Fernando Filho alfineta PSB e diz que oposição precisa acertar na mensagem

Ao contrário do que muitos pensam da disputa majoritária em Pernambuco nas eleições 2022, o deputado federal Fernando Filho (DEM) disse não ter dúvidas que o bloco de oposição tem grandes chances de levar a melhor tanto unido no primeiro turno, como apenas no segundo. “As pessoas que estão sendo colocadas pelo campo da oposição para capitanear essa mensagem contra o PSB, têm que ter a estratégia de poder acertar na mensagem”, declarou. Apesar de ser comedido em suas críticas, o deputado não deixou de comentar o que considera um desempenho fraco dos socialistas à frente do Governo de Pernambuco nesses últimos 8 anos. “Não sou de fazer política falando de ninguém. Mas com todo respeito, o governo do PSB no passado representou um simbolismo, uma esperança numa época muito bem tocada por Eduardo (Campos), mas eu não consigo hoje ver como o PSB vai às ruas para dizer ao povo de Pernambuco que precisa continuar. Qual é a obra? qual a marca que o governo do PSB diz que precisa de mais quatro anos?”, avaliou. Em vez disso, Fernando Filho reforçou, a exemplo de outros oposicionistas no Estado, os pontos fracos da gestão de Paulo Câmara. “A gente sente os efeitos desse governo na Compesa, na qualidade das estradas, na alta carga tributária, na falta de segurança. Pra que a gente precisa de mais quatro anos (do PSB)?”, alfinetou. O parlamentar também se mostrou empolgado com a ampliação do seu leque de apoios para 2022. Além de sua base tradicional no Sertão, ele destacou que atualmente conta com 17 prefeitos – em todas as regiões do Estado – que o respaldarão na busca de mais um mandato na Câmara Federal.

Governo de Pernambuco inicia requalificação da Rodovia PE-095

O Programa Caminhos de Pernambuco iniciou a requalificação da Rodovia PE-095, que é um importante corredor viário do Estado e liga as regiões do Agreste Setentrional e Central. A iniciativa contempla o segmento de 80,20 quilômetros de extensão da estrada, entre os municípios de Limoeiro e Caruaru, e conta com o investimento de R$ 39,3 milhões do Plano Retomada. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) e estão sendo executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Neste momento, as equipes de trabalho atuam na extensão das cidades de Caruaru e Riacho das Almas realizando o serviço de micro revestimento asfáltico. A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, destaca que as obras nesta via é um pleito antigo da população local. “As intervenções vão potencializar a economia das duas regiões, facilitando, por exemplo, o acesso ao Polo de Confecções do Agreste, o maior do Nordeste e o segundo do país; o escoamento da produção agrícola e a comercialização da feira de gado de Limoeiro, que movimenta, em média, um milhão de reais por mês”, explica a titular da pasta. A previsão é que as intervenções sejam entregues em agosto deste ano.

Na Frente Popular, PCdoB quer Luciana Santos na disputa pelo Senado

Durante a reunião com lideranças da Frente Popular com Paulo Câmara (PSB), o PCdoB colocou o nome de Luciana Santos como candidata ao Senado. A sugestão foi de Renildo Calheiros. Agora, o partido da atual vice-governadora entra na disputa pela candidatura junto com o PDT, PP, PSD e Republicanos. Cabe aos socialistas desatar o “nó” entre os aliados. Luciana Santos foi eleita, em 2018, como vice-governadora na chapa com Paulo Câmara. Ela chegou a assumir o governo em algumas ocasiões, na ausência do socialista. De acordo com fontes ouvidas pela coluna, na reunião o senador Humberto Costa (PT) voltou a defender sua candidatura ao Governo de Pernambuco, mas com Paulo Câmara concorrendo ao Senado. O governador, porém, deve ficar no cargo e não concorrer nas eleições deste ano. O PSB, por sua vez, trabalha pelo nome de Danilo Cabral como sucessor de Paulo. A reunião foi proveitosa, na avaliação de interlocutor, e há chances de a chapa completa ser anunciada por Paulo Câmara, o articulador da Frente Popular, já na próxima semana. O prazo pode ser postergado porque o governador está procurando os aliados, para aparar as arestas, antes de realizar o anúncio.

