Marília Arraes deixa o PT atirando em Humberto Costa
A coluna Radar, de Veja, informa que a deputada federal Marília Arraes teve nesta terça-feira uma conversa com os colegas deputados e fez questão de dar “nome e sobrenome” para a razão que a levou a deixar o partido. A deputada se referiu ao do senador Humberto Costa, liderança do PT no estado. A fala crítica foi feira em reunião com a bancada do PT na Câmara para confirmar que está de saída do partido. Nesta segunda-feira, a deputada esteve em uma reunião com o ex-presidente Lula em São Paulo. Na conversa, ela comunicou o que já havia dito ao cacique petista no dia anterior: está de malas prontas para o Solidariedade para disputar o Governo de Pernambuco. Marília Arraes teria dito que era odiada pelo correligionário, que teria trabalhado para impedir que ela fosse a candidata do partido ao Senado, dentro da aliança com o PSB. Ela frisou, no entanto, que faz oposição ao partido que governa Pernambuco há quase 16 anos, e que uma possível reacomodação demandaria muito trabalho dentro das siglas. De acordo com a revista nacional, no encontro com Lula, o ex-presidente disse já saber que a decisão de Marília estava tomada. “Ela então fez questão de oferecer outro palanque ao ex-presidente, que já declarou apoio ao pré-candidato do PSB, o deputado federal Danilo Cabral. Mas saiu sem nenhuma sinalização de que poderá contar com o petista na campanha”. Ainda segundo a revista, na semana passada, Marília encomendou uma pesquisa em Pernambuco que apontou um ganho na sua imagem com saída do PT, para 30% dos entrevistados. Para outros 46%, a mudança não vai mudar a percepção da deputada. E para 16%, vai piorar. No mesmo levantamento, ela aparece na liderança, com 26% das intenções de voto, na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. Danilo Cabral tem apenas 6%. Desde o domingo, a decisão já era aguardada, depois de uma nota crítica ao partido. “A posição do PT de Pernambuco, indicando o meu nome para concorrer ao Senado pela Frente Popular revela, no mínimo, descuido com o tratamento de assunto tão sério e uma precipitação sem limites. Não fui consultada e não autorizei que envolvessem o meu nome em qualquer negociação, menos ainda que tornassem público, como se fossem os senhores do meu destino, sobretudo após meses de desgaste político e público feito por meio da imprensa, escondido sob manto do off e notícias de bastidores”, declarou a deputada. Na nota, ela lembrou ainda que, em 2018, um acordo entre as cúpulas do PT e do PSB impediu sua candidatura ao Governo de Pernambuco, quando ela liderava todas as pesquisas de opinião. E disse que, em 2020, quando disputou e ficou em segundo lugar nas eleições para a Prefeitura do Recife, “a cúpula do PT fez de tudo para inviabilizar politicamente a minha campanha, o que ajudou a dar a vitória ao adversário” — João Campos (PSB), seu primo de segundo grau. Com informações do Blog do Jamildo
Danilo Cabral vai prestigiar filiação de Geraldo Alckmin, em Brasília, nesta quarta
Nesta quarta-feira, o pré-candidato do PSB em Pernambuco, Danilo Cabral participará do ato de filiação do ex-governador Geraldo Alckmin, do senador Dário Berger e do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, ao PSB, em Brasília. Ele vai aproveitar a ocasião para conversas políticas. O PSB realiza nesta quarta-feira, dia 23 de março, às 10h30min, o ato de filiação do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Também assinarão ficha de filiação o senador Dário Berger e o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão. O evento será ao ar livre, na sede da Fundação João Mangabeira, em Brasília, e contará com a presença do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, do presidente da Fundação João Mangabeira, Márcio França, dos governadores Flávio Dino, Paulo Câmara, Renato Casagrande e João Azevedo, e de outras lideranças nacionais do partido.
Na Top Rio FM, Gabriel Neves desafia Berg Hacker para debater a manobra orçamentária: “não vai ter coragem”
Na tarde desta terça-feira (22), o jornalista Gabriel Neves, presidente do Partido Socialismo e Liberdade (PSol) em Sirinhaém, desafiou Berg Hacker (PSD), presidente da Câmara Municipal, para debater as alterações orçamentárias promovidas pelos vereadores aliados ao ex-prefeito Franz Hacker (PSB). Para Gabriel, Berg não vai aceitar porque não tem coragem. O desafio foi lançado num momento de guerra de informações feita pelos poderes Legislativo e Executivo. O PSol acredita que tem mais legitimidade para debater a questão por ser de oposição ao governo da Prefeita Camila Machado (PP) e, portanto, independente. O presidente municipal do partido afirma que o poder Legislativo, em Sirinhaém, não é transparente e que “se esconder atrás do jurídico só mostra duas coisas desses vereadores aliados ao ex-prefeito: covardia e despreparo”.
