Miguel Coelho anuncia nova escola em tempo integral para Petrolina

O prefeito Miguel Coelho anunciou, nesta terça-feira (18), um investimento de R$ 8,5 milhões para a educação básica de Petrolina. Com os recursos será construída uma nova escola em tempo integral no bairro Antônio Cassimiro. Além disso, o investimento vai garantir a reforma da Escola Ricardina Ferreira, no núcleo irrigado N-11. A unidade escolar em tempo integral será erguida do zero com uma ampla estrutura para atender as crianças do Antônio Cassimiro. A estrutura de ensino contará com 15 salas de aula climatizadas, quadra coberta, pátio para lazer, refeitório, auditório e biblioteca. Um destaque da escola serão os laboratórios de ciências e informática. A unidade ainda foi projetada para dar mais acessibilidade com piso tátil e banheiros adaptados. Miguel Coelho ainda assinou a ordem serviço para a reforma e ampliação da escola do N-11. A intervenção vai permitir a construção de um pátio coberto, duas novas salas de aula, banheiros adaptados, espaço para professores, expansão da área de recreação, além de pintura e manutenção geral. “São duas obras de grande importância. A nova escola em tempo integral faz parte de um compromisso nosso de ter 15 unidades nesse modelo em Petrolina. A escola do N-11 será quase uma nova construção. Portanto, são investimentos que vão melhorar o ensino no interior e num bairro importante de Petrolina”, detalha o prefeito Miguel Coelho. As duas obras devem começar já nesta semana. O prazo de entrega tanto da nova escola integral quanto da reforma é de 8 a 12 meses.  

Deputado e vereadora visitam o Instituto Luisa Mell em busca de inspiração para construir abrigo público em Pernambuco

Romero Albuquerque e Andreza Romero estão em São Paulo conhecendo projetos de sucesso da causa animal. O objetivo da dupla de parlamentares e defensores da bandeira em Pernambuco é buscar iniciativas que possam ser implantadas no estado. Nesta terça-feira, 18, eles foram recebidos no Instituto Luisa Mell, uma ONG de proteção animal e meio ambiente que atua principalmente no resgate de animais feridos ou em situação de risco, recuperação e adoção. Além de Romero e Andreza, a deputada estadual Joana Darc, do estado da Amazônia, também visitou a organização. Fundado em 2015, o instituto é uma referência no cuidado de animais vítimas de maus-tratos. Hoje, além das ações diárias, as equipes da ONG buscam sensibilizar milhares de pessoas pela causa animal, através da internet. Símbolo da causa em todo o país, o Instituto é um modelo a ser seguido para implantação de um abrigo temporário público em Pernambuco, afirma Albuquerque. “Em qualquer lugar do mundo, a causa animal precisará sempre de atitude, força de vontade e de um bom planejamento. E foi isso que viemos buscar: um projeto sólido, eficaz, e como fazê-lo funcionar. Hoje, eles mantêm um abrigo com cerca de 300 animais, entre cães e gatos, todos tirados das ruas. Tudo isto feito com amor e doação de voluntários. Em Pernambuco, com certeza teremos a disposição dessas pessoas, o nosso interesse é conhecer e saber o que pode ser feito para implantar um projeto semelhante”, pontuou.

Para Fred França, o União Brasil foi um marco na política e pode ter papel determinante nas eleições em Pernambuco

O Presidente do PSL em Pernambuco, Frederico França destacou 2021 como um ano, marcado por polêmicas, na política, principalmente, por conta da pandemia da Covid-19, mas também de muito trabalho. ” O surgimento do União Brasil foi um marco na política brasileira por nascer gigante e com a maior bancada da Câmara dos Deputados, tempo de TV, entre outros fatores que o tornam uma legenda muito disputada e desejada pelos políticos, nessa eleição. Trabalhamos muito em 2021 pela ampliação e fortalecimento da nova legenda no Estado”, disse Frederico França. Em Pernambuco, de acordo com Frederico França que viajou várias regiões do estado, se reunindo com liderancas politicas e dirigentes de Diretórios para afinar o discurso em busca da ampliação e fortalecimento do União Brasil, a possível candidatura do prefeito de Petrolina ao Governo do Estado foi um dos fatos marcantes para a legenda e que vem atraindo novos nomes para disputar as eleições em 2022, pelo partido. ” Acredito que o novo partido terá candidatura própria no Estado e, portanto, 2021 foi um ano de muito trabalho, mas ainda temos muito o que lutar em busca de novas alianças e nomes para compor nossa legenda, em Pernambuco para disputarmos as eleições ainda mais forte politicamente e com uma bancada expressiva, pontuou o presidente do PSL, no Estado. Frederico França tem se destacado pelo trabalho que vem desenvolvendo à frente do PSL e na luta por melhores condições para as forças policiais brasileiras. Ele, inclusive tem forte influência nas forças de segurança federais e no cooperativismo. “Tivemos grandes conquistas e vitórias para a categoria. Em 2022, as lutas continuam e teremos muitos mais a fazer, por meio de articulações políticas, em prol de melhores condições para nosso povo”, finalizou.

