Jaboatão abre cadastro para vacinação de crianças a partir de 5 anos

A cidade de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, começa a vacinar contra a Covid-19, nesta sexta-feira (21), todas as crianças a partir dos 5 anos de idade. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (20). As doses serão aplicadas em três pontos exclusivos para vacinação infantil: Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; UniFG, em Piedade; e Espaço Cidadania Ativa, no bairro do Socorro. O cadastro do público infantil deve ser realizado no site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou pelo aplicativo De Olho na Consulta.  No ato da vacinação, é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência, reforça a Prefeitura de Jaboatão. No sábado (22), a prefeitura irá realizar um mutirão para vacinação de todos os grupos incluídos na campanha de vacinação contra a Covid-19, de crianças a idosos. A ação acontecerá das 8h às 16h. Adolescentes, adultos e idosos poderão se vacinar nos seguintes pontos: – Shopping Guararapes, em Piedade; – Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; – Atacadão, em Prazeres; – Igreja da Fé do Brasil, em Cavaleiro. O público infantil terá à disposição os pontos localizados em: – Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; – UniFG, em Piedade; – Estação Cidadania Ativa, no Socorro.

Carlos Siqueira diz que Paulo Câmara vai cumprir mandato até o fim e conduzirá sucessão

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), estava presente no encontro dos presidentes do PSB e PT, em Brasília, nesta quinta-feira, mas não se manifestou. No fim do evento, o presidente do PT, Carlos Siqueira, revelou que Paulo Câmara ficará até o final no cargo e estará conduzindo a negociação entre os partidos da Frente Popular. Na breve fala, Siqueira explica que o governador já havia anunciado essa disposição, mas na verdade era uma possibilidade e não havia sido oficializada. No final do ano passado, o governador Paulo Câmara chegou a prometer uma definição obre a sucessão até o final deste mês de janeiro. Já no evento de hoje, Siqueira diss que a definição do nome sairá até o final de fevereiro ou começo de março. Sintomático da disposição de continuar com as questões administrativas, nesta semana, Paulo Câmara aceitou a missão dos demais governadores do Nordeste de presidir o Consórcio Nordeste.

Entendimento nacional do PT e PSB começará por Pernambuco, diz Gleisi

Nesta quinta-feira, em Brasília, o PT e o PSB mantiveram uma reunião decisiva entre seus presidentes e que contou com a participação do governador de Pernambuco Paulo Câmara. No fim do evento, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, explicou que a discussão sobre uma federação entre os partidos segue sendo discutida e que a aliança nacional com o PSB começa a ser discutida por Pernambuco, na semana que vem. “Na questão política, vamos fazer série de reuniões de conversação. Vamos começar por Pernambuco. Ideia é na quinta façamos uma reunião com o Estado de PE: PT, PC do B, PSB. Ontem Lula já se pronunciou que temos que caminhar juntos. PSB tem a preferência na indicação. A partir daí, vamos fazer calendário com os outros estados”, afirmou. “Em relação a Pernambuco, sempre tivemos compreensão que compete ao PSB a indicação. O nome de Humberto foi colocado pela ausência de candidaturas”, completou. Às vésperas de uma reunião decisiva com a diretoria do PT, sobre a articulação de uma eventual federação, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, já havia dado um cheque mate e enfatizado o lado de cada um. “A situação exige que o PT escolha qual é a sua prioridade: se é disputar com o seu principal aliado, na esquerda, os governos estaduais, ou se é conquistar a Presidência da República. Nós estamos dispostos a colaborar com a eleição de Lula, mas também queremos que o PT esteja disposto a colaborar com as nossas candidaturas”, disse, na semana passada.  