Frente Parlamentar para debater armamento da Guarda Municipal é instalada na Câmara do Recife
A Câmara Municipal de Vereadores instalou na tarde desta terça-feira (22) a Frente Parlamentar para debater a concessão do porte de arma para os agentes de segurança do Recife. A iniciativa foi uma proposição do vereador Fabiano Ferraz (Avante), que faz parte da categoria dos Guardas Municipais, com a co-autoria dos parlamentares Dilson Batista (Avante), Waldomiro Amorim (SD) e Doduel Varela (União). O grupo será composto pelos pelo autor e co-autores, além dos vereadores Samuel Salazar (PSB), Dani Portela (PSOL), Almir Fernando (PCdoB), Marco Aurélio Filho (PRTB) e Osmar Ricardo (PT). Na reunião, foram escolhidos o presidente e vice da Frente Parlamentar, que serão Fabiano Ferraz e Marco Aurélio Filho, respectivamente. Eleito presidente da Frente Parlamentar, Fabiano Ferraz ressaltou que, como Guarda Municipal, sabe da importância de levar condições e capacitações para a categoria, com o objetivo de servir ao povo recifense. “Chegou o tempo de debater e discutir este tema, com responsabilidade e ouvindo sempre aqueles também que têm opiniões diferentes quanto à possibilidade do armamento. Estou muito grato por ser presidente deste grupo, pois sou Guarda Municipal e compreendo as necessidades da nossa categoria. Sei da importância de capacitar, treinar e deixar o profissional da segurança municipal pronto para servir ao povo recifense, além de colaborar na diminuição dos índices de violência da cidade, que ainda são gritantes”, afirmou Fabiano. O vereador Marco Aurélio Filho, vice-presidente da Frente Parlamentar, pontuou que este é um debate necessário para a segurança pública da cidade do Recife. “É necessário este debate, para que possamos colaborar e apontar alternativas para o Poder Executivo. Para mim é muito claro que é possível e que devemos armar a Guarda Municipal, a discussão deve ser permeada pelo debate de como e que forma isso deve ser feito. Precisamos ouvir todos os lados, precisamos discutir segurança pública, e não tem como discutir segurança pública sem falar do armamento da Guarda Municipal do Recife”, disse Marco Aurélio Filho. Na reunião de instalação ficou definida a data da primeira audiência pública da Frente Parlamentar, que será realizada no dia 20 de abril, às 9h30, com convidados ainda a serem definidos.
Álvaro Porto defende o nome de Priscila Krause para o Senado na chapa de Raquel Lyra
O deputado estadual Álvaro Porto defendeu, na tarde desta terça-feira (22.03), o nome da deputada Priscila Krause para disputar o Senado na chapa que terá Raquel Lyra (PSDB) como candidata ao Governo do Estado. Após conversar com seu grupo político, Porto declarou que a brilhante trajetória de Priscila somada à competência e firmeza de posições que marcam a carreira da deputada fazem dela o nome ideal para representar Pernambuco na Casa Alta. “A deputada Priscila Krause construiu uma trajetória marcada por mandatos eficientes. Seja na Câmara do Recife seja na Assembleia Legislativa, ela se destacou e continua a se destacar como parlamentar comprometida, combativa e, principalmente, propositiva. Tem, como poucos, profundo conhecimento de gestão pública e, por isso mesmo, tem tido uma aplaudida atuação na fiscalização de gastos públicos” afirmou. “Por isso tudo entendemos que Priscila está preparada para o Senado e defendemos seu nome para ocupar a vaga para o cargo na chapa”, completou. Álvaro Porto, que deixou o PTB, se filia ao PSDB no próximo domingo (27.03) em Canhotinho, município do qual foi prefeito por dois mandatos. Com ele assinam a ficha da legenda a prefeita Sandra Paes e o ex-prefeito do município Felipe Porto e também o prefeito da vizinha Quipapá, Alvinho Porto. O evento contará com a presença de Raquel Lyra e de lideranças políticas que reforçam o palanque de pré-campanha da tucana.
“O Estado foi abandonado, do litoral ao sertão’ reclamou Raquel Lyra
No primeiro discurso como pré-candidata do PSDB em Pernambuco, Raquel Lyra, prefeita de Caruaru, alvejou os socialistas no poder há quase 16 anos. O encontro foi realizado na noite de ontem, 21, no Recife. “Esse encontro significa a arte da união, de conciliar propósitos em torno de um projeto de crescimento. Em Pernambuco existe um sentimento muito forte de que o estado foi abandonado. Em quase oitenta municípios que visitamos desde setembro do ano passado, do litoral ao sertão, infelizmente vimos que não tem água, segurança, infraestrutura, emprego e renda e que o atual governo, o pior da história de Pernambuco, é incapaz de buscar e gerar novas oportunidades para o nosso povo”, disse. A reunião que contou com as presenças do presidente nacional do partido, Bruno Araújo, do vice-presidente nacional do Cidadania, deputado federal Daniel Coelho, dos deputados Priscila Krause e Álvaro Porto, prefeitos, vereadores e lideranças de todo estado também foi marcada por novas filiações. “O grupo vai enfrentar uma campanha de cabeça erguida, sem mentiras, mas falando a verdade, a verdade é que esse governo vem acabando com o estado. Ninguém aguenta mais”, afirmou Álvaro Porto. “Estamos construindo um caminho para fazer a diferença na vida dos pernambucanos”, afirmou a deputada Priscila Krause.
