Anderson comemora liberação de recursos federais para Adutora do Agreste

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou, na tarde desta quarta-feira (11), a liberação de R$ 20,7 milhões para a implantação da Adutora do Agreste Pernambucano. Ao comentar o ato, que contou com a presença do ex-ministro do Turismo e pré-candidato ao Senado, Gilson Machado (PL), o ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL), disse que a medida “a medida se dá em função da calamidade em que se encontra o estado perante a crise no sistema de abastecimento de água”. O empreendimento do Governo Federal é constituído por captação, estações elevatórias e de tratamento de água, com capacidade para fornecer até quatro litros de água por segundo. As adutoras do sistema têm alcance de 1,4 mil quilômetros e vai permitir o abastecimento de 68 cidades do estado. “Esses recursos levarão água a milhares de pessoas, de pernambucanos, em particular, buscando melhorar a qualidade de vida de quem tem sido esquecido pelo governo Paulo Câmara (PSB)”, afirmou Anderson. Na última segunda-feira (9), o pré-candidato, que preside o Partido Liberal no estado, convocou a bancada da legenda na Assembleia Legislativa e apresentou, como proposta para o plano de governo, um projeto de lei que preza pela universalização do acesso à água. “Algo que já poderia estar em funcionamento e beneficiando mais de dois milhões de pernambucanos, mas que, por alguma razão que foge à sensibilidade, o governo do PSB deixou de tratar como prioridade. Essa medida do presidente Jair Bolsonaro demonstra o cuidado para com os que mais precisam, diferentemente do que tem sido feito em Pernambuco”, pontuou.

Paulo Câmara prestigia posse dos novos dirigentes e conselheiros da OAB Pernambuco

O governador Paulo Câmara prestigiou, na noite desta quarta-feira (11.05), a cerimônia oficial de posse da diretoria e dos conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), comandada pelo presidente Fernando Ribeiro Lins e pela vice-presidente Ingrid Zanella. O evento – adiado em razão da pandemia da Covid-19 – homenageou os 90 anos da instituição, fundada em 8 de fevereiro de 1932.  Durante a cerimônia, o governador destacou o papel da OAB. “É uma instituição que tem o dever de continuar olhando os direitos das pessoas à justiça e, ao mesmo tempo, se manter como pilar importante do Estado Democrático de Direito. A OAB tem uma bandeira de lutas, de liberdade, de democracia. E a gente tem que estar sempre juntos”, afirmou Paulo Câmara. “É um compromisso da nossa gestão a interlocução, o respeito e o diálogo constante com a classe, com a sociedade e com os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo”, completou Fernando Ribeiro Lins. Ao longo do evento, foram prestadas homenagens aos ex-presidentes que ajudaram a construir a história da ordem. Integram ainda a diretoria o secretário-geral Ivo Tinô Amaral Júnior, a secretária-geral adjunta Manoela Alves, o tesoureiro Carlos Barros e a tesoureira adjunta Taciana Magalhães.  Estiveram presentes à cerimônia a vice-governadora Luciana Santos; os prefeitos do Recife e Olinda, João Campos e professor Lupércio, respectivamente; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros; o ex-presidente da OAB-PE e conselheiro federal Bruno Baptista; o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti; além de integrantes e representantes da Justiça. 

Curso de cuidadores de idosos da Alepe tem grande procura

  De um lado uma área carente de profissionais qualificados, do outro um amplo mercado a ser conquistado para atender as necessidades das pessoas da terceira idade. Para preencher essa lacuna e gerar oportunidades de emprego, a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) iniciou nesta terça-feira (11) o curso gratuito de cuidadores de idosos. A proposta inicial de abrir até 40 vagas superou as expectativas e, diante da grande procura, fechou com 157 alunos. O lançamento oficial aconteceu nesta quarta, de forma presencial, no auditório Ênio Guerra, da Alepe. No espaço completamente lotado, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB), afirmou que o curso é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem está no mercado e, aos que buscam uma ocupação, a chance de se profissionalizar para atender de maneira humanizada o cidadão. “Essa é uma forma de abrir as portas da Alepe, aproximando o Legislativo da população, de forma que possamos agir como um instrumento de transformação na vida dos pernambucanos. O curso vai garantir a oportunidade para que muitas pessoas possam ingressar no mercado de trabalho, se capacitando adequadamente para auxiliar pessoas que possuam limitações e fragilidades em função da idade avançada”, afirmou. A empreendedora na área de vendas, Janaína Figueiredo, viu no curso uma oportunidade de voltar ao mercado e experimentar uma nova área de trabalho. “Estou em busca de novos horizontes e vi no curso uma oportunidade de ter uma nova profissão numa área que é tão carente. É preciso se qualificar para cuidar de maneira certa das pessoas, principalmente as idosas que, com o passar do tempo, passam por limitações”, disse. Janaína comentou, ainda, que se surpreendeu com a qualificação dos professores e com o fato de o curso ser gratuito. “O país passa por uma crise enorme de desemprego. Espero que o curso crie oportunidades para as pessoas que não têm experiência na área, mas muita vontade de aprender e ajudar o próximo”, enfatizou. O curso terá 60 horas/aula, sendo 40 delas remota. O curso inclui disciplinas como Ética Profissional no Cuidado com Idosos, Noções de Anatomia Humana, Fisiologia do Envelhecimento, Envelhecimento humano (psiquismo na 3ª idade, atividades diárias, sexualidade na 3ª idade, nutrição e hidratação do idoso, higiene oral e corporal, sono e repouso, administração de medicamentos, prevenção de lesão, locomoção), noções básicas de curativos, entre outras. As aulas serão ministradas por profissionais das áreas de enfermagem, psicologia e serviço social.