Protesto dos servidores públicos federais em Pernambuco

Na manhã desta terça (18), o Fórum dos Servidores Públicos Federais encabeçou um ato de repúdio contra o governo de Bolsonaro em todo o País. Em Pernambuco, o protesto aconteceu no Recife, em frente ao Banco Central na rua da Aurora.   Dentre as reivindicações, o aumento salarial para todas as categorias, o fim da PEC 32, o tratamento igualitário e a equidade dentro do serviço público federal. “Essa unidade dos servidores públicos é importante para retomarmos juntos uma ação discriminatória contra o governo de Bolsonaro. Não existe planejar reposição salarial de alguns e deixar a maioria de fora. Isso é um desrespeito com os funcionários públicos”, explicou o deputado Isaltino Nascimento, que é previdenciário de carreira. “Bolsonaro quer ajustar o vencimento de poucas categorias e todo o resto, como fica? É preciso que haja uma alinhamento para que todos sejam beneficiados. Já são cinco anos sem reposição salarial”, alertou Luiz Eustáquio, coordenador geral do Sindicato dos Previdenciários (Sindsprev-PE) e vereador do Recife. Diversas categorias estiveram presentes no evento, como os sindicatos dos Previdenciários, dos Trabalhadores das Universidades Federais, dos Docentes da UFRPE, dos Trabalhadores do Judiciário, do Ministério Público da União, a CUT, entre outras. De acordo com a organização do protesto, estão previstas novas mobilizações em fevereiro.

Vereador do Recife aciona Ministério Público para cobrar nomeação de aprovados em concurso da PCR

O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal do Recife (CMR), Tadeu Calheiros (Pode), ingressou com uma representação junto ao Ministério Público contra a Prefeitura do Recife pedindo a instauração de um inquérito civil para apurar a falta de nomeação de profissionais de saúde aprovados em concurso público do município. O parlamentar revela que há uma vacância de anos na rede e esse processo seletivo conta com uma lista com mais de 11 mil candidatos aptos a serem convocados. O concurso público citado na ação foi lançado em dezembro de 2019, pela Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas e a Secretaria de Saúde do Município do Recife, e é destinado ao provimento de 695 vagas para 77 cargos efetivos de nível médio, técnico e superior. O processo seletivo foi realizado integralmente e a homologação ocorreu ao longo de 2020. Após quase dois anos, a PCR ainda nem sequer convocou a quantidade de profissionais designados para cada uma das áreas de atuação. Na contramão desse cenário, a gestão do Prefeito João Campos segue abrindo seleções temporárias e “tapando buracos”, utilizando meios provisórios de minimizar os problemas ao invés de buscar medidas efetivas e duradouras para a cidade. “Sabemos que há, no Recife, um déficit histórico de profissionais de saúde de diversas especialidades e a pandemia da Covid-19, juntamente com o surto de H3N2, serviram de lupa para expor o problema. Na contramão desse cenário, é cada vez maior o número de contratações temporárias e seleções simplificadas. O que não dá segurança para os trabalhadores e muitas vezes gera descontinuidade dos serviços. É o ‘jeitinho’ de fazer as coisas e postergar soluções”, enfatiza Calheiros. Sobre a priorização de processos temporários, já há jurisprudência firme no Supremo Tribunal Federal – que ressalta que, em se tratando de atividades permanentes ou previsíveis, estas devem ser exercidas pelos servidores efetivos. Da mesma forma, havendo necessidade de contratação de pessoal, é necessário dar preferência à nomeação de candidatos aprovados em concurso público. Com base nisso, Calheiros explica que o intuito da ação, além de apurar a morosidade na convocação dos aprovados, é instruir uma posterior ação civil pública com o objetivo de convocar os aprovados no certame de 2019 – em especial aqueles classificados dentro das vagas do edital. “Já recebemos diversos pedidos em relação a essa demanda dos aprovados, que é justa e necessária. Estivemos reunidos com dezenas desses profissionais que aguardam a convocação e vamos levar para frente essa luta, tanto na CMR como nas ruas. Iremos desenvolver ações para unir forças e exigir o cumprimento do que é correto”, pontua o vereador. O Ministério Público tem 30 dias para se posicionar sobre a representação.