Com Marília Arraes assumindo partido, Augusto Coutinho deixa Solidariedade e entra no Republicanos
Sem fazer referência ao caso Marília Arraes, que deve deixar o PT para entrar no Solidariedade, o deputado federal Augusto Coutinho anunciou, na manhã desta terça-feira (22), a sua filiação ao Republicanos, partido presidido em Pernambuco pelo também deputado federal Silvio Costa Filho. Augusto exerce seu terceiro mandato no Congresso Nacional e disse que o objetivo é ajudar a legenda a crescer cada vez mais e contribuir para que Pernambuco enfrente seus atuais desafios. “A gente chega com a intenção de somar ao projeto do Republicanos, do qual fazem parte dois grandes amigos: Silvio Costa Filho e o deputado federal Ossesio Silva”, pontuou. O parlamentar, que também já foi deputado estadual por três vezes, vereador do Recife por dois mandatos e secretário de Governo da Prefeitura do Recife, foi recebido pela legenda como festa. “Será um quadro estratégico para reforçar a participação nos cenários federal e estadual. O Republicanos está entre os partidos que mais crescem atualmente. Com Augusto Coutinho, vamos trabalhar ainda mais por Pernambuco no Congresso Nacional”, disse Sílvio Costa Filho. O presidente acrescentou que a filiação abre espaço para a legenda eleger de quatro a cinco deputados federais e de sete a oito deputados estaduais no pleito deste ano. “Para nós, do Republicanos, é um privilégio receber um quadro como o do deputado Augusto Coutinho. Ele tem feito um belo trabalho na Câmara Federal e faz política com seriedade, compromisso e respeito as pessoas. Não tenho dúvidas que Augusto vai nos ajudar, ao lado do deputado Ossesio Silva e de toda executiva estadual, a fortalecer o partido em Pernambuco. E, em Brasília, ao lado do presidente nacional do partido, Marcos Pereira, fortalecer a bancada federal ajudando na discussão dos temas do interesse do país” disse Silvio Costa Filho.
Eduardo da Fonte homologa pré-candidatura do pastor Esdras Cabral a deputado federal
O pastor Esdras Cabral foi filiado ao Partido Progressistas (PP) e teve sua pré-candidatura a deputado federal oficializada pelo presidente estadual do PP, o deputado federal Eduardo da Fonte. Reconhecido por ser uma das maiores lideranças evangélicas do litoral norte de Pernambuco, Esdras também passa a assumir a presidência do PP na cidade do Paulista-PE. “Acredito que o nosso estado precisa de uma renovação política nos âmbitos social e religioso. Atualmente, somos mais de três milhões e meio de evangélicos em Pernambuco e precisamos de mais representantes na Câmara Federal. Fico feliz por poder realizar esse grande trabalho ao lado do amigo Eduardo da Fonte e de todos os que fazem parte do time Progressistas”, declarou o pré-candidato. Pastor da Igreja Assembleia de Deus Convenção Abreu e Lima, Esdras também é teólogo, historiador, escritor e palestrante nacional e internacional nas áreas de casais, família, jovens e adolescentes. O pré-candidato também atua em diversas prefeituras, ministrando seminários e simpósios no setor da educação.
Keko do Armazém e Dom Fernando Saburido discutem projeto para Juçaral
Prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, recebeu nesta segunda-feira (21) o arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido, na sede do executivo municipal. O encontro discutiu a instalação de uma estátua gigante de Nossa Senhora Aparecida, em Juçaral, principal destino do turismo religioso no município. O projeto prevê a construção do monumento de aproximadamente 50 metros de altura desde a sua base, destacando a história da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, com adoção da simbologia da “Barca” e o “Peixe”. A escultura será construída na Pedra do Arroz, ponto mais alto da Região Metropolitana do Recife.“Estamos fazendo um estudo de viabilidade junto à Comunidade Obra de Maria, tanto na parte estrutural, quanto na parte de preparação do distrito para receber os fiéis. Juçaral é destaque no turismo religioso, mas é preciso entender todo impacto que essa grande obra trará ao município”, destacou Keko do Armazém. Juçaral está a cerca de 70km da capital pernambucana, tendo seu principal acesso pela BR 232 e PE 037. O distrito abriga o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Estiveram no encontro, o padre de Juçaral, José Junior, o Fundador da Obra de Maria, Gilberto Gomes Barbosa, representantes da Construtora Moreira Lima e secretários municipais.