Deputado federal Eduardo da Fonte protocola projeto para barrar reajuste dos planos de saúde
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) protocolou na Câmara dos Deputados uma proposta (PDL 174/22) para sustar a autorização de reajuste, concedida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que permite aumentar o valor dos planos de saúde em até 15,5%. O parlamentar classifica o reajuste como abusivo. “Mais uma vez vemos uma agência reguladora que parece ignorar a realidade dos brasileiros e toma uma decisão que beneficia unicamente o setor que deveria ser fiscalizado. Não bastassem todos os aumentos decorrentes da inflação, bem como dos efeitos da pandemia, o consumidor brasileiro ainda terá de suportar mais este aumento. Nós estamos trabalhando para barrar este abuso”, afirmou Eduardo da Fonte. O aumento aprovado pela ANS é válido para o período entre maio deste ano e abril de 2023 para os contratos de cerca de 8 milhões de clientes, o que representa 16,3% dos consumidores de planos de assistência médica no Brasil.
“Temos o desafio de apontar um novo caminho para o Brasil e para os estados”, defende Miguel em lançamento de Bivar para presidente
O pré-candidato a governador Miguel Coelho marcou presença no lançamento da pré-campanha de Luciano Bivar à presidência da República. O evento ocorreu em Brasília, nesta terça (31), e reuniu grandes lideranças do União Brasil. Presidente nacional do União Brasil, o deputado federal Luciano Bivar foi aprovado no partido por unanimidade para concorrer à presidência. Miguel Coelho parabenizou o parlamentar pernambucano e disse que a pré-candidatura nacional é importante para apresentar alternativas sem radicalismos e com foco no desenvolvimento do país. “O União é o maior partido do Brasil, portanto, tem uma enorme responsabilidade. Temos o desafio de apontar um novo caminho para o Brasil e para os estados, com menos radicalismo, e que coloque o nosso país em primeiro lugar. Luciano se apresenta como uma alternativa para fazer uma política sem viés ideológico, mas uma política de transparência, resultado, que coloca os interesses dos brasileiros em primeiro lugar.” O pré-candidato a governador ainda destacou o fato de haver mais um pernambucano na disputa presidencial. “Por ser de nossa terra, Luciano Bivar leva o nome de Pernambuco para um desafio gigante que é uma pré-candidatura à presidência da República. Ele mostra fibra, a coragem do homem nordestino, acreditando que dá para enfrentar as adversidades e conquistar o mais importante, um futuro melhor para todos os brasileiros”, avaliou Miguel no evento nacional.
Sirinhaém: Alexandre Pires recebe apoio de militantes e simpatizantes do PSOL
Pré-candidato a deputado estadual pela primeira vez, Alexandre Pires, líder do movimento agroecológico de Pernambuco, recebeu apoio do PSOL de Sirinhaém. O apoio foi anunciado numa atividade que envolveu militantes e simpatizantes do PSOL e do Subverta, organização política ecossocialista. Gabriel Neves, presidente do PSOL do município e militante do Subverta, disse que o apoio a Alexandre foi decidido em reunião junto à militância. “Convocamos uma reunião para discutir qual nome iríamos apoiar para a Assembleia Legislativa. Devido à potência e às pautas levantas por Alexandre, achamos que seria mais que natural apoiarmos o nome dele”, disse Gabriel. Na atividade, Alexandre agradeceu o apoio e a presença das pessoas, sobretudo num contexto de chuvas intensas e dificuldades com o transporte. O pré-candidato destacou sua atuação no Centro Sabiá e na ASA (Articulação do Semiárido). Junto ao primeiro, chegou a atuar no engenho Conceição, fortalecendo a associação de pequenos agricultores, que hoje é destaque em Sirinhaém. Alexandre também teve agenda em Rio Formoso, na rádio Top Rio FM. A entrevista abordou a atuação do pré-candidato antes da filiação partidária e as pautas que ele defende. Confira a entrevista: https://youtu.be/9TOFbKDUhGo
Alepe agiliza votação de projeto que beneficia vítimas de chuvas
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PSB), priorizou o encaminhamento para votação de projeto de lei, de autoria do poder Executivo, que isenta as vítimas das chuvas de pagamento de taxa para retirada de documentos. O PL altera a Lei nº 7.550, de 20 de dezembro de 1977 que dispõe sobre a isenção da Taxa de Fiscalização e Utilização de Serviços Públicos do Estado (TFUSP). A isenção será garantida por meio do “Programa Governo Presente de Ações Integradas para Cidadania”, previsto na Lei nº 14.357, de 14 de julho de 2011, para situações excepcionais de emergência ou calamidade pública. “Nesse momento de dificuldades, é fundamental ter a oportunidade de retirar a segunda via dos documentos que garantam direitos, que ajudem a ter acesso a serviços públicos, ações emergenciais de auxílio”, afirmou o presidente. O deputado Eriberto Medeiros já encaminhou ao governo, em 2019, proposta que altera os critérios para retirada de segunda via de documentos com valor reduzido. Pela proposta do presidente da Alepe, fica criado um preço único para as demais vias, já que a primeira é gratuita. A iniciativa foi abraçada pelo Executivo. O projeto já foi distribuído simultaneamente para todas as comissões da Alepe e será analisado primeiramente pela CCJ. O prazo para emendas é de cinco dias úteis. A partir daí, as comissões terão dez dias para apresentar parecer e o projeto segue para votação em plenário.
Câmara do Cabo se solidariza com vítimas de chuvas
Em sessão plenária nesta terça-feira (31), os vereadores do Cabo de Santo Agostinho lamentaram as perdas causadas pelas chuvas que ocorrem no município desde a semana passada. Os parlamentares manifestaram solidariedade aos que perderam suas casas e seus pertences com os alagamentos e falaram da importância da união neste momento. Na tribuna, vários vereadores reforçaram que a hora é de esquecer questões políticas e somar forças para auxiliar as famílias que ficaram sem nada. Eles cobraram o apoio dos deputados estaduais e federais que se elegeram com apoio do povo do Cabo e também sugeriram a criação do “Auxílio Recomeçar” para ajudar financeiramente aos que tiveram suas moradias atingidas. Os parlamentares manifestaram preocupação com doenças como leptospirose e tétano que podem atingir a população que teve contato com águas e outros materiais contaminados e foi sugerida uma atualização vacinal. Os vereadores também parabenizaram a todos que têm realizado um incansável trabalho, como os integrantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, e cobraram participação do legislativo no Comitê Municipal de enfrentamento à crise. SOLIDARIEDADE – Para ajudar os desalojados, a Casa Vicente Mendes está recebendo donativos. Alimentos não-perecíveis, colchões, roupas, cobertores, materiais de limpeza e de higiene podem ser entregues na recepção e vão ser encaminhados aos moradores das áreas mais atingidas pelas chuvas. “Para fazer o bem não precisa estar vereador, deputado ou presidente. É preciso disposição e boa vontade para ajudar o próximo”, disse o presidente Ricardo Carneiro (Ricardinho). As fortes chuvas têm causado estragos em várias cidades da Região Metropolitana do Recife, da Mata Norte e da Mata Sul do estado desde a última semana. Em Pernambuco já foram registradas 100 mortes, nenhuma delas no Cabo.