André Ferreira: Marília Arraes precisa falar menos e fazer mais

O deputado federal André Ferreira (PL) disse, nesta terça-feira (14), que a deputada e pré-candidata Marília Arraes (SD), presidente da “comissão externa”, só sabe falar, mas que nunca mandou uma emenda ,sequer, para os morros do Jaboatão ou do Recife, onde foi vereadora, mesmo tendo sido a toda poderosa segunda-secretária da Câmara Federal eleita, inclusive, com o apoio do presidente da Casa, Artur Lira. “Marília quer, nesse caso, fazer política em cima do sofrimento dos atingidos por essa catástrofe”, disse André. André destacou que articulou, somente nos últimos três anos, mais de R$ 93 milhões para Jaboatão dos Guararapes por meio de emendas, nas áreas de urbanização, drenagem e morros. “Ainda nas eleições do Recife, quando ela pediu o nosso apoio para vencer o PSB, consciente de que éramos bolsonaristas, eu a questionei sobre a falta de prioridade dela na liberação de recursos para os mais necessitados e que isso iria se tornar público, como terminou sendo, na campanha. Se engana quem pensa que o povo não está atento”, pontuou.

Delegado Resende faz ato com presença de Miguel Coelho e Romero Filho, no Cabo

O deputado estadual Romero Sales Filho (UB) e o pré-candidato ao governo de Pernambuco Miguel Coelho participaram na noite desta terça-feira (14), no Cabo de Santo Agostinho, de ato político com o pré-candidato a deputado federal Delegado Resende (UB). Romero e Resende fazem dobradinha no município da Região Metropolitana. A crise de segurança pública no estado foi o principal tema do encontro. Para os pré-candidatos, a escalada da violência exige a presença firme do Estado e políticas de valorização e empoderamento das forças policiais. “Nossa aliança com Miguel Coelho e Delegado Resende faz parte do processo de renovação política do município do Cabo e do Estado, que ocupam os piores índices de violência e desemprego do país”, declarou Sales Filho. “A mudança é um clamor e precisa acontecer agora. Pernambuco atravessa uma grave crise e temos a convicção de que vamos superá-la com experiência, trabalho e dedicação. Juntos, vamos restabelecer o sossego e a paz das famílias, combatendo com firmeza o crime organizado que vem se espalhando por nosso estado, resultando em altos índices de criminalidade sobretudo aqui na Região Metropolitana”, enfatizou Delegado Resende. Pré-candidato ao governo do estado, Miguel Coelho afirmou que vai lançar o programa Estado de Paz, com investimentos de R$ 1 bilhão em quatro anos no aparelhamento e na modernização das forças de segurança do estado e a integração de 9 mil guardas municipais às polícias. “O Pacto pela Vida faliu, e precisamos atualizar a forma de combater a violência. O crime evoluiu e não são dadas as condições adequadas para a polícia enfrentar os bandidos. O resultado é este: Pernambuco volta a ser o estado mais violento do Brasil. O PSB perdeu completamente as condições de conduzir essa mudança. Precisamos agir”, disse Miguel.