Sem concretizar acordo, PT e PSB querem mais tempo para formalizar federação

Após reunião entre dirigentes do PT e PSB, Gleisi Hoffmann reafirmou a disposição do seu grupo para formar uma federação com os socialistas. A presidente do Partido dos Trabalhadores não nega a resistência de quadros da legenda e, sem concretizar o acordo, avalia pedir ao TSE prorrogação do prazo para definir a formação da aliança. “Vamos fazer esse esforço. Temos resistência em ambos os partidos, mas vamos fazer o esforço porque é importante não só para a eleição, mas para o Brasil. (…) Não temos nenhuma definição concreta porque vamos ter o processo, agora, dessa construção”, disse Gleisi Hoffmann sobre a formação da federação do PT com o PSB, PCdoB e PV. Nesse sentido, a deputada diz avaliar ser importante entrar com um recurso, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pedindo a prorrogação do prazo para a formalização da federalização. A data limite, neste momento, é o dia primeiro de março. Na próxima semana, deve ter início uma série de reuniões entre os dirigentes dos partidos. A primeira, na próxima quarta-feira, deve-se debater a situação em Pernambuco junto com o PSB e o PCdoB. Recentemente, o senador Humberto Costa (PT) defendeu a avaliação do seu nome como candidato ao Governo pela Frente Popular. A presidente do PT defende o nome do senador para disputar o governo, mas, assim como Lula (PT), reafirmou a prioridade do PSB indicar a candidatura ao executivo estadual. Pernambuco é governado pelos socialistas desde 2007 e considerado um estado chave para a legenda comandada por Carlos Siqueira. Gleisi também comentou que o PT colocou o nome de Humberto Costa à disposição após Geraldo Júlio, considerado o candidato natural do PSB ao Governo, negar em diversas ocasiões ter interesse na candidatura ao executivo estadual. Em tempo, Carlos Siqueira afirmou que Paulo Câmara não será candidato a cargo eletivo neste ano e deve permanecer no cargo até o final do mandato, conduzindo a negociação e a possível sucessão. O presidente do PSB ainda disse que seu partido deve anunciar o candidato até o fim de fevereiro.

Antonio Coelho anuncia R$ 1 milhão para a Assistência Social de Xexéu

  O deputado Antonio Coelho anunciou, nesta quinta-feira (20), um importante reforço para o caixa do município de Xexéu, na Mata Sul pernambucana. De visita à cidade para participar das celebrações em homenagem a São Sebastião, padroeiro da cidade, assegurou a destinação de R$ 1 milhão para a assistência social da cidade. O parlamentar garantiu ao prefeito Thiago de Miel que o dinheiro estará disponível em breve a fim de que possa ser investido na melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social. “O dinheiro já foi empenhado e, dentro de pouco tempo, estará disponível nos cofres da Prefeitura de Xexéu e à disposição do nosso prefeito Thiago para que ele possa fazer diversas ações e ajudar justamente aqueles que mais necessitam e vêm enfrentando muitas dificuldades”, destacou o líder da oposição na Assembleia Legislativa, assinalando que os recursos são resultantes de uma articulação do senador Fernando Bezerra Coelho junto ao Ministério da Cidadania. Durante a missa solene em homenagem a São Sebastião, o deputado Antonio Coelho ressaltou a fé e a solidariedade do santo padroeiro bem como a sua dedicação no combate à fome.

