Elias Gomes tem encontro com Geraldo Alckimin

No final da tarde desta sexta-feira (18/03) o ex-prefeito do Cabo e de Jaboatão, Elias Gomes (MDB), foi recebido pelo ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB). No encontro, foram debatidos temas nacionais referentes à eleição presidencial, como também a participação de Gomes nessa eleição. “Alckmin deixa uma eleição segura liderando em todos os cenários as pesquisas para o Governo do Estado de São Paulo para compor o palanque de Lula (PT), com o claro objetivo de ampliar o arco de alianças, sobretudo em segmentos em que o PT tem mais dificuldade de trânsito”, ressaltou Elias Gomes e completou “Ele teve a grandeza de entender que esse é o momento de unir forças para derrotar esse governo federal negacionista e que não tem projeto de nação”, disse. ELEIÇÕES LOCAIS – Na oportunidade Alckmin estimulou Elias Gomes a ser candidato à Câmara Federal. “A conversa foi muito produtiva e ele falou bastante sobre a minha possível candidatura a deputado federal, inclusive me apontando alternativas partidárias no campo político em que ele se incorpora. Outra questão relevante foi a nossa abordagem de propostas programática para um eventual governo Lula, onde ressaltamos a questão da geração de empregos, segurança pública e educação”, salientou Gomes. Segundo Elias Gomes, a candidatura para Deputado Federal ainda está em discussão com o seu grupo político e com o partido. “Ainda não bati o martelo sobre se serei candidato, apesar de estar bem animado com a possibilidade. Vamos trabalhar nessa análise, com toda a calma e com o intuito de contribuir para um bem maior. No mais tardar até 1º de abril anunciaremos a decisão final”, finalizou Elias.

Anderson Ferreira apresenta-se como anti-PSB e anti-Lula. ‘O lado de lá é a turma de Paulo Câmara’

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, do PL, candidato de Bolsonaro ao governo do Estado, demarcou a posição e território em relação à esquerda em Pernambuco. Ele disse que faria questão de mostrar-se, na campanha, como anti-PT e anti-Lula, além de anti-PSB em Pernambuco. Ferreira cunhou a expressão “Turma de Paulo Câmara” para caracterizar a situação, também chamada de “turma do mal” e chamou Paulo Câmara de “pior governador da história de Pernambuco”. Em outra manifestação, ele chamou diretamente a atenção do candidato da situação para o debate. “Danilo, não se esconda atrás da barra da saia do ex-presidente Lula. Venha discutir os problemas de Pernambuco”, solicitou. Sem querer criticar diretamente Raquel Lyra ou Marilia Arraes, que podem estar ao lado de Lula em um palanque informal, no Estado, nestas eleições, o candidato de Bolsonaro voltou a afirmar que não dava para disputar as eleições como “amante” do PT. Nesta mesma toada, usando a terminologia conjugal, Anderson Ferreira disse, como que em contraposição, que a aliança dele com Gilson Machado, ministro do Turismo e candidato ao Senado, era um “casamento no civil”. O papel passado, aliás, será assinado na próxima quarta-feira, quando o presidente virá a Pernambuco para assinar a ficha de filiação de Machado. Os três deverão ter um almoço no mesmo dia. Nesta sexta-feira, Anderson Ferreira já teve um almoço com o ministro, em Pernambuco. N alive, ele não disse que milagre Bolsonaro promoveu ao juntar os dois, que, para o mundo político, não se davam bem desde sempre. Com informações do Blog do Jamildo   

