Suplente de vereador Paulo Farias emite nota em resposta ao vice-prefeito José de Arimatéia

Não demorou muito para que as declarações do vice-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, José Arimatéia, em relação à possível inelegibilidade do ex-prefeito Lula Cabral, tivessem uma resposta dura de aliados do ex-gestor do município. Como aconteceu em vezes anteriores, o suplente de vereador Paulo Farias emitiu nota em relação aos ataques do vice-prefeito. “Além de imoral, Arimatéia responde a mais de 10 processos de improbidade administrativa. Chega a ser estranho e contraditório a pose de paladino da ética e da moralidade do Professor Vice Prefeito do Cabo de Santo Agostinho”, diz um trecho da nota. Paulo Farias afirma que Arimatéia é detentor de um “caráter duvidoso”. O suplente de vereador lembrou que o vice-prefeito responde a mais de 10 processos de improbidade administrativa. “Em todos os Cargos que assumiu, Arimatéia deixou um rastro de improbidade. No governo Vado da Farmácia passou 4 anos recebendo como professor, sem dar uma aula, pois estava, estranhamente, à disposição da Câmara e, por isso, responde processo para devolver mais de 400 mil reais aos cofres públicos”, diz outro trecho da nota. Na nota, Paulo Farias informa que denunciou recentemente a nomeação, como gerente na Prefeitura do Cabo, de uma cunhada do atual vice-prefeito que reside em Brasília. “Arimatéia é oportunista, já foi Secretário de Educação no primeiro governo de Lula e, que saiu porque era adepto do nepotismo. Ele não possui estofo moral para falar de quem quer que seja, muito menos daquele que foi o melhor prefeito da história do Cabo de Santo Agostinho”, diz a nota. Segundo Paulo Farias, José de Arimatéia não entende nada de Direito. “As contas de Lula Cabral chegaram à Câmara Municipal, com Parecer recomendando a aprovação. Ocorre, que de forma ardilosa, a Câmara acrescentou um corpo estranho nas contas e, por interferência do Prefeito KeKo do Armazém fez manobra para reprovar as contas. Porém, nem todas as contas rejeitadas geram inelegibilidade”, explicou Paulo Farias.

Raquel Lyra participa de sabatina na TV Jornal

A candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, participou de uma entrevista, nesta segunda-feira (29), na TV Jornal Recife. Na ocasião, a postulante destacou as propostas de combate às desigualdades sociais, a exemplo dos programas Mães de Pernambuco e Bom Prato Pernambucano, prioridades do seu Plano de Governo. Os programas combatem a insegurança alimentar. “O Mães de Pernambuco atenderá mães de crianças de até seis anos e que estão na linha de pobreza, para que possam receber R$ 300 por mês. É um projeto que está previsto para 12 meses e que será reproduzido por mais de 36 meses. Ou seja, o mandato inteiro. Por 48 meses, a gente poderá garantir comida na mesa de quem tem fome. Temos também o programa Bom Prato, que traz restaurantes populares com refeições a R$ 2 nas áreas de maior vulnerabilidade”, explicou Raquel. A candidata também apontou como proposta de combate ao desemprego o programa Facilita Pernambuco, que fortalecerá o empreendedorismo, a competitividade e a capacidade de geração de emprego e renda, a partir do diálogo e cooperação com organizações, empresas e empreendedores. “Pernambuco precisa mudar. Eu me coloco como alguém que tem experiência para isso, que já mostrou o resultado à frente da Prefeitura de Caruaru, gerando emprego, realizando o maior programa de crédito da nossa história, construindo maternidade nova, garantindo novas moradias para quem mais precisa. É com essa experiência que eu quero trazer o nosso trabalho para Pernambuco”, finalizou Raquel. A candidata a vice-governadora, Priscila Krause, acompanhou a agenda.

