São Lourenço da Mata vai realizar concurso para a Guarda Municipal

A prefeitura de São Lourenço da Mata lança na próxima segunda-feira (26), o edital para a realização do primeiro concurso público do município. A seleção será para a Guarda Municipal da cidade. As inscrições para o certame também serão abertas nesta data e seguem até o dia 23 de outubro. A previsão é de que as provas sejam aplicadas no dia 4 de dezembro. O concurso para a Guarda Municipal de São Lourenço da Mata era muito aguardado no município, e vai ser realizado pelo Instituto de Apoio a Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE), uma das entidades realizadoras de concursos mais sérias do país. A autorização para que os trâmites do concurso sejam iniciados foi assinada hoje pelo prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca. “O concurso para a formação da Guarda Municipal de São Lourenço da Mata era muito aguardado. Agora, vamos realizá-lo e para isso contratamos uma das melhores bancas de concurso do Brasil que é o IAUPE. Este é o primeiro passo para que possamos municipalizar o trânsito de nossa cidade e também montar uma guarda patrimonial efetiva. É mais um projeto saindo do papel para melhorar a vida do povo de nossa cidade,” comemorou Labanca. Também participaram da autorização para realização do concurso para a Guarda Municipal de São Lourenço da Mata, o vice-prefeito do município, dr Gabriel Neto, e o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Victor Albanez, que junto ao assessor jurídico do IAUPE, Demetrius Santos, deram início ao processo seletivo que deve ser concluído no primeiro trimestre do ano que vem, quando os aprovados devem ser convocados para o curso de formação. Após lançamento na próxima segunda-feira, o edital e as inscrições vão estar disponíveis nos sites do IAUPE e da Prefeitura de São Lourenço da Mata.

Anderson participa de sabatina na TV Nova

O candidato ao Governo de Pernambuco pelo Partido Liberal (PL), Anderson Ferreira, afirmou, em entrevista à TV Nova Nordeste, na última segunda-feira (19), que um dos maiores diferenciais da campanha são os valores e princípios inegociáveis de respeito ao eleitor. “A nossa disputa é pelo apoio da população. O que nos diferencia é a vontade de trabalhar por Pernambuco e pelo Brasil. Esse é o foco de um time do bem e que tem feito a diferença”, disse Anderson. O liberal participou do Debate na Nova ao lado do apresentador Pedro Paulo e dos jornalistas Rhaldney Santos e Renan Franza, do Diario de Pernambuco. A sabatina durou quase uma hora e abordou temas relacionados às diretrizes do programa de governo, e analisou a atual conjuntura política estadual e nacional. Candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Pernambuco, Anderson reforçou a atenção e a prioridade que o líder do Palácio do Planalto tem dado ao estado e aos municípios. “Estamos no caminho para viver um novo tempo em Pernambuco com o Governo do Estado alinhado ao Governo Federal. E é por enxergar o sentimento de renovação da esperança e a volta do orgulho em ser pernambucano que o presidente tem ressaltado a importância de eleger Anderson Ferreira e Gilson Machado Neto (PL)”, disse o liberal. Anderson reafirmou o compromisso com a geração de 600 mil novos empregos nos próximos quatro anos. O candidato ainda elencou a reestruturação da malha viária do estado e a universalização do acesso à água como algumas das prioridades de gestão a partir de 2023. “Acreditamos no acesso ao emprego como o maior e melhor programa social de uma sociedade, e é por isso que iremos trabalhar diuturnamente para garantir a abertura de 600 mil novas vagas em Pernambuco, por meio de medidas que irão resgatar a competitividade do estado e atrair novos investimentos”, detalhou. “E esse é um plano de ação que depende diretamente da requalificação das rodovias por onde é escoada a produção, assim como a segurança hídrica, porque ter direito à água na torneira é um princípio básico de dignidade”, pontuou Anderson Ferreira.

