Marília Arraes define coordenadores da campanha
A pré-candidatura de Marília Arraes ao Governo de Pernambuco deu mais um importante passo nesta quarta-feira (13) com a definição da coordenação geral da campanha. Marcelo Gouveia é prefeito da cidade de Paudalho, na Zona da Mata Norte, e irmão do Deputado Estadual Gustavo Gouveia, recém-filiado ao Solidariedade. Victor Fialho é o coordenador político do mandato de Marília Arraes na Câmara dos Deputados e acompanha Marília desde o início de sua vida pública. Victor estava pré-candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores e agora se dedicará a essa tarefa.
Vereador Marco Aurélio comemora anúncio do São João do Recife
O Vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) que é membro dos Conselhos de Cultura e Turismo, comemorou a divulgação do ciclo junino do Recife e a incorporação de algumas solicitações apresentadas na Câmara Municipal. Desde o ano passado, através de requerimentos e debates, o Vereador reivindica a retomada dos polos descentralizados no São João, com palcos no Recife Antigo e também nas comunidades. “O Secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello tem sido um verdadeiro baluarte na salvaguarda dos nossos fazedores de cultura e foi com muita alegria que recebemos a notícia de um ciclo junino descentralizado pois coincide com o que temos defendido. No ano passado, após ouvir o setor, sugerimos a ocupação do Recife Antigo, durante o Ciclo Junino para uma grande festa. Também destacamos a importância de reviver o São João nas comunidades e pleiteamos por exemplo, um polo na Bomba do Hemetério por ser o berço de diversas manifestações culturais”, afirmou o Vereador. Outra reivindicação do parlamentar acatada pela Prefeitura do Recife foi a criação de uma pré-temporada de festejos juninos para aquecer o setor de entretenimento e divulgar o trabalho dos artistas locais. “No mês de maio recebemos a sinalização positiva de uma edição especial junina do Viva a Guararapes. Este e outros avanços só têm sido possível através da articulação conjunta com a Secretária do Recentro, Ana Paula Vilaça, e a Secretária de Turismo, Cacau de Paula, para termos um aquecimento do São João com nossos sanfoneiros e quadrilheiros. Recife tem acertado ao valorizar o que é genuinamente nosso, os artistas da nossa terra”, destaca Marco Aurélio Filho. Além disso, o Vereador afirmou que a Comissão Especial do Carnaval, São João e Grandes Eventos da Câmara Municipal do Recife, da qual é presidente, após a Audiência Pública realizada nesta semana com o setor artístico, vai entregar ao Prefeito João Campos algumas recomendações para estimular a retomada econômica do setor de entretenimento. No radar do Colegiado está a redução do ISS (Imposto Sobre Serviços) para o entretenimento. O tributo municipal é aplicado a empresas ou profissionais autônomos que realizam prestação de serviços.
Goiana realiza posse de novos servidores efetivos aprovados em concurso público
Foram empossados nesta quarta-feira (13), em Goiana 41 novos servidores efetivos aprovados por concurso público. A assinatura do Termo de Posse ocorreu no auditório da Escola Municipal Irmã Marie Armelle Falguières (EMAF), com a presença do secretário de Administração, Jones Pimentel. Após a assinatura, o secretário municipal de Administração deu as boas-vindas, desejando que cada um faça o melhor para o bem da cidade. Ronaldo Teotônio, aprovado no cargo de auditor fiscal, conta que está muito feliz com o momento. Ele é de João Pessoa e essa já é sua segunda aprovação em concurso público, mas está pela primeira vez assumindo um cargo público. “Goiana tem sua importância econômica e minhas expectativas são as melhores para iniciar o trabalho aqui”. Os novos servidores tomaram posse nos cargos de técnico em edificações, técnico em segurança do trabalho, técnico agrícola, motorista, engenheiro civil, engenheiro agrônomo, educador físico, médico auditor, auxiliar administrativo, auditor fiscal, artífice, assistente administrativo, agente de tributos e agentes comunitários de saúde.
Prefeito do Jaboatão encaminha projeto à Câmara que dá descontos para quitação de débitos
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, encaminhou projeto de lei à Câmara de Vereadores instituindo o Plano Especial de Pagamento de Débitos Tributários (Refis), garantindo descontos de até 90% dos juros e multas para quem quitar débitos com IPTU, ISS e TLP. Dívidas com o ITBI também podem ser negociadas em até 10 parcelas. O benefício está previsto para vigorar entre os dias 2 de maio e 31 de agosto deste ano. De acordo com o projeto, a redução de 90% dos juros e multas valerá para quem quitar a dívida à vista. Se optar pelo pagamento com duas a seis parcelas, o desconto será de 80%. Caso o contribuinte divida o débito de sete a 30 vezes, a diminuição dos juros e multas será de 60%. E se parcelar de 31 a 60 vezes, o desconto será de 30%. “Os efeitos da pandemia da Covid-19 continuam afetando a situação financeira dos contribuintes de todo o País, tanto pessoas físicas, quanto jurídicas. No nosso município não é diferente e isso é percebido nos índices de inadimplência dos tributos. Com esse projeto de lei, estamos oferecendo um plano especial para que possam quitar seus débitos com benefícios vantajosos. Nossa gestão vem trabalhando em toda a cidade para retribuir os impostos que são pagos, mas também reconhece o momento de oferecer benefícios para que todos fiquem com a situação regularizada”, disse o prefeito Mano Medeiros.