Ipojuca registra melhor índice de CVLI desde 2004

A prefeita do Ipojuca, Célia Sales anunciou nesta quinta-feira (20) uma grande conquista na área de Segurança: Ipojuca obteve em 2021 o menor índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) de toda a série histórica desde 2004. Segundo os dados oficiais do Governo do Estado, pelo indicador, o município ipojucano registrou 36 mortes violentas no ano passado, representando uma redução de 33% na comparação com 2020, quando foram contabilizados 54 homicídios. Além disso, outro bom resultado foi o de Crimes Contra o Patrimônio (CVP). Em 2017 foram registrados 717 crimes. Em 2021, o número caiu para 187 registros, o melhor índice da cidade desde 2010. De acordo com a prefeita Célia Sales, a curva decrescente de CVLI, iniciada de 2017 para 2018, no início da sua primeira gestão, se deve ao compromisso assumido com o município de investimentos na área de segurança pública. “Em 2017, primeiro ano da nossa gestão, o número de homicídios foi de 139 e agora reduzimos para 36. Isto é o resultado de diversas ações e investimento ao longo dos anos para permitir que a população se sentisse mais segura”, disse a prefeita Célia Sales. Na ocasião, a gestora promoveu a entrega simbólica dos novos fardamentos para as equipes de segurança pública do Ipojuca; certificou os agentes que participaram do treinamento da nova tecnologia de spray não letal e formalizou a ampliação das câmaras de videomonitoramento que passaram de 40 para 129, reforçando as áreas monitoradas em todos os distritos do Ipojuca. O Secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais, salientou que o trabalho do dia a dia envolve 25 viaturas da Guarda Municipal, entre motos e carros, o que representa um grande diferencial na transmissão de segurança por parte da população, principalmente no que concerne aos crimes contra o patrimônio. “Os agentes na rua, somado ao monitoramento virtual, representa uma rede de segurança para o cidadão, que se estabelece como um modelo preconizado como um dos mais modernos, e Ipojuca está dentro dele”, pontuou o secretário.

Moro admite possibilidade de trocar o Podemos pelo União Brasil

O ex-juiz Sergio Moro confirmou nesta semana, em conversas com aliados, que existem negociações para ele trocar o Podemos pelo União Brasil, o partido que surgirá da fusão entre o DEM e o PSL. Moro acertou a filiação ao Podemos em novembro para disputar a Presidência. Pessoas que conversaram com o ex-juiz sobre o assunto dizem que ele ponderou que as tratativas com o União Brasil estão em curso e que nenhuma decisão foi tomada. A razão para Moro trocar de partido seria financeira. Interlocutores no União Brasil afirmaram que o ex-juiz ficou assustado com o orçamento para fretar voos na campanha. O Podemos precisa aumentar a bancada de deputados federais nesta eleição e teria limitações para financiar a campanha do ex-juiz. Já o União Brasil terá acesso a quase R$ 1 bilhão com a fusão dos fundos partidário e eleitoral. O orçamento será o maior do país. A filiação de Moro ao União Brasil dependeria de um sinal positivo de ACM Neto, que preside o DEM e assumirá a secretaria-geral do partido. A ala do PSL é amplamente favorável à chegada de Moro. A presidente do Podemos, Renata Abreu, tem recebido diversos telefonemas para falar sobre o assunto nos últimos dias. Segundo aliados, ela afirma que a estrutura do União Brasil ainda é uma incógnita e que considera difícil a saída de Moro, mas que não descartaria nenhuma possibilidade para o ex-juiz vencer a eleição.

“João e PSB arrocham recifense com aumento no IPTU“, diz Mendonça

Os contribuintes do Recife já começaram a receber os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano, o IPTU, recheados com um aumento de 10,67%. “No meio de uma crise financeira, de uma recessão e de uma pandemia, o prefeito João Campos e o PSB vão arrochar o recifense com um aumento no IPTU”, lamentou o ex-ministro Mendonça Filho na última terça-feira (18). O reajuste deste ano é o maior aplicado pela Prefeitura do Recife desde 2004. O recifense está no topo do ranking dos pagadores de maior valores de IPTU, superando Fortaleza e Bahia. Em 2021 o morador do Recife pagou em média o equivalente a R$ 303,16 de IPTU se dividido o valor da arrecadação por número de habitantes. O valor é R$ 100 a mais, quando feito o mesmo cálculo, que os moradores de Fortaleza e cerca de R$30 a mais que os moradores de Salvador. Os dados foram divulgados pelo relatório anual Multi Cidades realizado pela Frente Nacional dos Prefeitos. “Em Fortaleza, por decisão política, não haverá aumento do IPTU. Os contribuintes continuaram pagando menos que o Recife”, complementou Mendonça. “Recife é a capital dos impostos. Essa tem sido a marca dos governos do PSB. Recentemente amargamos alta de 20% no IPVA, além do ICMS que é um dos mais elevados do Brasil”, concluiu.

