Tereza da Bomboniere volta às sessões presenciais na Câmara do Cabo
A volta da realização de sessões presenciais da Câmara do Cabo de Santo Agostinho contou, nesta quarta-feira (4), com o retorno da vereadora Maria Tereza Claudina de Araújo Silva (Tereza da Bomboniere), do PSC. Nos últimos meses, a parlamentar estava participando de forma online das sessões legislativas. Na chegada à Câmara, a vereadora se emocionou com a recepção de colegas parlamentares, assessores e servidores da Casa Vicente Mendes. Tereza recebeu flores e foi homenageada pelo Grupo de Coco da Terceira Idade de Pontezinha e Guilherme Sax. “Foi uma emoção muito forte, uma gratidão a Deus por todos que oraram pela minha recuperação”, disse Tereza. Na tribuna da Câmara, colegas vereadores comemoraram a volta da colega ao plenário. “Na minha cabeça o que passou foi que eu tinha vontade de viver e trazer o melhor para nossa cidade e Deus me proporcionou novamente a minha vida para continuar fazendo o melhor para o Cabo de Santo Agostinho”, falou a vereadora. Tereza da Bomboniere testou positivo para a covid-19 no dia 13 de março do ano passado e dez dias depois foi internada na UTI, em estado considerado muito grave. Somente no mês de junho recebeu alta. “Estou agora firme e forte e pronta para participar das sessões presenciais e fazer o melhor para o Cabo”, comemorou Tereza.
Transporte escolar de Gravatá é bem avaliado em auditoria do TCE-PE
O transporte escolar de Gravatá está bem avaliado, de acordo com uma grande operação de fiscalização realizada pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE/PE, divulgada no último dia 27 de abril, a qual avaliou os equipamentos de todos os 183 municípios de Pernambuco, exceto a capital do estado, Recife. Este dado é uma prova concreta de que a gestão do prefeito Joselito Gomes demonstra mais uma vez o compromisso com as pessoas, sobretudo com os estudantes da rede municipal de ensino de Gravatá. Os auditores avaliaram documentação, como a idade e as condições dos veículos, se o modelo é adequado à finalidade, se o serviço é prestado com autorização do DETRAN/PE e se os condutores são devidamente habilitados para a função. A partir desses dados, foram atribuídos “scores” entre 5 e 90, no qual o menor número corresponde a menor quantidade de irregularidades encontradas. Gravatá ficou no segundo melhor grupo avaliado, com o score 57. A secretária de Educação de Gravatá, Ninha Professora, fala do empenho da gestão municipal em oferecer o melhor serviço para os estudantes da cidade. “O resultado do transporte escolar está bem avaliado pelo Tribunal de Contas do Estado é o compromisso da gestão do prefeito Joselito Gomes em buscar sempre melhorias na Educação, neste caso melhorias no transporte escolar para que nossos alunos possam ter o percurso de sua casa até as escolas e vice-versa, de maneira segura. Fizemos a aquisição de novos ônibus, realizamos a entrega de cinco novos veículos que transportam nossos estudantes com qualidade e segurança”. De acordo com o TCE-PE, o transporte escolar é uma das políticas públicas de maior relevância socioeducacional do Brasil, representando, em muitos casos, a única conexão viável entre a residência do aluno da zona rural e o ambiente escolar mais próximo da sua casa. Por conta disso, a temática foi incluída entre os projetos prioritários do Plano de Controle Externo 2021-2022 do TCE.
Deputados do PSB querem expulsão de vereador por fala racista em SP
Os deputados federais Danilo Cabral, Marcelo Freixo e Milton Coelho, todos do PSB, entraram com uma representação no Conselho de Ética do partido para expulsar o vereador por São Paulo Camilo Cristófaro. Na última terça-feira (3), o vereador foi flagrado em uma fala de cunho racista, vazada durante sessão da Câmara Municipal de São Paulo na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Aplicativos. No áudio, que circulou nas redes sociais, pode-se ouvir o referido parlamentar afirmar a seguinte frase: “Não lavaram a calçada (…) é coisa de preto, né?” “Nós não aceitamos isso. Além de criminosa, essa conduta afronta o programa do PSB, por isso, queremos que a direção nacional do partido adote providências e o vereador seja expulso”, frisou Danilo. O parlamentar destacou ainda que o comportamento de Camilo Cristófaro fere o Estatuto e o Código de Ética do partido, tratando-se de algo comportamento incompatível com o decoro e a ética partidária exigida como conduta para qualquer militante, e, sobretudo, àqueles que ocupam funções públicas representando a legenda. O processo no partido começa com a abertura de uma investigação pela comissão de ética, que é presidida por Alexandre Navarro Garcia. O colegiado define qual será a punição a ser aplicada ao vereador paulistano, se houver. Danilo, Freixo e Milton Coelho defendem a aplicação da pena máxima, a expulsão.
