Um ano da morte de Cal Corrente: Câmara do Cabo faz homenagem a ex- vereador
Parlamentar faleceu vítima da Covid-19 e foi homenageado pelos colegas da Casa Vicente Mendes Os vereadores do Cabo de Santo Agostinho homenagearam, nesta quarta-feira (15), o ex-parlamentar e amigo Cal Corrente que faleceu há um ano vítima da Covid-19. A viúva e os filhos, familiares e colegas de trabalho participaram da sessão plenária e receberam da Câmara uma placa em homenagem à dedicação de Cal ao povo do Cabo. O momento foi de bastante emoção. Kalliu Corrente, 21 anos, agradeceu o apoio e o carinho de todos os vereadores em nome de Ricardinho e falou do orgulho que sente ao se lembrar do pai. “Não é fácil lidar com essa ausência, gostaria muito que ele estivesse aqui. Aos poucos, a gente vai refletindo sobre as próprias palavras dele para aproveitar cada momento da vida e fazer o bem para todos”, concluiu o filho. O presidente Ricardinho falou sobre Cal com muito carinho. Um colega simples e alegre com quem construiu uma amizade pessoal. “A gente nunca percebeu Cal, apesar dos problemas do dia a dia, de cara feia, nem reclamando”, comentou. Ricardinho se lembrou da última mensagem que o amigo enviou para ele. “Dos que partem, ficam as saudades e as lembranças do que passou, por isso eles nunca desaparecem totalmente”, leu emocionado. Os demais parlamentares também usaram a tribuna para prestar homenagens ao colega que se foi. O vereador Carlos Antônio da Cruz, conhecido como Cal Corrente, morreu em 15 de junho de 2021, aos 51 anos. Ele passou 18 dias internado em um hospital no Recife após contrair o coronavírus. Em 2020, o parlamentar exerceu seu primeiro mandato como suplente na Casa Vicente Mendes. No mesmo ano, foi eleito para a legislatura 2021-2024 pelo PTB. Vítima da pandemia, Cal não pôde concluir seu trabalho como vereador e deixou muitas saudades no Cabo.
Esteves Jacinto diz que vai implantar subsídio dos policiais e bombeiros militares
O pré-candidato a governador de Pernambuco pelo PRTB, o cantor evangélico Esteves Jacinto, apontou algumas de suas propostas visando a valorização dos profissionais de segurança pública. Esteves afirma que desde 2014 a Polícia Militar está lutando para que o subsídio seja aplicado a categoria. O pré-candidato lembra que essa luta, que é liderada pela Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE), é importante para os profissionais que atuam para garantir a ordem e segurança da população pernambucana e que também é uma forma de dar um basta aos aumentos desiguais. “Do soldado ao Coronel o percentual de aumento dado deve ser igual para todos. É por isso que firmo o compromisso com vocês Polícias e Bombeiros Militares. Os profissionais tem meu total apoio, estamos juntos nessa luta para extinguir de vez as faixas salariais e implantar o subsídio”, disse Esteves Jacinto.
refeita do Ipojuca, Célia Sales, garante aumento de 30% para o Transporte Cidadão
Em reunião realizada nesta quarta-feira (15) com representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, ao lado da vice-prefeita Patrícia Alves, concedeu um aumento de 30% para as associações responsáveis pela realização do serviço do Transporte Cidadão, que garante o deslocamento de pacientes da Zona Rural para as unidades de saúde do Município. Com o reequilíbrio autorizado, os transportes poderão melhorar a manutenção e equalizar a questão do combustível para a continuidade do serviço à população. No total, são 17 veículos que atendem mais de 50 engenhos, promovendo uma média de 1.200 atendimentos por mês. “Sabemos que é um programa muito bem avaliado e entendemos a importância da necessidade do atendimento para quem está nos engenhos, por isso, após esse debate com a equipe técnica e verificando toda legalidade do convênio, chegamos a esse aumento dos 30%, entendendo a manutenção e o avanço na qualidade do serviço”, destacou a prefeita Célia Sales. Segundo a secretária de Saúde do Ipojuca, Manúcia Medeiros, “com a autorização desse aumento, agora vamos sentar para fazer uma reavaliação do plano de trabalho de atendimento, sempre buscando o melhor atendimento para as pessoas”, frisou. De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Paulino Valério, o reequilíbrio representa um investimento de mais de meio milhão ao longo dos próximos doze meses no serviço para as áreas rurais do Ipojuca. “Só agradecer muito por esse reconhecimento da nossa atividade que está presente junto às comunidades dos engenhos fazendo esse trabalho de deslocamento das pessoas na realização de exames e consultas”, afirmou o presidente da CMDS, José Antônio dos Santos. Também participaram da reunião a secretária de Finanças do Ipojuca, Akemi Morimura, a controladora geral do município, Maria Célia Duarte, e o secretário executivo de Saúde, Jorge Novaes.
