População afetada pelas chuvas terão isenção de taxas para emissão de documentos

  As pessoas afetadas pelas chuvas continuam recebendo atendimento gratuito para a emissão de documentos e outros serviços nos abrigos. O Decreto nº 52.942, de 02/06/22, define a isenção da taxa de pagamento para emissão de qualquer via da Carteira de Identidade, com previsão para beneficiar 30 mil pessoas no Estado de Pernambuco. Além disso, estabelece que essa Ação Integrada para Cidadania está sob a coordenação da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD), em articulação com outros órgãos e entidades da administração pública estadual. A Ação Integrada para Cidadania continua nesta terça (07/06) no Recife e em Camaragibe. Os serviços começaram a ser oferecidos na terça-feira (31) e se estenderá até quando houver necessidade, com oferta de serviços diariamente. Nas primeiras ações realizadas foram beneficiadas 1.052 pessoas nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata. “Nosso trabalho tem o objetivo de garantir direitos à população e resgatar a cidadania de quem se encontra em situação de vulnerabilidade social e financeira, sempre levando os serviços para o local mais próximo de quem mais precisa”, afirmou o secretário Cloves Benevides. Nos locais das ações são disponibilizadas equipes compostas de articuladores sociais da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Defesa Social, Defensoria Pública e Balcão de Direitos.  As pessoas têm acesso à emissão de qualquer via do RG, certidões de nascimento, casamento e óbito, além de serviços jurídicos através da Defensoria Pública. Serviço: Ação Integrada para Cidadania desta terça-feira (07/06/2022) Horário: a partir de 8h – Recife: Escola Profissionalizante Vila dos Milagres (Rua Desembargador Pedro Ribeiro Malta, Barro) Escola Municipal Casarão do Barbalho (Estrada do Barbalho, n° 131, Iputinga) – Camaragibe: Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Sedec (Rua Padre Oséias Cavalcanti, 800, 2ª Travessa, Bairro Novo do Carmelo)

Recife aplica 2ª dose de reforço contra covid-19 nas pessoas acolhidas em abrigos emergenciais

A Prefeitura do Recife começa a aplicar, nesta terça-feira (7), a segunda dose de reforço (quarta dose) contra covid-19 nas pessoas a partir de 18 anos acolhidas nos 19 abrigos emergenciais que estão recebendo as famílias que foram atingidas pelas chuvas da semana passada. Os profissionais da Secretaria de Saúde municipal vão visitar cada um dos equipamentos municipais, entre creches e escolas, levando os imunizantes para as pessoas que receberam a primeira dose adicional há, pelo menos, quatro meses.  Além disso, também a partir desta terça, as pessoas a partir de 50 anos e os trabalhadores da saúde que atuam na capital também vão poder receber a segunda dose adicional (quarta dose). Para estes dois grupos, é necessário realizar agendamento, que será aberto às 18h desta segunda-feira (6), através do site (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/) ou aplicativo Conecta Recife. Na capital, 29.798 adultos entre 50 e 54 anos, que fazem parte do primeiro grupo, e 75.027 trabalhadores estão aptos a tomar a vacina. No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal há, pelo menos, quatro meses, para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife. A definição foi apresentada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e validada junto aos representantes municipais em encontro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizado nesta segunda-feira (6). Seguindo a recomendação técnica do Ministério da Saúde, a chamada quarta dose pode ser feita com os imunizantes da Janssen, Astrazeneca e Pfizer, independentemente da vacina recebida nas doses anteriores.

Em Congresso da Fetape, Danilo assegura fortalecimento da agricultura familiar no seu governo

O pré-candidato a governador Danilo Cabral foi ao município de Garanhuns, nesta segunda-feira (6), participar do 11º Congresso Estadual da Fetape, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras de Pernambuco, que está completando 60 anos. No encontro, Danilo assegurou que a agricultura familiar será prioridade no seu futuro governo.   Citando a Fetape como a primeira entidade visitada por ele após ser lançado pré-candidato pela Frente Popular, Danilo também afirmou que a federação terá um papel prioritário na sua gestão, a partir de janeiro de 2023. O socialista participou do ato ao lado dos deputados estaduais Teresa Leitão e Doriel Barros, e do federal Carlos Veras – esses dois últimos são os representantes da entidade no Parlamento. Também marcaram presença a direção da Fetape, prefeitos, vereadores, secretários e lideranças ligadas ao campo.    “Estamos aqui para celebrar a Fetape, não só pela sua longevidade, mas pelo que ela representa na nossa caminhada. Uma entidade desde antes do período da ditadura muito atuante na defesa dos trabalhadores e na afirmação da luta do povo como um ciclo importante. A gente celebra a Fetape e sua história. Mas não poderíamos deixar de celebrar também os companheiros que fizeram parte dessa jornada”, destacou Danilo, referindo-se aos ex-presidentes Manoel Santos e José Rodrigues, pai de Joelson Rodrigues, um dos coordenadores do programa de governo da Frente Popular. No encontro, Danilo também enalteceu a aliança programática com o PT. “A aliança que nós construímos tem, sim, na figura do presidente Lula, o maior líder popular deste país, o seu grande condutor”, pontuou o pré-candidato, explicando que Lula só não participou do ato da Fetape porque positivou para a covid. 

