Eduardo da Fonte, Helinho Aragão, Lula da Fonte e Diogo Moraes abrem oficialmente o São João de Santa Cruz do Capibaribe
O deputado federal Eduardo da Fonte, ao lado do vice-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Helinho Aragão, do deputado estadual Diogo Moraes e do vice-presidente do Partido Progressistas e pré-candidato a deputado federal, Lula da Fonte, acompanhou nesta sexta-feira (17) a abertura oficial do São João da Moda, festejo promovido pela prefeitura do município. “É uma alegria, após dois anos sem São João, estar aqui, ao lado dos amigos de Santa Cruz, vivenciando uma festa tão grandiosa, uma das maiores do Brasil. O prefeito Fábio Aragão e Helinho conseguiram resgatar o calendário turístico do município e, hoje, vemos uma cidade organizada, desenvolvida e com uma gestão comprometida com a população”, destacou Eduardo da Fonte. A abertura contou com atrações culturais espalhadas pelos polos de animação, como apresentações de bacamartes, forro pé de serra, quadrilhas e com shows de grandes artistas locais e nacionais, a exemplo do sertanejo Gustavo Lima. A programação no município segue até o dia 28 de junho, no Parque Wellington Monteiro.
Miguel defende maior apoio do Estado às festas juninas das cidades
Na abertura do São João de Petrolina, na noite desta sexta (17), o pré-candidato a governador Miguel Coelho cobrou maior protagonismo do Governo do Estado na realização dos festejos juninos. O ex-prefeito falou que o ciclo junino é o principal evento cultural do povo nordestino. Por isso, ele acredita que o Estado precisa garantir mais verbas e influência na atração de parceiros do São João em Pernambuco. Para Miguel, alguns municípios maiores, como Petrolina, Arcoverde e Caruaru, sofrem com a falta de apoio do Governo, mas conseguem realizar as festas por conta da capacidade própria de arrecadação e pela tradição que envolve o São João nessas cidades. Os municípios menores, no entanto, dependem mais de apoio tanto financeiro, quanto na segurança, na divulgação como roteiro turístico ou na atração de patrocinadores. O pré-candidato do União Brasil lembrou que sofreu quando era prefeito até com calote do Governo do Estado, que prometeu envio de recursos, mas a verba nunca chegou. “Petrolina, Caruaru, Arcoverde tem condições de tocar uma festa dessa grandiosidade porque já estão consolidadas e tem mais recurso próprio. Estive em Bezerros, recentemente, vi uma festa maravilhosa organizada pela prefeita Lucielle, mas sei a dificuldade que ela está enfrentando para tocar um evento daquele sem grande apoio. Imagine os municípios menores o que passam”, disse. “O São João é patrimônio cultural do nordestino. Mexe com nossa autoestima, com nosso orgulho, anima as cidades e movimenta uma imensa cadeia produtiva com milhares de empregos. O Governo do Estado precisa atuar de forma mais decisiva em algo tão fundamental para nosso povo”, completou Miguel.
Danilo Cabral começa por Arcoverde um giro no São João de Pernambuco
Nascido no interior e entusiasta das coisas da nossa terra, o pré-candidato a governador Danilo Cabral iniciou por Arcoverde, no Sertão, nesta sexta-feira (17), o giro que fará pelo São João de Pernambuco. Nos próximos dias, Danilo ainda vai a Caruaru, Serra Talhada, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim e outras cidades. “Eu sou uma pessoa do interior; quero e vou curtir muito São João. Conversar com as pessoas, ouvir nossa gente. Vamos circular por muitos polos. Acho que o mais importante é a gente fazer esse reencontro do povo de Pernambuco com sua identidade, com sua cultura, com sua alegria e, sobretudo, com sua esperança de que vamos voltar a viver um ambiente de normalidade do nosso estado”, pontuou Danilo. O pré-candidato participou do São João de Arcoverde ao lado do governador Paulo Câmara, do prefeito Wellington da LW, deputados, vereadores, prefeitos da região e pré-candidatos. “O São João é uma das mais importantes manifestações culturais que nós temos. Além de fortalecer a nossa identidade, fala também para a geração de empregos e oportunidades”, ressaltou Danilo.