Eduardo da Fonte se reúne com presidente do FNDE
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) esteve na tarde desta quarta-feira na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em Brasília, e se reuniu com o presidente da autarquia, Marcelo Ponte. O parlamentar é autor do projeto Primeira Merenda (PL4265/21), que torna obrigatória a oferta de duas merendas aos alunos da rede pública, sendo a primeira antes mesmo das aulas começarem. O deputado tem histórico de trabalho pela educação, além de trabalhar para viabilizar a liberação de recursos e investimentos como ônibus escolar, material de ensino e construção de escolas e creches, o parlamentar destacou que o ensino é uma prioridade em seu mandato. “Nós estamos sempre trabalhando com representantes do governo federal e com representantes municipais para atender as demandas da nossa população. Nosso trabalho é para destravar esses investimentos e garantir que nossas crianças e nossos jovens tenham cada vez mais qualidade no ensino e isso passa por qualificação dos profissionais e melhor infraestrutura”, afirmou Eduardo da Fonte.
Anderson e Gilson defendem valorização das forças de segurança em visita à Associação de Cabos e Soldados
O ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL), participou de reunião na sede da Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS), no bairro da Madalena, no Recife. Ao lado do ex-ministro do Turismo e pré-candidato ao Senado, Gilson Machado (PL); do deputado estadual Alberto Feitosa (PL) e do pré-candidato a deputado federal Coronel Meira (PL), Anderson ouviu as demandas da categoria, apresentadas pelo presidente da entidade, Luiz Torres. A área da segurança pública é um dos seis eixos prioritários que compõem o plano de governo de Anderson Ferreira. Entre as propostas para a categoria dos policiais e bombeiros militares, o pré-candidato tem defendido o fim das faixas salariais e a implementação de políticas públicas efetivas de apoio ao trabalho das forças de segurança, principalmente com relação à renovação da frota e aquisição de equipamentos de proteção individual. “Estamos há quase dois meses percorrendo o estado com a caravana Simbora Mudar Pernambuco, e é estarrecedor o cenário que encontramos em cidades onde as delegacias sequer têm placas de informação, onde a população precisa custear o combustível das viaturas. Esse é o retrato do descaso do governador Paulo Câmara (PSB) com a melhor polícia militar do Brasil”, disse Anderson. “O nosso compromisso é trabalhar para que o policial e o bombeiro militar tenham condições de exercer suas funções e voltar vivo para casa”, acrescentou. Entre os principais pleitos apresentados pela categoria ao longo da reunião estão a reestruturação do Sistema de Saúde dos Militares do Estado de Pernambuco (Sismepe) e a ampliação do Colégio da Polícia Militar. “É inadmissível que um grupo como os militares, que trabalham arriscando suas vidas para proteger as nossas, não contem com um suporte e apoio efetivo e intenso do governo estadual”, declarou Gilson Machado.
Conselho Escolar passa por capacitação no Cabo
Visando contribuir para o fortalecimento da gestão democrática nas escolas, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Educação, está promovendo, nesta quarta-feira (15), capacitação aos Conselhos Escolares do município. Na ocasião, foram debatidos temas como competências, representatividade e importância da atuação dos conselhos dentro das instituições de ensino. A formação é voltada para todo o corpo do Conselho Escolar, ou seja, docentes, discentes, gestores, funcionários da escola (equipe pedagógica e administrativa), como também para os pais e responsáveis dos estudantes. As atividades aconteceram na Escola Municipal Profº Antônio Benedito da Rocha, em Garapu. Durante a capacitação, as equipes dos conselhos escolares participaram de uma dinâmica prática, cuja proposta era a elaboração do Plano de Trabalho Anual do Conselho Escolar. Segundo a professora e formadora, Catiana Santos, com a capacitação, a Secretaria de Educação busca fortalecer e fomentar a gestão democrática nas escolas municipais. “Esse momento, hoje, visa reunir todo o Conselho Escolar, ou seja, o corpo discente, docente, equipe pedagógica e administrativa, como também os pais e representantes legais para a elaboração do Plano de Trabalho Anual do Conselho Escolar. Neste sentido, as equipes dos Conselhos Escolares estão traçando algumas metas e objetivos para que esse conselho se torne mais atuante dentro da gestão democrática da escola”, destacou a palestrante. “O Conselho Escolar é muito importante, pois ativa e promove a democracia dentro das instituições de ensino. Como cidadãos, devemos participar ativamente de todas as decisões do nosso município. A escola é o primeiro espaço que a gente garante a cidadania, os direitos e deveres. É o primeiro contato que os nossos filhos têm com o mundo externo, ou seja, fora do núcleo familiar. No mais, é através de iniciativas como essas da formação de um Conselho Escolar que ensinamos na prática a importância da democracia para os nossos alunos e filhos”, comentou Walkiria Mª Azevêdo, Assistente Administrativa da Creche Celina de Holanda Cavalcanti de Albuquerque.