Em Olinda, Paulo Câmara inaugura Complexo de Operações da Polícia Civil
A cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, mas precisamente, o bairro de Ouro Preto, vai fazer parte do primeiro compromisso de agenda do governador Paulo Câmara, nesta quarta-feira, 13 abril. Nesta data, vai ser inaugurado o novo Complexo de Operações da Polícia Civil de Pernambuco. O prédio composto por cinco blocos, que somam 2.600 m² de área construída fica no Morro do Peludo, na antiga sede da Rede Globo Nordeste. No local, as atividades serão do CORE (Coordenação de Operações e Recursos Especiais), que já frequentam o espaço há alguns meses e vai ter a formalidade do Complexo com o ato a ser realizado pelo governador. Inicialmente, a programação informada é de que logo cedo, às 8 horas da manhã, seja oficializada a inauguração, pois, na agenda de Paulo Câmara um outro compromisso também pela manhã foi reservado. O governador Paulo Câmara anuncia, ainda nesta quarta-feira (13.04), às 10 horas da manhã, uma série de investimentos para reforma, modernização, requalificação e manutenção de equipamentos culturais gerenciados pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O evento será realizado no Cinema São Luiz, um dos contemplados pela iniciativa. Durante programação na Mata Sul do Estado, na terça-feira (12.04), o governador Paulo Câmara anunciou investimentos superiores a R$ 9 milhões para a região. Ele esteve nos municípios de Tamandaré e Água Preta, onde liberou recursos nas áreas de educação, desenvolvimento urbano, infraestrutura, abastecimento de água e assistência social, previstos no Plano Retomada, lançado em agosto do ano passado. “Estamos anunciando ações fundamentais, que buscam promover melhorias na qualidade de vida do povo da Mata Sul. São mais de R$ 9 milhões que estão sendo investidos em diversas áreas, proporcionando incrementos na infraestrutura dos municípios e a geração de mais emprego e renda”, destacou Paulo Câmara. Na comitiva do governador estavam diversos secretários, deputados estaduais e federais, a vice-governadora Luciana Santos e o pré-candidato ao governo do PSB pela Frente Popular, o deputado federal Danilo Cabral.
Miguel quer redução de imposto para baratear conta de luz
O pré-candidato ao governo do estado, Miguel Coelho, vai propor a redução em 30% do ICMS que incide sobre a tarifa de luz. O objetivo é baratear o custo da energia elétrica em Pernambuco, hoje uma das caras do Brasil. Ao ressaltar a elevada carga tributária no estado, Miguel lembrou que os impostos arrecadados não são convertidos em investimentos que beneficiem a população. “Pernambuco paga uma das gasolinas mais caras do Nordeste, e no alimento é a mesma coisa. Na tarifa de luz, a gente tem uma proposta de baixar o imposto em pelo menos em 30%”, anunciou. “O Ministério Público entrou com uma ação para obrigar o estado a diminuir, porque estava cobrando em excesso. O governo do PSB virou um governo perverso, desumano, que só se preocupa em exigir mais sacrifícios da população e não faz sequer o básico”, acrescentou o pré-candidato em live nesta terça-feira (12) nas redes sociais. Miguel Coelho ainda lembrou que Pernambuco acumula recordes e índices negativos no desemprego, no abastecimento de água e no saneamento. Possui ainda as piores estradas no país, segundo dados da Confederação Nacional do Transporte. “O estado está sem rumo, sem perspectiva. As pessoas estão tristes, mas estão querendo crescer, querendo uma oportunidade, querendo ver que todos aqueles impostos que a gente paga sejam revertidos em alguma coisa”, afirmou. Foto: Jonas Santos
“O rei das queimadas também quer ser o rei do garimpo”, disse Teresa Leitão sobre Bolsonaro
A deputada estadual Teresa Leitão (PT) criticou duramente o Projeto de Lei 191/2020 que autoriza a exploração de minérios e a construção de hidrelétricas em terras indígenas. Para ela, “o rei das queimadas (Bolsonaro) também quer ser o rei do garimpo”. Na última terça-feira (12), mais de 100 povos indígenas se encontram em Brasília para reivindicar direitos e lutar contra o projeto. A deputada deu apoio à luta dos povos originários e apontou o presidente Bolsonaro como articulador do projeto que permite a exploração de garimpo em terras indígenas. O PL, autoriza os requerimentos de exploração de minérios solicitados ou protocolados antes da lei. “Significa, para os índios, matança, violência, ameaças, doenças, perda de território e de recursos naturais. Isso sem falar nas consequências desastrosas ao meio ambiente”, pontuou Teresa Leitão. A deputada petista lembrou que o desrespeito aos povos indígenas e o interesse em explorar esses territórios são demonstrados pelo presidente Jair Bolsonaro desde o início de seu governo. A presidência e os ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energia se reúnem periodicamente com lideranças que defendem a exploração mineral das terras indígenas, e atuam de forma conivente com o garimpo ilegal, em franca expansão nos estados do Norte. Outra pauta dos povos indígenas que estão no Acampamento Terra Livre é o Marco Temporal, que está aguardando julgamento do STF. Se for aprovado, os índios só poderão reivindicar a demarcação das terras que ocupavam antes de 1988. Caso não consigam provar essa ocupação, poderão ser expulsos, e suas terras poderão ser comercializadas. “Um sonho para a bancada ruralista, e um pesadelo para os verdadeiros donos da terra, os índios”, pontuou Teresa Leitão.