Silvio Costa Filho prega unidade na Frente Popular para definição do Senado

O deputado federal Silvio Costa Filho, pregou a unidade da Frente Popular na construção da chapa majoritária. O presidente do Republicanos-PE, sigla com a segunda maior bancada federal no Estado, defendeu que a composição deve ser construída de forma coletiva entre as siglas da coligação, mas fez questão de pontuar que cabe ao governador Paulo Câmara e ao pré-candidato ao Governo, Danilo Cabral, a definição sobre a composição da chapa majoritária encabeçada pelo PSB. “Dessa forma, iremos construir a chapa majoritária e fortaleceremos ainda mais o nosso conjunto de forças para ganharmos as eleições de 2022”, disse. “É preciso, mais do que nunca, que os projetos pessoais e partidários devam ser sobrestados e a ordem do dia deve ser a unidade. Para que tenhamos uma bela vitória em Pernambuco”. Ele disse que desde o primeiro momento do debate sobre a composição da chapa tem trabalhado como presidente estadual do Republicanos para ajudar na unidade da Frente. Apesar de ter seu nome lembrado como opção majoritária da Frente Popular para disputar o Senado, o parlamentar frisa que não tem pressa. “Sempre deixei claro que não tenho pressa. Pode ser agora ou em 2026. Tancredo Neves já dizia que um dos maiores ativos na política é o tempo”. Ele disse avaliar que, após desistência da deputada federal Marília Arraes de disputar o Senado após a indicação do PT e o convite do presidente Lula, o debate deve ser reinaugurado no conjunto de forças da Frente Popular. “Nesse momento, nós precisamos fazer uma construção coletiva e buscar a unidade do conjunto de forças. O PT, sem dúvidas, é um partido muito importante na Frente Popular e tem a legitimidade de poder participar da composição majoritária. Entretanto, na medida que o PT apresenta um nome para o Senado, que foi o nome da deputada Marília Arraes, e ela não aceita esse convite feito pelo partido, entendo que o processo em Pernambuco precisa ser reiniciado”, avaliou Silvio. Silvio espera ampliar a bancada do Republicanos na Assembleia Legislativa elegendo de seis a sete deputados estaduais e na Câmara dos Deputados elegendo de quatro a cinco federais. “O republicanos é o partido que proporcionalmente o que mais cresce em Pernambuco”.  

Paulinho da Força prestigia filiação de Marília Arraes ao Solidariedade, no Recife, nesta sexta

A deputada federal Marília Arraes se apresentará no Solidariedade, nesta sexta-feira, (25) no Recife, ao lado do deputado Paulo Pereira, presidente do partido Solidariedade, em ato de filiação. O primeiro movimento será uma coletiva de imprensa, nesta sexta-feira, no Recife. O lançamento da pré-candidatura será feito nos primeiros dias de abril. A ideia preliminar é apresentação da chapa completa com candidatos a governadora, vice e senador, ou senadora também completa para deputados federais e estaduais. Mas isso ainda depende de composições políticas com partidos aliados. “Marília deu um nó na narrativa de Humberto Costa e Paulo Câmara… O certo é que no Recife hoje tem duas grandes romarias de políticas e políticos: uma em direção ao Palácio do Campo das Princesas, sob apelo do governador Paulo Câmara. Outra em direção do apartamento de Marilia, onde o telefone não para de tocar”, dizem aliados.

Leões do Norte lança livro em comemoração aos 20 anos de atuação em prol da população LGBTQIA+

Com objetivo de celebrar os 20 anos de incansáveis lutas e conquistas para o segmento LGBTQIA+ em todo o estado, o Movimento Leões do Norte, lançará um livro nesta sexta-feira (25/3), às 9h, no auditório da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). A publicação traz cronológicamente a atuação da ONG, que é uma das pioneiras e referência no campo dos direitos humanos da população LGBT. Além disso, mostra os principais eventos, seminários, atividades e manifestações públicas que foram documentadas no livro, a partir de imagens do arquivo da instituição. Na ocasião, também haverá uma homenagem para as entidades parceiras que incluem sindicatos, ongs, entidades governamentais, órgãos de classe, políticos, imprensa, além de ativistas e lideranças que contribuíram na causa. Nesses 20 anos de incidência política, o Leões do Norte tem contribuído na construção e efetivação de políticas públicas para a população LGBT em Pernambuco. Além disso, atua no controle social, formação de lideranças no interior pernambucano e na consolidação de parcerias de organizações da sociedade civil. Outro destaque do Leões do Norte é o monitoramento permanente das LGBTfobias e acompanhamento de perto das violações de direitos dessa população, com destaque para os assassinatos de LGBTs em todo o estado. *Leões do Norte* – É uma organização da sociedade civil, de promoção, apoio e defesa de direitos humanos, em especial de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e outras expressões afetivo-sexuais, tendo como missão atuar na luta contra o preconceito e a discriminação, visando contribuir na construção de climas favoráveis ao respeito e efetivação da cidadania da população de pessoas LGBTQI+, bem como exercer o controle social das políticas públicas do segmento em todo o Estado.