Marília Arraes promete ampliar “Todos com a Nota”

A candidata da coligação PERNAMBUCO NA VEIA ao Governo do Estado, Marília Arraes, participou de uma sabatina online, na manhã desta segunda-feira (29), na Rádio Cidade, de Caruaru. Marília apresentou algumas de suas propostas para as áreas da saúde, combate à miséria, abastecimento de água, geração de emprego, esportes e turismo. Líder em todas as pesquisas de intenção de voto, Marília reforçou o compromisso com a área esportiva em Pernambuco e defendeu a ampliação do programa “Todos com a Nota”. “O Todos com a Nota foi criado no terceiro governo de Miguel Arraes, e eu sou muito fã. A atual gestão, inclusive, paralisou o programa por um bom tempo, e só agora retomou. Não só vamos dar continuidade como iremos ampliar o Todos com a Nota para além dos campos de futebol. Será uma forma de incentivar e garantir o acesso de nossa gente à cultura, ao lazer e ao esporte”, destacou. A candidata também criticou a falta de incentivos para a área esportiva por parte do governo estadual. “Não podemos aceitar, por exemplo, que atletas de alto rendimento não recebam incentivos do Estado. A falta de políticas públicas esportivas é reflexo da indiferença com o setor. É preciso pensar e fazer o esporte como política de inclusão social”, disse. Durante a sabatina, Marília também destacou a importância de garantir o abastecimento de água para todos os pernambucanos. “Assim como Miguel Arraes eletrificou todo o Estado, nós vamos colocar água na torneira para todos os pernambucanos. É inadmissível que as pessoas fiquem sem água porque obras estruturantes, que deveriam ter sido concluídas, estão paradas”, afirmou. Marília também falou sobre a necessidade de interiorizar iniciativas de ciência e tecnologia, como o Porto Digital. “É uma forma de gerar emprego, educação e fortalecer a economia em outros municípios do Estado. Precisamos levar o Porto Digital para algumas cidades polo do interior, como Caruaru. É uma forma de preparar e qualificar as pessoas para novas oportunidades de emprego”, concluiu.

Danilo critica governo Bolsonaro e diz que: ” o Brasil está pagando hoje o preço da aventura”

Durante agenda no Agreste e no Sertão de Danilo Cabral, neste final de semana, o candidato a governador pela Frente Popular criticou duramente o governo Bolsonaro.  ” Bolsonaro foi o pior presidente da história do Brasil, é uma ameaça à democracia por não ser objetivo ao responder se vai respeitar o resultado das urnas, e que é o responsável por deixar o Brasil com tantos problemas”, disse. Danilo foi além: sobre o tratamento para com o estado, disse que Bolsonaro fez o governo “que mais perseguiu Pernambuco e foi inimigo do estado. “O Brasil perdeu muito com Bolsonaro. Não foi pouco não; foi muito. O desemprego chegou, a fome está batendo na porta de todo mundo e 40 milhões de pessoas não estão comendo por dia nesse país. A inflação está batendo para todo mundo”, ressaltou. Nos dias que sucederam o início da propaganda eleitoral, iniciada nesta sexta-feira (26), Danilo afirmou que o “jogo começou agora”, destacou seu respeito pelo povo pernambucano, interesse em falar de sua trajetória e experiência e debater propostas e a disposição em participar de debates com os demais candidatos – como tem feito nas últimas semanas, aceitando convites diversos e praticando a democracia. Destacou ainda sua origem interiorana, sua relação com o Sertão e declarou ter certeza de que será governador, prometendo retribuir cada gesto dado pelo eleitor.

