Lei da autoria de Joaquim Lira ajuda SDS a recuperar bicicletas roubadas

  Objetivado combater o comércio ilegal, furtos e roubos de bicicletas a Secretaria de Defesa Social (SDS) disponibiliza desde o ano passado à população o Alerta Bike. O programa permite que o cidadão cadastre de forma on line informações sobre sua bicicleta. Esses dados passam a constar na base de dados da secretaria e auxiliam a polícia na recuperação do veículo, quando roubado. Para fazer o cadastramento o proprietário deve entrar no site do Alerta Bike, registrar login e senha e inserir os dados da bicicleta como marca, modelo, aro, cor e numeração do chassi. Essa numeração, encontrada geralmente abaixo da caixa do movimento central, por força da lei nº 16.876, de 6 de maio de 2020 da autoria do deputado estadual Joaquim Lira, passou a ser obrigatório constar na nota fiscal de venda emitida pelas lojas de todo o estado. A obrigatoriedade passou a ser essencial para o programa da SDS, já que de posse do documento fiscal onde conste a numeração do chassi, torna-se mais fácil cadastrar e posteriormente identificar quem é o verdadeiro proprietário da bicicleta. A SDS esclarece que a consulta é feita pelos policiais também de forma on line, e em se constatando que a bicicleta é roubada, é feita a prisão do indivíduo e o resgate do bem. O Alerta Bike funciona no mesmo formato do Alerta Celular, e os mesmos login e senha funcionam para as duas plataformas. Acesse o Alerta Bike: https://www.alerta.sds.pe.gov.br/ Acesse a lei nº 16.876, da autoria de Joaquim Lira: https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=50385

PTB pode lançar candidato próprio ao Governo de Pernambuco

  A viagem do presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Pernambuco, pastor Wellington Carneiro, a Brasília, na última quarta-feira (27), promete mexer com o cenário das eleições estaduais. Em reunião com a executiva nacional, ontem à tarde, o pastor Wellington discutiu, entre outros temas, a possibilidade do partido lançar uma candidatura própria para o Governo de Pernambuco. O pastor Wellington Carneiro alega que não existe palanque conservador no estado, por isso a posssiblidada de uma candidatura petebista à majoritária em Pernambuco é uma realidade . Empossado como presidente estadual no início deste mês, o dirigente assumiu o partido com a responsabilidade de transformar a regional de Pernambuco em conservadora e defensora dos valores cristãos no Estado. A decisão do partido em lançar candidato próprio é vista pelos trabalhistas como importante para a corrida pela cadeira do principal cargo do executivo estadual, uma vez que o PTB tem direito a um tempo considerável de televisão e de rádio, além de uma base composta por 6 prefeitos e 74 vereadores em todo o estado.

Lula: “meu candidato a governador em Pernambuco é o Danilo”

O ex-presidente Lula garantiu, nesta sexta-feira (29), que só tem um pré-candidato a governador de Pernambuco: Danilo Cabral, da Frente Popular. Em entrevista à Rádio Jornal, o petista assegurou que fará campanha no estado exclusivamente para Danilo. “Meu candidato a governador do estado de Pernambuco é o Danilo. Nós temos um acordo com o PSB. Esse acordo não é apenas em Pernambuco, é um acordo nacional; um acordo que nos interessa porque apoia o Alckmin, que faz parte do PSB. O PSB ganhou uma dimensão nacional importante e para nós essa aliança com o PSB é muito importante, a nível nacional e a nível de Pernambuco”, cravou Lula, acabando com qualquer especulação sobre seu apoio a outro postulante ao Palácio do Campo das Princesas.  Em sua fala, o petista ainda deu o tom de como será a campanha. “Eu, sinceramente, vou trabalhar para que o Danilo seja o governador do estado de Pernambuco. É esse o meu compromisso com o PSB. E o compromisso do PSB é ajudar a me eleger presidente da República”, finalizou Lula.

Juventude do PSOL e Coletivo Malunguinho denunciam situação precária de estudantes da UPE

Nesta sexta-feira (29), a Setorial de Juventudes do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) publicou em suas redes sociais uma nota denunciando a situação precária vivenciada por estudantes de Licenciatura da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte. A nota, que foi escrita em conjunto com o Coletivo Malunguinho, aponta que a falta de assistência estudantil tem levado a um grande número de desistências por parte dos alunos da UPE. Estudantes estão com dificuldades para se deslocarem até a faculdade. A defasagem do valor do auxílio-transporte e a baixa quantidade de estudantes contemplados com o auxílio são destacadas na falta de assistência a alunos do Campus Mata Norte da Universidade. Os gastos dos estudantes com transporte podem chegar a três vezes o valor do auxílio-transporte oferecido pela UPE. O texto finaliza afirmando que “a diversificação de políticas de permanência estudantil, como a construção de uma Residência Universitária e de um Restaurante Universitário no campus, implicaria numa redução dos custos e na garantia da permanência estudantil”. Leia a íntegra da nota:

Miguel Coelho cumpre agenda em seis municípios no final de semana

O pré-candidato a governador Miguel Coelho retoma nesta sexta-feira (29) a sua agenda de compromissos pelo estado para apresentar as suas ideias ao povo pernambucano. O giro começa por Belém do São Francisco, no Sertão de Itaparica, num encontro com o prefeito Gustavo Caribé. No sábado (30), Miguel estará na Mata Norte, onde terá encontros com lideranças políticas das cidades de Carpina e Nazaré da Mata, além de entrevistas para emissoras de rádio da região. Ainda no sábado, a agenda inclui uma visita a Passira, no Agreste. Já no domingo (1º), ele seguirá para um evento em Ipojuca com a prefeita Célia Sales, na Região Metropolitana. Depois, retorna ao Agreste, para agendas em Limoeiro e Riacho das Almas. Desde que renunciou à Prefeitura de Petrolina, em 30 de março, o pré-candidato pelo União Brasil vem cumprindo extensa agenda para ouvir as demandas da população e discutir soluções viáveis para os problemas que Pernambuco enfrenta. “Essas visitas são importantes para levar as nossas propostas para um novo Pernambuco, mas, sobretudo, para ouvir a população e as lideranças. Apenas com a soma de esforços conseguiremos construir um novo tempo para o nosso estado”, afirmou Miguel.

Cabo promove, neste sábado, Dia D da vacinação contra gripe e sarampo

Neste sábado (30), a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promoverá uma grande campanha de vacinação contra a Influenza e sarampo. O Dia D da vacinação é uma importante estratégia para mobilização social. A vacinação será realizada nas 48 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e, também, nas Policlínica Vicente Mendes e Policlínica Dr. Manoel Gomes, das das 8h às 16h (exceto nas unidades da zona rural, que finaliza às 15h). Para a imunização da gripe, além dos idosos maiores de 60 anos e trabalhadores da saúde, a vacinação também estará disponível às crianças de 6 meses até 4 anos, onze meses e vinte e nove dias. A Tríplice Viral é voltada às crianças do mesmo esquema da gripe e trabalhadores da saúde.

Marília Arraes propõe criação da Casa da Mulher Pernambucana

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (SD), apresentou, nesta quinta-feira (28), uma proposta que fará parte do seu programa de governo voltada para as mulheres pernambucanas: a Casa da Mulher Pernambucana. O projeto prevê a criação de 15 unidades que funcionarão como centros integrados interdisciplinares oferecendo serviços de saúde, educação, formação profissional e acesso a serviços sociais. Serão 12 unidades no interior e três na Região Metropolitana do Recife. “A população de Pernambuco é de pouco mais de 9 milhões de habitantes. Deste total, cerca de 52% são mulheres. A atenção à mulher tem que ser tratada de forma diferenciada porque, infelizmente, é algo que foi relegado a segundo plano ao longo de nossa história. Nós vamos criar uma estrutura de apoio que vai proporcionar cuidados globais para as pernambucanas. Nossa ideia é oferecer desde o suporte aos serviços de atenção básica à gestante, como uma forma de dar suporte aos municípios, até a criação de uma grande rede de apoio ao empreendedorismo, a capacitação profissional e a saúde mental”, explicou Marília. Na Casa da Mulher Pernambucana, as gestantes que fazem pré-natal em seus municípios de origem, por exemplo, poderão contar com uma estrutura clínica para a realização de exames como ultrassom e outros, que muitas vezes não são disponibilizados nos serviços de atenção básica municipal e acabam colocando a saúde da mãe e do bebê em risco. Essas mulheres poderão, ainda, optar por ter seus bebês em espaços peri-hospitalares com todo o suporte de uma equipe especializada. “Hoje temos altos índices de cesarianas em Pernambuco. Muitas vezes isso acontece por falta de opção. Uma vez acompanhadas, com um esquema eficiente de pré-natal, com o exames necessários em mãos e as condições clínicas que indiquem o parto normal, essas mulheres poderão ser assistidas nestas unidades especializadas no parto humanizado. Isso desafogará o sistema hospitalar e não teremos mais mulheres sofrendo, de um lado para o outro, de município em município, tentando parir e enfrentando as dificuldades de um sistema de regulação de vagas que não está sendo eficiente”, destacou. A Casa da Mulher Pernambucana também oferecerá acesso aos serviços de assistência social, combate à violência, atenção à saúde mental e programas para inserção da mulher no mercado de trabalho, empreendedorismo, geração de emprego e renda.

Romero Sales Filho fiscaliza PE-45

Nesta quinta-feira (28), o deputado estadual Romero Sales Filho (UB) atendeu ao pedido do vereador Paulinho (PSDB) para fiscalização da PE-45, via que liga Escada a Vitória. O parlamentar é autor do quadro ‘Descaminhos de Pernambuco’, que fiscaliza o programa do Governo do Estado que promete a recuperação das rodovias em Pernambuco. “Percorremos mais de 700 km e tudo que encontramos foi descaso com o dinheiro público e o retrato de uma gestão sem planejamento. Se uma importante artéria da Mata Sul, a PE-45, está nessas condições, imaginem os municípios mais longínquos”, disparou Sales Filho. “Esse meu pleito já é antigo, antes mesmo de me tornar vereador já chamava atenção para o completo descaso com essa via”, completou o vereador. O Caminhos de Pernambuco é o programa lançado pelo Governo, em 2019, com a previsão de gastar R$ 1 bilhão na recuperação de mais de 5 mil quilômetros de estradas até 2022. “Se a execução do programa do governo tivesse sido tratada com o respeito que o povo pernambucano merece, não estaríamos presenciando tantos absurdos diante de uma má gestão com o dinheiro público”, acrescentou o deputado.

plugins premium WordPress