Pernambuco comemora nesta quinta o Dia Estadual de Combate às Fake News

É comemorado nesta quinta-feira, 24 de março, em Pernambuco, o Dia Estadual de Combate às Fake News. A data foi instituída por um Projeto de Lei de autoria do deputado João Paulo (PT), o PL 16.999, aprovado em 2020. O parlamentar registrou, em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, a comemoração de dois anos da Lei, chamando a atenção para o fato de que “as fakes news podem gerar problemas de todos os tipos, tanto individuais quanto coletivos”. “Acredito que o nosso Dia Estadual de Combate às Fake News cumpre seu papel nesse processo de esclarecimento. Uma informação falsa sobre a eficácia de tratamentos médicos, por exemplo, pode levar alguém a usar um remédio com sérios efeitos colaterais. Mas o impacto das fake news não se restringe ao indivíduo, já que no caso de uma pandemia, como a que vivemos hoje, uma pessoa que se expõe mais ao vírus por acreditar em informação duvidosa coloca em risco muito mais gente”, frisou o petista. Além desta Lei que inclui no calendário oficial de Pernambuco o Dia Estadual de Combate às Fake News, tramitam na Alepe outras matérias relativas ao tema. Um Projeto de Resolução, também de autoria do petista João Paulo, retira a imunidade parlamentar de deputados que proferirem discurso de ódio e disseminação de notícias falsas no âmbito da Assembleia. Para o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), é preciso criar regras firmes que possam coibir a prática de divulgações de notícias falsas. O parlamentar elaborou em 2019 um projeto de Lei 815/2019 voltado para combater as fake news em Pernambuco. “Apresentamos, no início dessa legislatura, um projeto de lei que estabelece penalidades administrativas a quem divulgar notícia ou informação falsa. Precisamos endurecer as regras nesse sentido, visto que a propagação de fake news é algo que afeta a vida de muitas pessoas. Quem comete a divulgação de notícia falsa com o proposito de caluniar a vida de alguém ou tumultuar processos democráticos precisa responder por isso”, afirmou Diogo Moraes. Outra matéria aprovada na Casa, e já sancionada pelo poder Executivo, proíbe o poder público de contratar publicidade de veículos de informação condenados por divulgação de fake news. A Lei de número 17.197 também foi iniciativa do deputado João Paulo e vigora desde abril do ano passado. “Essa lei é uma forma de evitar que o dinheiro público seja usado para fortalecer sites, blogs ou qualquer outra plataforma, impressa ou digital, que espalham mentiras”, justifica João Paulo.

Álvaro Porto pede implantação de unidades do Compaz em Garanhuns e Palmares

O deputado estadual Álvaro Porto solicitou ao governo do estado a implantação de unidades do Centro Comunitário da Paz (Compaz) no municípios de Garanhuns, no Agreste Meridional, e Palmares, na Mata Sul. Protocoladas junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, as indicações ressaltam que os equipamentos têm papel relevante no regate da cidadania e na promoção da inclusão social, devendo ser instalados em todas as regiões de Pernambuco. “O Centro Comunitário da Paz foi concebido com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário, atuando na contramão do preconceito e da discriminação que precisam acabar em nossa sociedade”, diz. “A inclusão social resgata a dignidade das pessoas e as concede uma condição de vida mais humana e, sobretudo, justa. A dignidade é um direito de todo e qualquer cidadão, por isso, a inclusão social precisa ser cada vez maior”, completa. O Compaz oferece serviços para resolução de pendências de documentação, orientações judiciárias, mediação de conflitos e informações sobre assistência social, além de capacitação para geração de renda. “Esse é o caminho mais eficaz para combater a violência e exercer a cidadania”, reitera Porto. O deputado destaca ainda que dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE) apontam que, no raio de um quilômetro das unidades do Compaz, o índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) caiu entre 27% e 35% no comparativo de 2018 para 2017. “A construção do Compaz em Garanhuns, com mais de 140 mil habitantes, e em Palmares, com cerca de 60 mil, será, portanto, de grande importância para a cidadania nos respectivos municípios e nas regiões onde estão localizados”, afirma. Os pedidos foram encaminhados ao governador Paulo Câmara, e ao secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes.

Vice-prefeito de Rio Formoso pede exoneração do cargo de secretário de Agricultura

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Formoso, que também é vice-prefeito, Sabastião Bartolomeu, conhecido como Tião, anunciou nesta quarta-feira (23) que entregou o cargo, pedindo sua exoneração. O Governo Municipal não se pronunciou até o momento sobre seu substituto à frente da pasta. Em mensagem enviada à grupo de Whatsapp, que repercutiu durante o dia, o vice-prefeito explicou o motivo de sua exoneração dizendo que seu desligamento estaria relacionado à escassez de recursos para que pudesse realizar um trabalho digno para o desenvolvimento da agricultura como um todo no município, bem como pela ausência de apoio e estrutura material para realizar a fiscalização ambiental nos moldes de como é preconizado pela legislação federal, visando sempre a garantia da preservação dos ecossistemas. Ainda, no final do comunicado enviado aos colegas da pasta, Tião se despede dizendo que espera “continuar tendo vínculo de afeto e amizade com cada membro integrante do grupo, desejando que desenvolvam o melhor trabalho possível sempre visando o desenvolvimento social e pessoal das pessoas que de fato desenvolvem a agricultura familiar no município, bem como na defesa e preservação dos biomas e ecossistemas”. À reportagem da rádio Top Rio FM, o vice-prefeito disse que seu pedido de exoneração do cargo de secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município de Rio Formoso foi por motivos de ordem profissional e pessoal, mas disse acreditar no potencial econômico que a agricultura familiar tem para ser desenvolvido na cidade. Tião finalizou dizendo que tem certeza de que “a gestão municipal e a equipe da secretaria de agricultura e meio ambiente irão dar continuidade a todo trabalho realizado, melhorando-o e aprimorando-o a cada dia, notadamente com o apoio de instituições parceiras”. No Jornal Top Rio em Alerta desta sexta-feira (25), a partir das 6h30, confira parte de entrevista exclusiva com o vice-prefeito Tião que respondeu perguntas sobre seu posicionamento e futuro político na cidade de Rio Formoso, após sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT). Por Carlos Eduardo – Top Rio FM