Procurador-geral do Estado visita Jaboatão

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, recebeu a visita do procurador-geral do Estado, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, nesta terça-feira, em seu gabinete, e na ocasião aproveitou para apresentar as ações realizadas pela Prefeitura para minimizar as consequências das últimas chuvas. O gestor relatou o empenho da equipe, principalmente, em apoio à parcela da população mais afetada e o trabalho de recuperação da cidade. O procurador agradeceu o convite e ressaltou a importância da união de todos e o diálogo entre as instituições neste momento. “O Ministério Público tem passado por uma série de transformações ao longo de sua história, tendo no diálogo institucional a grande ferramenta para vencer os desafios da sociedade, em conjunto com outras instituições. O convite feito pelo prefeito para conhecermos seu plano de contingência é uma demonstração de que está buscando o diálogo com as instituições para minimizar os impactos provocados pelas recentes chuvas”, disse o procurador Paulo Augusto. Após assistir à apresentação das informações apresentadas pelo prefeito, ele se mostrou satisfeito com as ações desenvolvidas pela gestão municipal. “A sociedade é que está mais sofrendo e é preciso juntar forças, porque é o povo quem mais necessita dos nossos esforços em comum neste momento.”, acrescentou. O prefeito Mano salientou a importância das parcerias, lembrando da união de forças com a Marinha do Brasil, Exército, Aeronáutica, Força Nacional da Saúde, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Niteroi-RJ e os Médicos Sem Fronteiras. Destacou também o empenho de todos que estão envolvidos nessa situação de emergência. “Estamos trabalhando 24 horas por dia e aproveitando esses dias de pouca chuva para recompor o município e dar à população a segurança que ela precisa. Sobre a visita do procurador Paulo Augusto, o prefeito disse estar grato por ele ter aceito o convite e falou sobre a boa relação que há com o Ministério Público. “Agradeço a atenção do procurador em vir nos visitar . Nunca tivemos dificuldade com o MP. Tenho muito respeito ao trabalho da Procuradoria em defesa da transparência no uso do dinheiro público. Essa é a prática que adotamos no Jaboatão em respeito à confiança que a população deposita na nossa gestão”, disse o prefeito Mano.

Eriberto Medeiros visita Colônia Penal Feminina, Cotel e CREED, em Abreu e Lima

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, realizou pagenda institucional visitando três unidades prisionais do estado de Pernambuco, na manhã da última segunda-feira (13/06). Ao lado de representantes da Polícia Penal, Eriberto conheceu a estrutura e pôde ouvir demandas da Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL), do Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel) e do Centro de Reeducação da Polícia Militar (CREED). Aproximando a Assembleia Legislativa das forças de segurança, o deputado já passou por batalhões, delegacias, departamentos especializados, conversando com os profissionais e gestores, para colher ideias e se colocar à disposição, no intuito de construir avanços para o serviço público pernambucano. Nesta segunda-feira, Eriberto esteve, inclusive, acompanhado do presidente do Sindicato dos Policiais Penais (SINPOLPEN-PE), João Carvalho, com quem o deputado vem articulando conquistas para a categoria, como a estruturação do Departamento de Polícia Penal, melhorias na carreira profissional, entre outros avanços. “A política de segurança de Pernambuco precisa ter um olhar para a Polícia Penal e é isso que estamos fazendo, nas nossas visitas institucionais. Estamos constatando, in loco, as necessidades, as demandas, as ideias, para que possamos integrar ainda mais nossas polícias e prevenir ações violentas, crimes, tornando Pernambuco mais seguro. Só conseguimos isso com profissionais bem treinados, valorizados e motivados.”, afirmou Eriberto Medeiros. Na Colônia Penal Feminina, Eriberto percorreu as instalações ao lado da diretora da unidade, Gislane Melo, que apresentou diversos espaços, como as duas empresas de confecções onde as reeducandas têm a oportunidade de aprender uma profissão para garantir sua reinserção na sociedade. A CPFAL conta com 316 internas, que além da ocupação laboral, têm acesso ao ensino escolar, bibliotecas, aulas de música, entre outras atividades lúdicas que auxiliam no processo de ressocialização. Já no Cotel, Eriberto constatou a operação da unidade para realizar a triagem dos internos, que chegam a quase 3500 pessoas dentro dos pavilhões. Conduzido pelo diretor do Centro, Islan Honorato dos Santos, Eriberto viu de perto as ações da Polícia Penal, que garante a higiene, a organização e a convivência dos reeducandos, realizando, ainda, atividades que permitam essa política de reinserção, com acesso a cursos profissionalizantes e jogos esportivos, além de atendimento de saúde de forma autônoma. A pauta de segurança, na segunda, finalizou com a visita ao CREED, também em Abreu e Lima, onde Eriberto foi recebido pelo diretor da unidade, major Igor, e pelo coordenador de gestão de pessoas da PMPE, coronel Armando.