‘Nós faremos muito mais por Pernambuco’ promete Danilo Cabral

Apresentando-se como representante do povo de Flores na Câmara Federal por três mandatos, o deputado Danilo Cabral (PSB) voltou ao município, nesta sexta-feira (18), com o governador Paulo Câmara, para uma série de ações do Plano Retomada. Lá, o socialista se comprometeu a fazer muitos mais pela região. “Eu quero dizer ao povo de Flores, ao povo do Pajeú: se muito nós fizemos até aqui, tenha a certeza, Flores; tenha a certeza, Pajeú, muito mais nós iremos fazer em 2023 por Pernambuco”, disse Danilo. O socialista disse estar preparado para governar Pernambuco. “Sei da responsabilidade que tenho de embalar sonhos, de mudar a vida das pessoas; de construir vida na vida das pessoas. Tenho a certeza que estou preparado para a missão. Tenho a certeza que, a partir de janeiro de 2023, nós vamos juntar Pernambuco. Nós queremos Pernambuco sintonizado lá em cima com Lula presidente”, destacou Danilo. Danilo esteve com Paulo Câmara, deputados, prefeitos, vereadores, secretários e lideranças em quatro municípios: Serra Talhada, Calumbi, Flores e Afogados da Ingazeira. Na ocasião, o governador inspecionou a restauração da PE-365, no trecho que liga Serra à cidade de Triunfo. Também inaugurou a requalificação do Terminal Rodoviário de Calumbi, um investimento de R$ 319 mil. Em Flores, Paulo Câmara inaugurou a PE-337 e anunciou ações nas áreas de desenvolvimento urbano e assistência social. A obra faz parte do programa Caminhos de Pernambuco, que prevê investimentos de R$ 2,2 bilhões. O trecho tem 41,7 Km de extensão, indo do entroncamento da BR-232, em Sítio dos Nunes, até a divisa com o estado da Paraíba, passando pela sede do município. A agenda foi encerrada em Afogados, com uma visita ao Hospital Regional Emília Câmara.

Mais um prefeito da Frente Popular adere ao projeto de Miguel Coelho

Filiado ao partido Republicanos, o prefeito de Condado, Antônio Cassiano, decidiu pela adesão à pré-candidatura de Miguel Coelho ao governo do estado. A aliança foi selada no município da Mata Norte, nesta quinta-feira (17), como parte da agenda de compromissos políticos do pré-candidato a governador. O prefeito Antônio Cassiano reuniu aliados de Condado para anunciar a aliança. Para ele, a parceria política com Miguel Coelho é fundamental para Pernambuco avançar. Já Miguel afirmou que está percorrendo o estado para ouvir as demandas da população e iniciar um novo ciclo político em Pernambuco. “A gente percebe o semblante triste das pessoas, porque Pernambuco está à deriva, sem líder para apontar um novo caminho. As conquistas do passado foram largadas e destruídas pelo atual governo, e a gente tem que dar as mãos para devolver a esperança ao povo pernambucano”, disse Miguel. A visita a Condado foi acompanhada pelo senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado estadual Antonio Coelho. Desde domingo (13), Miguel já visitou 20 cidades de todas as regiões de Pernambuco, conquistando apoios e adesões que fortalecem sua pré-candidatura ao governo do estado.  

Jeferson Timóteo é anunciado como pré-candidato a deputado estadual de Keko do Armazém

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém anunciou oficialmente,na noite dessa sexta-feira (18/03), pelas suas redes sociais, o lançamento da pré-candidatura a deputado estadual do seu secretário de Coordenação Regional e Serviços Públicos, Jeferson Timóteo pelo Partido Progressista. Há alguns meses o nome de Jeferson Timóteo vinha sendo levantado e hoje foi oficializado. “Jeferson tem competência e experiência para trabalhar ainda mais por nossa cidade! O primeiro passo está dado. Vamos juntos rumo a mais uma conquista”, disse o gestor na postagem.

Em Sirinhaém PSOL entrega na Câmara abaixo assinado com mais de seis mil assinaturas pedindo a aprovação do PL 003/22

