Lula Cabral e Fabíola reforçam base de apoio em Pontezinha

Os candidatos Lula Cabral (Estadual) e Fabíola Cabral (Federal), receberam mais um ato de apoio, desta vez, em Pontezinha, no Cabo Santo Agostinho. Centenas de pessoas compareceram na agenda e reforçaram a base dos postulantes. Em Pontezinha, Lula e Fabíola foram recepcionados por apoiadores.Lula, que já foi prefeito do Cabo três vezes e busca o quarto mandato na Assembleia Legislativa (ALEPE), destacou algumas das principais necessidades da população cabense e se comprometeu a continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida do povo. “Sabemos das dificuldades do povo pernambucano, especialmente de Pontezinha e junto com a nossa futura governadora Marília Arraes vamos transformar nosso Pernambuco, porque nosso time tem compromisso com o povo”, destacou Lula. “Vamos fazer um mandato que vai fazer a diferença. Iremos lutar por mais oportunidades, igualdade e pela mudança que nosso Estado tanto precisa”, disse Fabíola Cabral, que encerra seu mandato de deputada Estadual e agora disputa uma cadeira na Câmara Federal. ANDANÇAS– O saldo das visitas nas últimas semanas tem sido bastante positivo. Lula e Fabíola estão fortalecendo suas bases de apoio em algumas cidades do agreste, sertão, zona da mata e Região Metropolitana do Recife, e assim vão pavimentando o caminho rumo às urnas.

Deputado Álvaro Porto destaca importância da instalação da Masterboi em Canhotinho

A inauguração do frigorífico da Masterboi, na próxima segunda-feira (15.08), em Canhotinho, instala um novo tempo no Agreste Meridional. A avaliação é do deputado estadual Álvaro Porto (PSDB), para quem o frigorífico se constitui num indutor de crescimento sem precedentes para a região, tornando-se um marco no desenvolvimento econômico e social do interior de Pernambuco. O parlamentar, que nos últimos três anos mobilizou o mandato para a viabilização do projeto comandado pelo presidente da Masterboi, Nelson Bezerra, diz que o frigorífico já provocou a ampliação e o melhoramento de rebanhos, estimulou o empreendedorismo e a capacitação de mão de obra e atraiu novos empreendimentos, além de ter gerado emprego e renda. Para assegurar a primeira unidade industrial do grupo no Nordeste, foram necessárias articulações e força política. “Todos sabem da nossa luta para trazer o frigorífico para a nossa região. Tivemos concorrentes de outras regiões e de outros estados, principalmente de Alagoas”, frisa o deputado, acrescentando que os benefícios sociais e econômicos gerados pelo frigorífico já estão impactando todo o Agreste e terão repercussão em Pernambuco e em estados vizinhos. A fábrica da Masterboi de Canhotinho é resultado de um investimento de R$ 120 milhões, gerando 800 empregos diretos e cerca de 3,5 mil indiretos. A unidade tem capacidade de abater de 500 bois por dia, mas com potencial e tecnologia para chegar ao dobro. Com matriz no Recife, a Masterboi soma 22 anos de atuação e conta com frigoríficos nos estados do Pará (município de São Geraldo Araguaia) e Tocantins (Nova Olinda) e um centro de distribuição e processamento no Recife, empregando 2,7 mil pessoas. Ao longo do processo de instalação da nova unidade, a Masterboi contou com total apoio da Prefeitura de Canhotinho. O ex-prefeito Felipe Porto (DEM), em cuja gestão o projeto foi iniciado, lembra que o município assegurou as condições necessárias para a instalação do frigorífico. Destravou processos burocráticos, executou serviços estruturantes e garantiu a oferta de água. “Nos empenhamos em atender a todas as demandas. Hoje temos a certeza de que fizemos a coisa certa”, frisa Felipe. A atual gestão se manteve comprometida com o empreendimento, investindo R$ 3 milhões na terraplanagem da área construída e firmando convênio com o Governo do Estado para construção do anel viário e estruturação do entorno do frigorífico. “Participamos de cada etapa cumprida e estamos vendo agora a concretização deste sonho que nos oferece um futuro promissor, com perspectiva de crescimento econômico e social, não só para o nosso município, mas para toda a região”, ressalta a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes. Por sua vez, o Governo do Estado realizou as pactuações necessárias à construção e funcionamento da nova unidade e, por meio da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco, executou a construção do acesso viário do abatedouro até a PE-177.