Liana Cirne propõe obrigatoriedade do comprovante de vacinação nas instituições de ensino do Recife

O Projeto de Lei Ordinária 35/2022, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), torna obrigatória a apresentação do certificado de vacinação contra a Covid-19 nas instituições de ensino públicas e particulares do Recife, de acordo com as faixas etárias já contempladas no plano municipal de vacinação. A proposição está em tramitação na Câmara Municipal do Recife e abrange a rede de ensino fundamental, ensino médio e o ensino superior. De acordo com a parlamentar petista, a pandemia do novo coronavírus ainda exige cuidados. “Se estamos exigindo o comprovante de vacinação em bares, restaurantes, lanchontes, repartições públicas, porque não o fazemos nos estabelecimentos de ensino?”, questiona. “Ainda não vencemos a guerra contra a Covid-19, essa nova variante, a Ômicron, tem feito o número de casos voltar aos níveis do pico da pandemia. Nas últimas 24 horas foram confirmados 199 mil novos casos da doença no país e 4.668 em Pernambuco – a terceira maior marca de toda a pandemia no estado”, reforça. Ainda de acordo com o projeto de lei, para os alunos que ainda não estiverem com o esquema vacinal completo, as instituições de ensino funcionarão como auxiliares no procedimento para a vacinação ou emissão do certificado, quando necessário. Sobretudo nos casos de estudantes com dificuldade de acesso à internet ou excluídos digitais. Mesmo com a apresentação do certificado de vacinação, o projeto de lei não afasta a obrigatoriedade de prevenção, com a adoção de medidas como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

‘Só um terremoto tira esta indicação de Danilo Cabral’, afirmam socialistas

Quem entende do riscado afirma que o governador Paulo Câmara deu uma forte sinalização de que o nome de Danilo Cabral segue cada vez mais forte para a escolha da chapa da Frente Popular. No encontro com os aliados nesta quarta-feira, em reunião preparatória para um encontro mais formal hoje, para a definição da chapa da Frente Popular, chamou a atenção a presença do ex-secretário Nilton Mota entre os convidados para a reunião no Palácio do Campo das Princesas, entre os caciques. Ele entrou mudo e saiu calado. Não deu uma única palavra, só ouviu. Como se estivesse representando alguém. Nos meios políticos, imediatamente associou-se o nome dele a Danilo Cabral. Nilton Mota foi secretário adjunto de Danilo Cabral na secretaria de Educação ainda no primeiro governo Eduardo Campos. Depois, virou secretário de Educação quando Danilo Cabral siau para ser candidato a deputado federal. Os dois são amigos pessoas há bastate tempo e é um homem da mais absoluta confiança do deputado federal. “Por isto que, a preços de hoje, o candidato do PSB é Danilo Cabral. Só um terremoto tira esta indicação de Danilo”, afirmam fontes socialistas. Na mesma reuinião, o governdor Paulo Câmara defendeu a necessidade de um candidato com um novo perfil, menos técnico e com mais experiência política. Como a fala foi feita na presença de José Neto, da Casa Civil, apontado como um dos nomes na disputa, a leitura que ficou foi que estava sendo dado um recado claro de que o secretário estava fora do páreo, por ser mais identificado como um técnico. O presidente do PSB em Pernambuco, Sileno Guedes, também participou do encontro.

FBC discute cenário eleitoral com lideranças políticas do Sertão

O senador Fernando Bezerra Coelho iniciou na última  quarta-feira (26) um giro pelo Sertão de Pernambuco para uma série de encontros políticos sobre o cenário eleitoral de 2022. Em Serra Talhada, ele se reuniu com a prefeita Márcia Conrado para discutir demandas do município. Fernando Bezerra Coelho comentou o sentimento de decepção e frustração da população com o governo do Estado. “Há uma forte mobilização em favor da renovação e da mudança, para que Pernambuco tenha um caminho alternativo. Há um forte sentimento de frustração e decepção. Não se entregou aquilo que a população esperava nas mais diversas áreas. Sabemos que a economia brasileira enfrenta dificuldades, a pandemia desorganizou as atividades produtivas no Brasil inteiro, mas Pernambuco é o estado com o maior índice de desemprego em todo o Nordeste. Há um sentimento de que o governo do Estado poderia fazer melhor”, avaliou o senador. Segundo ele, o baixo nível de investimento em Pernambuco é fruto do isolamento político do governo estadual. “Não precisa pensar igual. O que precisa é defender os interesses de Pernambuco e não ficar comprando briga política a todo instante. Os investimentos públicos em Pernambuco são ridículos. Um Estado como Pernambuco não pode se acomodar. Esse Estado precisa acreditar num futuro melhor, e Miguel encarna o espírito de esperança que está dentro do coração e da alma do povo de Pernambuco”, afirmou. A agenda começou em Custódia, onde FBC se reuniu com lideranças políticas. De Serra Talhada, Fernando Bezerra seguiu para Verdejante, onde teve encontro com prefeito Haroldo Tavares. Já em Salgueiro, o senador esteve com o prefeito em exercício Edilton Carvalho.