Eriberto Medeiros visita Colônia Penal Feminina, Cotel CREED, em Abreu e Lima

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, realizou pagenda institucional visitando três unidades prisionais do estado de Pernambuco, na manhã da última segunda-feira (13/06). Ao lado de representantes da Polícia Penal, Eriberto conheceu a estrutura e pôde ouvir demandas da Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL), do Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel) e do Centro de Reeducação da Polícia Militar (CREED). Aproximando a Assembleia Legislativa das forças de segurança, o deputado já passou por batalhões, delegacias, departamentos especializados, conversando com os profissionais e gestores, para colher ideias e se colocar à disposição, no intuito de construir avanços para o serviço público pernambucano. Nesta segunda-feira, Eriberto esteve, inclusive, acompanhado do presidente do Sindicato dos Policiais Penais (SINPOLPEN-PE), João Carvalho, com quem o deputado vem articulando conquistas para a categoria, como a estruturação do Departamento de Polícia Penal, melhorias na carreira profissional, entre outros avanços. “A política de segurança de Pernambuco precisa ter um olhar para a Polícia Penal e é isso que estamos fazendo, nas nossas visitas institucionais. Estamos constatando, in loco, as necessidades, as demandas, as ideias, para que possamos integrar ainda mais nossas polícias e prevenir ações violentas, crimes, tornando Pernambuco mais seguro. Só conseguimos isso com profissionais bem treinados, valorizados e motivados.”, afirmou Eriberto Medeiros. Na Colônia Penal Feminina, Eriberto percorreu as instalações ao lado da diretora da unidade, Gislane Melo, que apresentou diversos espaços, como as duas empresas de confecções onde as reeducandas têm a oportunidade de aprender uma profissão para garantir sua reinserção na sociedade. A CPFAL conta com 316 internas, que além da ocupação laboral, têm acesso ao ensino escolar, bibliotecas, aulas de música, entre outras atividades lúdicas que auxiliam no processo de ressocialização. Já no Cotel, Eriberto constatou a operação da unidade para realizar a triagem dos internos, que chegam a quase 3500 pessoas dentro dos pavilhões. Conduzido pelo diretor do Centro, Islan Honorato dos Santos, Eriberto viu de perto as ações da Polícia Penal, que garante a higiene, a organização e a convivência dos reeducandos, realizando, ainda, atividades que permitam essa política de reinserção, com acesso a cursos profissionalizantes e jogos esportivos, além de atendimento de saúde de forma autônoma. A pauta de segurança, na segunda, finalizou com a visita ao CREED, também em Abreu e Lima, onde Eriberto foi recebido pelo diretor da unidade, major Igor, e pelo coordenador de gestão de pessoas da PMPE, coronel Armando.

Marília Arraes visita arcebispo de Olinda e Recife

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, fez uma visita à Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Olinda e Recife para encontrar Dom Fernando Saburido, arcebispo das duas cidades, que completou 75 anos de vida na última sexta-feira (10). Dom Fernando foi presenteado por Marília com uma pinha de cerâmica, de Tracunhaém, símbolo de bons presságios e proteção à família. Marília visitou a Cúria ao lado de seu esposo, André Cacau. Além de Dom Saburido, a pré-candidata foi recepcionada por Dom Limacedo e os padres Luciano e Josenildo. “Em um momento que Pernambuco passa por uma série de dificuldades, com chuvas, aumento de desemprego e pessoas desabrigadas, pedi para Dom Fernando interceder pelo nosso povo, nossa gente. Precisamos ter muita fé neste momento”, afirma a pré-candidata. Renúncia de Dom Fernando De acordo com o Código de Direito Canônico da Igreja Católica, ao completar 75 anos, os bispos devem renunciar os cargos que ocupam. Na função desde 2009, Dom Fernando preparou uma carta renúncia que será enviada ao Papa Francisco. Contudo, não existe uma data exata para a saída do arcebispo.