Ex-prefeito e atual vice de Bom Jardim rompem com prefeito Janjão

Em postagem nas redes sociais com o título “Carta aberta ao querido povo de Bom Jardim”, o ex-prefeito Miguel Barbosa e sua esposa, a atual vice-prefeita, Erivânia Maria Ribeiro (Vânia) comunicaram o rompimento com o atual gestor do município, João Francisco da Silva (Janjão). Miguel Barbosa informa no comunicado que entregou a carta de exoneração do cargo de secretário de Governo, que ocupava desde o início da gestão, em janeiro do ano passado. Miguel diz que a participação dele e da esposa no governo ficou aquém do esperado. Impedido pela justiça eleitoral de concorrer ao cargo em 2020, o agora ex-secretário de Governo, apoiou o atual gestor e indicou a esposa na chapa como vice-prefeita. “Sobre o rompimento, muitos nos cobravam essa postura, mas tudo tem seu dia. Decidimos pelo rompimento politico com o atual gestor que ajudamos a eleger”, diz Miguel em um trecho da postagem. O ex-prefeito disse ainda que o atual gestor, ao passar do tempo, tomou atitudes inesperadas, isolando aqueles que o ajudaram na caminhada até a Prefeitura do município. “Não éramos mais convidados para reuniões, inaugurações e eventos governamentais”, disse Miguel. Segundo ele, nem mesmo a vice-prefeita, eleita pelo povo na chapa de Janjão, era chamada para essas atividades. “Eu e Vânia chegamos a ser excluídos de um grupo de WhatsApp da Prefeitura, que reúne secretários e assessores”, completou o ex-prefeito. Ao postar nas redes sociais a carta com o pedido de exoneração, Miguel Barbosa, diz que se afasta da gestão para deixar Janjão mais a vontade para agir e que, a partir de agora, vai buscar novos caminhos na política do município. “Vamos em busca de um caminho seguro, onde a gente se sinta bem, onde encontramos gente séria, gente que é nossa amiga no bom, mas também no ruim”, disse Miguel. O Blog do Jorge Lemos procurou a assessoria do prefeito Janjão e aguarda resposta em relação ao afastamento de seus ex-aliados.

População em situação de rua será tema de audiência pública solicitada pelo vereador Zé Neto (PROS)

Apesar as ações municipais para garantir cidadania a todos, o Recife conta, segundo último levantamento municipal, com mais de 1,7 mil pessoas em situação de rua. Para contribuir com soluções que venham atender esse público, o vereador Zé Neto (PROS) convocou audiência pública, a ser realizada na próxima quarta-feira(17/8), reunindo especialistas na área, com foco em políticas protetivas e ações sociais. A audiência ocorrerá no Plenarinho da Câmara do Recife, das 9h às 12h, com a presença já confirmada de representantes de entidades que desenvolvem projetos para a população em situação de rua, como a Banho Recife e Semeando o Bem Recife. Foram convidados, ainda, as ONGs Adobem e Somos o que espalhamos; e a Pastoral do Povo da Rua, da Arquidiocese de Olinda e Recife. O setor público também estará presente, com a secretária Ana Rita Suassuna, de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos; e equipe técnica da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional.

