Eduardo da Fonte filia o deputado Henrique Queiroz Filho ao PP
LO deputado federal e presidente estadual do Partido Progressistas (PP), Eduardo da Fonte, e o vice-presidente, Lula da Fonte, filiaram nesta segunda-feira (21) o deputado estadual Henrique Queiroz Filho ao partido. O ato foi realizado na sede do PP, em Recife, na presença da deputada estadual Roberta Arraes, do ex-deputado Henrique Queiroz, do vereador Carlos Henrique Queiroz, de Vitória de Santo Antão, além de deputados, prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região. “Henrique chega pra somar e contribuir para o grande trabalho que já é realizado por todos nós que fazemos o Progressistas. Temos certeza de que, juntos, iremos continuar garantindo muitos investimentos aos pernambucanos”, registrou Eduardo da Fonte. Advogado e com evidente atuação nos municípios de Pernambuco em seu primeiro mandato, Henrique Queiroz Filho obteve 35 mil e 671 votos totalizados nas urnas, nas eleições do ano de 2018. Seu trabalho já realizado, sua significativa aprovação entre a população e o apoio da base política retratam suas grandes chances de reeleição.
Deputado Ossesio se reúne com lideranças em Ipojuca e Paulista
O secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva recentemente participou, com Yara Marques representante do grupo de mulheres ipojucanas, junto com a sua esposa Sueli Silva, de uma reunião com lideranças no município de Ipojuca. “Com diálogo, vamos conseguir avançar e levar melhorias para o povo. Parabenizo Yara Marques. Conte com meu apoio e parceria!” ressaltou o republicano. Ainda em Ipojuca, o deputado Ossesio junto com a sua esposa Sueli Silva e a liderança Yara Marques, conversaram com o professor Juan, que tem diversos projetos esportivos e sociais. “O diálogo é de fundamental importância para ajudar na construção de políticas públicas para população” frisou o deputado. Também em Ipojuca, no distrito de Nossa Senhora do Ó, o deputado Ossesio participou de uma conversa com Seu Gomes, fundador da Associação de Bandas e Fanfarras e responsável da ONG Mudart. Na ocasião o deputado recebeu um troféu em forma de barco. “Agradeço a seu Gomes pela homenagem. Parabenizei eles pelo excelente trabalho cultural e social” destacou o parlamentar. O parlamentar participou de um encontro com o secretário estadual do Idosos Republicanos em Pernambuco, o amigo Alfredo Santana, a conselheira tutelar, dona Vera e lideranças, na cidade de Paulista, localizada na Região Metropolitana do Recife. O deputado ressaltou a importância da reunião. “É fundamental o diálogo com lideranças que buscam melhorias para população” completou.
Vereadora do Recife acusa presidente do PP-PE de violência política e pede para sair do partido sem perder o mandato
Nesta segunda-feira, 21, na Câmara Municipal do Recife, a vereadora Andreza Romero voltou a afirmar que tem sofrido perseguição política do presidente estadual do Partido Progressistas, Eduardo da Fonte. Em um discurso forte, a parlamentar acusou o deputado federal de “se vingar” do ex-aliado, Romero Albuquerque, seu esposo, através de retaliações e ameaças a ela. De acordo com a vereadora, desde 2020, o líder do PP em Pernambuco age para prejudicá-la. Andreza disse que a relação entre Romero e Da Fonte sempre foi cheia de altos e baixos e que, nos momentos mais difíceis, Eduardo da Fonte sempre teria concentrado esforços em prejudicar a sua candidatura a vereadora e, agora, à Câmara Federal. “Isso não tem outro nome: é machismo”, disparou. Diferente do que o presidente estadual do PP afirma, Andreza diz que a ordem para sua saída já teria sido dada nos bastidores e contou que teme retaliações maiores, citando outra confusão envolvendo Eduardo da Fonte, em 2018. Brigado com o deputado Fernando Monteiro, Dudu teria dado aval para a sigla registrar a candidatura do correligionário com o número 1171. O caso parou na justiça eleitoral. “A legislação sobre representação feminina é muito clara. De acordo com a lei, estão proibidas discriminação e a desigualdade de tratamento por gênero. Nunca tive apoio do partido, por qual motivo? Fiquei no meio da briga entre dois homens. Por isto, nunca fui acolhida, quase não tive legenda e não tive recursos nem apoio algum do partido nas eleições de 2020”, a vereadora denunciou. “Não foi por falta de dinheiro. Foi desmerecimento e humilhação, por vingança”, completou. Andreza concluiu dizendo que, além dela e do deputado Fernando Monteiro, o prefeito João Campos também seria um desafeto de Eduardo da Fonte. Velhos aliados na Frente Popular, o PP teria orientado os correligionários a não apoiar o então candidato do PSB no segundo turno das últimas eleições municipais.
