Governo Paulo Câmara vai reformar sede do DER por R$ 7 milhões

O Governo do Estado está promovendo licitação para a “reforma e adequação do edifício sede do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) de Pernambuco”. O objetivo é contratar uma “empresa especializada para prestação de serviços”. O custo estimado dos gastos, segundo o edital oficial, será de R$ 7.754.313,93 (sete milhões, setecentos e cinquenta e quatro mil, trezentos e treze reais e noventa e três centavos). O custo pode diminuir pela disputa entre as empresas interessadas. A abertura das propostas das empresas interessadas na concorrência já foi marcada para 4 de janeiro. A sede do DER que vai ser reformada fica na Avenida Cruz Cabugá 1033, no bairro de Santo Amaro. O DER tem sido um dos órgãos que mais tem aberto licitações com o Plano Retomada, do Governo do Estado.

Patrícia Domingos confirma candidatura

Durante o evento de lançamento do livro de Sérgio Moro (Podemos), realizado neste domingo (5), no RioMar Recife, a Delegada Patrícia Domingos confirmou sua participação nas eleições de 2022. Em 2020, ela concorreu à Prefeitura do Recife. “Sou candidata, sim, no próximo ano. Vou concorrer ao legislativo. Sou candidata na proporcional mas ainda não defini o cargo. Tudo vai depender da conjuntura. Me mantenho filiada ao Podemos e fiel aos seus ideais, do combate às corrupção, democracia e prisão em segunda instância”, disse a Delegada Patrícia. Questionada se conversa com o pré-candidato às Presidência da República, Patrícia se esquiva, mas diz apoiá-lo enquanto correligionária. Avaliou que, enquanto integrante do Podemos, estava no evento para prestigiar o ex-juiz. Durante a palestra, Sérgio Moro enalteceu a figura de Patrícia Domingos e ela foi aplaudida pelo público. Parte da plateia pediu sua candidatura ao Governo de Pernambuco. Sobre uma questão que perpassa tanto a sua candidatura quanto à de Sérgio Moro: o distanciamento da figura do presidente Jair Bolsonaro. Na sua resposta, não fala em afastamento do mandatário, mas destaca sua relação com a do ex-juiz. “A gente teve um apoio [de Bolsonaro], mas não foi o único que a gente teve. A minha história com Moro já é muito mais antiga. Em 2018 houve o convite para o Ministério da Justiça, que infelizmente eu não fui liberada pelo Governo do Estado, mas temos história de similaridade de pautas de trabalho. Tenho uma admiração do seu trabalho como juiz e fui entusiasta da nomeação dele para o Ministério da Justiça. (…) Hoje a gente tem a questão do apoio de 2020, mas outros políticos nos apoiaram também”, disse.

PTB denuncia suposto uso indevido de helicóptero pela vice-governadora de Pernambuco

O diretório estadual do Partido Trabalhista do Brasil (PTB) protocolou junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) uma denúncia contra Luciana Santos (PCdoB). De acordo com o Coronel Meira, dirigente do partido no estado, a vice-governadora fez uso indevido de um helicóptero. “Fotos e vídeos comprovam que a Comunista deslocou efetivo material e humano, das Polícias e Bombeiros Militares, no último sábado (06), quando seguiu de Goiana, no Litoral Norte até Brejo da Madre de Deus, no Agreste quando utilizou o helicóptero do Grupo Tático Aéreo da PMPE para participar de uma festa particular, na casa do ex-prefeito de Brejo da Madre de Deus, e atual Secretário de Saúde de Gravatá, Dr. Edson de Souza.”, afirmou Meira, um dos principais expoentes da extrema direita em Pernambuco. O dirigente do PTB espera, como resultado da ação, uma resposta da vice-governadora e a devolução ao erário dos valores gastos no dia citado. “Em face dos fatos de um possível uso indevido da máquina pública ou eventual prática delituosa, faz-se necessário a intervenção do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que na condição de fiscal da lei, investigue e tome as medidas cabíveis”, completou Rubem Brito, advogado.

Eduardo da Fonte pede informações sobre supostos acordos que possam prejudicar o Polo de Confecções

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) solicitou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, informações sobre acordos de livre-comércio negociados entre o Mercosul, Vietnã e Indonésia (Requerimento 1418/21). O parlamentar defende que a abertura do mercado, com eliminação de imposto de importação, prejudica a indústria de confecção brasileira. “Acionamos o Governo Brasileiro para defender os interesses nacionais, especialmente em relação ao Polo de Confecções de Pernambuco, que gera centenas de milhares de empregos, direta e indiretamente. Nossa indústria respeita a legislação e tem desenvolvimento sustentável, não é justo competir com empresas estrangeiras que muitas vezes não respeitam convenções internacionais de trabalho. Vamos trabalhar para proteger os direitos do nosso setor confeccionista e o emprego das famílias que tiram deste comércio o seu sustento”, afirmou Eduardo da Fonte. O Polo de Confecções de Pernambuco é um importante gerador de empregos no Estado. As feiras do Moda Center, por exemplo, atendem praticamente todos os estados brasileiros, com pontos de venda que escoam a produção de roupas e é o maior centro atacadista de confecções do Brasil.