Em conversa com mototaxistas e motofretistas, Miguel reafirma compromisso de zerar IPVA para motos de baixa cilindrada
O pré-candidato a governador Miguel Coelho reforçou, nesta terça-feira (03), o compromisso de isentar todas as motos de até 160 cilindradas do pagamento do IPVA e condenou a perseguição do governo do estado aos mototaxistas e motofretistas, que, sem incentivos, arcam com altos custos dos veículos. Miguel chamou a atenção para as dificuldades dos trabalhadores para manter os veículos com a documentação em dia em um estado que tem um dos impostos mais caros do país. O tema foi debatido em uma live de Miguel Coelho com o presidente do Conselho das Entidades de Motociclistas de Pernambuco (CEMPE), Rinaldo Tavares; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Entregadores, Empregados e Autônomos de Moto e Bicicleta por Aplicativo do Estado de Pernambuco (Seambape), Rodrigo Lopes. Também participou da conversa o ex-senador e pré-candidato a deputado federal Douglas Cintra. Miguel defendeu um olhar diferente para a categoria, considerando as dificuldades econômicas dos profissionais de motos. Por isso, o pré-candidato acredita ser justa a isenção do IPVA para o segmento como forma de diminuir as perdas financeiras para os trabalhadores. “Pernambuco tem cerca de 200 mil mototaxistas e motofretistas, trabalhadores que precisam ser enxergados, ouvidos, para que o próximo governo possa botá-los na mesa como parte da solução. E uma das nossas propostas é isentar o IPVA de todas as motos de até 160 cilindradas, algo que outros estados já fizeram e Pernambuco ainda não, porque adota um modelo muito perseguidor, que não oferece condições e ainda apreende as motos, principalmente na região do Agreste. A gente precisa mudar essa realidade, e isso atende não só a essas categorias, mas diversas pessoas que usam a moto para se locomover ou trabalhar”, afirmou Miguel. O representante dos sindicato de entregadores, Rodrigo Lopes, lembrou a importância dos trabalhadores de motos para a sociedade e a urgência de políticas públicas para o segmento. “Durante a pandemia não paramos, nós que garantimos que as pessoas pudessem ficar em casa. São pessoas de classe C, D, E que sustentam muitas famílias por meio da moto. Gastamos mais de R$ 3 mil para ficar regularizados, são muitos deveres, poucos direitos e quase nenhum respeito. Não podemos abandonar essa classe”, lembrou o líder sindical.
Eleitores tem até esta quarta-feira para emitir, transferir e regularizar título de eleitor
Quem quiser votar nas eleições de outubro tem até esta quarta-feira (4) para emitir ou regularizar o título de eleitor. Esse é o prazo dado pela Justiça Eleitoral para a conclusão do cadastro de todo o eleitorado apto a votar nas eleições. Por meio do site oficial TítuloNet, é possível verificar pendências no título de eleitor, requerer a primeira via do documento, fazer a transferência de município de votação e alterar dados pessoais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todos os cidadãos que fizerem as solicitações até às 23h59 desta quarta-feiraserão atendidos. O tribunal esclarece que é preciso aguardar a análise dos pedidos, que deverão ser respondidos em até 30 dias. O andamento das solicitações também pode ser acompanhado pela internet.
Festa de Santo Antônio será lançada na próxima terça-feira (10) no Cabo
A Paróquia de Santo Antônio lança na próxima terça-feira, 10 de maio, às 9h, a Festa de Santo Antônio, padroeiro do Cabo de Santo Agostinho, edição 2022. A solenidade de lançamento será conduzida pelo pároco e vigário episcopal do vicariato Cabo, Monsenhor José Severino. O anúncio será restrito às autoridades, empresários, patrocinadores e imprensa. Será anunciada a programação completa, tema, sacerdotes convidados que irão celebrar a trezena em homenagem a Santo Antônio. O monsenhor José Severino também vai apresentar a identidade visual da festa. Na oportunidade, será lançado oficialmente o selo alusivo aos 400 anos da Paróquia de Santo Antônio. A comemoração acontece em 09 de setembro de 2022. Ainda no dia 10 de maio, será celebrada uma missa de lançamento das festividades. A celebração acontece às 19h, na Capela de Nossa Senhora de Fátima, no Cruzeiro.
TCE aprova contas do ex-prefeito de São Lourenço da Mata, Gino Albanez
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou as contas da Prefeitura de São Lourenço da Mata referentes aos anos de 2015 e 2016. Nesse período, quem esteve à frente da administração municipal foi o ex-prefeito Gino Albanez. As contas também foram aprovadas pela Câmara de Vereadores da cidade. Para Gino Albanez, a aprovação dos investimentos feitos nesse período reforça o compromisso que sua gestão teve com as finanças públicas. “Sempre estive tranquilo com relação a avaliação dos gastos públicos de São Lourenço da Mata. Nosso governo sempre priorizou a transparência e o trabalho pelo povo de nossa cidade. Meu trabalho e de toda a equipe da gestão foi desenvolvido sempre com muita responsabilidade, por isso, tinha a certeza de que as contas seriam aprovadas pela Câmara e pelo TCE”, destacou. O ex-prefeito Gino Albanez hoje é secretário de Governo de Vinícius Labanca, atual prefeito de São Lourenço da Mata.