“Com Miguel, o pernambucano terá direito à paz”, diz FBC em visita ao Litoral Sul

O senador Fernando Bezerra Coelho visitou neste domingo (28) municípios do Litoral Sul para encontros com lideranças políticas que estão ao lado de Miguel Coelho na campanha ao governo do estado. Em São José da Coroa Grande, Fernando Bezerra esteve com o presidente da Câmara Municipal, Nabuco Lopes, e os vereadores Fernando Pedreiro, André Cabeleireiro, Beto do Abreu e Augusto Rabelo, que reforçaram o apoio a Miguel. No encontro, o senador lamentou a violência em Pernambuco, que lidera o índice de crimes violentos do país. Na contramão do Brasil e do Nordeste, o estado registrou aumento de 10,7% no número de assassinatos nos seis primeiros meses do ano. Segundo Fernando Bezerra, o compromisso de Miguel Coelho é acabar com as faixas salariais da Polícia Militar, empoderar as forças de segurança e seguir o exemplo do trabalho realizado como prefeito de Petrolina. “Miguel tem o exemplo do que fez em Petrolina, onde investiu maciçamente na guarda municipal. Petrolina é a cidade mais segura do estado, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. O pernambucano vai ter direito à paz. O Litoral Sul é a região mais importante do ponto de vista do turismo para o nosso estado. É preciso que a gente dê tranquilidade para os moradores e também para os turistas. Miguel tem o compromisso de devolver a segurança que o povo de Pernambuco merece.” Fernando Bezerra Coelho também esteve em Tamandaré, onde se reuniu com o vice-prefeito Mundinho, a vereadora Paula e lideranças do município. Em seguida, foi a Rio Formoso para um encontro com apoiadores de Miguel Coelho junto com a Dra. Abnair e Rivaldo, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Mata Sul.

Educação é foco do novo programa eleitoral de Teresa Leitão

O guia eleitoral da candidata a senadora Teresa Leitão explorou um tema característico da petista: a Educação. Professora aposentada, fundadora e ex-presidente do Sintepe, Teresa Leitão por 20 anos foi conhecida como “a deputada da Educação” na Assembleia Legislativa. O programa eleitoral apresentou essa identidade, contando a trajetória desde a experiência em sala de aula até a candidatura ao Senado, representando o Partido dos Trabalhadores na chapa majoritária da Frente Popular de Pernambuco. Teresa conta que os 30 anos de experiência em escolas a levou para a militância sindical, em busca de melhores condições de trabalho e de valorização dos profissionais da educação. “No Senado quero ampliar essa minha atuação a favor da educação de qualidade em Pernambuco e no país”, anuncia, complementando: “vou estar junto com o presidente Lula no apoio ao fortalecimento das nossas universidades e institutos federais”. Outro enfoque foi o protagonismo feminino. Teresa, que as pesquisas apontam com chance real de ser eleita a primeira mulher senadora por Pernambuco, foi a primeira mulher a assumir a presidência do Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco – Sintepe. O sindicato é um dos mais fortes e articulados do estado. Tem cerca de 20 mil filiados entre professoras/es, administrativos e analistas, e é notório pela sua capacidade de mobilização. O programa termina com uma segunda declaração do candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciando apoio à candidata: “eu queria dizer para vocês que o Lula apoia Teresa Leitão para senadora da República”.

Em sabatina em Caruaru, Danilo Cabral reforça compromissos com o desenvolvimento do interior