Mutirão de Limpeza no Cabo retira 103,45 kg de resíduos na praia de Suape
No último sábado (19), representantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Consórcio Portal Sul, e Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco (SEMAS/PE) participaram de um mutirão de limpeza realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do Projeto TerraMar (GIZ/MMA), na Praia de Suape. Ao todo, foram coletados 103,45 kg de resíduos, em toda a extensão de praia. Após as ações, foi feita a triagem do material recolhido na praia, e os dados obtidos foram registrados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, de forma a integrar o Painel de Resultados. Os resíduos recicláveis foram destinados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Artesãos da Vila Claudete (Nova ClauRecicla). Já o lixo (material não reciclável) vai para o CTR Candeias – Ecopesa Ambiental. De acordo com a Analista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Larissa Godoy, esses mutirões fazem parte da implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar. “A nossa ideia é fazer uma ação de sensibilização, dos visitantes aos moradores, para o problema que é global, o lixo no mar, mas também é um problema local. Então, o nosso objetivo é chamar atenção e mobilizar a comunidade, para nos ajudar nesse processo”, comentou. “São ações dessa amplitude que fazemos em prol do meio ambiente, sendo de extrema importância à preservação das nossas praias, de nossas belezas naturais e, consequentemente, atrair nossos turistas. Dessa forma, estaremos melhorando nosso ambiente natural e a consciência de cada pessoa, sobre a importância de conservar nosso o meio ambiente, principalmente em nossa cidade, gerando emprego e renda para todos”, ressaltou a Gerente de Turismo do Cabo, Tarciana Gusmão. A ação integra esforços para implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM). Os mutirões de limpeza permitem o fortalecimento de parcerias entre instituições públicas, privadas e sociedade civil na agenda do Combate ao Lixo no Mar. A ação, realizada em municípios dos estados da Bahia e do Espírito Santo (região dos Abrolhos) e de Alagoas e Pernambuco (região da Costa dos Corais) é promovida pelo MMA, no âmbito do Projeto TerraMar, uma parceria com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ – GmbH.
Projeto Trilha Verde vai consolidar mobilidade elétrica em Fernando de Noronha
Fernando de Noronha receberá um novo impulso no processo de descarbonização do arquipélago. O governador Paulo Câmara lançou, nesta segunda-feira (21.03), o projeto Trilha Verde, em parceria com a Neoenergia, que irá ampliar a mobilidade elétrica com a inserção de 18 veículos elétricos e a instalação de 12 ecopostos. A iniciativa prevê ainda a construção de mais duas usinas solares, uma delas com sistema de armazenamento para utilização à noite, visando suprir a necessidade da frota, que contará, inclusive, com quatro buggies. As novas ações de sustentabilidade integram o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além do Governo de Pernambuco, também integram a parceria a Renault, WEG, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), IATI, CPqD, eiON e Incharge. “Estamos muito atentos e determinados em avançar na questão do desenvolvimento sustentável no nosso Estado. Agora, temos a oportunidade de aplicar mais essa prática em Fernando de Noronha, visando impulsionar ações como essa em todo o Brasil. Essa iniciativa dialoga com nossas intenções e nos ajuda a garantir um futuro melhor para as novas gerações”, afirmou Paulo Câmara. Os veículos elétricos serão enviados a Fernando de Noronha e incorporados às principais atividades econômicas da ilha, como trade turístico, administração distrital e à própria operação da Neoenergia. A intenção é avaliar a aderência dos veículos às mais variadas atividades. “Acreditamos que o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento irá impulsionar a sustentabilidade em um ecossistema preservado como Noronha e contribuir de forma determinante com o processo de descarbonização nos variados segmentos econômicos do arquipélago”, destacou o presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral. Os 12 novos ecopostos previstos no projeto serão instalados em locais estratégicos da ilha e disponibilizados para todos os carros elétricos do arquipélago. Serão oito pontos