferreira, se pronunciou, nesta terça-feira (4), e destacou que o último domingo (2) foi um dia diferente e, diante da fatalidade envolvendo a família de Raquel Lyra (PSDB), algo que chocou a todos, preferiu esperar o período de 48 horas para se pronunciar sobre o quadro eleitoral no estado. “Temos que respeitar o tempo, o luto, e nesses momentos, a política pode aguardar”, afirmou. Anderson disse aguardar uma sinalização do presidente para se posicionar. “Meu compromisso sempre foi com Bolsonaro (PL). Fui convocado por ele para disputar o Governo de Pernambuco e, por isso, não tomarei nenhuma posição sem ouvi-lo”, destacou. O liberal reforçou que sua tropa está mobilizada e trabalhando, inclusive seu comitê central. “Temos muito trabalho pela frente e, nesse final de semana, já vamos mobilizar motociatas, carreatas e caminhadas em toda Região Metropolitana do Recife, onde fomos o mais votado, mas também iremos a todo o interior. E eu serei mais um militante em campo pela reeleição do presidente Bolsonaro”. Anderson Ferreira ressaltou ainda que já está conversando com o segmento evangélico e pastores sobre a importância do engajamento de todos para dar uma vitória grande ao presidente da República no próximo dia 30 de outubro. Isso representa o início da força-tarefa convocada, ontem, por Bolsonaro, para ganhar as eleições no Nordeste.
Audiência de trabalhador morto em refinaria será nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (5), às 9h50, na 1ª Vara do Trabalho de Ipojuca, será realizada a Audiência de instrução e Julgamento do caso de Audo Alves da Hora, que faleceu em um acidente de trabalho na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Suape, há um ano. Casado e pai de duas filhas, Audo morreu durante a manutenção de um equipamento, quando foi atingido por ar comprimido em alta pressão e arremessado a uma distância de 11 metros. Chegou a ser socorrido, mas não resistiu. O laudo elaborado pela Auditoria Fiscal do Trabalho constatou a presença de diversos erros cometidos pela Refinaria Abreu e Lima, entre eles falta de equipamentos de segurança e de sinalização, além de condições desfavoráveis de trabalho. Até o momento, nenhuma providência foi tomada a favor da família do funcionário. O advogado Eduardo Lemos Barbosa, especialista em Indenização e responsável pela defesa, pede Indenização por Danos Morais e Danos Materiais com pedido de Tutela Antecipada de Urgência em favor de Mônica Pinheiro da Silva, filhas, entre outros familiares, contra a Refinaria (Petrobras). Eduardo Lemos Barbosa é responsável por atuar em grandes casos como o acidente da Chapecoense, o do Navio Costa Concórdia, o acidente no aeroporto de Congonhas em 2007, caso Teori Zavascki, e da pernambucana Débora Dantas (escalpelamento no kart).
Deputado Antonio Coelho declara apoio a Raquel Lyra
O deputado estadual Antonio Coelho, reeleito com mais de 90 mil votos no último domingo (2), vai trabalhar pela eleição de Raquel Lyra ao governo de Pernambuco neste segundo turno. O parlamentar do União Brasil reforça a posição adotada pelo candidato Miguel Coelho, do mesmo partido, que anunciou o apoio à candidata do PSDB logo após a divulgação do resultado do 1º turno das eleições em Pernambuco. O atual líder da Oposição na Assembleia Legislativa ressalta que a ex-prefeita de Caruaru é uma gestora destacada e afirma que ela está preparada para enfrentar o desafio de governar o estado neste momento. “Neste segundo turno, seguindo a liderança de Miguel Coelho, apoiaremos de forma enfática e com todo entusiasmo a candidatura de Raquel Lyra. Estou certo de que Raquel é a melhor opção para inaugurar um novo tempo no nosso Pernambuco. Peço o voto dos pernambucanos para que nosso estado possa virar a chave com Raquel”, destaca Antonio Coelho.