Projeto de Joaquim Lira prevê ações de controle e prevenção de diabetes em crianças
Os números assustam: segundo o Diabetes Atlas da Federação Internacional da Diabetes (IDF), cerca de 98,2 mil crianças e adolescentes com menos de 15 anos são diagnosticados com diabetes tipo 1 a cada ano. E o Brasil é o 3º país com mais casos entre crianças e adolescentes. Preocupado com essa estatística, o deputado estadual Joaquim Lira apresentou na Alepe um projeto de lei que objetiva implementar ações de prevenção e controle do diabetes em crianças e adolescentes matriculados nas escolas da rede de ensino público e privado de Pernambuco, buscando assim um combate maciço a doença.Como diretrizes, o PLO define ações para a descoberta antecipada dos fatores de risco que predispõem crianças e adolescentes ao diabetes, bem como seu diagnóstico precoce; estimula pesquisas que tenham como alvo de estudo as peculiaridades do surgimento do diabetes, além de métodos de prevenção, controle e tratamento. O projeto também estabelece a realização de campanhas educativas sobre os principais sintomas do diabetes e seus impactos físicos e psicossociais; a melhoria de hábitos alimentares saudáveis e estímulo à prática de atividade física regular, buscando reduzir os fatores de risco para o aparecimento do diabetes ou do seu controle, além de combater a discriminação da criança e do adolescente diabéticos. Transformado em lei, o PLO estabelecerá às escolas da rede de ensino público e privado do Estado a oportunidade de celebrar parcerias com hospitais e órgãos públicos ou privados, organizações não governamentais, associações profissionais, e outras entidades afins para a implementação dos objetivos previstos na normatização. “Intensificar o combate ao diabetes, que é uma doença curável na maioria dos casos com bons hábitos alimentares e uma rotina de atividades físicas, é fundamental, especialmente em crianças e adolescentes. E esse Projeto será essencial nessa luta, estimulando no âmbito escolar a prevenção e o combate a doença”, definiu Joaquim Lira. O PLO já está em análise pelas comissões da Alepe que definirá seu prosseguimento.
Ex-prefeito de Águas Belas anuncia apoio a Miguel Coelho
O pré-candidato a governador Miguel Coelho (União Brasil) continua a atrair apoios para seu palanque. Após reunião na semana passada, no Recife, ele fechou aliança com o ex-prefeito de Águas Belas, Nomeriano Martins. A reunião também consolidou o apoio do vereador Chico da Saúde. Miguel cumpre agenda em Águas Belas no próximo final de semana, quando o pré-candidato a governador formalizará a aliança com o grupo de Nomeriano. “Estamos animados com essa perspectiva de mudança. Miguel é uma liderança que mostrou ao Brasil inteiro um grande trabalho em Petrolina. Se ele fez lá, também conseguirá em nosso estado. Acredito que ele será um grande governador, capaz de fazer nossa região ter um futuro bom”, elogiou Nomeriano, que foi acompanhado também na reunião pela sua filha Nelly Martins. O pré-candidato do União Brasil atualmente já conta com uma aliança política formada por cerca de 80 prefeitos e ex-prefeitos pernambucanos. Miguel tem a meta de garantir representações politicas em todas as cidades do estado. “Os apoios tem crescido gradualmente, isso mostra que nosso projeto de mudança está consolidado, tem credibilidade e representa esperança. Estou entusiasmado com esse crescimento e vamos continuar trabalhando para fazer uma grande frente de transformação de Pernambuco”, afirma Miguel Coelho.