Comissão aprova vaga em escola para filho de vítima de violência

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (6) projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para garantir que filhos de vítimas de violência doméstica e familiar tenham direito à vaga na escola pública mais próxima da sua residência. Conforme a proposta, caso ocorra mudança de domicílio das vítimas de violência doméstica, a matrícula deverá ser remanejada para a escola pública mais próxima da nova residência. Nesses casos deve ocorrer a comunicação ao Conselho Tutelar competente. O texto aprovado é um substitutivo apresentado pela deputada Rejane Dias (PT-PI) aos projetos de Lei 1705/21 e 2797/21 do deputado Benes Leocádio (Republicanos-RN). Segundo a deputada Rejane Dias, a medida pode conferir uma melhora na qualidade de vida das vítimas de violência e pode amenizar os danos suportados pela mulher agredida”, A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Educação,  de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Bolsonaro diz que, se reeleito, indicará mais dois evangélicos para o STF

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou, nesta segunda-feira (6) que, se for reeleito em 2022 e, consequentemente, ganhar mais quatro anos de mandato, buscará emplacar mais dois ministros evangélicos para o STF (Supremo Tribunal Federal). A fala aconteceu em conversa com apoiadores, em Brasília. “Se eu for candidato e for reeleito, a gente bota mais dois no início de 2023 lá [no Supremo]”, disse o presidente. A promessa se deu após um apoiador, se referindo a Bolsonaro, dizer que sempre afirmava a outras pessoas que pressentia que, antes de morrer, veria uma pessoa evangélica no comando da República. O presidente, então, o corrigiu, afirmando não ser evangélico, mas católico – quem é declaradamente protestante, no caso, é a primeira-dama, Michelle Bolsonaro. “Evangélico é no Supremo agora”, pontuou, aos risos. Ao completarem 75 anos, ministros do Supremo Tribunal Federal devem se aposentar de forma compulsória.Com a saída, acaba-se abrindo espaço para indicações presidenciais para compor o colegiado da Corte. Em 2022, não estão previstas mudanças por motivo de aposentadoria na composição do Supremo. Já em 2023, Ricardo Lewandowski (em maio) e Rosa Weber (em outubro) completarão 75 anos, abrindo espaço para duas indicações presidenciais. Recentemente, Bolsonaro conseguiu emplacar o nome do presbiteriano André Mendonça, ex-advogado-geral da União, para ocupar um dos postos de ministro do Supremo, após validação no Senado. Mendonça já era cotado para uma das 11 cadeiras do STF pelo menos desde julho de 2019, quando Bolsonaro afirmou, em um culto com a bancada evangélica na Câmara dos Deputados, que levaria um nome “terrivelmente evangélico” ao Supremo. O ex-AGU acabou sendo a segunda indicação de Bolsonaro para o Supremo. Antes, em outubro do ano passado, o presidente já havia tido êxito em emplacar Kassio Nunes Marques, católico, para o posto de ministro. Seguindo o critério de aposentadoria compulsória, André Mendonça só deverá deixar o posto no STF em 2047, assim como Nunes Marques. Ambos nasceram em 1972.

Sergio Moro se reúne com lideranças e apoiadores no Recife

Em visita ao Recife para o lançamento de seu livro “Contra o Sistema da Corrupção”, o ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro se reuniu com apoiadores e lideranças políticas do Estado, neste domingo (5). Com um chapéu de couro, ele posou para foto com simpatizantes e conversou com os presentes. O encontro teria ocorrido na casa do presidente estadual do Podemos, Ricardo Teobaldo, na Zona Sul do Recife. Parlamentares como o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) participaram do encontro. “Mandar um abraço para todo mundo e agradecer todo esse apoio. Obrigado”, agradece, em vídeo divulgado nas redes sociais por apoiadores. O ex-ministro da Justiça participou ainda, do lançamento do seu livro, em evento no Teatro do Shopping Riomar, no bairro do Pina, na zona sul do Recife.

‘Ninguém pode ver o Brasil como o paraíso dos não vacinados’, afirma prefeito João Campos

O prefeito do Recife, João Campos (PSB-PE), sinalizou, durante entrevista à GloboNews, nesse domingo (5), preocupação com os não-vacinados no Brasil e em como esse cenário reverbera no mundo. Para o gestor da capital pernambucana, é necessário exigir comprovante de vacinação de viajantes estrangeiros. “O Brasil não pode virar paraíso dos não vacinados. A gente tem que exigir o comprovante da vacinação para entrar aqui. É assim que a União Europeia está fazendo, os Estados Unidos, e a gente precisa também garantir essa exigência”, enfatizou João, informando que essa medida só pode ser adota por decisão do governo federal. O prefeito do Recife também defende que maiores limitações sejam estabelecidas para quem não tomou a vacina. “A vacinação é uma estratégia de imunização coletiva. Somos um país muito grande, um destino turístico muito forte. Que nós não sejamos vistos como um grande celeiro de pessoas que toleram a não-vacinação”, comentou Campos, destacando que já foram investidos mais de R$ 35 milhões em toda a estrutura de vacinação do Recife. Durante a conversa, realizada junto com os prefeitos Alexandre Kalil, de Belo Horizonte, e Ricardo Nunes, de São Paulo, o gestor municipal também falou sobre o “Carro da Vacina”, iniciativa da cidade que reforça a tentativa de alcance do público ainda não vacinado. “Nós temos diversas formas para potencializar a vacinação, porque esse é o caminho efetivo para vencermos a pandemia. Conseguimos mais de 10 mil vacinados nos últimos 10 dias com o carro da vacina”, compartilhou João Campos. Carnaval Durante a entrevista, o prefeito do Recife falou que o comitê executivo entre as capitais nacionais que possuem os maiores carnavais do país – composto pelos prefeitos do Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Belo Horizonte – deve realizar nos próximos 10 dias uma nova reunião para discutir sobre a realização ou não da festa. “Fizemos um primeiro encontro e a expectativa é que, daqui a pelo menos 10 dias, a gente possa avançar esse debate entre as gestões municipais. Cada cidade, cada prefeito, tem autonomia para decidir, mas quando a gente compartilha informações, protocolos, números, angústias e pontos seguros, a gente pode ter maior firmeza para tomar a decisão”.