“Fala foi direcionada à servidores que estavam tumultuando sessão”, afirma presidente da Câmara de Ipojuca

O presidente da Câmara de Ipojuca, Deoclécio Lira, se posicionou sobre sua fala, realizada nesta terça-feira (18), durante sessão da Câmara. Segundo o vereador, o discurso não foi dirigido à população ipojucana e sim aos servidores comissionados que estavam tumultuando a sessão. “Eles foram convocados um dia antes por integrantes da Prefeitura para atrapalhar o trabalho da Câmara, que havia convocado a titular da pasta da Saúde para prestar contas do orçamento gasto em 2021 na área da saúde”, disse em nota. Ainda de acordo com o vereador, houve uma articulação da Prefeitura do Ipojuca para atrapalhar a sessão de prestação de contas. “A fala foi direcionada há alguns poucos servidores, que em horário de expediente, foram tumultuar a sessão, ofender e intimidar os vereadores que estavam realizando o trabalho a qual são incumbidos, o de fiscalizar o poder executivo”, finalizou.  

Paulo Câmara assume a presidência do Consórcio Nordeste

O governador Paulo Câmara foi empossado, nesta terça-feira (18), na presidência do Consórcio Nordeste. O gestor foi eleito pelos seus pares por unanimidade e sucederá o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). O evento foi realizado no Salão das Bandeiras, Palácio do Campo das Princesas. Durante a cerimônia, Paulo Câmara ressaltou a importância de unidade dos estados na defesa dos interesses da região. “A partir de hoje, eu terei a honra de representar meus colegas governadores no Consórcio Nordeste. Eu tenho consciência da importância da missão que consiste em liderar o consórcio, que tem objetivo de manter nossa região unida”, afirmou.

União do PSB com Lula não pode emperrar em questão local, diz Paulo Câmara

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), diz que as discussões de seu partido com o PT sobre apoios recíprocos em estados considerados chave não podem ser um fator impeditivo para uma “ação maior”, que é a aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de outubro. “Tenho um otimismo grande de que será possível fazer essa aliança no âmbito nacional e continuarmos discutindo questões locais. Mas as questões locais não podem nunca ser impedidoras de uma ação maior que, no entendimento hoje, é estarmos muito unidos em torno da candidatura do presidente Lula”, afirma Câmara em entrevista à Folha. Vice-presidente nacional do PSB, ele faz elogios a Geraldo Alckmin e diz que não haverá obstáculo por parte de seu partido caso o ex-governador de São Paulo decida se filiar à legenda e Lula queira o ex-tucano como candidato a vice.

Osmar Ricardo cobra a João Campos projeto do Executivo sobre reajuste dos servidores

Foi protocolado nesta terça-feira (18), na Câmara dos Vereadores do Recife, um requerimento no qual o vereador Osmar Ricardo (PT) pede o cumprimento dos acordos firmados durante as negociações salariais realizadas em 2021. No documento destinado ao prefeito do Recife,  João Campos, ao Secretário de Governo e Participação Social,  Carlos Muniz, e ao Secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Social, Felipe Matos, Osmar solicita o envio à Câmara Municipal do Recife o Projeto de Lei do Executivo sobre o reajuste dos servidores do município, conforme “as tratativas construídas conjuntamente entre a gestão, sindicato e as categorias do funcionalismo municipal durante a campanha salarial”. No final de 2021, os servidores vinculados e representados pelo SINDSEPRE (Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais da Administração Direta e Indireta da Cidade do Recife) finalizaram a greve. Na ocasião, a gestão Prefeitura do Recife firmou acordo com os trabalhadores e se comprometeu a enviar até a primeira quinzena de janeiro de 2022 o Projeto de Lei do Executivo com o reajuste do funcionalismo municipal para ser votado da Casa de José Mariano. “Os servidores aguardam o cumprimento das tratativas celebradas nas Mesas de Negociação e cobram celeridade no processo, visto que estão há dois anos sem reajuste salarial em virtude da Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2021, na qual o Presidente Bolsonaro determinou o congelamento do salário dos servidores públicos até o final de 2021 para os municípios que receberam o socorro financeiro do Governo Federal.”

Paulo Câmara diz que Geraldo Júlio não quer ser candidato a governador

O governador Paulo Câmara (PSB) falou diretamente, pela primeira vez, da suposta desistência do ex-prefeito Geraldo Júlio (PSB) em ser o candidato a governador do PSB em 2022. A fala do governador foi para a Folha de São Paulo, em entrevista. “É o que ele já externou ao longo do ano de 2021 sempre que foi colocado nas discussões. Ele sempre solicitou que esse debate não fosse avançado dada a sua intenção de não ser candidato a governador. Então a gente tem que respeitar essa posição. Ele é secretário de Desenvolvimento Econômico atualmente e tem nos ajudado no plano de retomada [da economia] e com certeza vai ajudar na construção das candidaturas”, disse Paulo Câmara ao jornal paulistano.

plugins premium WordPress