Irmão Ricardo participa do lançamento de Prêmio da Academia Brasileira de Ciências Criminais

O vereador de Ipojuca, Irmão Ricardo, participou, na noite de ontem da solenidade de lançamento da primeira edição do Prêmio Orgulho de Pernambuco-Melhores do Ano/ABCCRIM, concedido pela Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM), que aconteceu no Palácio da Associação Comercial de Pernambuco (ACP). Irmão Ricardo será um dos agraciados do Prêmio Orgulho de Pernambuco que homenageia personalidades que se destacam em diversas aéreas de atuação, no estado. A entrega do prêmio, acontece no próximo dia 25, na AMCHAM Recife – Câmara Americana de Comércio, no bairro do Pina. De acordo com Cristiano Carrilho, presidente da ABCCRIM, o lançamento do Prêmio foi uma prévia do que acontecerá, no próximo dia 25. Na opinião do Irmão Ricardo será uma honra ser um dos agraciados, como forma de reconhecimento aos relevantes serviços que prestou, ao longo dos seus mandatos como vereador da cidade do Ipojuca. “Gratidão a Deus, pela indicação do meu nome e à organização do Prêmio Orgulho por esse reconhecimento que representa o resultado do trabalho que desenvolvo, na Câmara Municipal do Ipojuca, em defesa da cidade e do povo ipojucano”, destacou o vereador Irmão Ricardo.

Marília recebe adesão de importantes lideranças do Sertão do Araripe

A candidata do Solidariedade ao Governo do estado, Marília Arraes, anunciou em coletiva nesta sexta-feira (12) o reforço de duas lideranças importantes do Sertão do Araripe ao seu palanque. O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel e a esposa Socorro, ambos do União Brasil, vão caminhar juntos com Marília nas eleições de outubro. O prefeito exerce o segundo mandato na principal cidade do Araripe e a esposa, já foi deputada estadual entre 2014 e 2018. A adesão de Raimundo e Socorro Pimentel foi tratada pela Coligação Pernambuco na Veia como importante nos dias que antecedem o início da campanha nas ruas, marcado para 16 de agosto. No convite à imprensa, a candidata tratou o anúncio como um “importante fato da campanha eleitoral”. Faz sentido. No momento de dificuldade dos municípios, Araripina se destacou nos últimos anos com uma série de investimentos na região. Também é um município visado pelos candidatos pelo número de eleitores que possui. Esse ano, cerca de 60 mil estão aptos a votar. Ao justificar o apoio à candidatura de Marília Arraes, a médica e ex-deputada Socorro Pimentel, que concorre a uma vaga na Assembleia Legislativa, destacou a trajetória da neta de Arraes e a importância de defender uma pauta voltada para as questões sociais. “Sou uma sertaneja que tá vindo com muita força, muita coragem e disposição para lutar pelas mulheres e pelas crianças. Essa será minha bandeira. Eu vou encontrar com outra mulher, que reconheço como batalhadora, que vai à luta e vai transformar e ajudar a construir um Pernambuco melhor para todos”, disse Socorro. O prefeito Raimundo Pimentel admitiu a “relação de apreço” ao grupo do senador Fernando Bezerra Coelho. O gestor disse que, durante o período de pré-campanha, manteve uma relação próxima ao candidato do União Brasil, Miguel Coelho, filho do senador. “Dentro da politica a gente estabelece compromissos. Sempre deixei claro que o compromisso que construí com o grupo de FBC foi em relação ao apoio a deputado federal. Em nenhum momento tratei de forma mais profunda a candidatura majoritária. Sempre defendi a unidade das oposições, a construção de uma alternativa que conseguisse aglutinar. Marília, com toda a adversidade, conseguiu aglutinar forças politicas importantes”, explicou Raimundo. A candidata Marília Arraes disse que a decisão de Raimundo e Socorro vai estimular a vinda de outras lideranças para o seu campo político no projeto para “libertar Pernambuco.” Tenho consideração por todos que estão vindo nos apoiar. Prefeitos, vereadores e lideranças vão ser bem recebidos, acolhidos e bem tratados. E os que não vieram, a partir do próximo ano, não vão sofrer perseguição. Na minha gestão, o povo não vai pagar por adversidade politica. Acabou a eleição, desmontamos o palanque e vamos cuidar de recuperar o estrago que foi feito em Pernambuco”, disse Marília.

