Ipojuca cede estrutura para funcionamento da SDS estadual na cidade

Neste sábado (02/04), o Centro Integrado de Comando e Controle Regional da SDS estadual foi transferido para o Centro Integrado de Defesa Social (Cidem) do Ipojuca. A Prefeitura cedeu algumas salas e toda estrutura de tecnologia e informação existente na SDS municipal para que o Estado se instale. A sugestão da prefeita Célia Sales foi dada durante a conversa com o secretário de Defesa Social do estado, Humberto Freire, no Comitê de Crise, na última sexta-feira, inclusive para que ajude nas investigações sobre a morte da menina Heloysa Gabrielly. “Temos a maior Central de Monitoramento de Pernambuco com 129 câmeras e queremos dar toda a condição para que o comando da SDS possa realizar o trabalho deles e, assim, evitarmos a demora na atuação como no dia de maior inferno que Ipojuca já viveu”, comentou a prefeita Célia Sales. Um dia depois da morte da menina Heloysa Gabrielle na comunidade de Socó, em Porto de Galinhas, após protestos clamando por justiça, criminosos aproveitaram o fato e realizaram atos de vandalismo em todos os distritos do município causando pânico entre moradores e turistas. Apenas às 21h chegou um reforço ostensivo doestado com mais de 40 viaturas e três helicópteros. “A instalação possibilita uma maior eficiência e eficácia de todos os órgãos de segurança publica do estado e do município propiciando um tempo adequado de pronta resposta ao cidadão que está em Ipojuca”, afirmou o secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais. De acordo com ele, neste momento que estamos passando por esta crise, as câmeras de monitoramento têm sido um diferencial não so na prevenção de novos ataques como na identificação de pessoas que praticaram crimes. Quem acompanha e coordena, neste sábado, a implantação da base da SDS estadual em Ipojuca é o secretário executivo da pasta, Rinaldo de Souza. Compõe este Centro de Segurança estadual a Policia Militar, a Policia Civil, Bombeiro Militar e Polícia Científica e de acordo com o próprio secretário Humberto Freire ficarão no município por tempo indeterminados. – Central de Monitoramento do IpojucaJá existente no município há muitos anos, vem sendo requalificada, modernizada e ampliada desde o início da gestão da prefeita Célia Sales. Em 2018, a central monitoramento possuía 40 câmeras e atualmente tem 129 unidades.

“Bandidos, se mudem para longe, a polícia vai botar ordem na casa”, garante Miguel Coelho

Em 2021, Pernambuco foi um dos estados com maior criminalidade no país, ficando com a quarta pior taxa de homicídios do Brasil. Preocupado com a situação, o pré-candidato a governador Miguel Coelho intensificou o debate sobre os temas da segurança e da reestruturação das polícias. Na última quarta (30), quando o ex-prefeito de Petrolina se afastou do cargo, ele fez um duro discurso sobre a necessidade de fazer um novo pacto para a segurança pública. Miguel lamentou que o PSB tenha deixado explodir a criminalidade em Pernambuco. “Roubos, assaltos, homicídios constantemente e um governo apático, que não valoriza e nem defende a sua força policial. Um governo que não age, que não tem atitude”, criticou o pré-candidato em sua despedida do cargo de prefeito. Miguel ainda disse que pretende reestruturar as forças policiais e acabar com as faixas salariais tão reclamadas pelos homens e mulheres da PM. “Temos que promover a devida valorização salarial de todas as categorias da segurança pública. Vamos acabar com as faixas da PM, promover a integração com guardas municipais e forças nacionais. Usar a inteligência para proteger os nossos homens e mulheres de farda. Vamos investir pesado para modernizar todo o aparato da segurança”, assegurou o ex-prefeito. Por fim, Miguel Coelho, em seu discurso de despedida, mandou um recado duro para os criminosos. “A partir de janeiro, já vou avisando aos bandidos, se mudem para longe, a polícia vai botar ordem na casa.” Foto: Ayrton Latapiat

No primeiro dia de sua gestão, Luiz Medeiros visita obras

Um dia após ser empossado como prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Luiz Medeiros foi às vias da comunidade de Massaranduba vistoriar as obras de pavimentação. Ele passou pelas ruas Ernesto de Souza Leão, Hermes da Fonseca, Osmário Plaisant, Severino José de Paula e José Pacífico Pereira, onde estão sendo investidos cerca de R$ 4 milhões. Pela manhã, Mano, como também é conhecido, participou da reunião sobre a PPP da Saúde, que está sendo implantada no Jaboatão. Ao conversar com os moradores, Mano Medeiros assegurou que, num prazo de 45 dias, todas essas ruas estarão pavimentadas, garantindo melhor acesso às residências e ao comércio. “Temos investido muito em obras de pavimentação, drenagem e calçamento para que a população se sinta mais tranquila ao chegar em casa. É uma das prioridades da nossa gestão, até porque Jaboatão sempre teve um histórico de falta de cuidado com as vias públicas. Essa realidade está mudando em toda a cidade”, disse o prefeito. Morador da rua Osmário Plaisant há 50 anos, Fernando Freitas agradeceu o trabalho realizado pela Prefeitura do Jaboatão. “Já teve muita gente que passou aqui prometendo calçar a rua, mas finalmente a obra está acontecendo. Agora a gente pode pagar o IPTU com gosto porque o povo que ver serviço. E o serviço está acontecendo”, falou. Rose Lima é proprietária do Colégio Efas Kids, que fica na rua Ernesto de Souza Leão, e também ressaltou a importância da pavimentação. “Uma obra como essa dá mais qualidade de vida, valoriza os imóveis e dá mais segurança aos moradores. Essa gestão trouxe tudo isso para quem mora e trabalha aqui”, disse a educadora, ao encontrar-se com o prefeito. PPP DA SAÚDE Nesta segunda-feira, representantes da Prefeitura do Jaboatão, do BNDES, do Programa Parcerias e Investimentos (PPI) do Governo Federal e do Internation Finance Corporation (IFC) se reuniram para planejar a Parceria Público-Privada da Saúde, que prevê um investimento de R$ 750 milhões na construção, requalificação e manutenção de 32 unidades básicas de saúde do município, no prazo de 20 anos. “Essa é a primeira PPP de Saúde que um município está realizando no País, e é importante porque estamos unindo forças entre o poder público e a iniciativa privada para dar um salto de qualidade no serviço oferecido à população. Os estudos indicarão os caminhos para essa PPP e este ano vamos entregar as primeiras unidades”, disse o prefeito Luiz Medeiros, que esteve presente na reunião.