Família Dourado fortalece apoio a Marília Arraes e André de Paula

Os candidatos da coligação PERNAMBUCO NA VEIA ao Governo do Estado e ao Senado, Marília Arraes e André de Paula, respectivamente, participaram na noite do último domingo (18) de um grande comício em Lajedo, no Agreste Meridional, que serviu para consolidar o apoio do grupo político liderado pelo ex-deputado Marcantônio Dourado à chapa majoritária. Dissidentes do PSB, os integrantes do grupo aderiram ao palanque de Marília e André depois de terem se sentido traídos pelo atual governo estadual.“Peço perdão a Lajedo por ter apoiado o pior governo dos últimos tempos em Pernambuco. Há mais de 50 anos, a família Dourado tem se dedicado a esta cidade e ao Estado, sempre ao lado de Miguel Arraes e Eduardo Campos. Mas parece que todo esse tempo de dedicação e sacrifício foram esquecidos.”, afirmou o ex-deputado Marcantônio Dourado Filho, que retirou sua candidatura à reeleição após desentendimentos com o governo do PSB. Em coro, seu pai, Marcantônio Dourado, lembrou que começou na carreira política influenciado por Miguel Arraes. “Eu me apaixonei por doutor Arraes e pela política. Fui para o MDB por causa dele, que era amigo dos amigos mas sabia tratar bem os inimigos. Diferentemente do atual governo, que nos traiu. Estou com Marília porque ela é madeira que cupim não rói”, reforçou. No comício, a candidata agradeceu o importante apoio recebido do grupo Dourado e rebateu as críticas do PSB de que no seu palanque haveria muita gente ressentida. “Quem tá ressentido é o povo de Pernambuco com o atual governo. Eles falam tanto que a máquina deles vai moer, mas eles estão é moendo gente. Moendo o povo que mais precisa do Estado, que está maltratado e ressentido com eles”, disse Marília Arraes.

Crianças com autismo participam de atividade terapêutica com cães em Jaboatão

Crianças de 3 a 7 anos de idade, portadoras do Transtorno do Espectro de Autista (TEA), tiveram um momento de lazer especial na manhã desta terça-feira (20). Trata-se da atividade Banho de Acessibilidade na Arena Cão Terapia, no Parque da Cidade. A ação faz parte do tratamento terapêutico que elas fazem desde o mês de abril deste ano, quando o espaço foi inaugurado pela Prefeitura do Jaboatão. Nesta ação coletiva, que recebeu o nome de Banho de Acessibilidade, foi avaliado o comportamento das crianças com a presença dos pais. A meninada deu banho, secou e brincou com os cães que são adestrados para esse tipo de terapia. Também aconteceram diversas outras brincadeiras, como banho de piscina e um lanche coletivo. De acordo com a Secretária Executiva do Bem-Estar Animal, Carolina Lemos, a Arena Cão Terapia é uma iniciativa inédita no Estado, que traz resultados mais rápidos que a terapia convencional. “Geralmente são necessárias 30 sessões normais para serem vistos resultados. Já com o esse trabalho que realizamos, em 12 sessões conseguimos ver mudanças no comportamento das crianças. Hoje nós somos pioneiros. Não existe nenhum projeto na rede municipal que utilize cães terapêuticos.”, ressaltou. Os cães utilizados no projeto têm voluntários como tutores, sendo avaliados pela equipe da Secretaria Executiva de Bem-estar Animal e treinados para participar dos exercícios com as crianças. “O cão se torna uma ferramenta a mais de trabalho. As crianças são atraídas por eles e os pets acabam se tornando mediadores entre os profissionais de saúde e a criança”, disse Joaquim Cavalcanti, coordenador técnico do projeto e adestrador dos cães. Segundo Sterfny Paully, mãe da Ana Julia, 4 anos, a evolução da menina tem sido evidente. “A experiência tem sido maravilhosa. Ela era uma criança muito agitada, tinha dificuldade em interagir com outras pessoas e hoje ela desenvolve tudo isso de forma normal. É maravilhoso vê-la dessa maneira”, afirmou. Cão Terapia O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes com a participação das secretarias de Saúde, Educação e Bem-Estar Animal. Em abril deste ano foi inaugurada a Arena Cão Terapia , no Parque da Cidade, e Jaboatão dos Guararapes é o único município do Estado a contar com uma atividade com este formato. Atualmente, 30 crianças fazem tratamento na Arena Cão Terapia com duas psicólogas, uma fisioterapeuta e uma fonoaudióloga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Cada criança faz terapia individualmente, durante a semana.