Suape apresenta Hub de Hidrogênio Verde para pesquisadores da Escola Politécnica de PE

Na próxima segunda-feira (15), Suape participa do evento “Hidrogênio: a onda verde”, promovido pela coordenação do curso de engenharia da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli/UPE). Na ocasião, o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti, apresentará à academia o projeto Tech Hub H2V, lançado, recentemente, com o objetivo de transformar o complexo em um laboratório vivo de pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco no combustível sustentável. Segundo o fundador e coordenador do Laboratório de Combustíveis e Energia da Universidade de Pernambuco, Sérgio Peres, o evento é o primeiro de uma série de atividades planejadas pela instituição de ensino para ampliar o debate sobre combustíveis sustentáveis e a sua futura produção em Pernambuco. “Aproveitamos o momento do lançamento inovador do Hub de Hidrogênio em Suape para trazer esse tema para o meio acadêmico e divulgar as pesquisas que estamos desenvolvendo na área”, explica. Para Carlos Cavalcanti, o debate é uma ótima oportunidade para o Complexo de Suape se alinhar ainda mais com a academia. “Precisamos sempre avançar em pesquisas e essa é mais uma semente que estamos plantando para reforçar a parceria com a universidade. Ter a academia ao nosso lado é fundamental para impulsionar o projeto piloto para produção de hidrogênio verde no complexo”, pontua. A programação também vai abordar temas como formas de produção de hidrogênio, caraterísticas do produto, uso energético e como matéria-prima. Estarão presentes no debate o professor adjunto da Poli/UPE Eduardo Loureiro e o diretor do escritório da Fraunhofer no Brasil, Rodrigo Pastl. Ele representa uma organização alemã que desenvolve pesquisas focadas em tecnologias de relevância para o futuro. O “Hidrogênio: a onda verde” acontece a partir das 18h, no auditório da Escola Técnica Joseph Mesel, localizadaa na Rua Benfica, 455, Madalena, na Zona Oeste do Recife. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição (gratuita) pelo link: encurtador.com.br/dLMR4. O número de vagas é limitado.

“Vamos colocar Pernambuco de volta ao trabalho e criar mais de 600 mil empregos”, diz Anderson

  O sucateamento da gestão pública e a falta de investimentos paralisaram Pernambuco. A observação foi feita pelo candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo do Estado, Anderson Ferreira, nesta sexta-feira (12), ao analisar que, desde 2010, quando da implantação pela Petrobrás da Refinaria Abreu e Lima, da Petroquímica Suape e do Estaleiro Atlântico Sul, período em que houve uma crescente na geração de empregos, Pernambuco tem visto despencar os indicadores sociais ano após ano. Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2021, aponta o estado com a pior taxa de desemprego no Brasil. Anderson apontou que os escândalos de corrupção do Partido dos Trabalhadores (PT) foram um dos principais fatores que levaram a quase zero o índice de investimentos em obras públicas no Brasil e em Pernambuco. “No nosso estado, a falta de capacidade de articulação da gestão do PSB junto ao Governo Federal isolou Pernambuco. Tivemos três presidentes à frente do Palácio do Planalto e o PSB não soube conversar com nenhum deles, e essa falta de diálogo transformou Pernambuco em uma ilha dentro do próprio Brasil”, disse. O liberal afirmou que esse cenário irá mudar quando assumir, em 2023, o Palácio do Campo das Princesas. “Teremos uma nova onda de geração de empregos com os investimentos para duplicação da refinaria e as obras estaduais dos eixos da Transposição do Rio São Francisco. Inovaremos na política de atração de novos investimentos privados, nas Parcerias Público-Privadas (PPPs), apoiando os microempreendedores individuais e as micros e pequenas empresas, priorizando a interiorização dos investimentos”, continuou. Anderson destacou ainda que é preciso ter foco e elencar prioridades, e citou a gestão à frente da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes como referência na entrega de resultados. “Queremos empregar mais de 600 mil pernambucanos nos próximos quatro anos e colocar o estado no caminho do bem. Vamos virar a chave. Foi isso que fizemos no Jaboatão, um município que foi destaque na categoria Geração de Empregos no ranking das Melhores Cidades do Brasil 2022 da revista IstoÉ, elaborado pela Austin Rating, assim como nos índices Qualidade de Vida, Capacidade de Arrecadação, Aplicação na Saúde e Educação, e Indicadores Fiscais. Já fizemos, mostramos que é possível e vamos fazer mais por Pernambuco”, pontuou.