Em Salgueiro, Danilo assegura fortalecimento da interiorização do desenvolvimento

Pré-candidato a governador de Lula, o deputado federal Danilo Cabral iniciou as atividades desta terça-feira (14) com uma entrevista à Executiva FM, em Salgueiro, no Sertão Central. Ele assegurou o fortalecimento da interiorização do desenvolvimento, uma das principais bandeiras da Frente Popular, que tiveram início nas gestões do ex-governador Eduardo Campos.  “Terei, como governador, o olhar que sempre tive, de valorização daqueles que estão no interior. Sou filho do interior; nasci no interior e conheço essa realidade. Tive a oportunidade de, como secretário de Educação de Eduardo e depois como deputado federal, percorrer os 184 municípios do estado e a Ilha de Fernando de Noronha. Vamos avançar ainda mais nas conquistas que a Frente Popular iniciou”, pontuou Danilo, que estava ao lado do governador Paulo Câmara; do prefeito Marcondes Sá, de deputados e outros pré-candidatos, como Pedro Campos.  Danilo argumentou que a parceria política e administrativa com o presidente Lula a partir de 2023 vai ser a base de aprofundamento da interiorização. “O Brasil vai voltar a ser um país confiável. Investidores voltarão a investir no Brasil; hoje ninguém acredita no Brasil porque temos um presidente que nem quer aceitar o resultado das eleições. As pessoas esperam estabilidade. E a devolução da estabilidade vai devolver a confiança”, salientou o pré-candidato, lembrando que, pela força do trabalho de Eduardo e Lula, Pernambuco assegurou investimentos importantes, como a fábrica da Jeep. Na entrevista, Danilo também detalhou os compromissos já assumidos nessa pré-campanha, a exemplo do Pacto Pela Água; da duplicação da BR-232 até Serra Talhada; da paridade de gênero nos cargos de liderança do governo e dos investimentos no ensino profissional.

Projeto de Júnior Tércio cria Dia Municipal do Conservadorismo

A Câmara Municipal do Recife, promulgou recentemente, a Lei 18.932/2022 que inclui no calendário de eventos do Recife, o Dia Municipal do Conservadorismo. O projeto que originou a legislação foi uma iniciativa do vereador do Recife, Pastor Júnior Tércio. De acordo com a matéria, a data será celebrada todo dia 10 de março e tem como objetivo rememorar princípios do conservadorismo que exalta Deus, o patriotismo, a família e a liberdade. “ Essa lei visa defender e fortalecer os princípios conservadores em nossa cidade, como a continuidade e estabilidade das instituições, a garantia da ordem social, assim como, os valores familiares e morais”, destacou o vereador. Inclusive o Pastor Júnior Tercio fez questão de afirmar que, parte da população recifense se sentirá representada por essa lei que defende a preservação e o fortalecimento dos valores conservadores.

Miguel quer construir 10 habitacionais e Estado atuante nas políticas de prevenção nos morros

O pré-candidato a governador Miguel Coelho defendeu que o Estado seja o articulador das políticas de habitação e de prevenção dos desastres provocados pelas chuvas nos morros e encostas da Região Metropolitana, que concentra um déficit de 220 mil moradias de um total de 300 mil em Pernambuco. Segundo Miguel, a exemplo das políticas de mobilidade e saneamento, que têm caráter “metropolitano”, o governo do estado deve implementar ações em parceria com as prefeituras para reduzir o déficit habitacional e realizar obras de drenagem para mitigar os efeitos das chuvas e preservar o maior número de vidas. “Todos nós estamos sensibilizados pelo que aconteceu em virtude das chuvas, mas não foi só a chuva. Omissão e ausência geraram as 129 mortes”, disse Miguel durante o lançamento das diretrizes do Plano de Governo nesta segunda-feira (13). “Para mobilidade e saneamento, a política é metropolitana, mas para áreas de risco e habitação é cada um por si. Temos que criar uma política pública metropolitana para acabar ou diminuir o número de áreas de risco, que hoje somam 9 mil”, acrescentou. De acordo com o pré-candidato do União Brasil, somente as obras de drenagem e habitação do Recife demandam mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos. “O Estado precisa ser a grande liderança, o tomador de recursos e fazer as obras em parceria com as prefeituras.” O Plano de Governo de Miguel Coelho prevê a conclusão de 10 habitacionais que estão com as obras paralisadas e a construção de novos em parceria com o governo federal, bancos internacionais, Incra e iniciativa privada. Além disso, o pré-candidato quer ampliar o programa de regularização fundiária urbana e rural e o aluguel social para as famílias em situação de vulnerabilidade social ou residente em área de risco.