Felipe Carreras cobra de ministros soluções para os setores de eventos e de turismo

O deputado federal Felipe Carreras, do PSB, não quis saber de descanso no recesso parlamentar. Nas últimas semanas, o pernambucano esteve em Brasília, ao lado do presidente da ABRAPE, Doreni Caramori e diversos associados de todo o Brasil, tratando direta e especialmente com os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Flávia Arruda (Secretaria de Governo) e João Roma (Cidadania) sobre duas de suas principais bandeiras de mandato: os setores de eventos e de turismo. Carreras reforçou a urgência no avanço de medidas que ajudem ambos os segmentos, que foram os mais prejudicados nesses dois anos de pandemia da Covid-19. “O foco não é só o organizador de feiras e eventos, o dono do hotel, mas todas as pessoas que estão inseridas nessas cadeias produtivas de forma direta e indireta. Vejam, com esses cancelamentos de festas e outras atividades, quem é de outro estado e iria se deslocar acaba tendo uma dor de cabeça enorme com a remarcação de passagem aérea, de estadia… Perde-se tempo e, principalmente, dinheiro com esses contratempos. Ficam prejudicados o empresário, o consumidor, o fornecedor. O turismo e os eventos foram sacrificados demais, por 2 anos consecutivos, já passou da hora de reagir”, afirmou Felipe Carreras, autor do projeto que virou lei sobre o programa de ações emergenciais de socorro ao setor de eventos, o Perse. Na reunião com os ministros no Palácio do Planalto, o federal pernambucano pontuou a necessidade da derrubada do veto presidencial nº 19 ao Perse pelo Congresso, e do encaminhamento de uma nova medida provisória pelo Poder Executivo ao Parlamento para dar mais segurança jurídica e outras garantias aos afetados pelos cancelamentos de eventos e demandas relacionadas ao turismo. A ideia é que o governo se debruce sobre uma proposta semelhante à da MP 1036/21, que desobrigava empresas de reembolsar consumidores, desde que assegurassem a eles o direito de reagendar os serviços adiados. A MP acabou perdendo a validade, e novas ações para atender a esse pleito não foram apresentadas. “Só o setor de eventos é responsável por mais de 4% do PIB do Brasil. No ano passado, pelo menos 530 mil eventos deixaram de ser realizados e houve perda no faturamento na casa dos R$ 140 bilhões. Os prejuízos relacionados aos cancelamentos levaram à busca absurda pela judicialização dos casos, e isso não é bom para ninguém já que sabemos o quanto esse processo é moroso, desgastante e burocrático”, avaliou Carreras, citando dados obtidos por meio da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, a Abrape.