com potência de 22 KW, que possibilitam uma recarga mais rápida, e outros dois com potência de 7,4 KW. As duas últimas unidades terão suporte V2G, ou seja, o veículo pode utilizar a estação para recarga ou para retornar a energia não utilizada, como em eventuais períodos de alta demanda da rede. O abastecimento desses postos será realizado totalmente com energia limpa, fornecida pela geração fotovoltaica das duas novas usinas solares. Até o final de 2023, os veículos elétricos e os recursos energéticos utilizados no projeto serão analisados. As informações coletadas serão submetidas a avaliações de viabilidade dos modelos de negócios e, posteriormente, será confeccionado um mapa para orientar futuras ações. “Menos de uma semana depois que o governador anuncia o Plano de Descarbonização, temos a oportunidade de anunciar esse projeto. Essa cooperação técnica vai possibilitar que a ilha possa avançar com essas soluções tecnológicas, dando contribuições não só para Pernambuco, mas para o Brasil”, disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti. O evento contou ainda com a presença do secretário de Cultura, Gilberto Freyre Neto; o vice-reitor da UFPE, Moacir Cunha; o diretor de relações institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues; o diretor de comunicação da região América da Renault, Caíque Ferreira; o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha; o presidente da Empetur, Antônio Neves Batista; o presidente da CPqD, Sebastião Sahão Junior; e o diretor da Fiepe, Fernando Teixeira.
Em Canhotinho, prefeita Sandra Paes enaltece trabalho de André Ferreira
Em um dia de festa, que marcou uma série de anúncios de obra em Canhotinho, a prefeita Sandra Paes, realizou um ato no centro da cidade para anunciar o recapeamento de várias ruas da cidade e a pavimentação de outras. Ao falar sobre as obras, a gestora destacou o papel do deputado federal André Ferreira, que vem trabalhando para levar verbas para o município e destinou emenda de R$ 1,7 milhão para a execução deste serviço, que terá custo total de R$ 3 milhões. Sandra Paes também assinou a ordem de serviço para a reforma e ampliação da Escola Municipal Edite Porto. As obras começarão já nesta segunda-feira, com os serviços nas ruas da cidade. “Há quatro anos a população escolheu um homem de bem, que é André Ferreira. E ele honra a cada dia o voto de vocês. Eu queria agradecer pelo seu compromisso, André, pelo seu mandato. Você tem trabalhado pelo nosso povo e tem honrado o que promete”, afirmou a prefeita Sandra Paes. Nos discursos dos vereadores, o compromisso do deputado com Canhotinho foi exaltado. “Agradeço por tudo que o senhor tem feito por nós, pelas emendas, pelas máquinas… Saiba que o senhor tá em casa”, destacou o vereador Adelson da Saúde. Em seu discurso, André Ferreira destacou a relação que tem com Canhotinho, desde 2018, e do trabalho que tem feito voltado para o município. “E hoje, vendo tudo que foi feito por canhotinho, as máquinas, os investimentos na saúde, na educação, na área de esportes e infraestrutura, eu quero dizer, pessoal, da minha alegria de estar aqui para dizer que Canhotinho é a minha casa, a cidade que me acolheu. E que muito mais vai vir por aí”, assinalou o deputado, que foi muito aplaudido.
Dinho de Keko anuncia candidatura a deputado estadual
Por Jorge Lemos Depois do prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém (PL), anunciar que vai apoiar a pré candidatura a deputado estadual de Jeferson Timoteo (PP), o seu irmão e vereador do Cabo, Dinho de Keko (PTB), anuncia que será candidato a deputado estadual e que até o final do mês, terá a definição partidária. Em conversa com o Blog do Jorge Lemos, o vereador disse que não pode concordar com o posicionamento do prefeito só pelo fato de ser irmão. “Não existe essa questão de concordar ou não, porque quem tem que concordar e apoiá-los é o povo. Também nunca fui orientado por ninguém para apoiar alguém”, afirmou o parlamentar. Dinho de Keko disse que sempre colocou a sua pré candidatura à disposição. “Eu sempre disse que seria. O fato de querer e sonhar em ser candidato não tem nada a haver com A ou B. Qualquer posicionamento não afetará em nada minha relação de irmão e familiar”. O parlamentar disse ainda que está conversando com alguns nomes para fazer a dobradinha de deputado federal e que terá novidades até o final do mês.