Médico Alfredo Costa é lançado pré candidato a deputado federal

O diretor do Hospital Jaboatão Prazeres, (HJP), Alfredo Costa, anunciou o seu afastamento do cargo para concorrer a uma vaga como deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Vereador por dois mandatos no município do Moreno e militante do partido há mais de 30 anos, foi convocado pelo senador e ex-ministro da Saúde, Humberto Costa, para participar de mais uma disputa eleitoral. O médico sanitarista também está à frente do Saúde Para Todos, um canal no YouTube que recebe, semanalmente, importantes nomes da saúde e da política nacional. “Estou sendo lançado pré-candidato a deputado federal para construir uma bancada de deputados fortes para sustentar o governo do nosso futuro presidente Lula. Faremos um novo governo para reestruturar economicamente o nosso país, melhorar o SUS e garantir educação de qualidade, emprego e segurança para o nosso povo”, afirmou. Segundo ele, a maior crise da saúde pública mundial abateu-se sob o Brasil, no entanto, o país não estava preparado. “Temos, hoje, um presidente da república que nega os avanços da ciência e já chegou a dizer que a pandemia não existia, chamando-a até de gripezinha. Nesse cenário, o Partido dos Trabalhadores começou a ver importantes nomes para renovar o Congresso Nacional e ajudar o presidente Lula a reconstruir novamente o Brasil”, destacou.   RECONHECIMENTO – O Hospital Jaboatão Prazeres, situado no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, faz parte da Rede Estadual e atende aproximadamente 40 comunidades da região. À frente da unidade, Alfredo Costa recebeu cartas de aplausos das Câmaras de Vereadores de Moreno, de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho, além da Assembleia Legislativa de Pernambuco. PERFIL – Formado em Medicina, pela Universidade Federal de Pernambuco em 1987, foi vereador do município de Moreno por dois mandatos. Além disso, candidatou-se a prefeito desta cidade e, também, a deputado estadual.

Prefeita do Ipojuca pede mais segurança ao secretário de Defesa Social do Estado

Nesta sexta-feira, 1º de abril, a prefeita do Ipojuca Célia Sales convocou o Comitê de Crise, composto por 10 secretarias municipais, e se reuniu com o secretário de Defesa Social do Estado, Humberto Freire, para reforçar a cobrança de que o Governo do Estado cumpra seu papel de restabelecer a Segurança no município. Desde a última quarta-feira (30), quando em uma perseguição policial nas comunidades de Socó e Salinas, localizadas em Porto de Galinhas, teve como consequência a morte da menina Heloysa Gabrielly, de seis anos, que o caos se instalou no município. O que inicialmente começou com o protesto da comunidade e pedidos de justiça pela morte da criança, depois se tornou atos de vandalismo atribuído ao comando do tráfico de drogas da região, com tentativas de sitiar toda a Ipojuca. A cobrança feita pessoalmente ao secretário de Defesa Social do Estado, além do rigor nas investigações na morte da menina Heloysa, foi sobre a demora na presença do estado durante o caos instalado na quinta-feira (31) quando ipojucanos e turistas foram tomados pelo terror e perderam o direito de ir e vir. Apenas por volta das 21h, o Governo do Estado mandou ao município mais de 40 viaturas e três helicópteros. A mesma queixa e cobrança foi trazida ao secretário pelo deputado estadual Romero Sales Filho e pelo representante do Trade Turístico de Porto de Galinhas, Ulisses Ávila também presentes na reunião. O secretário de Defesa Social do estado, Humberto Freire, explicou que passou o dia de ontem monitorando, com o serviço de inteligência e em contato constante com o secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais, e que à noite enviou o reforço de forma ostensiva para devolver ipojuca aos ipojucanos. “Me coloco à disposição para fazermos mais, fazermos melhor e se necessário for, fazermos diferente. Estamos do mesmo lado”, comentou Freire. Os estragos causados pelos atos de vandalismo ainda estão sendo calculados pelo município e a prefeita colocou à disposição do secretário do estado, a Central de Monitoramento do Ipojuca para se necessário for montar uma base da PM no município para ajudar nas investigações da morte da menina Heloysa.