Ex-prefeito de Águas Belas anuncia apoio a Miguel Coelho
O pré-candidato a governador Miguel Coelho (União Brasil) continua a atrair apoios para seu palanque. Após reunião na semana passada, no Recife, ele fechou aliança com o ex-prefeito de Águas Belas, Nomeriano Martins. A reunião também consolidou o apoio do vereador Chico da Saúde. Miguel cumpre agenda em Águas Belas no próximo final de semana, quando o pré-candidato a governador formalizará a aliança com o grupo de Nomeriano. “Estamos animados com essa perspectiva de mudança. Miguel é uma liderança que mostrou ao Brasil inteiro um grande trabalho em Petrolina. Se ele fez lá, também conseguirá em nosso estado. Acredito que ele será um grande governador, capaz de fazer nossa região ter um futuro bom”, elogiou Nomeriano, que foi acompanhado também na reunião pela sua filha Nelly Martins. O pré-candidato do União Brasil atualmente já conta com uma aliança política formada por cerca de 80 prefeitos e ex-prefeitos pernambucanos. Miguel tem a meta de garantir representações politicas em todas as cidades do estado. “Os apoios tem crescido gradualmente, isso mostra que nosso projeto de mudança está consolidado, tem credibilidade e representa esperança. Estou entusiasmado com esse crescimento e vamos continuar trabalhando para fazer uma grande frente de transformação de Pernambuco”, afirma Miguel Coelho.
De volta ao Sertão Central, Paulo Câmara anuncia investimentos do Plano Retomada
Em visita ao Sertão Central, o governador Paulo Câmara deu prosseguimento às agendas do Plano Retomada e anunciou investimentos e ações em diversas áreas. Nesta terça-feira (14.06) pela manhã ele esteve em Salgueiro, onde participou da reunião do Pacto Pela Educação, que define metas individuais a serem cumpridas por cada escola durante o ano letivo. Este foi o segundo encontro realizado em 2022 pelas gerências regionais de educação (GREs). Dessa vez, contemplando os sertões Central, Araripe e Médio São Francisco. O governador agradeceu a parceria dos professores na construção de uma educação pública de qualidade, um dos principais legados da sua gestão. “Depois de todos os desafios que a gente enfrentou, superando todos eles com capacidade de planejamento para executar ações de forma adequada, temos a certeza de que todos nós acreditamos nessa forma de fazer educação em Pernambuco. Isso é fruto do trabalho de vocês e do compromisso de vocês em passar os valores dos ensinamentos aos seus alunos”, reforçou Paulo Câmara. Após o encontro, ele esteve na Prefeitura de Salgueiro, onde assinou ordens de serviço para construção de quadras poliesportivas nas escolas estaduais Antônio Vieira de Barros, José Vitorino de Barros, CEJA Professora Maria da Conceição Cisneiros Sampaio, Professora Maria Bernadete Marins de Brito, Escola Agrícola de Umãs e Escola Quilombola Professora Rosa Doralina Mendes. O valor total em investimentos é da ordem de R$ 6 milhões. Foram anunciadas ainda melhorias no abastecimento de água do município, com o lançamento da licitação para implantação de uma adutora que atenderá o bairro Santa Margarida. A obra está orçada em R$ 1,3 milhão, com previsão de conclusão em dezembro de 2022, ofertando água para 10 mil moradores e eliminando o rodízio. Para pavimentação de ruas, foi liberado um montante de R$ 6,3 milhões, cabendo à prefeitura definir os locais a serem atendidos. Também foram liberados R$ 753 mil para fortalecimento da rede municipal de saúde e assinado um convênio para implantação do novo Instituto de Medicina Legal de Salgueiro, com um aporte de R$ 316 mil. Por fim, foi autorizada a implantação de uma cozinha comunitária e repassados R$ 60 mil para manutenção do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e R$ 24 mil para custeio de benefícios eventuais. SERRITA – Em seguida, Paulo Câmara vistoriou a obra de implantação do novo Sistema Produtor de Serrita, a partir da ligação com o Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, que garantirá um incremento na oferta de água em 500%. Dessa forma, a cidade passará a receber água todos os dias, sem interrupção, eliminando o rodízio. O investimento na obra é de R$ 10,2 milhões, beneficiando cerca de sete mil pessoas. Na área da educação, o governador assinou uma ordem de serviço para construção da quadra coberta na EREM Desembargador João Paes, orçada em R$ 460 mil. Ele também liberou R$ 394 mil para o fortalecimento da rede municipal de saúde e autorizou a licitação para construção de 12 passagens molhadas. Em Serrita, também foi autorizada a implantação de uma cozinha comunitária e repassados R$ 30 mil para manutenção do Cras e R$ 12 mil para benefícios eventuais.