Geraldo Julio ainda é cotado como candidato a governador, diz Paulo Dutra

Para o deputado estadual do PSB, professor Paulo Dutra, o ex-prefeito de Recife, Geraldo Julio, ainda é o candidato natural do partido para suceder o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, nas eleições de 2022. O ex-prefeito vem negando as investidas do partido, obrigando a legenda a pensar em outros três nomes para o cargo:  os deputados federais  Tadeu Alencar e Danilo Cabral e o secretário da Casa Civil, Zé Neto. “Cabe ao governador fazer essa escolha. São nomes que a gente admira e que a gente já tem junto no PSB como o Tadeu Alencar, Zé Neto, o próprio Danilo Cabral, e eu acredito que o governador está sendo muito sábio nessa condição. E a gente tá aqui pra ir pra luta mesmo. Quando ele anunciar o candidato, que a gente una não só o PSB, mas toda a Frente Popular, porque a gente precisa mesmo é defender o legado, o trabalho que o PSB tem feito durante todos esses anos e fazer a sucessão”, enfatizou. O parlamentar acrescentou que, mesmo com muitos possíveis candidatos competentes, o mais importante é lutar por um projeto maior, não por um nome. Defendendo a federação como uma possibilidade de fortalecer a democracia, o deputado nega a possibilidade do PSB perder a autonomia caso a federação com PT seja oficializada.  “Eu não vejo como uma perda não. Vamos chamar de uma divisão de poder. É importante ter clareza que essa federação vai implicar por quatro anos. E eu acredito que o importante da federação é isso mesmo. A gente precisa pensar em fortalecer os projetos, a gente tem que acabar com o individualismo, a gente tem que acabar, ou pelo menos diminuir, com os donos de partido, por exemplo. Então, eu mesmo, eu defendo a federação, acho importante. Agora que é difícil, que é complicado, que é algo novo, que a gente vai precisar exercitar, vai passar por ela para poder aprender”,afirmou. Após a escolha do nome que vai suceder Paulo Câmara no governo de Pernambuco, juntamente com o vice, teremos a decisão de quem vai concorrer para a vaga no senado. Até agora, os nomes cotados pela Frente Popular são: os deputados federais André de Paula (PSD), Eduardo da Fonte (Republicanos), Marília Arraes (PT), Sílvio Costa Filho (Republicanos  e Wolney Queiroz (PDT). Questionado sobre a possibilidade da escolha de Marília Arraes, que rompeu com o PSB em 2016, para a chapa majoritária, o parlamentar disse que é necessário deixar o passado de lado pela democracia. “A gente vai precisar sim aparar as arestas e se juntar, senão a gente não tira esse presidente daí. Senão a gente não consegue, a esquerda não consegue vencer, e a direita vence de todo jeito. Vão fazer quatro anos que a gente só perde.”