”A gente precisa parar de ser o estado do remendo”, ironiza Miguel

  Em uma entrevista de mais de duas horas, o candidato a governador Miguel Coelho falou, nesta quinta (11), sobre suas propostas e vários assuntos de interesse da população pernambucana. O ex-prefeito de Petrolina reclamou da atual situação de retrocesso em vários setores como emprego, segurança pública, saúde e o avanço da miséria em Pernambuco. Miguel falou para o podcast da plataforma “Recife Ordinário” que o PSB transformou Pernambuco num estado do remendo e da fome. O candidato do União Brasil citou como exemplo a situação degradante do Hospital da Restauração, que já registrou a queda do teto de uma ala entre outros episódios. “Esse atual governo é muito ruim de serviço. Quando caiu o teto da Restauração todo mundo ficou chocado. Todo mundo cobrou, inclusive eu, a reforma da Restauração. Aí o governo lança uma licitação de R$ 1,5 milhão. Isso não conserta um hospital daquele tamanho. Então, a gente precisa parar de ser o estado do remendo. É um probleminha e remenda aqui, um probleminha vai ali, de pouquinho em pouquinho, e a gente não consegue fazer nada bem feito, nada grande. Esse povo que está querendo nos apequenar. Não podemos aceitar”, criticou o candidato a governador. Miguel também falou sobre o desafio do transporte público na região metropolitana. O candidato lembrou que enfrentou um monopólio de décadas quando foi prefeito e que vai trabalhar para melhorar o serviço no Recife. “Em Petrolina, a gente mudou a mobilidade. Tiramos a empresa de ônibus que estava há 40 anos, tudo sucateado. Conseguimos ônibus novos, sem aumentar preço da tarifa. Dá para fazer. Basta colocar como prioridade e não ter medo de enfrentar o problema.”

No dia do estudante, Prefeito Yves Ribeiro inaugura ampliação da Escola Maria das Neves

No dia do estudante (11/08), o prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, inaugurou duas novas salas de aula da Escola Maria das Neves, em Jardim Paulista Baixo. Com a ampliação das dependências mais 60 vagas serão criadas para alunos novatos, nos turnos da manhã e tarde. A unidade é a segunda a receber dependências com estruturas modulares. No projeto monitorado pela Secretaria de Educação, as duas salas são adaptadas com banheiro. O entorno conta com rampas levando em consideração a acessibilidade. “Devido à pandemia, muitas famílias tiraram seus filhos de escolas particulares e matricularam na Rede de Ensino Municipal. Em prol de nossa democracia, a educação pública é um direito de todos e estamos aqui para reforçar essa causa. Em Paulista, iniciamos uma série de obras nas escolas para oferecermos uma educação de qualidade. No último mandato, 2005 a 2012, foram construídas e ampliadas 12 escolas, fortalecendo ainda mais a oportunidade dos jovens terem acesso ao ensino”, disse o prefeito Yves Ribeiro. O secretário de Educação do Paulista, Geraldo Lima, destacou que o município vem se empenhando na requalificação das unidades escolares, trazendo a inovação nas estruturas modulares nas construções. “A educação é começo, meio e fim. Estamos buscando sempre trazer modelos tecnológicos para nosso município, tornando-o uma referência na região”, enfatizou o secretário. A gestora da Escola Maria das Neves, Salomé Guimarães, está satisfeita com a ampliação. “A educação é tudo. Toda base está sendo alicerçada, aqui estamos semeando o futuro dessas crianças”, disse.  A vice-gestora Lindalva Vasconcelos também participou da cerimônia.