Rejeitado no Nordeste, Bolsonaro viajará a reduto de Lula e Ciro em fevereiro

Em clima de campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deve visitar no mês que vem estados do Nordeste, segundo maior colégio eleitoral do País. Reduto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é a região na qual o atual presidente enfrenta maiores índices de rejeição. Em conversa com apoiadores nesta terça-feira (18) o chefe do Executivo sinalizou que viajará em fevereiro à Paraíba e ao Ceará, berço político do ex-governador Ciro Gomes, pré-candidato do PDT ao Palácio do Planalto e, assim como Lula, também rival de Bolsonaro na eleição presidencial de 2022. Desde que recebeu alta do hospital onde ficou internado com um quadro de obstrução intestinal no começo de janeiro, o presidente tem feito acenos às suas principais bases eleitorais e reciclado ataques contra as instituições. Pressionado pelo efeito eleitoral da alta da inflação, também voltou a criticar a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nos Estados, considerado por ele como o “vilão” do preço dos combustíveis no País. Agora, Bolsonaro mira em um público que costuma votar no PT e, principalmente, em Lula: a população mais pobre do Nordeste. Como trunfo para conquistar esse eleitor, o presidente tem o Auxílio Brasil de R$ 400, que substituiu o programa de transferência de renda Bolsa Família, dos governos petistas. “Vou estar no mês que vem na Paraíba e acho que Ceará também”, disse o chefe do Executivo a apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada. Na última sexta-feira (14), Bolsonaro já havia citado o Auxílio Brasil em um aceno aos eleitores do Nordeste. Durante uma entrevista para a Rádio Uirapuru Jaguaribana, do Ceará, disse que seu governo se resume em “auxílio, obras e pautas conservadoras”. O presidente também aproveitou para atacar Lula e partidos de esquerda. Em seis de janeiro, um dia após sair do hospital, Bolsonaro concedeu uma entrevista à TV Nova Nordeste, elogiou a região e citou obras locais. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada em 14 de dezembro, Bolsonaro alcança 67% de rejeição no Nordeste, acima dos 60% no Brasil como um todo. Em 2018, o presidente perdeu na região para o então candidato do PT, Fernando Haddad. Na pesquisa Ipespe mais recente, Lula obteve 44% das intenções de voto para o primeiro turno da eleição. Bolsonaro veio em segundo lugar, com 24%. Moro figurou em terceiro, com 9%, e Ciro, em quarto, com 7%. Na simulação de segundo turno, Lula teria 56% dos votos totais e Bolsonaro, 31%. Em um cenário com Moro e Bolsonaro no segundo turno, o ex-ministro teria 36% e o presidente, 29%.

Em Rio Formoso, Eduardo da Fonte anuncia a Julyanne Oliveira na presidência do PP

O deputado federal e presidente estadual do Partido Progressistas (PP), Eduardo da Fonte, ao lado do vice-presidente do PP Pernambuco, Lula da Fonte, e da prefeita de Sirinhaém, Camila Machado (PP), anunciou nesta quarta-feira (19) a filiação da advogada Julyanne Oliveira ao PP e sua nomeação como presidente municipal do partido em Rio Formoso. Também esteve presente no momento o advogado Rodrigo Borges. “O PP é um dos maiores partidos de Pernambuco e, sem dúvidas, o que mais tem trabalho para mostrar. Tenho certeza de que, estando na presidência do partido e tendo o apoio de Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, terei mais condições de articular projetos e trabalhar ainda mais pelo desenvolvimento de Rio Formoso”, destacou Julyanne. Com formação em turismo e direito e com mais de 10 anos de atuação no serviço público, Julyanne chegou a ocupar o cargo de secretária municipal, assumindo a Secretaria de Assistência Social e de Turismo no município de Tamandaré e a Secretaria de Planejamento de Rio Formoso.

plugins premium WordPress