Pernambuco prorroga medidas restritivas até 15 de fevereiro

Após análise do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, o Governo de Pernambuco prorrogou até 15 de fevereiro as atuais medidas restritivas previstas no Plano de Convivência. A decisão foi anunciada durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (27.01). De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, apesar de uma queda nos registros de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que vem reduzindo a pressão sobre a rede de saúde, há uma preocupação com o avanço da variante Ômicron da Covid-19 no Estado. “O novo coronavírus está em franca aceleração, com um forte impacto nos casos leves. A positividade para a doença, que estava abaixo de 20% na semana passada, com o avanço da Ômicron aumentou em 37%. Nos centros de testagem estaduais, de cada 100 testes realizados, 35 continuam positivando para o vírus. Nesse cenário, a manutenção das atuais restrições tem o objetivo de diminuir a circulação viral e estimular a vacinação”, ressaltou Longo. Também presente à coletiva de imprensa, o secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, destacou que o governo espera a diminuição de casos para tomar novas medidas que possam afrouxar as que estão vigentes. “Neste momento, vamos dar continuidade às regras atuais de proteção, que é a decisão mais adequada, renovando as restrições impostas nos últimos 15 dias”, complementou. O secretário de Saúde, por sua vez, lembrou que desde o final de dezembro, o Governo de Pernambuco já abriu 758 leitos para pacientes com quadro respiratório, sendo 314 de UTI, e ainda há a previsão de mais 400 vagas (216 de UTI) nas próximas semanas. TESTES – André Longo também anunciou o envio de testes rápidos de antígeno para todas as cidades pernambucanas. Serão repassados, até meados de fevereiro, 834 mil exames, disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Já nesta quinta-feira, 234 mil unidades seguirão para todas as Gerências Regionais de Saúde (Geres), ficando à disposição para retirada pelos gestores municipais. Os 600 mil restantes serão enviados ao longo das próximas três semanas. A divisão dos testes tem sido feita de forma proporcional, beneficiando o mesmo percentual de pessoas em cada cidade. O secretário de Saúde ressaltou que o Estado também adquiriu o insumo e tem repassado às cidades desde agosto, dentro do programa TestaPE. “Um reforço importante para que os gestores municipais mantenham suas estratégias, disponibilizando ao público a testagem para que possamos descartar ou confirmar casos”, frisou. AUXÍLIO CARNAVALESCO – Também foi anunciado na coletiva de imprensa, que o Governo de Pernambuco está enviando, em caráter de urgência, de um projeto de lei à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) estabelecendo o Auxílio Emergencial do Ciclo Carnavalesco 2022, que dará apoio financeiro a artistas e grupos culturais impedidos de promover suas atividades por conta da pandemia da Covid-19. A iniciativa está a cargo da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Turismo e Lazer (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Uma das novidades do auxílio deste ano é que serão destinados recursos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 6,3 milhões, beneficiando mais de 750 artistas, grupos e agremiações das quatro macrorregiões do Estado, alcançando milhares de profissionais da cultura que se apresentaram no Carnaval de Pernambuco em 2018, 2019 e 2020. Em 2021, o valor destinado para o auxílio foi de R$ 3 milhões, contemplando 494 artistas ou grupos culturais. Neste ano, o edital prevê um piso de R$ 3 mil e um teto de R$ 30 mil para cada beneficiado, que serão pagos em parcela única. A proposta é contemplar artistas ligados à cultura popular como cantores e cantoras, orquestras, blocos, troças, maracatus, tribos, caboclinhos, clubes de máscaras, cirandas, afoxés, ursos, escolas de samba, blocos líricos, clube de alegorias e clube de bonecos, entre outros gêneros artísticos. Outra novidade é que o valor do Auxílio Emergencial Ciclo Carnavalesco corresponderá a 80% do último cachê recebido pelo artista ou grupo cultural contratado pela Fundarpe ou Empetur, nos ciclos carnavalescos dos anos anteriores. Em 2021, esse percentual era de 60%. De acordo com o secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, que participou da coletiva de imprensa, o edital visa minimizar o impacto econômico causado pela suspensão das festividades. “Vários grupos, artistas e agremiações têm o Carnaval como uma importante fonte de renda. O auxílio chega num momento bastante oportuno e é uma forma de incentivar os brincantes e artistas a não abandonarem sua tradição e seu trabalho”, explicou. “Vale destacar que o valor pago este ano será o dobro do que foi praticado no auxílio emergencial de 2021. Muitos grupos que se apresentaram no Carnaval de Pernambuco possuem cachês inferiores a R$ 3 mil. Então, essa é uma forma de valorizar o trabalho desses artistas, que também estarão isentos de apresentar alguma contrapartida e poderão fazer o melhor uso do recurso”, destacou o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, durante a coletiva. O edital do Auxílio Emergencial do Ciclo Carnavalesco 2022 será lançado após a Alepe apreciar o projeto de lei e, em caso de aprovação, ser sancionado pelo governador. Os pagamentos serão realizados logo após a divulgação do resultado final.

Sirinhaém passa a exigir comprovante de vacinação para entrada e permanência em repartições públicas

Com o aumento nos casos de H3N2 e da variante Ômicron em todo o Estado de Pernambuco, o estabelecimento do “Estado de Calamidade Pública” e a necessidade de adotar medidas com o intuito de frear o avanço da pandemia, a Prefeitura de Sirinhaém, Litoral Sul do Estado, passa a exigir comprovante de vacina para entrada e permanência nas repartições públicas municipais. O decreto foi publicado no Diário Oficial, pela prefeita Camila Machado, nesta quarta-feira (25) e já está em vigor no município. Segundo o decreto, serão válidos comprovantes emitidos pela plataforma ConectSus e cadernetas ou cartões de vacina entregues no ato da vacina, sejam eles nacionais ou internacionais, levando em consideração as faixas etárias previstas na estratégia dos Planos Nacional e Estadual de Imunização. “A Pandemia nos ensinou que a prevenção é o melhor caminho, por isso estamos instruindo os servidores a solicitarem os comprovantes na entrada do órgão, bem como durante a circulação, o uso de máscara e álcool em gel. O intuito é, não apenas garantir a segurança dos profissionais que atuam no setor público, como também incentivar a vacinação de toda população e ajudar a frear essa doença que tem dizimado nossa população”, explicou Camila Machado. A prefeita ainda salientou os avanços no combate efetivo à Covid-19 e às Influenzas. “Já avançamos muito, desde o início da pandemia sendo o primeiro município a conseguir acelerar a imunização. A estratégia que elaboramos vem dando certo e vamos continuar nesse caminho com o apoio da população. Ainda não é a hora de relaxar, por isso é importante o esforço de cada cidadão no sentido de continuarmos firmes e fortes para garantir a saúde de todos”, salientou a gestora.