  Na manhã desta sexta-feira (18/03) o PSOL protocolou na Câmara de Vereadores de Sirinhaém um abaixo assinado com mais de seis mil assinaturas da população pedindo pela aprovação do PL 003/22 que trata da reorganização do orçamento e reestabelecimento da capacidade de suplementação que foi reduzida pelos vereadores de oposição de 20% para 1%. A sessão que votará o projeto será realizada de maneira online, a partir das 15h dessa sexta. “Foi um movimento próprio da sociedade civil. Devido à crise institucional que a nossa cidade está vivendo, foi necessário elaborar, na forma de um documento, o apelo da sociedade direcionado à Câmara Municipal. Nós já estamos vendo o pedido do nosso povo por meio de manifestações, desta vez o povo pediu na forma de um Requerimento solicitando celeridade e apoiando o PL 003/2022, que visa ajustar o orçamento do nosso município”, explicou Gabriel Ramon Neves, presidente municipal do PSOL. Apesar de ter sido protocolado pelo partido, o movimento de coleta das assinaturas foi realizado por diversas entidades, associações e agremiações partidárias com o intuito de ajudar no processo de conscientização dos vereadores de oposição em relação à aprovação integral do projeto. No total foram 6.313 assinaturas da sociedade em geral. “O intuito do Requerimento é pressionar os vereadores a ajustar o orçamento. As Emendas Modificativas número 1 e 2, inviabilizaram a manutenção de determinadas áreas dos serviços públicos e engessaram a administração na alocação de recursos”, disse Gabriel e completou “Isso faz com que, na prática, o município, que já não tem muitos recursos, perca ainda mais, justamente num momento de crises econômica, política e social que o nosso país está passando. É preciso ajustar o orçamento o mais rápido possível”, finalizou.

Alepe promove seminário gratuito sobre regras eleitorais e marketing digital

  Em seminário promovido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta quinta-feira (17), no auditório Sérgio Guerra na sede da instituição, a especialista em marketing digital Gisele Meter abriu sua palestra destacando o tempo médio que os brasileiros gastam por dia usando o celular: cinco horas e meia. Os dados são de um estudo recente que apontou ainda que 43% desse tempo envolvem uso de aplicativos, redes sociais e de mensagens. A partir desses dados, a psicóloga de formação e responsável pela comunicação digital de deputados estaduais e federais afirmou que o aumento da presença online de figuras públicas é uma forte tendência. E alertou: “mas que expõe o risco de que políticos midiáticos, mesmo com desempenho inferior, obtenham mais engajamento da população”. Por isso, a consultora enfatizou a importância de estratégias eficientes de marketing digital na política. ” Muitos políticos cuidam mais do offline do que do online. Políticos ruins estão ocupando o ambiente online e tirando o espaço de bons políticos, porque esses simplesmente não querem aparecer. Vimos isso em 2018 e vamos continuar vendo políticos midiáticos ruins tirando o espaço de representatividade dos bons que não querem aparecer. Eu tenho uma frase que acredito muito que é ‘não basta botar o ovo. Tem que cacarejar”. Durante a palestra de pouco mais de uma hora, Gisele Meter repassou várias informações sobre os tipos de conteúdo a serem produzidos e como distribuí-los, além das tendências recentes do mundo digital. O seminário promovido pela Alepe abordou ainda as mudanças no Código Eleitoral que vigorará nestas eleições. O jurista e professor especializado em Direito Eleitoral, Walber Agra, destacou que o fim das coligações proporcionais, as federações partidárias e a cláusula de barreira são “as questões que mais devem impactar as eleições gerais deste ano”. “São componentes que mudam todo o jogo eleitoral. E as pessoas não estão preparadas para isso”, pontuou. Para o especialista, com a novidade das federações partidárias, a expectativa é a de que a quantidade de votos válidos necessários para um partido conquistar uma cadeira no Legislativo aumente e o número de legendas nesses espaços diminua consideravelmente. A matemática que envolve cálculos dos quocientes eleitoral e partidário também pautou a apresentação do jurista. De acordo com a legislação atual, as sobras de votos nas eleições proporcionais, tanto para deputado estadual quanto para federal, só podem ser destinadas aos candidatos que atingirem 20% do quociente eleitoral. Para os partidos, o percentual é de 80%. Com as novas regras da cláusula de barreira, Walber Agra estima que o número de partidos deve cair drasticamente diante do percentual mínimo de votos válidos exigido para cada legenda que será de 3%. O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), encerrou o seminário destacando a importância do evento que, na sua avaliação, proporcionou aos servidores da Casa e demais participantes a oportunidade de se atualizar com profissionais renomados. O deputado reafirmou que a intenção da Alepe é continuar investindo na área educacional para ampliar a representatividade do Legislativo. ‘Somos servidores públicos e viemos para a Alepe, escolhidos pela população pernambucana, para servirmos, mas servirmos bem. Não devemos nos resumir a simplesmente fazer indicações, requerimentos e sessões solenes. Esses instrumentos têm sua importância, mas nós temos de trazer as demandas da população e buscarmos soluções”, destacou Eriberto Medeiros. O seminário contou ainda com as presenças dos deputados João Paulo Costa e Jô Cavalcanti (representante das Juntas); do presidente da Escola do Legislativo, José Humberto Cavalcanti; do desembargador Rodrigo Beltrão, representando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE); e do professor de Ciência Política Leon Victor de Queiroz Barbosa, representando a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Fabíola Cabral pede desfiliação do Partido Progressista