Em Caruaru, Danilo Cabral reforçou compromisso de levar obras e investimentos para Pernambuco. Durante sabatina na Rádio Jornal Caruaru, nesta segunda-feira (29), o socialista reafirmou seu compromisso igualar a política tributária pernambucana aos demais estados do Nordeste, concluir a construção da BR-104, duplicar a BR-232 até Serra Talhada, implantar o Pacto Pela Água, bem como criar o maior programa de proteção social da região, com o Comida na Mesa. Tudo isso será feito, garantiu Danilo, a partir do diálogo e das parcerias com o governo do presidente Lula na Presidência da República. “Eu quero ser governador para transformar a vida dos pernambucanos e fazer o reencontro de Pernambuco com o Brasil. É muito importante que a gente possa escolher alguém que tenha condições de tocar esse desafio que se apresenta a Pernambuco, que tenha experiência política e administrativa e que tenha disposição para juntar pessoas e capacidade de fazer. Não basta só falar, tem que fazer. E eu já mostrei que tenho capacidade de fazer”, afirmou Danilo. Danilo Cabral também garantiu a conclusão da BR-104. “Esse é um ponto chave e vamos concluir essa obra, que foi iniciada com o presidente Lula. Existem recursos para isso, são R$ 90 milhões, e nós vamos fazer para tornar o polo de têxtil ainda mais atrativo”, disse. Ao detalhar seu plano de investimentos públicos de R$ 15 bilhões para os próximos quatro anos, Danilo reforçou que vai duplicar a BR-232, no trecho entre São Caetano e Serra Talhada, com uma terceira faixa chegando a Salgueiro, no Sertão. “Nós vamos avançar o desenvolvimento pro interior com a duplicação da BR-232. Isso é uma forma de levar o avanço de todas as políticas públicas ao Sertão. Caruaru vivenciou isso com a duplicação da BR-232 e a gente vai levar esse desenvolvimento para o restante do interior. Já falei isso com o presidente Lula e vamos fazer”, afirmou o socialista. *ÁGUA, TRANSNORDESTINA E PROTEÇÃO SOCIAL -* Danilo Cabral também reiterou que, a partir de janeiro, em Pernambuco será instituído o Pacto Pela Água. O programa inovador, que será acompanhado de perto pelo governador, vai estabelecer indicadores de resultados para reduzir o tempo de rodízio nas casas da população, melhorar a qualidade da água e reduzir perdas entre a captação e a entrega. “Nós temos um conjunto de investimentos para garantir a segurança hídrica com obras na captação e vamos fazer chegar na casa das pessoas. Hoje, temos a transposição bastante avançada e vamos avançar ainda mais com a adutora do Alto Capibaribe, que vai fazer chegar água nas cidades do Agreste”, colocou. Com ajuda do governo Lula, Danilo afirmou que vai trabalhar para conclusão da ferrovia Transnordestina. O candidato a governador salientou a importância da obra para escoamento da produção do interior, especialmente dos polos gesseiro do Araripe e de fruticultura, no Vale de São Francisco. Por fim, Danilo também anunciou que vai criar o maior programa de proteção social do Nordeste, com o Comida na Mesa. Em seu governo, todas as cidades de Pernambuco vai ter equipamentos de cozinhas comunitárias e os municípios com mais de 100 mil habitantes também contarão com restaurantes populares, produzindo 50 mil refeições gratuitas por dia. Além disso, o socialista vai levar a Ceasa para todas as 12 regiões administrativas, descentralizando a distribuição, barateando os preços dos alimentos e facilitando o comércio da produção da agricultura familiar.

Arimatéia: “Lula Cabral não pode continuar na vida pública”

O vice-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, professor José de Arimatéia comentou a decisão do Ministério Público Eleitoral (MPE), de solicitar ao Tribunal Regional Eleitoral a perda dos direitos políticos do ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (SD). Segundo Arimatéia, o ex-chefe do executivo foi apontado como responsável pelo desvio do fundo previdenciário municipal. “O ex-gestor não pode mais continuar na vida pública lesando a nossa cidade, pelo prejuízo que ele trouxe à cidade, à sociedade e aos servidores”, explicou Arimatéia. O documento, assinado pelo procurador Regional Eleitoral, Roberto Moreira de Almeida e divulgado no final de semana tem quatro páginas e confirma a reprovação das contas de 2017 pela Câmara de Vereadores, baseado no desvio de mais de R$ 92 milhões dos cofres do Caboprev e que deixou o ex-prefeito preso por mais de seis meses. O embate com o ex-prefeito Lula Cabral vem desde o período em que Arimatéia ocupava uma cadeira na Câmara Municipal. Em muitas ocasiões, o ex-vereador ocupou a tribuna da Casa Vicente Mendes com denúncias contra a gestão de Lula, que disputa, nas eleições de outubro, uma vaga na Assembleia Legislativa pelo Solidariedade.