Marília Arraes participa de sabatina do UOL/FSP

  A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, participou, nesta segunda-feira (06), de uma sabatina promovida pelo UOL/Folha de São Paulo com os postulantes ao Governo do Estado. Marília, que foi a primeira participante desta série de entrevistas com os pré-candidatos, falou sobre suas propostas para os pernambucanos, reforçou sua afinidade política com o presidente Lula e fez questão de apontar as incoerências e irresponsabilidades das gestões locais do PSB, ao longo dos últimos anos. Líder em todas as pesquisas de intenção de voto, Marília afirmou que haverá paridade de gênero e raça no primeiro e segundo escalão de seu governo. “Entre 30% a 50% das vagas serão reservadas para a paridade de gênero e raça. Um governo inclusivo é aquele que tem indígenas, negros, mulheres e que ouve as pessoas que representem a pluralidade de nossa sociedade”, disse a pré-candidata. Marília também deixou claro que seu objetivo é debater e propor ações para recolocar Pernambuco nos trilhos e trabalhar pela vitória de Lula. “Eu apoio Lula para presidente desde sempre, desde o meu primeiro voto. O que queremos é discutir Pernambuco, coisa que o PSB não quer, pois abandonou nosso estado nos últimos anos.” Marília fez questão de reforçar que uma de suas prioridades à frente do Governo de Pernambuco será desenvolver uma educação mais moderna e inclusiva, gerar emprego e renda e resgatar a saúde dos pernambucanos. O combate à miséria ganhou uma atenção especial da pré-candidata em sua explanação. “Temos projeto de uma educação modernizada, voltada para o trabalho, com o objetivo de inserir digitalmente os jovens. Vamos interiorizar a inclusão digital para movimentar o emprego e a renda. Pernambuco tem hoje cerca de 17% de sua população economicamente ativa desempregada. A geração de emprego e renda deve ser um foco”, ressalta Marília. “É preciso ter compromisso com o nosso povo, a nossa gente. Nos quatro anos de nosso governo o combate à miséria será um desafio estratégico que terá a atenção máxima. Para que isso aconteça, temos que garantir trabalho, renda, moradia, saúde, educação e desenvolvimento”, destacou. A pré-candidata também fez questão de afirmar o seu compromisso com a valorização da saúde em Pernambuco. “Esse é um problema que precisamos resolver logo no início da gestão. No primeiro dia de governo, é preciso tomar providências imediatas na saúde para evitar que outras tragédias anunciadas acontecem em hospitais, assim como foi no Hospital da Restauração.”

André Ferreira pede à Aneel distribuição de geladeiras às famílias de baixa renda

André Ferreira pede à Aneel distribuição de geladeiras às famílias de baixa renda O deputado federal André Ferreira (PL-PE) encaminhou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) um requerimento solicitando, com base no Programa Nacional de Eficiência Energética, a distribuição de geladeiras às famílias de baixa renda atingidas pelas chuvas que castigam Pernambuco há mais de 15 dias. O parlamentar lembrou que, de acordo com a lei 9.991 de 2000, o programa determina que as concessionárias de energia elétrica devem aplicar um percentual mínimo da receita líquida em programas de eficiência energética para a aquisição e distribuição de eletrodomésticos. “Esses equipamentos já existem no programa. O nosso pedido é que as geladeiras sirvam às famílias que perderam tudo nas chuvas. É uma questão humanitária, pois as pessoas que já viviam em vulnerabilidade econômica tiveram a situação agravada com as enchentes”, destacou André Ferreira.

Câmara do Recife vota auxílios para as famílias atingidas pelas chuvas

Com o objetivo de dar celeridade nas votações dos Projetos de Lei 18 e 19/2022, enviados pelo prefeito João Campos, que cria o Auxílio Municipal Emergencial para as famílias recifenses atingidas severamente pelas chuvas das últimas semanas e o que concede o aumento de 50% para o Auxílio Moradia, respectivamente. O líder do governo na Câmara Municipal do Recife, Samuel Salazar (MDB) na manhã desta segunda-feira (6) solicitou a dispensa de prazo. As matérias foram lidas no Plenário e os vereadores aprovaram a dispensa de prazo. Na última sexta-feira (3), o governo do Estado de Pernambuco anunciou um auxílio de R$ 1.500 para as famílias severamente atingidas pelas fortes chuvas. No Recife, a Prefeitura e a Câmara Municipal se uniram para acrescentar mais R$ 1 mil reais ao valor desse auxílio, chegando a R$ 2.500 para cada família na cidade. “Ocupando a liderança do governo não costumamos utilizar o artificio da dispensa de prazo em todo e qualquer projeto. Como a gente entende que esse é um caso, literalmente, emergencial, pedimos a dispensa de prazo onde todos os líderes partidários concordaram com nosso pleito”, explicou Samuel Salazar. Já no final da tarde, as matérias foram aprovadas nas Comissões de Legislação e Justiça e Orçamentos e Finanças na mesma tarde. Dessa forma, os projetos já estão aptos para votação na sessão ordinária desta terça-feira (7). “Os projetos já estão prontos para serem votados amanhã. Em uma tramitação recorde, conseguimos agilizar, mostrando que a Câmara dos Vereadores está sensível para que esses recursos cheguem rapidamente para todos aqueles que foram afetados pelas chuvas”, disse Salazar, que também é presidente da Comissão de Orçamento e Finanças.