A deputada estadual Fabíola Cabral anunciou, nesta quinta-feira (17), o seu desligamento do PP. Fabíola é a terceira parlamentar que divulgou a sua saída do Partido Progressista. As informações foram confirmadas pela deputada, que afirmou já ter encaminhado a carta de desfiliação. “A carta de desfiliação já foi enviada ao presidente do PP em Pernambuco, o deputado Federal Eduardo da Fonte, a quem agradeço todo o apoio durante esse tempo”, disse. “Foi com esse partido que eu me elegi no meu primeiro mandato como deputada estadual, por isso, serei sempre grata pela história que construí nele”, concluiu. Fabíola Cabral ainda não definiu suas intenções partidárias para 2023. A deputada vem sendo procurada por alguns partidos para disputar uma cadeira na Câmara Federal

Pastor e cantor Armando Filho é pré candidato a governador

O PRTB de Pernambuco apresentou o nome do Pastor e Cantor, Armando Filho para ser o candidato do partido ao Palácio do Campo das Princesas. A legenda terá chapa própria para governo e senado, além de chapas para deputados estadual e federal. “Confesso não te me surpreendido com o convite, pois já conheci há anos o trabalho sério desenvolvido pelo PRTB. Somando-se a isso, temos recebido muito pedidos feitos por amigos de todo o Estado para uma postulação como essa, notadamente pelos trabalhos que temos feito pelo interior”, afirmou Armando Filho.

Álvaro Porto anuncia apoio a Raquel Lyra e filiação ao PSDB

O deputado estadual Álvaro Porto seguirá ao lado da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), na disputa pelo Governo do Estado. A decisão foi comunicada à prefeita em reunião ocorrida nesta quinta-feira (17.03) à noite. Na ocasião, o parlamentar acertou também sua filiação ao PSDB, reforçando a chapa do partido na corrida eleitoral pela Assembleia Legislativa. A oficialização da entrada de Porto na legenda tucana acontecerá no próximo domingo (27.03) com ato de filiação em Canhotinho, no Agreste Meridional. Com o deputado, assinarão a ficha de filiação ao PSDB o prefeito de Quipapá, Alvinho Porto, a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, e o ex-prefeito deste município Felipe Porto. De acordo com o deputado, o apoio a Raquel é consequência natural das articulações que vêm acontecendo desde o ano passado, quando a prefeita, ao lado de nomes da oposição, percorreu o Estado, ouviu a população e construiu caminhos e propostas viáveis para Pernambuco. “Ao longo de sua vida pública Raquel tem demonstrado competência como gestora e arrojo como líder. Aliás, sua capacidade sempre esteve em evidência por onde ela passou. Seja como servidora pública, deputada estadual e, agora, como prefeita com dois mandatos de serviços prestados a Caruaru e ao Agreste”, disse Porto. “Não por acaso ela tem seu trabalho reconhecido em todas as regiões do estado”, completou. Segundo o deputado, a prefeita que, além de pré-candidata ao Executivo é presidente estadual do PSDB, tem revelado eficiência nas articulações políticas, aglutinando pessoas, esforços, boas ideias e grandes ideais. “Acima de tudo, ela tem exercido sua liderança com sabedoria e conduzido da sua pré-candidatura com serenidade, dando provas de estar preparada e ter totais condições de vencer e colocar Pernambuco de volta no rumo do desenvolvimento. É bom ressaltar que derrotar o PSB é algo que Raquel tem costume. E este ano vai vencer de novo”, afirmou.